melk escreveu:Teria realmente um consumo melhor o carro passando de 8v para 16v? não seria o cambio longo que faz essa diferença no consumo?
Melk, essa história de ser mais Econômico o 16v, não é tão simples assim. Além de ter o dobro de válvulas, os motores que saíam originais com cabeçote 16v possuíam uma coisinha inédita na época (apesar de não muito lembrado pelo "povão") que era o Sensor de Fase. Esse sensor (não sei se tu conhece seu funcionamento) indica para a central de injeção o PMS do 1º cilindro do motor, e esta com a informação já sabia também o PMS dos outros 3. Com esta informação, a Central pode fazer outra coisinha inédita na época, a injeção sequencial de combustível. Ou seja, "abre" o bico injetor no tempo exato de admissão de cada cilindro. Pode parecer estranho, mas a injeção dos Vectra's 8v injeta de 2 em 2, mas apenas 1 dos 4 cilindros está admitindo em cada volta do virabrequim. No funcionamento, não faz tanta diferença pois o motor gira muito rápido, e essa gasolina quase não pára, sendo admitida logo depois. mas no consumo, principalmente em trechos longos, a diferença se mostra com mais vigor. Agora sim, alie isso com câmbio longo WR, 16 válvulas (gosta da estrada), etc.