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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Celio Jr... » 07 Mar 2016, 17:57

:9:

Agora que consegui entrar no fórum, vou poder acompanhar o projeto (com vistas ao meu futuro CD tb. hehehe)

Uma coisa que eu aproveitaria pra fazer agora, com o coletor de escape desmontado, seria meter a manta térmica nele...

Além de reduzir a temperatura no cofre do motor, melhora o fluxo dos gases pelo escapamento.
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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 08 Mar 2016, 17:47

Celio Jr... escreveu:Fuente del Mensaje :9:

Agora que consegui entrar no fórum, vou poder acompanhar o projeto (com vistas ao meu futuro CD tb. hehehe)

Uma coisa que eu aproveitaria pra fazer agora, com o coletor de escape desmontado, seria meter a manta térmica nele...

Além de reduzir a temperatura no cofre do motor, melhora o fluxo dos gases pelo escapamento.



Grande Celio!! hehehe até que enfim apareceu kkkkkk

Então... vc não é a primeira pessoa que me fala dessa manta térmica... tô començando a pensar nessa possibilidade, mas por enquanto ta de Stand-By. Por ser Inox, meu coletor não deixa o cofre quente, pelo contrario... consegui uma melhora significativa na questão de temperatura entre meu coletor original e esse. Agora sobre o Fluxo, pq a manta melhoraria o fluxo dos gases?
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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 08 Mar 2016, 17:49

Galera, estou com problemas aqui em Brasília... Não tô conseguindo achar nem a pau o pistão do Monza cabeça reta... alguém pode me fornecer o código dele ou me dar alguma ajuda? em todos os lugares que pesquisei, todos são com Dome
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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Celio Jr... » 09 Mar 2016, 14:38

Powertech escreveu:Grande Celio!! hehehe até que enfim apareceu kkkkkk

Então... vc não é a primeira pessoa que me fala dessa manta térmica... tô començando a pensar nessa possibilidade, mas por enquanto ta de Stand-By. Por ser Inox, meu coletor não deixa o cofre quente, pelo contrario... consegui uma melhora significativa na questão de temperatura entre meu coletor original e esse. Agora sobre o Fluxo, pq a manta melhoraria o fluxo dos gases?


Pois é, mermão... Tô na área.

Sobre a questão do isolamento térmico, quanto maior a temperatura que é mantida dentro do escape, maior pressão e velocidade da saída dos gases. É aquele lance das aulas de Física no segundo grau. O sistema tende a buscar o equilíbrio. Maior temperatura interna, maior pressão e "vontade" dos gases em sair pra onde exista pressão menor. Além disso, diâmetro do escape tb é uma variável muito importante a ser analisada. Comprimento e diâmetro dos tubos e desenho do componente não só geram potência, como também alteram as “curvas” de um motor. Um tubo de diâmetro inadequado rouba até dezenas de cavalos, aumenta a contrapressão e a temperatura das câmaras de combustão, o que não é muito interessante.

Outro detalhe que eu gostaria de comentar é sobre o tipo de coletor que vc montou. Coletores do tipo 4 em 1, onde os quatro cilindros entram no mesmo difusor, privilegiam rendimento em altas rotações. Os “Tri-Y”, com disposição 4 em 2 em 1 – cada dois cilindros se unem em um tubo secundário, para só depois se encontrarem em um difusor, aumentam torque e potência em faixas intermediárias. Não sei qual sua intenção, mas num 16v eu usaria a segunda opção, principalmente usando o carro diariamente.

Vou continuar acompanhando teu trabalho no Electrolux, meu velho. Espero poder estar montando o meu em breve... ;)
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por lipecf » 11 Mar 2016, 10:27

bom aproveitando falando de coletor vou por minha ideia aqui. Muitos falam que os coletores do vectra ou calibra sao 4x2x1 certo ? pensei eu que daria no motor x20xev, visto uma vez que me falaram que a diferença dos motores são os cabecotes. Você poderia tentar correr atras disso rsrs. E um up valido para seu projeto 4x2x1 pra 16v e 4x1 pra 8v pois o 4x2x1 como o colega falou prioriza a baixa/media e o 4x1 a alta. Eu vi por fotos e os encaixes do coletor do vectra ou calibra são iguais o do x20xev não sei na pratica. Acho que teria que usar a junta do c20xe e pimba mais se puder da uma olhada nisso agradeço pois também queria fazer esse up no meu rsrs.
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por max gsi » 11 Mar 2016, 20:31

Si caso alguem quiser posso vender o coletor do calibra mais barato... esta parado aqui em casa a algum tempo.

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por corsa turbo » 11 Mar 2016, 23:22

lipecf escreveu:Fuente del Mensaje bom aproveitando falando de coletor vou por minha ideia aqui. Muitos falam que os coletores do vectra ou calibra sao 4x2x1 certo ? pensei eu que daria no motor x20xev, visto uma vez que me falaram que a diferença dos motores são os cabecotes. Você poderia tentar correr atras disso rsrs. E um up valido para seu projeto 4x2x1 pra 16v e 4x1 pra 8v pois o 4x2x1 como o colega falou prioriza a baixa/media e o 4x1 a alta. Eu vi por fotos e os encaixes do coletor do vectra ou calibra são iguais o do x20xev não sei na pratica. Acho que teria que usar a junta do c20xe e pimba mais se puder da uma olhada nisso agradeço pois também queria fazer esse up no meu rsrs.


Boa noite. Os cabeçotes são diferentes e os coletores e suas flanges tambem. Pode talvez utilizar a tubagem com a flange do C20XEV, mas não sei se seria compensativo e facil.
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por Powertech » 14 Mar 2016, 19:18

Fala, Galera!!

Fiquei um tempo sem postar nada porque estava na correria. Li as postagens anteriores sobre os coletores e o Corsa já tirou as dúvidas que teriam surgido hehehe

Pois bem, galera... a luta continua, pois os pistões não existem. vou ter que usar os do Astra flex ou forjados IASA taxados.

Agora vem a novela... Aqui em brasilia, o jogo de pistão do Astra Flex 0,50 custa 1200 novo. Os IASA custam 2400. Os IASA já estão totalmente fora de cogitação.
Agora é correr atrás de um jogo de pistão que seja mais barato. Tô de olho no mercadolivre, mas não tem Metal Leve ou KS a preço acessível... só achei de marcas secundárias até o momento.

Outra coisa a ser observada é que o pistão é 0,5mm mais alto em relação ao do Vectra. Será que dá alguma coisa no cabeçote 16v?

No mais, por enquanto é isso... depois que achar os pistões o projeto realmente vai andar e vou atualizando as fotos também
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por corsa turbo » 15 Mar 2016, 06:54

Bom dia.
Estou acompanhando... To tentando olhar algo pra vc viu.. não esqueci. qualquer hora te respondo no zap com alguma novidade.
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por corsa turbo » 15 Mar 2016, 07:50

da uma olhada nesse site.. da uma ligada. quem sabe da certo pistão.
http://www.vipracingshopping.com.br/pis ... ectra.html
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por Gabriel Abrahão » 16 Mar 2016, 14:33

Voltei a ativa aqui no fórum e parabéns pelo serviço de tirar o motor em casa. Queria ter um espaço (garagem ampla), para poder mexer nos carros lá em casa, o ruim de morar em apartamento é isso. Mas vai atualizando o tópico, para ver como que vai ficar o projeto final.
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por Powertech » 18 Mar 2016, 20:01

Gabriel Abrahão escreveu:Voltei a ativa aqui no fórum e parabéns pelo serviço de tirar o motor em casa. Queria ter um espaço (garagem ampla), para poder mexer nos carros lá em casa, o ruim de morar em apartamento é isso. Mas vai atualizando o tópico, para ver como que vai ficar o projeto final.

Fala Gabriel!! Bem vindo de volta, cara!!

Pois é, tiramos o motor aqui em casa mesmo pq como é um projeto que está indo muito devagar, não compensava deixar o carro na loja dele. Bom que limpo o cofre direitinho, vou pintar o agregado, os amortecedores e etc. Pra receber o motor novinho de volta.

Mas cada novidade eu vou postar aqui pra galera acompanhar!


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por Gabriel Abrahão » 22 Mar 2016, 14:01

Quem tem espaço e gosta de mexer no carro, vai fazendo com cuidado, carinho e do seu jeito e sem serviço porco, que algumas lojas fazem.

Você ja viu a nova moda, que se chama Wire Truck, quem faz essa moda, é para esconder os fios do cofre do motor e deixar mais clean o mesmo. Segue um link do que estou comentando. :88:
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por Powertech » 29 Mar 2016, 12:15

Gabriel Abrahão escreveu:Quem tem espaço e gosta de mexer no carro, vai fazendo com cuidado, carinho e do seu jeito e sem serviço porco, que algumas lojas fazem.

Você ja viu a nova moda, que se chama Wire Truck, quem faz essa moda, é para esconder os fios do cofre do motor e deixar mais clean o mesmo. Segue um link do que estou comentando. :88:

Putz o Tapatalk não me notificou que vc tinha respondido, Gabriel.

Pois é, cara. No caso estou fazendo justamente isso. Tô fazendo devagar, tô repintando algumas peças e componentes do carro, aproveitando que ele está parado, então resolvi fazer um tipo de "restauração" nele.

O wire tuck acho top, mas dessa vez não vou fazer. Exige uma mão de obra muito especializada, além de que é um gasto que não tô podendo fazer agora, mas quem sabe futuramente?



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por Powertech » 29 Mar 2016, 12:18

Galera, só pra não deixar o tópico parado, como disse na resposta ao Gabriel, enquanto o motor não fica pronto eu tô pintando algumas coisas do carro pra tentar deixar ele zeradinho novamente.

Segue uma foto da suspensão já pronta. Aí depois vou postando outras fotos pra vocês acompanharem.

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O Gambitech é o nome da minha oficina que tenho em casa kkkkkkkkk

Nesse caso fiz em cima dos amortecedores TAG e das molas Momo
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por Gabriel Abrahão » 30 Mar 2016, 14:01

Entendi Powertech, o Wire demanda muita mão de obra e tempo para a pessoa fazer, mas fica TOP.

E as molas da Momo são boas, sabe quantos cm's vai baixar ?!?!? Depois posta o resultado de como que ficou.
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por Powertech » 30 Mar 2016, 14:13

Gabriel Abrahão escreveu:Entendi Powertech, o Wire demanda muita mão de obra e tempo para a pessoa fazer, mas fica TOP.

E as molas da Momo são boas, sabe quantos cm's vai baixar ?!?!? Depois posta o resultado de como que ficou.

Gabriel as molas baixaram demais demais. O peito de aço dele tá a 9,5 cm do chão pra tu ter idéia kkkkkkkkk mas são excelentes. Deixam o carro com muito chão. Claro que os TAG tb são muito bons. Esse conjunto casou legal com o Vectra.

Faço curvas com o vectra que não tenho coragem de fazer com o Jetta
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por Powertech » 26 Abr 2016, 20:42

Fala, galera!!!

Andei um tempo sem atualizar o tópico porque tava juntando dinheiro pra comprar as coisas e levar o projeto pra frente.

Pois bem, consegui comprar quase tudo já é também finalizar alguns serviços que estava precisando no carro.

Segue as fotos abaixo

Agregado pintado com caixa de direção já no lugar
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Troquei todos os conduites também. Tirei tudo porque já estava velho e passei todos os conduites novos e encapei fios que vinham desencapados de fábrica pra dar um ar mais organizado pro cofre.
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Juntas homocinéticas totalmente limpas.
Trabalho de corno é limpar homocinética! Essa graxa parece gremilin, quanto mais água vc joga, mais ela espalha kkkkkkkkkkkkk. Limpei com óleo diesel e depois joguei água pra tirar o óleo e passar a graxa nova
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Cofre semi montado já com câmbio, eixo e suspensão no lugar esperando só o coração voltar pra botar pra funcionar.
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Comandos C20XE comprados também.

Esse eu queria fazer um agradecimento especial ao Corsa Turbo, que me vendeu os comandos a um preço top. Obrigado, Corsa por estar me ajudando da forma que vc está ajudando!! Valeu mesmo, cara!!
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Os pistões do Astra flex que comprei. Consegui no Mercadolivre a um preço excelente.
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Uma coisa que me chamou a atenção é que essa numeração não tem cadastro na ccs de Brasília, mas é do astra, porém uma diferença que percebi entre esse e o de número 93397126 é a cabeça que parece ser feita de outro material e o tamanho dele que mede 85,99mm ante 86,98mm do 93397126. Será que os últimos astra trabalha com folga de 0,01mm apenas?
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Aqui segue algumas fotos da diferença em relação à altura dele tb. Apesar do tamanho total do pistao ser menor, a posição do pino dele é 0,5mm mais baixa, o que deixa ele 0,5mm mais alto que meu pistao original

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E agora segue uma foto do virabrequim no balanceador. Já aproveitei e fiz o balanceamento dele pra tem o motor o mais liso possível

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Curti demais essa máquina de balancear, engenharia simples, porém com software avançado. Top de linha!!

Hoje peguei o bloco e mandei polir o virabrequim. Amanhã ou depois atualizo novamente

No mais é isso pessoal. Ainda aguardo uma ajudinha pra algumas questões no início do tópico. Toda dica é bem vinda!! Hehehe
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por corsa turbo » 27 Abr 2016, 14:55

boa tarde.
Projeto de vento em polpa...
Se eu puder estou a disposição ...
não sei se a está hora eu vou ajudar ou atrapalhar...mas devia ter balanceado todo conjunto inferior, virabrequim, polia dianteira, volante (aliviado ou não) e o plato..
se ainda der tempo faça isso.
abs
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por Powertech » 27 Abr 2016, 15:02

corsa turbo escreveu:boa tarde.
Projeto de vento em polpa...
Se eu puder estou a disposição ...
não sei se a está hora eu vou ajudar ou atrapalhar...mas devia ter balanceado todo conjunto inferior, virabrequim, polia dianteira, volante (aliviado ou não) e o plato..
se ainda der tempo faça isso.
abs

Foi mal hehe eu esqueci de mencionar. O balanceamento foi completo mesmo, Corsa. Acabei esquecendo de mencionar isso. Levei tudo e fiz o balanceamento completo da parte de baixo
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