O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoGUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

38 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por corsa turbo » 26 Ago 2015, 21:26

Noite.
hagus.haron vi que voce é um cara que corre atras de informação, isso ja ajuda muito, mas turbinar um carro envolve um pouco mais...
Voce tem um preparador/mecanico que irá fazer isso para voce?? Falo pela seguinte, existe algumas maneiras de se turbinar um carro e cada preparador tem sua preferencia ou até mesmo só sabem fazer de uma forma, mas vamos la com alguma coisa que posso te falar.
* pense em gastos, tudo no carro é "possivel" vai do $$ investido
*um kit basico (famoso kit padaria) vai ficar em torno de R$4000 (o kit em si, o escapamento a ser feito, o preparador...)
* antes de pensar em turbinar o motor, ele tem que estar em perfeito estado. ,Eletronicamente perfeito (sensores e atuadores) e as partes móveis, lubrificação e arrefecimento.
Confira todo motor, veja compressão, confira folgas, analise/troque casquilhos moveis e fixos.
* Defina o que realmente quer.. turbo basico com ganho de X% de potencia? Vai ser suficiente para o que quer? uma dica é conhecer, andar em algum carro turbo semelhante ao que voce pensa em ter...
Uma conta simples que podemos fazer é que a cada 0,1kg de pressão se acrescenta 10% de potencia... conta genérica desprezando limites fisicos, erros, calibração....
* atente-se a suspensão e freios tambem, apesar do vectra ter "caixa/estrutura" para motor maior/mais potente, up nestas peças são bem vindas

Agora vamos para a sua pergunta em especifico.
Para o motor 2.2 8v, com uso de 0,5 de pressão, uma turbina que entra em ação já em baixa rotação tem que ser uma equivalente a apl 240, eixo 49,5 com carcaça quente .48 se nao me engano e uma parte fria proximo a esta numeração tambem (tamanho do rotor não lembro de cabeça)
Obs. consulte tabela da master power, da pra se ter ideia de potenciaXtamanho da turbina - basicamente, quanto menor a turbina mais cedo a pegada e menor rendimento em alta rotação.

O mais complicado é se definir com fazer a alimentação extra de combustivel.
*Uso de dosador de combustivel HPI - Voce terá que aumentar a vazão os 4 bicos basicamente - o HPI funciona oscilando a pressão da linha de combustivel, situação não muito favoravel aos bicos que podem sofrer com excesso de pressão alem de mudar a vazão a cada pressão - EU particularmente já usei em alguns carros e funciona sim, mas não é o melhor ou ideal - alguns preparadores não gostam.
*Uso de bico suplementar com modulo - colocasse um bico auxiliar na pressurização e um modulo para gerenciar a abertura do bico a quantidade.... Metodo eficiente, alem de ter o decaimento da temperatura do ar para carros sem intercooler
*Reprogramação da ECU - se achar um bom preparador/reprogramador para fazer isso é de certa forma o mais correto e seguro
* Uso de injeção programavel (nesta situação pode se extrair o que quiser do kit turbo/motor)
Como disse anteriormente, alem da disponibilidade do preparador para isso, tem os custos agregados.
tem que se atentar ao ponto de ignição, com 0,5 de pressão pode se usar gasolina e manter o ponto original até entrada de pressão, após isso é aconselhável usar modulo auxiliar ou reprogramação para atrasar o ponto.. se for usar alcool, é mais seguro caso nao tenha algum recurso para o atraso de ponto, porem na fase aspirada o motor terá menor rendimento..

Carro turbo precisa de relação ar/combustivel de forma ideal e ponto de ignição correto, se tiver o motor não quebra, ou quebra por fadiga mecanica por excesso de pressão, uso incorreto.

qualquer coisa pergunta mais, se puder e souber eu tento ajudar.
att
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Limberg
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Out 2015, 08:43
Nome Completo: Julimar limberg
Cidade: Alta floresta
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por Limberg » 01 Out 2015, 09:06

Ok...então aki vai um pedido de socorro kkk...
Turbine meu Vectra 2.2 16v 98/99
Fico top mais estou com um problemao com a junta do coletor de escape...já troquei 2 vezes em menos de 2 meses...a ultima comprei na conssecionaria, e foi mandado plainar coletor e cabeçote, mais é como se o amianto do meio da junta não aguentasse, passado umas 3 semanas ele já começa vazar...isso q só uso carro nos fins de semana...Vc pode me ajudar???

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por corsa turbo » 01 Out 2015, 11:59

Limberg escreveu:Ok...então aki vai um pedido de socorro kkk...
Turbine meu Vectra 2.2 16v 98/99
Fico top mais estou com um problemao com a junta do coletor de escape...já troquei 2 vezes em menos de 2 meses...a ultima comprei na conssecionaria, e foi mandado plainar coletor e cabeçote, mais é como se o amianto do meio da junta não aguentasse, passado umas 3 semanas ele já começa vazar...isso q só uso carro nos fins de semana...Vc pode me ajudar???



Boa tarde.
Coletor SPA? isso não é provilégio seu..
da uma lida nas ultimas postagens desse tópico, pode ser a solução..
meu carro irei fazer isso, ultima tentativa...rs
viewtopic.php?f=48&t=10079&p=131841#p131841
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por Mantenedor » 01 Out 2015, 15:13

O Corsa Turbo blz ,
Eu sempre usei os coletores da Spa e confesso acho que tive sorte .
Agora que apareceu está trinca e nada mais!
Pode ver pela foto já faz um bom tempo que está instalado e graças ao bom Deus nenhum vazamento ou problemas nas juntas.
Será que o lote que vocês compraram deu algo errado?
Imagem

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por corsa turbo » 01 Out 2015, 16:41

Boa tarde Mantenedor...
Acho que vc deu muita sorte viu.. os relatos com SPA empenando nos 16v são constantes, o meu particularmente vaza proximo as correias e acho q na maioria...
mas fora o coletor em si, tem outras coisas que influenciam né, principalmente temperatura de trabalho dos gases do escape.. mas independente disso o coletor SPA pros 16V são criticos sim, estou pra fazer a desmontagem do meu coletor esses dias, vou plainar e fazer os cortes como o blue falou para ver se resolve, e agora irei instalar um pirometro tambem e vou acompanhar a temperatura dos gases..
mas tem uma observação, o do nosso amigo ta muito precoce o vazamento, no meu demorava alguns meses pra vazar..
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por Mantenedor » 01 Out 2015, 23:29

Olha só eu notei que os recentes modelos estão vindo com o logo SPA turbo!
Não se o seu é assim e o do colega também .
Não posso garantir , mas são suspeitas , o meu não tem está logo marca!
O seu possui o logo ?

Trocando uma idéia com a técnica da Spa , as deformações apresentadas e até a trinca como é no meu caso , foi tratada problema supostamente provocado por Coxins ruins , batidas dos abafadores amassados .
Em partes até concordo , pois os Coxins do meu motor estavam uma porcaria , o cilindro do meio pegava constantemente em lombadas . Tirando este detalhes que para mim é simples de resolver não pode dar nenhum problema , o fato é que o escape todo ao bater no piso ou o motor sacudir age como uma grande alavanca ! A sugestão que eu dei ao amigo do tópico e instalar um bom flexível para amortizar toda está força e peso sobre o coletor acho que pode dar certo sim! Pois eu vivia trocando parafusos de fixação da turbina que se quebravam.
Depois que fui no Giba escape , o ET um grande amigo que gerência a loja instalou o flexível próximo a curva , nunca mais troquei parafusos quebrados , fica a dica !!

Boa noite!!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por corsa turbo » 02 Out 2015, 12:37

O meu tem o logo sim....
Eu cheguei a questionar la tambem mas eles alegaram não ter nenhum inconveniente ou mesmo aperfeiçoamento, até poderia pensar que seria algo com meu carro, mas como tinha comentado os incidentes são relatado por varios , inclusive pelo Blue que ao meu ver tem muita bagagem nesses motores GM nosso...
Meu carro tem flexivel bem generoso, não tenho no histórico alguma bancada forte que tenha percebido que pode ter influenciado em deslocamento/empeno do coletor. Mas o que vc relata com certeza é um ponto a se verificar...
tem pessoas que tanto no coletor original quanto nos turbo refazem os estojos, alargando eles para 10mm, pode ser uma solução tambem... quando eu desmontar meu carro conto o que achei e o que vou fazer alem de fazer os cortes como a dica do Bluelabel...
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por Mantenedor » 03 Out 2015, 03:25

OK, eu aqui vou procurando algum detalhe que possa ter passado desapercebido.
Também tenho planos de retirar o coletor para repara lo e confesso estar inseguro em adquirir um novo !

Até+

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por Last_Warrior » 09 Nov 2015, 21:25

Falando em 2.2 8v... Dá pra conseguir algo próximo de 180cv (no vira, não na roda), com uma turbina pegando bem cedo? Ou não chega a isso? Seria aprox. 50% a mais de potência...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por corsa turbo » 17 Nov 2015, 12:43

Havia respondido a dias atras e não salvou,...
Uma turbina APL240 cairam bem na sua proposta... não teria aquela pegada/potencia em alta, o carro se comportaria mais como um carro turbo original, mas ficaria bom para cidade/transito.
att
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por corsa turbo » 17 Nov 2015, 12:44

Havia respondido a dias atras e não salvou,...
Uma turbina APL240 cairia bem na sua proposta... não teria aquela pegada/potencia em alta, o carro se comportaria mais como um carro turbo original, mas ficaria bom para cidade/transito.
att
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

eidimatuo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 20 Out 2014, 15:20
Nome Completo: Thiago Eidi Matuo
Cidade: Londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1999

GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por eidimatuo » 31 Mai 2016, 09:07

Opa galera, também estou preparando meu VB 2.2 8v e até agora, alegria e tristeza kkkk.

Pra começar, olha o KIT:

- Injeção Megasquirt (Hyper Controle) MS1
- Turbina S10 .42/.53
- Bicos com maior vazão, feito a laser.
- Cabeçote 8v roletado preparado
- Bloco original

Até agora foi o seguinte, primeiro acerto e o cabeçote quebrou balanceiro e caiu válvula, minha sorte que não fez nada com pistão, apenas uma ralada de leve, mas não afetou bloco.
Depois troquei o cabeçote por um roletado e rodei umas 2 semanas com 0,9 de pressão, porém agora estou rodando com 0,2 e ainda fazendo os acertos.
Alguém ai ta usando o carro com pressão próximo a 0,6 com motor original, tanto cabeçote ou bloco?
Depois que meu cabeçote quebrou, fiquei com medo de continuar mandando pressão sem antes forjar o motor todo... mas o problema é que peça forjada pra motor GM é complicado de achar por um preço acessível kkkk e sinceramente se eu pudesse rodar com um 0,4 e pico em 0,6 com o bloco original já ficaria grato.

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por corsa turbo » 31 Mai 2016, 10:20

eidimatuo escreveu:Fuente del Mensaje Opa galera, também estou preparando meu VB 2.2 8v e até agora, alegria e tristeza kkkk.

Pra começar, olha o KIT:

- Injeção Megasquirt (Hyper Controle) MS1
- Turbina S10 .42/.53
- Bicos com maior vazão, feito a laser.
- Cabeçote 8v roletado preparado
- Bloco original

Até agora foi o seguinte, primeiro acerto e o cabeçote quebrou balanceiro e caiu válvula, minha sorte que não fez nada com pistão, apenas uma ralada de leve, mas não afetou bloco.
Depois troquei o cabeçote por um roletado e rodei umas 2 semanas com 0,9 de pressão, porém agora estou rodando com 0,2 e ainda fazendo os acertos.
Alguém ai ta usando o carro com pressão próximo a 0,6 com motor original, tanto cabeçote ou bloco?
Depois que meu cabeçote quebrou, fiquei com medo de continuar mandando pressão sem antes forjar o motor todo... mas o problema é que peça forjada pra motor GM é complicado de achar por um preço acessível kkkk e sinceramente se eu pudesse rodar com um 0,4 e pico em 0,6 com o bloco original já ficaria grato.



Bom dia amigo..
è dificil falar assim.. mas por alto, sem me aprofundar... quebrar balancin é excesso de rotação.. motor desse não pode passar de 7000rpm, fora que potencia maxima ocorre bem mais abaixo....

Fora isso, com motor original, taza de compressão original, até uns 0,8kg de pressão no alcool vai ter motor pro resto da vida... claro que motor bem regulado e com mistura e ponto de ignião ideal.
obs. as medidas da carcaça da turbina não dizem muito sobre ela, tamanho dela... se for turbina de S10 motor MWM é muito pequena para esse motor, não vai render nada em alta, pelo contrario....

veja com seu preparador o tamanho do eixo e rotor e avalie a mistura de combustivel e ponto... (sonda wide, ponto conservador ajudam para um carro "inquebrável"
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

eidimatuo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 20 Out 2014, 15:20
Nome Completo: Thiago Eidi Matuo
Cidade: Londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1999

GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por eidimatuo » 31 Mai 2016, 10:55


Bom dia amigo..
è dificil falar assim.. mas por alto, sem me aprofundar... quebrar balancin é excesso de rotação.. motor desse não pode passar de 7000rpm, fora que potencia maxima ocorre bem mais abaixo....

Fora isso, com motor original, taxa de compressão original, até uns 0,8kg de pressão no alcool vai ter motor pro resto da vida... claro que motor bem regulado e com mistura e ponto de ignião ideal.
obs. as medidas da carcaça da turbina não dizem muito sobre ela, tamanho dela... se for turbina de S10 motor MWM é muito pequena para esse motor, não vai render nada em alta, pelo contrario....

veja com seu preparador o tamanho do eixo e rotor e avalie a mistura de combustivel e ponto... (sonda wide, ponto conservador ajudam para um carro "inquebrável"


Então, a turbina na verdade é pequena mesmo rsrs. Em 2 mil RPM ela já da pico de pressão.
Mas meu corte de giro está em 5500rpm, não quero deixar muito alto o giro até porque como troquei o cabeçote, fiz uma retífica completa, desmontei ele todo e foi revisado, então ainda estou amaciando. Mas eu estou tentando sempre manter pra andar de boa, ter um turbo pra curtir, sem levar o giro nas alturas kk.

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por corsa turbo » 31 Mai 2016, 15:03

Essa turbina pequena não vai ser saudável... no minimo ela vai abrir o bico rapidamente por trabalhar no limite, fora que deve estar obstruindo muito os gases do escapamento, dando contrapressão... Avalia o uso dessa turbina.. Estou falando por alto.. eu ja usei turbina dessa em motor 1.0 e ficava boa....
agora se não excedeu rotação e quebrou balancin, tem que olhar melhor... pode ter sido uma mera coincidência de fadiga da peça junto a instalação do turbo ou tem algo bem diferente ai...
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

MarioVectraGL
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Abr 2016, 14:48
Nome Completo: Mario Sérgio Battisti
Cidade: Cascavel
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por MarioVectraGL » 18 Set 2016, 22:45

Boa noite pessoal, estou planejando instalar um kit turbo no meu Vectra também, ele é 2.2 8v, já vi muitos dizendo que o carro aguenta bem sem forjar (claro que, nada muito ignorante), vi uns videos de um Vectra rodando com 0.8 e parcial original à mais de anos... Tenho muito interesse em instalar um kit básico no meu e tem um amigo vendendo um kit que estava instalado no astra 2.0 dele todo original, com uma turbina .42 da masterpower, será que vai ficar bom? Quero algo pra acelerar de vez enquando só, nada de levar ao extremo e nem ficar fazendo graça...

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por corsa turbo » 21 Out 2016, 13:26

MarioVectraGL escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal, estou planejando instalar um kit turbo no meu Vectra também, ele é 2.2 8v, já vi muitos dizendo que o carro aguenta bem sem forjar (claro que, nada muito ignorante), vi uns videos de um Vectra rodando com 0.8 e parcial original à mais de anos... Tenho muito interesse em instalar um kit básico no meu e tem um amigo vendendo um kit que estava instalado no astra 2.0 dele todo original, com uma turbina .42 da masterpower, será que vai ficar bom? Quero algo pra acelerar de vez enquando só, nada de levar ao extremo e nem ficar fazendo graça...


Boa tarde... Antes tarde do que nunca..
o Kit vai ser 100% compativel.. basta voce avaliar as peças/qualidade das peças..e aproveita e da uma volta no carro dele, se o carro foi bem montado, voce vai ter ideia como seu carro irá ficar!
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por Mantenedor » 21 Out 2016, 15:41

eidimatuo escreveu:

Bom dia amigo..
è dificil falar assim.. mas por alto, sem me aprofundar... quebrar balancin é excesso de rotação.. motor desse não pode passar de 7000rpm, fora que potencia maxima ocorre bem mais abaixo....

Fora isso, com motor original, taxa de compressão original, até uns 0,8kg de pressão no alcool vai ter motor pro resto da vida... claro que motor bem regulado e com mistura e ponto de ignião ideal.
obs. as medidas da carcaça da turbina não dizem muito sobre ela, tamanho dela... se for turbina de S10 motor MWM é muito pequena para esse motor, não vai render nada em alta, pelo contrario....

veja com seu preparador o tamanho do eixo e rotor e avalie a mistura de combustivel e ponto... (sonda wide, ponto conservador ajudam para um carro "inquebrável"


Então, a turbina na verdade é pequena mesmo rsrs. Em 2 mil RPM ela já da pico de pressão.
Mas meu corte de giro está em 5500rpm, não quero deixar muito alto o giro até porque como troquei o cabeçote, fiz uma retífica completa, desmontei ele todo e foi revisado, então ainda estou amaciando. Mas eu estou tentando sempre manter pra andar de boa, ter um turbo pra curtir, sem levar o giro nas alturas kk.

Olá , pegando carona nas dicas do corsa Turbo , eu sugiro que deixe o motor trabalhar mais solto colocando uma turbina melhor + adequada para sua configuração. Está estrangulando a saída dos gases ! Alguma coisa irá quebrar em 1° estância , coloque uma Turbina 42-63 não vai se arrepender e o motor agradece. E você está amaciando o motor mais um motivo para ele trabalhar tranquilo sem obstrução.
Um ajuste fino no mapa ,e ponto + equalização dos bicos injetores você vai ter outro resultado , com possibilidade de andar em baixa de boa e quando pedir pedal vai ter resposta próximas de 3100 rpm se não vir antes.

Minha opinião , eu coloquei no começo uma turbina menor para ter resposta mais cedo e quase Ferreira o motor do urubu . Troquei pela 42-63 já tem uns 5 anos e do alegria.

Boa sorte

Até+


Mantenedor/VCD/2.0/16t
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

unBond
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 04 Fev 2016, 20:20
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por unBond » 26 Out 2016, 08:28

Mantenedor escreveu:Fuente del Mensaje
eidimatuo escreveu:

Bom dia amigo..
è dificil falar assim.. mas por alto, sem me aprofundar... quebrar balancin é excesso de rotação.. motor desse não pode passar de 7000rpm, fora que potencia maxima ocorre bem mais abaixo....

Fora isso, com motor original, taxa de compressão original, até uns 0,8kg de pressão no alcool vai ter motor pro resto da vida... claro que motor bem regulado e com mistura e ponto de ignião ideal.
obs. as medidas da carcaça da turbina não dizem muito sobre ela, tamanho dela... se for turbina de S10 motor MWM é muito pequena para esse motor, não vai render nada em alta, pelo contrario....

veja com seu preparador o tamanho do eixo e rotor e avalie a mistura de combustivel e ponto... (sonda wide, ponto conservador ajudam para um carro "inquebrável"


Então, a turbina na verdade é pequena mesmo rsrs. Em 2 mil RPM ela já da pico de pressão.
Mas meu corte de giro está em 5500rpm, não quero deixar muito alto o giro até porque como troquei o cabeçote, fiz uma retífica completa, desmontei ele todo e foi revisado, então ainda estou amaciando. Mas eu estou tentando sempre manter pra andar de boa, ter um turbo pra curtir, sem levar o giro nas alturas kk.

Olá , pegando carona nas dicas do corsa Turbo , eu sugiro que deixe o motor trabalhar mais solto colocando uma turbina melhor + adequada para sua configuração. Está estrangulando a saída dos gases ! Alguma coisa irá quebrar em 1° estância , coloque uma Turbina 42-63 não vai se arrepender e o motor agradece. E você está amaciando o motor mais um motivo para ele trabalhar tranquilo sem obstrução.
Um ajuste fino no mapa ,e ponto + equalização dos bicos injetores você vai ter outro resultado , com possibilidade de andar em baixa de boa e quando pedir pedal vai ter resposta próximas de 3100 rpm se não vir antes.

Minha opinião , eu coloquei no começo uma turbina menor para ter resposta mais cedo e quase Ferreira o motor do urubu . Troquei pela 42-63 já tem uns 5 anos e do alegria.

Boa sorte

Até+


Mantenedor/VCD/2.0/16t


isso se aplica ao 2.0 8v também?

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por Mantenedor » 26 Out 2016, 08:55

Não posso te garantir que tudo dito aqui se aplica também a um 8 Válvulas , como comentei para um 16 v não tive problemas e já fazem uns 7 ou 8 anos se não me engano.
Aguarde mais um pouco quem sabe alguém pode esclarecer melhor .

Mantenedor/VCD/2.0/16t
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

38 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 67 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 06:45