O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoBLOWER no CD Automatico 2.2 16v
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

39 mensagens
  • 1
  • 2

Qual a sua opinião quanto a preparação do seu carro?

Faria uma aspiração leve com trabalho no cabeçote.
29
31%
Faria uma aspiração pesada com instalação de blower.
5
5%
Faria uma turbinada leve.
46
49%
Faria uma turbinada pesada.
6
6%
Não faria qualquer tipo de preparação.
8
9%
 
Total de votos: 94
bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por bruno241281 » 09 Jan 2014, 16:06

Pessoal,

vi aquele video da bylula e estou estudando submeter o cabeçote ao processo de aspiração leve.

Nesse processo achei este tópico do clube antigo:
http://www.vectraclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=7&t=18397&sid=18cb3f14a12412e4d83b458d751f8c0f&start=120
Nisso a história contado pelo Ibrunner de São José dos Campos me interessou muito, haja visto que submeteu sua caixa automática a 200 cv, gostaria de saber se alguem tem noticia dessa máquina de comer asfalto nos dias de hoje, ele faz parte do clube do vectra? Luiz voce esta por ai? :13:

Com relação a intervir no cabeçote para trocar a junta numa noção de preventiva, meu carro esta com 75k, procede ou seria interessante mais pra frente?

Vi neste mesmo tópico que existe uma junta de ferro que cabe no pesadão, é interessante? Pode me trazer problemas?

Com relação ao trabalho no cabeçote que o Lula do Rio faz, qual a opinião dos senhores?

Particularmente não tenho interesse, leia-se verba, em instalar um blower, mentira, não tenho é disposição no momento para tal, mas cabe a pergunta...o que achão? :40:

Aproveito para propor a enquete a seguir quanto o assunto.

Aguardando ansiosamente a participação dos senhores. :88:
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por rgapski » 09 Jan 2014, 16:28

Bruno,

O teu carro é blindado, né?

Sobre o blower, eu não gastaria dinheiro com isso. Motivos? Varios:
1) Dá, no máximo, o mesmo resultado de uma preparação turbo;
2) Dá o mesmo, ou até mais trabalho pra instalar que o turbo;
3) O compressor, se quebrar, custa caro e é difícil de achar. Turbina ate na padaria vende.

Se seu carro é blindado como eu imagino, você precisa de mais torque e em baixa RPM, portanto, descarte qualquer preparação aspirada.
Veja que as preparações aspiradas elevam o regime de rotação para obtenção de maior potencia, o que não é desejavel quando se tem um carro pesado.
Fora que a preparação aspirada é a que tem a pior relação CV x R$.
Já tive carro com esse tipo de preparação e no final das contas conclui que deveria ter instalado um turbo.
Carro aspirado é um saco pra conduzir no dia-a-dia, pois o motor passa a gostar de giro alto e pouco peso pra puxar.

No seu caso, uma preparação leve, utilizando uma turbina pequena (que pressurize mais cedo) te dará melhores resultados, pois incrementará o torque e a potencia com ótima dirigibilidade.

Antes de efetuar uma preparação, seja ela qual for, deve-se abrir o motor para averiguar as condições dos pistões, anéis, bloco, bielas, virabrequim, cabeçote, etc.
Um turbo @0,5~0,6kg já te dará um baita incremento em potencia e torque, coisa na ordem de 200cv com 30kg de torque, equiparável à potencia de um bom 6 caneco.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por bruno241281 » 09 Jan 2014, 16:53

Raphael,
quanto ao trabalho no cabeçote acha dispensável também? No caso de uma turbinada amanhã ou depois o trabalho não é perdido, certo?

Quanto a intervenção no cabeçote para prevenção de problemas nessa idade do carro, como vê essa idéia?

A junta de aço que comentei parece que é da S10 2.4, acha interessante ou dá no mesmo da original?

Agora com relação ao turbo, isso mesmo meu carro é blindado, por isso o apelido de pesadão, tem idéia do investimento necessário para um turbo neste nível? Será que teria problemas para regulamentar?

Mais uma vez muito grato.
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por rgapski » 09 Jan 2014, 18:12

Bruno,

Para uma preparacao leve, como a q sugeri, nao eh preciso trabalhar o cabecote. Basta revisa-lo, pois com essa idade pode existir pontos frageis que pode te incomodar no futuro.
Idem com o restante so motor.

Sobre custos, depende de quem vai montar, do kit utilizado, etc.
Ha muito tempo que nao tenho varro preparado, ai nesse ponto (custos) nao posso te ajudar mto.

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Mala
GL Member
GL Member
Mensagens: 89
Registrado em: 14 Dez 2013, 09:23
Nome Completo: Marcos Ristow
Cidade: Panambi
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elegance 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por Mala » 09 Jan 2014, 20:24

Estou ha um tempo fora do mundo dos turbos, mas acredito que vá gastar entre 4k e 5k.

Sobre aspiração, não necessariamente seu carro vai ficar ruim em baixa, pois o maior motivo desta perda seria o comando mais "forte", porem resta a você dar uma boa trabalhada nos dutos do cabeçote, um coletor dimensionado(bem projetado, pois este pode destruir o desempenho do seu carro se não for bem projetado), até mesmo um filtro esportivo poderão te dar um up no desempenho. Porem deve ser levado em conta que seu carro é pesado, e que você quer um desempenho melhor em baixas rotações e retomadas(estou supondo), não um punhado a mais de "cavalos" que só serviriam para competições.
O passo mais importante em uma preparação, é encontrar um mecânico que te pergunte que tipo de preparação, resposta você quer. A grande maioria mete um "comandão" um coletor dimensionado produzido em serie, e diz que seu carro tá muito forte, que ninguém te pega na rodovia, porem oque você queria era um carro mais agiu no dia-a-dia.

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por bruno241281 » 09 Jan 2014, 21:24

Mala,

nessa definitivamente você não foi uma "mala"....ahahaha

Agora sério, muito grato creio que definiu muito bem a idéia...Alguém do Rio conhece alguma preparadora que possa indicar???? Vejam bem não estou pedindo para serem fiadores do cara, somente um ouvi coisas boas de fulano, dizem que ciclano é muito bom....e assim por diante.

Com relação ao cabeçote na faixa de quilomentragem dos 75k...lembro de ter lido o arquiteto comentar que esta faixa é ideal para dar uma verificada nele...estou me apegando a isso, pois prefiro gastar um numa preventiva do que três na corretiva....mas esse sou eu.

Com relação a junta, o que acham de colocar de aço?
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por Luiz Antunes » 09 Jan 2014, 21:52

oi Bruno ,

como já falaram , o melhor mesmo é uma turbina pequena entrando cedo pra disfarçar o baita peso e as 16 válvulas .

Turbina pequena , não precisa gastar grana com cabeçote , ela empurra goela abaixo o que vc necessita pra acelerar rápido e dar mais torque , no mais o 2,2 vai muito bem depois de bem empurrado pela turbina .

Mais que isso num blindado , vai quebrar caixa , e outras coisas , e vai ser um terror de perigoso .

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por bruno241281 » 10 Jan 2014, 06:54

Luiz,

quanto a manutenção preventiva no cabeçote acha viável?

Penso que uma vez que retirar para uma limpeza quimica poderia aproveitar para abrir os dutos, acha perigoso, acha que se fizer o trabalho no cabeçote hoje pode vir a ser impeditivo a instalação da turbina num futuro?


E quanto ao Luiz de São José dos Campos com o automático de 200CV, alguem tem noticia?

Valeu.
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por rgapski » 10 Jan 2014, 08:23

Bruno,

Sei que a pergunta foi pro Luiz, hehehe, mas vou dar uma opinião!

Não precisa trabalhar o cabeçote. Poupe este gasto.
Esse tipo de trabalho em um carro turbo leve não traz grandes mudanças. É um gasto, ao meu ver, desnecessário.
Com um turbo leve, enchendo cedo, você terá a impressão que tem um motor com o dobro da cilindrada, o que te ajudará muito a guiar o pesadão! rs

Assim, entendo que o que você deve priorizar é:

1) Uma boa revisão no cabeçote.
Nada de polir dutos, dar passe, entre outras providências. Isso só é valido para preparações muito refinadas ($$$) visando alto desempenho. O que se busca, aqui, é apenas um incremento em torque e potencia, e não um bólido.
O que deve ser feito é verificar as condições de funcionamento, como vedação das válvulas, condições dos retentores (aproveite pra trocá-los), estado dos comandos, sedes de válvulas, etc.

2) Uma boa revisão na parte inferior do motor.
Seu carro, por ser AT, não deve ter problemas por aqui. Carro AT poupa muito a parte inferior do motor, pois o motor trabalha de maneira mais uniforme.

3) Troca do óleo do cambio.
Troque totalmente o óleo, pois a cavalaria e torque extra, inevitavelmente, irão aquecer mais o óleo, que se degradará mais cedo.
Após isso, faça uma troca completa a cada 40mil km e fique tranquilo.
O cambio do vectra é bem "parrudo". Até 200cv ele aguenta numa boa.
O que deve ser evitado é dar aceleradas/arrancadas muito bruscas, pois isso favorecerá o desgaste.

4) Sistema de freios.
Se vai andar mais, tem que parar mais!
Um jogo de pastilhas mais potentes já vai ajudar.

5) Adoção de um bom sistema de injeção.
Dá pra aproveitar o sistema original + um sistema complementar ou utilizar um sistema próprio de injeção.
Se der, use um sistema próprio, pois é mais fácil de acertar e fácil de instalar.
Aqui esta o segredo do negócio. Um carro bem acertado não quebra fácil e é gostoso de guiar.


5) Prudência.
Ter carro preparado não é só acelerar!
Tenha em mente que o seu carro passará a estar no limite do projeto, ou seja, evite velocidades e arrancadas excessivas, pois elas não foram previstas no projeto original do carro, ainda mais tratando-se de um blindado.
Aproveite o turbo na subida de uma serra, em uma ultrapassagem, em uma ladeira mais acentuada...
São nessas condições que você terá aquele "gostinho" de um carro potente.

Sei que tem gente que vai achar careta, mas lugar de corrida é na pista.
Só porque você terá um turbo, não significa que tem que aceitar todo tipo de provocação e sair por ai rachando.
Acredite, muita gente vai te chamar pro pega se ouvir um turbo espirrando!

Infelizmente, tem gente que sente uma necessidade enorme de se auto-afirmar utilizando o carro como desculpa, e acredito que certamente esse não é o seu caso.
Não coloque sua vida, nem de seus amigos/familiares em risco.

Se quiser evitar os "rachadores" e ter algo mais discreto, adote uma válvula que não espirre, até porque, em carro AT ela deve ficar enchendo e esvaziando o tempo todo por conta das características do cambio.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por mdemarquinho » 10 Jan 2014, 09:14

Vou dar minha opinião.

Turbinar com um caracol é muito mais fácil de achar um preparador, é mais barato e "teóricamente" mais fácil.

Blower ainda é um paradigma no Brasil, existem poucos preparadores focados realmente nesse turbo compressor, você até acha vários carros preparados com esse turbo no you tube como referencia, o vídeo que mais gosto é de um tigra com um blower fortinho pra caramba.

A ultima vez que soube de alguém que queria colocar um blower, entre peças, preparador e dyno foi-se 9000 quanto o custo de uma preparação simples de um caracol eu acho que morre uns 4000 ou pouco mais.

Eu só turbinaria se realmente meus planos fosse para ficar um bom tempo com o carro, a forma de turbinar sinceramente, eu daria preferencia para o Blower se tivesse condições para isso.

Na época que turbinei meu Kadett, até surgiu uma hipótese (ideia) de colocar um blower pequeno do fiesta ou até mesmo um da mercedes que é um pouco maior, mas o custo era inviável (era o preço do carro rs) mas na época me falaram que é a melhor forma de subir a potencia do motor.

Oque me disseram, Blower é um turbo acionado por correia, se por um lado tem o fator negativo de mesmo na lenta ele gera uma carga extra no motor, mas quando você engata a marcha e acelera, a potência sobe linear justamente pelo fato dele estar sempre em funcionamento, claro que tem que ver qual melhor modelo de blower para seu motor e pressão a ser usada.

Se eu tivesse grana, iria para o Blower, não dá dor de cabeça, o turbo em si á caro se quebrar mas mas se você pesquisar no mercado, um blower para dar defeito demora muitos anos.

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por Luiz Antunes » 10 Jan 2014, 10:34

bruno241281 escreveu:Luiz, quanto a manutenção preventiva no cabeçote acha viável?


Preparação leve com turbina pequena , não precisa fazer nada no seu cabeçote , só alegria .

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por Arquiteto » 10 Jan 2014, 17:08

3 + S no transito urbano ...

e abastece com mais frequência ...mais nada :35:

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por bruno241281 » 10 Jan 2014, 18:54

Não entendi Leo... :61:
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por Arquiteto » 10 Jan 2014, 21:37

vc não quer o carro mais esperto ... experimenta:

cambio na posição 3 e aciona o modo sport

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por bruno241281 » 10 Jan 2014, 22:26

Leo,

não tenho como expor aqui como a sua perspicácia me impressionou...muito grato. :52:

Aproveitando a deixa, é lenda que o uso demasiado em sport pode degradar o óleo do cambio mais rápido?
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 293
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:56
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Cidade: Angra dos reis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1999

BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por Rodrigo-Vectra » 11 Jan 2014, 10:18

Arquiteto escreveu:3 + S no transito urbano ...
e abastece com mais frequência ...mais nada


só lenda arquiteto , o cambio na posição 3 a única coisa que realmente fará é trabalhar somente ate terceira marcha....


quando se tem pé totalmente no fundo , não se importa se esta 3 ou D ou mesmo com S ativado o carro vai trabalhar no limite dele...


sobre preparar o cabeçote ACHO VALIDO SIM!!!! ninguém acredita mas o limitador desse motor são alguns fatores como ( comando , pouca graduação e levante. me parece que são 243 graus de duração e 9 ou 9.5 de levante , algo assim) coletores. o de escape é um gargalo tremendo , o de admissão não é tanto mas não é nada bom ... e o cabeçote ao ser preparado vai te trazer um ganho de uns 20% no MÍNIMO, a by lula diz que o mínimo é 25% sendo assim 138 + 25% = 172 cv ,com um escape bem feito , deve ganhar algo em torno de 10% ( vou calcular pela base do motor original) 186 cv e um remapeamento . que venha 5 %( também calculado pela base do motor) da um total de 193 cv.... com um filtro que faça um pequeno milagre. pronto . você chegou nos 200 cv. não perdeu torque em baixa o motor ganhou fôlego . porem o somatório . cabeçote preparado . R$1400+ peças que talvez tenham que ser substituídas. + escape refeito ( coletor e tubulação mais abafadores em 2 1/4) R$ 1400 ... Filtro ( paguei 80 no meu) .... e remapeamento mais ou menos seus R$500( carro no dinamômetro + overspeed com sonda wide e emulador )

RS1400
RS1400
RS500
RS80
Total de RS3380


bom cada um sabe de si .... mesmo só o cabeçote é valido pois qualquer preparação turbo AGRADECE!!!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por Arquiteto » 11 Jan 2014, 15:45

na verdade 1ª 2ª e 3ª ...

alem de esticar mais as marchas e fazer mais rapidamente as reduções quando necessário ...

pra min ja estaria de bom tamanho no transito urbano :47:

e outra coisa que vai acontecer no caso do turbo, ele so vai atuar a partir de uma certa velocidade certo

ou seja ao carro vai sair lento e ter retomadas lentas do mesmo jeito no transito urbano travado,

que e o que incomoda o Bruno

Avatar do usuário
Mala
GL Member
GL Member
Mensagens: 89
Registrado em: 14 Dez 2013, 09:23
Nome Completo: Marcos Ristow
Cidade: Panambi
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elegance 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por Mala » 11 Jan 2014, 16:01

Rodrigo-Vectra escreveu:sobre preparar o cabeçote ACHO VALIDO SIM!!!! ninguém acredita mas o limitador desse motor são alguns fatores como ( comando , pouca graduação e levante. me parece que são 243 graus de duração e 9 ou 9.5 de levante , algo assim) coletores. o de escape é um gargalo tremendo , o de admissão não é tanto mas não é nada bom ...

bom cada um sabe de si .... mesmo só o cabeçote é valido pois qualquer preparação turbo AGRADECE!!!



Faço de suas as minhas palavras. Pra quem já viu a preparação de um motor sabe que são detalhes que fazem a diferença, mesmo que seja um turbo. Já que vai fazer uma revisão no cabeçote não custa muito a mais dar um trato, só não recomenda-se plainar o mesmo alem do necessário, pode inviabilizar o turbo. Futuramente terei de retirar o cabeçote para retirar um prisioneiro quebrado, já vou aproveitar e dar uma caprichada nele + coletor e escape. :38:

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por rgapski » 11 Jan 2014, 16:58

Arquiteto escreveu:e outra coisa que vai acontecer no caso do turbo, ele so vai atuar a partir de uma certa velocidade certo

ou seja ao carro vai sair lento e ter retomadas lentas do mesmo jeito no transito urbano travado,

que e o que incomoda o Bruno


Arquiteto,

Não me leve a mal, mas vou ter que discordar de você nesse ponto.
O turbo atua não só em determinada rotação, mas sim pela carga que é imposta ao motor.
Ou seja, o que faz o turbo pressurizar é o fluxo dos gases, não a RPM, diferentemente do blower, que é influenciado diretamente pela RPM.

Num carro turbo, voce pode andar a 4mil rpm, que se não afundar o pé (abrir a borboleta), não vem pressão positiva; por outro lado, dependendo do tipo de turbina, você pode afundar o pé já em 1.300 rpm e ter pressão.

A questão do turbo demorar pra entrar (conhecido como lag) depende do tipo de turbina utilizada.

Em geral, uma turbina pequena, em um motor grande como o do vectra, pode começar a pressurizar já em 1.300~1.500 rpm. A desvantagem da turbina pequena é que ela limitará o fluxo de ar em alta rpm.
Cito aqui o exemplo dos turbos originais de fabrica. O 1.8T da VW, por exemplo, usa uma turbina "pequena", ou seja, o objetivo do turbo é melhorar os baixos e medios regimes.
Quem já andou de passat 1.8T sabe que o bixo pega bem cedo, dando impressão de que se tem um motor com o dobro da cilindrada.

Agora, se você utilizar uma turbina grande, ela não vai encher em baixa rpm, pois o fluxo dos gases ainda não será suficiente para tirar a turbina da inércia e pressurizar, mas em alta o motor vai respirar muito melhor, o que irá gerar uma curva mais abrupta de potencia e torque nas altas rpm.
Esse é outro tipo de preparação, que visa mais potencia em altas rpm's, a famosa "estilingada".

Por isso é muito importante conversar direitinho com o preparador.
E tem mais: tem muito preparador que não monta o carro como o cliente quer, mas sim como ele acha que fica bom.
Por isso que é bom entender um pouco do assunto.

Outras coisas também influenciam o comportamento do carro, como o tipo de coletor/turbina, valvulas de alivio e prioridade, acerto, etc...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: BLOWER no CD Automatico 2.2 16v

por Arquiteto » 11 Jan 2014, 18:49

realmente não manjo nada de turbo ... so ouço alguns comentariso aqui e ali

e pelo que vc colocou ha mesmo o risco do turbo não resolver o problema do bruno

no transito urbano se não fizer a escolha certa ...

39 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 65 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 22:31