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PreparaçãoVectra 2.0 16v Projeto Aspro
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153 mensagens
serginho_vectra A
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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por serginho_vectra A » 23 Jul 2017, 22:37

Muito legal, acompanhando
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

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vinicios_cr
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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por vinicios_cr » 23 Ago 2017, 09:35

muito obrigado pelas dicas Powertech!
vou ver se eu consigo terminar o projeto em breve e volto para falar como ficou o brinquedo! hehe

racharger
você ja terminou o seu motor? sobre a correia dentada e esticador, é a mesma do motor 16v nacional? a polia do vira continua a original mesmo?
sobre a foto que você postou, é como se fosse um "frente e verso" da polia de exaustão né?

mais uma vez meus agradecimentos!
abraço!

obs.: algumas fotos aí!
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/ ... wa0005-jpg
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/ ... 210-jpg--2
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/ ... 190004-jpg
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/ ... 185410-jpg

Saicoom
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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Saicoom » 27 Nov 2017, 01:03

Fala garoto! Grande projeto viu! Acabei de ler todo o tópico é já me tirou várias dúvidas!!!
E esse seu preparador? É o cici? Gente boa demais!
Quando tiver um tempinho me chama no zap, ainda tenho umas dúvidas queria te pedir essa força!
Eu tb sou de Brasília
Até logo...

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racharger
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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por racharger » 14 Dez 2017, 07:36

vinicios_cr,
Os esticadores permanecem os mesmos.

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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por racharger » 14 Dez 2017, 10:14

vinicios_cr,
O motor esta funcionando e o sensor de fase esta ok. Estou usando uma MegaSquirt mas independente da injeção o sensor esta fazendo a leitura.
não posso fala ainda de potência pq estou em fase de acerto. Ah ! vai bater tucho, a menos que use tucho mecânico para suprir a folga.

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Mateus Luiz
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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Mateus Luiz » 08 Jan 2018, 16:27

E o final da história, teve o tão esperado acerto? kkkkkkkkk
Essa é a segunda vez que leio novamente todo o tópico, procurando algumas informações que possam a ser útil para as idéias que tenho na cabeça. kkkkk
Depois de feito todo esse retrabalho no motor e usar os pistões do Astra Flex, o carro está rodando no etanol ou na gasolina?
Sei que isso não é coisa que se pergunte, principalmente pra carro preparado, mas quanto tá fazendo por litro?
É que, como você mesmo disse no início do post, não se importava muito com consumo mas não queria o carro fazendo 2 km/L; e eu gostaria de ter uma base antes de eu realmente tomar uma decisão e começar a buscar algumas peças, pois meu projeto seria para um daily mais divertido, também.
Eu tenho atualmente um GLS 1999, 2.2 8v, e quero fazer o swap para o cabeçote de 16v e usar esses pistões de Astra Flex com as cavas feita para o 16v também (Inclusive acabei tirando essa ideia do seu tópico, kkkkk). Pesquisei sobre os pistões e a altura do pino e, pelo que achei, a do 2.2 é praticamente a mesma do 2.0. Por isso acatei a ideia.
Como vou fazer a troca do 8v para o 16v, pretendo ir direto pra uma injeção programável.
Estou correndo atrás já de algumas peças e achei um cabeçote Coscast que saiu de Calibra, e, estou pensando em pegar junto com o coletor de escape e coletor de admssão originais e capa e contra-capa da correia. O preço cabe no meu orçamento, só estou tentando criar um pouco de coragem e ainda tenho a dúvida se realmente vale a pena.
E ainda quero ver um vídeo do seu carro acelerando, pra ouvir a sinfonia que deve ter ficado o ronco, que deve ter ficado um espetáculo! kkkkkk
Abraços!
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Garagem: viewtopic.php?f=70&t=16066
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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Mantenedor » 13 Jan 2018, 08:59

Bom dia , por que vc quer mudar para um 16 v. ? Para a preparação que vc está querendo fazer vc acha que vale a pena financeiramente?
O custa das peças , adaptações , riscos e lógico a certeza do resultado positivo ? Não quero te desanimar mas já ví 8v. bem preparado que dá gosto de andar e ouvir...

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por Powertech » 15 Jan 2018, 00:00

Saicoom escreveu:Fuente del Mensaje Fala garoto! Grande projeto viu! Acabei de ler todo o tópico é já me tirou várias dúvidas!!!
E esse seu preparador? É o cici? Gente boa demais!
Quando tiver um tempinho me chama no zap, ainda tenho umas dúvidas queria te pedir essa força!
Eu tb sou de Brasília
Até logo...



Ele mesmo!! foi mal a demora, tive uns contratempos que vou postar agora aqui no tópico kkkkkkkk vou te chamar no whatsapp sim essa semana pra gente trocar ideia
Abraço!!
Atuais: Vectra CD 97 2.0 16V 136cv
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Ex: Vectra Expression 2002 2.2 8V 123cv

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por Powertech » 15 Jan 2018, 00:03

Mateus Luiz escreveu:Fuente del Mensaje E o final da história, teve o tão esperado acerto? kkkkkkkkk
Essa é a segunda vez que leio novamente todo o tópico, procurando algumas informações que possam a ser útil para as idéias que tenho na cabeça. kkkkk
Depois de feito todo esse retrabalho no motor e usar os pistões do Astra Flex, o carro está rodando no etanol ou na gasolina?
Sei que isso não é coisa que se pergunte, principalmente pra carro preparado, mas quanto tá fazendo por litro?
É que, como você mesmo disse no início do post, não se importava muito com consumo mas não queria o carro fazendo 2 km/L; e eu gostaria de ter uma base antes de eu realmente tomar uma decisão e começar a buscar algumas peças, pois meu projeto seria para um daily mais divertido, também.
Eu tenho atualmente um GLS 1999, 2.2 8v, e quero fazer o swap para o cabeçote de 16v e usar esses pistões de Astra Flex com as cavas feita para o 16v também (Inclusive acabei tirando essa ideia do seu tópico, kkkkk). Pesquisei sobre os pistões e a altura do pino e, pelo que achei, a do 2.2 é praticamente a mesma do 2.0. Por isso acatei a ideia.
Como vou fazer a troca do 8v para o 16v, pretendo ir direto pra uma injeção programável.
Estou correndo atrás já de algumas peças e achei um cabeçote Coscast que saiu de Calibra, e, estou pensando em pegar junto com o coletor de escape e coletor de admssão originais e capa e contra-capa da correia. O preço cabe no meu orçamento, só estou tentando criar um pouco de coragem e ainda tenho a dúvida se realmente vale a pena.
E ainda quero ver um vídeo do seu carro acelerando, pra ouvir a sinfonia que deve ter ficado o ronco, que deve ter ficado um espetáculo! kkkkkk
Abraços!



Rapaz, eu vou atualizar agora o tópico... é de chorar a história, mas bora lá kkkkkkkkkkk acompanhe mais um capítulo da novela logo abaixo, Mateus!

Mas te respondendo às duas perguntas hehehe
1 - Ele roda no etanol, mas há umas 2 semana coloquei podium e ele rodou até legal, sem grilar.
2 - Andando na manhã entre 7 e 7,5, não mais que isso... se eu passar o tanque acelerando é 5km/l
Atuais: Vectra CD 97 2.0 16V 136cv
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por Powertech » 15 Jan 2018, 00:18

Então, Galera... Tive um tempo parado sem atualizar o projeto porque faltava realmente o acerto e ele estava marcado para setembro passado, porém ocorreu um acidente e bati meu carro como vcs vão ver nas fotos abaixo.


Com isso acabei gastando toda a grana pra levantar ele novamente após esse acontecimento.

O ocorrido foi dia 31/08 e tirei ele da oficina na semana anterior ao Natal de 2017.

Após isso fiquei de fazer o acerto agora por volta de fevereiro ou março, porque estou vendo a possibilidade de colocar as borboletas independentes que vendem na Carlini.

Só que semana passada saí com o carro, passei o dia andando normal e do nada quando dei partida a luz de óleo acendeu... Levei o carro de guincho pra oficina do Cici e o resultado? Bomba de óleo quebrou o rotor, não lubrificou o vira e ele moeu a bronzina central e a parede do próprio eixo... Terei q comprar outro virabrequim nessa brincadeira. Não sei como isso aconteceu, não tava dando pau, simplesmente na partida ela quebrou e rajou... Segue fotos tb do motor que arranquei de novo aqui em casa. Agora é deixar o carro parado mais um tempo pra eu poder respirar pra arrumar novamente.

Agora me surgiu uma dúvida que gostaria de tirar com a galera... estava pensando na possibilidade de encaixar o bloco 2.4 da S10 nele ao invés de mexer com o meu, pois vou ter que comprar outro vira, então já investiria no bloco da S10 flex, pq já viria com pistão reto e sem o balanceador do 16v (que só serve pra quebrar aquela bosta). em teoria teria mais CFM, mais torque e com as Borboletas independentes viria bem mais potência que no 2.0, correto? sei que a relação r/l ficaria prejudicada, mas é o preço a se pagar.

A pergunta principal é... mesmo com bielão dá pra girar nesse motor? pq meu carro vai girar 7000 após o acerto por causa do comando e das TBI's

Resultado da batida e algumas fotos do porcesso de concerto, pintura e montagem do carro. a última foto já era ele na garagem novamente em casa
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Aqui foi eu tirando o motor aqui em casa pra inspecionar com mais cautela o que e como ocorreu. Ainda não tive uma posição concreta

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por Mateus Luiz » 15 Jan 2018, 13:31

Mantenedor escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia , por que vc quer mudar para um 16 v. ? Para a preparação que vc está querendo fazer vc acha que vale a pena financeiramente?
O custa das peças , adaptações , riscos e lógico a certeza do resultado positivo ? Não quero te desanimar mas já ví 8v. bem preparado que dá gosto de andar e ouvir...

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Tudo bem, Mantenedor?
A minha ideia de montar o 16v vem principalmente pelo fluxo que é bem maior. Tem um Kadett de pista que o dono contratou um engenheiro mecânico pra tirar o máximo possível do cabeçote, e o resultado foi 110 cfm enquanto um cabeçote de C20XE já vem de fábrica com 135 cfm. E eu gostaria de um motor mais girador, que girasse até os 7000 e com considerável potência, coisa que consigo com os 16v pela quantidade maior de fluxo.
Andei num Kadett GS preparado, com dois carburadores Solex C40 de Alfa Romeo, coletor 4x1 e escape feito todo em 2,5" e me deu um ânimo pra montar com 8v mesmo, mas o próprio dono do Kadett disse que não monta um 16v só pelo custo maior e porque não tem um histórico muito bom com cabeçotes.

Powertech escreveu:Fuente del Mensaje
Mateus Luiz escreveu:Fuente del Mensaje E o final da história, teve o tão esperado acerto? kkkkkkkkk
Essa é a segunda vez que leio novamente todo o tópico, procurando algumas informações que possam a ser útil para as idéias que tenho na cabeça. kkkkk
Depois de feito todo esse retrabalho no motor e usar os pistões do Astra Flex, o carro está rodando no etanol ou na gasolina?
Sei que isso não é coisa que se pergunte, principalmente pra carro preparado, mas quanto tá fazendo por litro?
É que, como você mesmo disse no início do post, não se importava muito com consumo mas não queria o carro fazendo 2 km/L; e eu gostaria de ter uma base antes de eu realmente tomar uma decisão e começar a buscar algumas peças, pois meu projeto seria para um daily mais divertido, também.
Eu tenho atualmente um GLS 1999, 2.2 8v, e quero fazer o swap para o cabeçote de 16v e usar esses pistões de Astra Flex com as cavas feita para o 16v também (Inclusive acabei tirando essa ideia do seu tópico, kkkkk). Pesquisei sobre os pistões e a altura do pino e, pelo que achei, a do 2.2 é praticamente a mesma do 2.0. Por isso acatei a ideia.
Como vou fazer a troca do 8v para o 16v, pretendo ir direto pra uma injeção programável.
Estou correndo atrás já de algumas peças e achei um cabeçote Coscast que saiu de Calibra, e, estou pensando em pegar junto com o coletor de escape e coletor de admssão originais e capa e contra-capa da correia. O preço cabe no meu orçamento, só estou tentando criar um pouco de coragem e ainda tenho a dúvida se realmente vale a pena.
E ainda quero ver um vídeo do seu carro acelerando, pra ouvir a sinfonia que deve ter ficado o ronco, que deve ter ficado um espetáculo! kkkkkk
Abraços!



Rapaz, eu vou atualizar agora o tópico... é de chorar a história, mas bora lá kkkkkkkkkkk acompanhe mais um capítulo da novela logo abaixo, Mateus!

Mas te respondendo às duas perguntas hehehe
1 - Ele roda no etanol, mas há umas 2 semana coloquei podium e ele rodou até legal, sem grilar.
2 - Andando na manhã entre 7 e 7,5, não mais que isso... se eu passar o tanque acelerando é 5km/l


Sinceramente não achei o consumo tão ruim, principalmente por ser etanol e o carro ser preparado. Acho que é consumo aceitável para um carro de dia-a-dia preparado.

Powertech escreveu:Fuente del Mensaje Então, Galera... Tive um tempo parado sem atualizar o projeto porque faltava realmente o acerto e ele estava marcado para setembro passado, porém ocorreu um acidente e bati meu carro como vcs vão ver nas fotos abaixo.


Com isso acabei gastando toda a grana pra levantar ele novamente após esse acontecimento.

O ocorrido foi dia 31/08 e tirei ele da oficina na semana anterior ao Natal de 2017.

Após isso fiquei de fazer o acerto agora por volta de fevereiro ou março, porque estou vendo a possibilidade de colocar as borboletas independentes que vendem na Carlini.

Só que semana passada saí com o carro, passei o dia andando normal e do nada quando dei partida a luz de óleo acendeu... Levei o carro de guincho pra oficina do Cici e o resultado? Bomba de óleo quebrou o rotor, não lubrificou o vira e ele moeu a bronzina central e a parede do próprio eixo... Terei q comprar outro virabrequim nessa brincadeira. Não sei como isso aconteceu, não tava dando pau, simplesmente na partida ela quebrou e rajou... Segue fotos tb do motor que arranquei de novo aqui em casa. Agora é deixar o carro parado mais um tempo pra eu poder respirar pra arrumar novamente.

Agora me surgiu uma dúvida que gostaria de tirar com a galera... estava pensando na possibilidade de encaixar o bloco 2.4 da S10 nele ao invés de mexer com o meu, pois vou ter que comprar outro vira, então já investiria no bloco da S10 flex, pq já viria com pistão reto e sem o balanceador do 16v (que só serve pra quebrar aquela bosta). em teoria teria mais CFM, mais torque e com as Borboletas independentes viria bem mais potência que no 2.0, correto? sei que a relação r/l ficaria prejudicada, mas é o preço a se pagar.

A pergunta principal é... mesmo com bielão dá pra girar nesse motor? pq meu carro vai girar 7000 após o acerto por causa do comando e das TBI's

Resultado da batida e algumas fotos do porcesso de concerto, pintura e montagem do carro. a última foto já era ele na garagem novamente em casa
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Aqui foi eu tirando o motor aqui em casa pra inspecionar com mais cautela o que e como ocorreu. Ainda não tive uma posição concreta

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É parece que o mundo conspira contra o seu acerto fino! kkkkkkkkkkk
Mas eu sinceramente acho a ideia muito boa, do 2.4. O r/l na teoria não é tão bom, mas pode ser compensado com um volante de motor mais leve e vira aliviado. Inclusive, tem o projeto de um sujeito que montou um Kadett 2.4 8v usando bloco e vira de S10 que consegue girar 7200 rpm, que é o projeto que comentei com o 8v preparado de 110 cfm. Se esse Kadett já girador com o 8v, creio que com 16v possa ser tanto quanto.
Acho que o ganho em torque seria bem significativo, mais do que o ganho em potência, e eu acho que vale totalmente a pena!
Eu mesmo pensei em montar um 2.4 usando meu bloco, já que a altura do 2.2 pro 2.4 é a mesma, só que abrir 1,5mm para usar pistão de 87,5mm da S10 seria um rombo, por isso preferi manter o 2.2 nos meus planos.
Abraço!
Mateus Luiz - Vectra GLS 1999
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por Powertech » 15 Jan 2018, 14:26

Mateus Luiz escreveu:
Mantenedor escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia , por que vc quer mudar para um 16 v. ? Para a preparação que vc está querendo fazer vc acha que vale a pena financeiramente?
O custa das peças , adaptações , riscos e lógico a certeza do resultado positivo ? Não quero te desanimar mas já ví 8v. bem preparado que dá gosto de andar e ouvir...

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Tudo bem, Mantenedor?
A minha ideia de montar o 16v vem principalmente pelo fluxo que é bem maior. Tem um Kadett de pista que o dono contratou um engenheiro mecânico pra tirar o máximo possível do cabeçote, e o resultado foi 110 cfm enquanto um cabeçote de C20XE já vem de fábrica com 135 cfm. E eu gostaria de um motor mais girador, que girasse até os 7000 e com considerável potência, coisa que consigo com os 16v pela quantidade maior de fluxo.
Andei num Kadett GS preparado, com dois carburadores Solex C40 de Alfa Romeo, coletor 4x1 e escape feito todo em 2,5" e me deu um ânimo pra montar com 8v mesmo, mas o próprio dono do Kadett disse que não monta um 16v só pelo custo maior e porque não tem um histórico muito bom com cabeçotes.

Powertech escreveu:Fuente del Mensaje
Mateus Luiz escreveu:Fuente del Mensaje E o final da história, teve o tão esperado acerto? kkkkkkkkk
Essa é a segunda vez que leio novamente todo o tópico, procurando algumas informações que possam a ser útil para as idéias que tenho na cabeça. kkkkk
Depois de feito todo esse retrabalho no motor e usar os pistões do Astra Flex, o carro está rodando no etanol ou na gasolina?
Sei que isso não é coisa que se pergunte, principalmente pra carro preparado, mas quanto tá fazendo por litro?
É que, como você mesmo disse no início do post, não se importava muito com consumo mas não queria o carro fazendo 2 km/L; e eu gostaria de ter uma base antes de eu realmente tomar uma decisão e começar a buscar algumas peças, pois meu projeto seria para um daily mais divertido, também.
Eu tenho atualmente um GLS 1999, 2.2 8v, e quero fazer o swap para o cabeçote de 16v e usar esses pistões de Astra Flex com as cavas feita para o 16v também (Inclusive acabei tirando essa ideia do seu tópico, kkkkk). Pesquisei sobre os pistões e a altura do pino e, pelo que achei, a do 2.2 é praticamente a mesma do 2.0. Por isso acatei a ideia.
Como vou fazer a troca do 8v para o 16v, pretendo ir direto pra uma injeção programável.
Estou correndo atrás já de algumas peças e achei um cabeçote Coscast que saiu de Calibra, e, estou pensando em pegar junto com o coletor de escape e coletor de admssão originais e capa e contra-capa da correia. O preço cabe no meu orçamento, só estou tentando criar um pouco de coragem e ainda tenho a dúvida se realmente vale a pena.
E ainda quero ver um vídeo do seu carro acelerando, pra ouvir a sinfonia que deve ter ficado o ronco, que deve ter ficado um espetáculo! kkkkkk
Abraços!



Rapaz, eu vou atualizar agora o tópico... é de chorar a história, mas bora lá kkkkkkkkkkk acompanhe mais um capítulo da novela logo abaixo, Mateus!

Mas te respondendo às duas perguntas hehehe
1 - Ele roda no etanol, mas há umas 2 semana coloquei podium e ele rodou até legal, sem grilar.
2 - Andando na manhã entre 7 e 7,5, não mais que isso... se eu passar o tanque acelerando é 5km/l


Sinceramente não achei o consumo tão ruim, principalmente por ser etanol e o carro ser preparado. Acho que é consumo aceitável para um carro de dia-a-dia preparado.

Powertech escreveu:Fuente del Mensaje Então, Galera... Tive um tempo parado sem atualizar o projeto porque faltava realmente o acerto e ele estava marcado para setembro passado, porém ocorreu um acidente e bati meu carro como vcs vão ver nas fotos abaixo.


Com isso acabei gastando toda a grana pra levantar ele novamente após esse acontecimento.

O ocorrido foi dia 31/08 e tirei ele da oficina na semana anterior ao Natal de 2017.

Após isso fiquei de fazer o acerto agora por volta de fevereiro ou março, porque estou vendo a possibilidade de colocar as borboletas independentes que vendem na Carlini.

Só que semana passada saí com o carro, passei o dia andando normal e do nada quando dei partida a luz de óleo acendeu... Levei o carro de guincho pra oficina do Cici e o resultado? Bomba de óleo quebrou o rotor, não lubrificou o vira e ele moeu a bronzina central e a parede do próprio eixo... Terei q comprar outro virabrequim nessa brincadeira. Não sei como isso aconteceu, não tava dando pau, simplesmente na partida ela quebrou e rajou... Segue fotos tb do motor que arranquei de novo aqui em casa. Agora é deixar o carro parado mais um tempo pra eu poder respirar pra arrumar novamente.

Agora me surgiu uma dúvida que gostaria de tirar com a galera... estava pensando na possibilidade de encaixar o bloco 2.4 da S10 nele ao invés de mexer com o meu, pois vou ter que comprar outro vira, então já investiria no bloco da S10 flex, pq já viria com pistão reto e sem o balanceador do 16v (que só serve pra quebrar aquela bosta). em teoria teria mais CFM, mais torque e com as Borboletas independentes viria bem mais potência que no 2.0, correto? sei que a relação r/l ficaria prejudicada, mas é o preço a se pagar.

A pergunta principal é... mesmo com bielão dá pra girar nesse motor? pq meu carro vai girar 7000 após o acerto por causa do comando e das TBI's

Resultado da batida e algumas fotos do porcesso de concerto, pintura e montagem do carro. a última foto já era ele na garagem novamente em casa
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É parece que o mundo conspira contra o seu acerto fino! kkkkkkkkkkk
Mas eu sinceramente acho a ideia muito boa, do 2.4. O r/l na teoria não é tão bom, mas pode ser compensado com um volante de motor mais leve e vira aliviado. Inclusive, tem o projeto de um sujeito que montou um Kadett 2.4 8v usando bloco e vira de S10 que consegue girar 7200 rpm, que é o projeto que comentei com o 8v preparado de 110 cfm. Se esse Kadett já girador com o 8v, creio que com 16v possa ser tanto quanto.
Acho que o ganho em torque seria bem significativo, mais do que o ganho em potência, e eu acho que vale totalmente a pena!
Eu mesmo pensei em montar um 2.4 usando meu bloco, já que a altura do 2.2 pro 2.4 é a mesma, só que abrir 1,5mm para usar pistão de 87,5mm da S10 seria um rombo, por isso preferi manter o 2.2 nos meus planos.
Abraço!
HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHUHAHA
Tá foda, Mateus. Toda vez dá alguma bosta...

O meu medo do 2.4 é que a VMP em giros altos ultrapassa 21m/s. Então, em teoria, o giro máximo que eu teria seria de 6300rpm, mas queria muito girar 7000 com ele. Ele tá usando pistão forjado ou original? Pq com original ele passa os 21m/s de VMP. E com um bielão desses será que não corre o risco de empenar as bicha não?

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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Mateus Luiz » 15 Jan 2018, 15:28

Powertech escreveu:Fuente del Mensaje
Mateus Luiz escreveu:
Mantenedor escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia , por que vc quer mudar para um 16 v. ? Para a preparação que vc está querendo fazer vc acha que vale a pena financeiramente?
O custa das peças , adaptações , riscos e lógico a certeza do resultado positivo ? Não quero te desanimar mas já ví 8v. bem preparado que dá gosto de andar e ouvir...

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Tudo bem, Mantenedor?
A minha ideia de montar o 16v vem principalmente pelo fluxo que é bem maior. Tem um Kadett de pista que o dono contratou um engenheiro mecânico pra tirar o máximo possível do cabeçote, e o resultado foi 110 cfm enquanto um cabeçote de C20XE já vem de fábrica com 135 cfm. E eu gostaria de um motor mais girador, que girasse até os 7000 e com considerável potência, coisa que consigo com os 16v pela quantidade maior de fluxo.
Andei num Kadett GS preparado, com dois carburadores Solex C40 de Alfa Romeo, coletor 4x1 e escape feito todo em 2,5" e me deu um ânimo pra montar com 8v mesmo, mas o próprio dono do Kadett disse que não monta um 16v só pelo custo maior e porque não tem um histórico muito bom com cabeçotes.

Powertech escreveu:Fuente del Mensaje
Mateus Luiz escreveu:Fuente del Mensaje E o final da história, teve o tão esperado acerto? kkkkkkkkk
Essa é a segunda vez que leio novamente todo o tópico, procurando algumas informações que possam a ser útil para as idéias que tenho na cabeça. kkkkk
Depois de feito todo esse retrabalho no motor e usar os pistões do Astra Flex, o carro está rodando no etanol ou na gasolina?
Sei que isso não é coisa que se pergunte, principalmente pra carro preparado, mas quanto tá fazendo por litro?
É que, como você mesmo disse no início do post, não se importava muito com consumo mas não queria o carro fazendo 2 km/L; e eu gostaria de ter uma base antes de eu realmente tomar uma decisão e começar a buscar algumas peças, pois meu projeto seria para um daily mais divertido, também.
Eu tenho atualmente um GLS 1999, 2.2 8v, e quero fazer o swap para o cabeçote de 16v e usar esses pistões de Astra Flex com as cavas feita para o 16v também (Inclusive acabei tirando essa ideia do seu tópico, kkkkk). Pesquisei sobre os pistões e a altura do pino e, pelo que achei, a do 2.2 é praticamente a mesma do 2.0. Por isso acatei a ideia.
Como vou fazer a troca do 8v para o 16v, pretendo ir direto pra uma injeção programável.
Estou correndo atrás já de algumas peças e achei um cabeçote Coscast que saiu de Calibra, e, estou pensando em pegar junto com o coletor de escape e coletor de admssão originais e capa e contra-capa da correia. O preço cabe no meu orçamento, só estou tentando criar um pouco de coragem e ainda tenho a dúvida se realmente vale a pena.
E ainda quero ver um vídeo do seu carro acelerando, pra ouvir a sinfonia que deve ter ficado o ronco, que deve ter ficado um espetáculo! kkkkkk
Abraços!



Rapaz, eu vou atualizar agora o tópico... é de chorar a história, mas bora lá kkkkkkkkkkk acompanhe mais um capítulo da novela logo abaixo, Mateus!

Mas te respondendo às duas perguntas hehehe
1 - Ele roda no etanol, mas há umas 2 semana coloquei podium e ele rodou até legal, sem grilar.
2 - Andando na manhã entre 7 e 7,5, não mais que isso... se eu passar o tanque acelerando é 5km/l


Sinceramente não achei o consumo tão ruim, principalmente por ser etanol e o carro ser preparado. Acho que é consumo aceitável para um carro de dia-a-dia preparado.

Powertech escreveu:Fuente del Mensaje Então, Galera... Tive um tempo parado sem atualizar o projeto porque faltava realmente o acerto e ele estava marcado para setembro passado, porém ocorreu um acidente e bati meu carro como vcs vão ver nas fotos abaixo.


Com isso acabei gastando toda a grana pra levantar ele novamente após esse acontecimento.

O ocorrido foi dia 31/08 e tirei ele da oficina na semana anterior ao Natal de 2017.

Após isso fiquei de fazer o acerto agora por volta de fevereiro ou março, porque estou vendo a possibilidade de colocar as borboletas independentes que vendem na Carlini.

Só que semana passada saí com o carro, passei o dia andando normal e do nada quando dei partida a luz de óleo acendeu... Levei o carro de guincho pra oficina do Cici e o resultado? Bomba de óleo quebrou o rotor, não lubrificou o vira e ele moeu a bronzina central e a parede do próprio eixo... Terei q comprar outro virabrequim nessa brincadeira. Não sei como isso aconteceu, não tava dando pau, simplesmente na partida ela quebrou e rajou... Segue fotos tb do motor que arranquei de novo aqui em casa. Agora é deixar o carro parado mais um tempo pra eu poder respirar pra arrumar novamente.

Agora me surgiu uma dúvida que gostaria de tirar com a galera... estava pensando na possibilidade de encaixar o bloco 2.4 da S10 nele ao invés de mexer com o meu, pois vou ter que comprar outro vira, então já investiria no bloco da S10 flex, pq já viria com pistão reto e sem o balanceador do 16v (que só serve pra quebrar aquela bosta). em teoria teria mais CFM, mais torque e com as Borboletas independentes viria bem mais potência que no 2.0, correto? sei que a relação r/l ficaria prejudicada, mas é o preço a se pagar.

A pergunta principal é... mesmo com bielão dá pra girar nesse motor? pq meu carro vai girar 7000 após o acerto por causa do comando e das TBI's

Resultado da batida e algumas fotos do porcesso de concerto, pintura e montagem do carro. a última foto já era ele na garagem novamente em casa
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Aqui foi eu tirando o motor aqui em casa pra inspecionar com mais cautela o que e como ocorreu. Ainda não tive uma posição concreta

ImagemImagemImagem

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É parece que o mundo conspira contra o seu acerto fino! kkkkkkkkkkk
Mas eu sinceramente acho a ideia muito boa, do 2.4. O r/l na teoria não é tão bom, mas pode ser compensado com um volante de motor mais leve e vira aliviado. Inclusive, tem o projeto de um sujeito que montou um Kadett 2.4 8v usando bloco e vira de S10 que consegue girar 7200 rpm, que é o projeto que comentei com o 8v preparado de 110 cfm. Se esse Kadett já girador com o 8v, creio que com 16v possa ser tanto quanto.
Acho que o ganho em torque seria bem significativo, mais do que o ganho em potência, e eu acho que vale totalmente a pena!
Eu mesmo pensei em montar um 2.4 usando meu bloco, já que a altura do 2.2 pro 2.4 é a mesma, só que abrir 1,5mm para usar pistão de 87,5mm da S10 seria um rombo, por isso preferi manter o 2.2 nos meus planos.
Abraço!
HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHUHAHA
Tá foda, Mateus. Toda vez dá alguma bosta...

O meu medo do 2.4 é que a VMP em giros altos ultrapassa 21m/s. Então, em teoria, o giro máximo que eu teria seria de 6300rpm, mas queria muito girar 7000 com ele. Ele tá usando pistão forjado ou original? Pq com original ele passa os 21m/s de VMP. E com um bielão desses será que não corre o risco de empenar as bicha não?

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Realmente, tem esse detalhe que eu esqueci, carro usa pistões e bielas forjadas. kkkkkkkkkkkkk
Se quiser um carro com uma r/l interessante, lembro de o pessoal comentar sobre uma preparação usando bloco e vira de 2.0 e biela e pistão de vectra 2.4. A posição do pino do pistão compensa a altura maior da biela, e, o conjunto inteiro de pistão e biela do 2.4 é 1mm maior que o conjunto de biela e pistão do 2.0, que poderia ser resolvido com a usinagem de 1mm da cabeça do pistão. Só teria que fazer a retífica do bloco para usar os pistões de 87,5mm. Creio que dê pra usar com o pistão da S10 2.4 que é quase reto, também, daí transformaria o carro em 2.1.
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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Mateus Luiz » 16 Jan 2018, 15:57

Powertech, por acaso (muito por acaso mesmo!) em um grupo de Whatsapp eu fiquei sabendo de um Kadett que montaram a parte debaixo toda da S10 2.4 (bloco, pistões quase retos, virabrequim, bielas e etc) e a parte de cima era um cabeçote de C20XE e injeção programável (não me lembro qual, agora). Se não me engano, disseram que a rotação de corte ficou +/- em 6300 rpm, mas os resultados ficaram bem interessantes, e esse aqui é o gráfico do acerto em dinamômetro:

Imagem

Imagem

Segundo informações que tive, o cabeçote é todo original, coletor de escape e coletor de admissão e borboleta originais do C20XE e a parte debaixo é toda original também, da S10 2.4 flex (provavelmente com as cavas feitas).
Creio que se você montar seu cabeçote com a parte debaixo da S10 não ficaria tão distante disso, em vista que a diferença de fluxo entre o cabeçote 16v nacional e o do C20XE é de 10cfm, e o fato de o seu cabeçote já estar com comandos de C20XE diminui bastante a "ponte" entre o nacional e o C20XE.

E o que achei interessante é que o torque em baixa ficou muito bom, ao meu ver. O próprio sujeito que me mandou as imagens (ele que trabalha no dinamômetro), disse que o torque desse motor a 3000 RPM é maior que o pico de torque de muitos Honda Civic VTi B16 Vtec que passaram lá. Meu medo de montar o 16v no meu carro era justamente perder essa característica que os 8v possuem, de ter um ótimo torque em baixa, mas pelo visto, se bem acertado, fica tão bom quanto. Provavelmente não vai ficar igual ao torque desse 2.4, mas acho que com o 2.2 também deve dar um resultado interessante.

Qualquer dúvida que você tenha sobre isso, fala aí que eu pergunto para o cara do dinamômetro!

Abraços!
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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 24 Jan 2018, 12:01

Mateus Luiz escreveu:Fuente del Mensaje
Realmente, tem esse detalhe que eu esqueci, carro usa pistões e bielas forjadas. kkkkkkkkkkkkk
Se quiser um carro com uma r/l interessante, lembro de o pessoal comentar sobre uma preparação usando bloco e vira de 2.0 e biela e pistão de vectra 2.4. A posição do pino do pistão compensa a altura maior da biela, e, o conjunto inteiro de pistão e biela do 2.4 é 1mm maior que o conjunto de biela e pistão do 2.0, que poderia ser resolvido com a usinagem de 1mm da cabeça do pistão. Só teria que fazer a retífica do bloco para usar os pistões de 87,5mm. Creio que dê pra usar com o pistão da S10 2.4 que é quase reto, também, daí transformaria o carro em 2.1.


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é aí a VMP sobe pra 25m/s, já dá pra cortar acima dos 7k RPM. No meu caso não vou mexer com peças forjadas pq não há necessidade disso. o carro não vai ter potência e torque que justifique o uso dessas peças, mas o gráfico que vc mostrou achei muito interessante. 163cv com bloco 2.4 e cabeçote C20XE e por incrível que pareça a curva de torque ficou bastante linear, né? não ficou com bucacos no meio do carro igual a gente sente originalmente num X20XE, por exemplo. curti demais essa curva.

A receita pra transformar ele em 2.1 é muito frankstein pra pouco retorno, é um gasto meio que sem diferença de 2.0 pra 2.1 visto que biela e pistão desse carro (S10) é meio caro até no ML, mas é algo a se pensar caso eu não consiga o motor parcial completo.


Consegui um virabrequim 0,25mm por 250 reais aqui no DF, tá zerado. agora é pegar a embreagem e levar ele pra balancear. outra coisa... Embreagem: Sachs ou LUK? ou tanto faz?
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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por csouza » 25 Jan 2018, 09:51

Ou vc vai ter um aspro potente por girar 9 mil rpm ou vc vai ter um aspro forte por torque dos CCs a mais, e acredito que é mais facil, barato e "dócil" pra cidade um aspro 2.4, do que um mais potente que gire 9mil com lenta em 2500... tenta ver se acha alguma coisa em forum dos hermanos.. lá tinha astra GSi 2.4 16v, talvez encontre alguma info de alguem q deu uma preparada nele!

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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 30 Jan 2018, 20:40

csouza escreveu:Ou vc vai ter um aspro potente por girar 9 mil rpm ou vc vai ter um aspro forte por torque dos CCs a mais, e acredito que é mais facil, barato e "dócil" pra cidade um aspro 2.4, do que um mais potente que gire 9mil com lenta em 2500... tenta ver se acha alguma coisa em forum dos hermanos.. lá tinha astra GSi 2.4 16v, talvez encontre alguma info de alguem q deu uma preparada nele!
Pois é, eu tô ligado, mas não quero um Honda não kkkkkkkkkkk meu carro girando 7000 já tá excelente. Não força a amizade com o motor e tem uma elasticidade muito boa. Acho q o bloco 2.4 vai ficar pra 2019 pq achar um conjunto a um preço honesto aqui em BsB tá difícil. Pessoal quer tudo 4k só no bloco, vira, pistões e bielas da S10 flex.

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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Guilherme Henrique » 13 Abr 2018, 13:36

Referente ao ajuste da folga axial dos motores GM.
Devo ajustar a bronzina de encosto lixando os 02 lados ou somente o lado oposto ao da embreagem?

tiago34978135
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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por tiago34978135 » 02 Jun 2018, 21:07

Que legal esse projeto i ai ja terminou eu estou com o mesmo pensamento pra faser no meu

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Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 01 Jul 2018, 20:25

Somente o lado oposto à embreagem, Guilherme. O lado que a parede do vira faz força deve deixar sem mexer pra não acabar deixando a superfície áspera e comer a parede do vira
Guilherme Henrique escreveu:Referente ao ajuste da folga axial dos motores GM.
Devo ajustar a bronzina de encosto lixando os 02 lados ou somente o lado oposto ao da embreagem?


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