O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoCabeçote roletado no Vectra 98
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

94 mensagens
GabrielUberti
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 04 Fev 2015, 23:17
Nome Completo: Gabriel Uberti
Cidade: Lajeado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por GabrielUberti » 14 Out 2015, 19:35

melk escreveu:Teria realmente um consumo melhor o carro passando de 8v para 16v? não seria o cambio longo que faz essa diferença no consumo? :47:



Melk, essa história de ser mais Econômico o 16v, não é tão simples assim. Além de ter o dobro de válvulas, os motores que saíam originais com cabeçote 16v possuíam uma coisinha inédita na época (apesar de não muito lembrado pelo "povão") que era o Sensor de Fase. Esse sensor (não sei se tu conhece seu funcionamento) indica para a central de injeção o PMS do 1º cilindro do motor, e esta com a informação já sabia também o PMS dos outros 3. Com esta informação, a Central pode fazer outra coisinha inédita na época, a injeção sequencial de combustível. Ou seja, "abre" o bico injetor no tempo exato de admissão de cada cilindro. Pode parecer estranho, mas a injeção dos Vectra's 8v injeta de 2 em 2, mas apenas 1 dos 4 cilindros está admitindo em cada volta do virabrequim. No funcionamento, não faz tanta diferença pois o motor gira muito rápido, e essa gasolina quase não pára, sendo admitida logo depois. mas no consumo, principalmente em trechos longos, a diferença se mostra com mais vigor. Agora sim, alie isso com câmbio longo WR, 16 válvulas (gosta da estrada), etc.

GabrielUberti
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 04 Fev 2015, 23:17
Nome Completo: Gabriel Uberti
Cidade: Lajeado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por GabrielUberti » 14 Out 2015, 19:50

Last_Warrior escreveu:Talvez um comando mais agressivo com uma reprogramação no chip e uma taxada com retrabalho dos dutos fique no mesmo preço do que o roletado e o ganho seja até maior. A não ser que consiga um roletado beeeem barato e em ótimo estado, mesmo assim vai ter que mexer no chip pra poder extrair bem os benefícios dele.



Warrior, concordo contigo sobre extrair CV's do motor. Mas, pode levar em consideração também o principal benefício do cabeçote roletado que, ao meu ver, é a IMPRESSIONANTE redução de atrito. Logo, o motor vai precisar fazer menos força para funcionar, o que se traduz em mais duas coisas: redução do consumo e elevação da potência na roda (realmente importante). Pensa comigo: um motor com alto atrito precisa gastar mais energia para funcionar, e essa perda por atrito se traduz em menor potência na roda. Já um motor com pouco atrito, precisa de pouca energia para funcionar, sobrando mais energia utilizável, que vai para a roda. Numa reta, isso vai ser pouco perceptível acredito eu, porém no uso diário, acelerar menos para andar a mesma coisa, economia de combustível e de motor.
O meu é um 16v, mas gosto mais dos 8v. Mais pegada em baixa. Aquela acelerada seca que joga contra o banco. O 16v é mais suave, a acelerada dura mais (caixa WR), parece um avião decolando. Mas meu sonho é montar um 2.0 8v roletado. O perfeito funcionamento da simplicidade me encanta nesse motor. Tudo é simples. Olha a montagem da correia, excesso de simplicidade eu diria hehe.

GabrielUberti
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 04 Fev 2015, 23:17
Nome Completo: Gabriel Uberti
Cidade: Lajeado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por GabrielUberti » 14 Out 2015, 20:13

felipenovak94 escreveu:Nao deixei bem clara a minha pergunta hahaha, o que eu queria saber é se o cabçote do astra ou vectra 2.0 roletado serve nos vectras 2.2 8v, a proposito nao muda do 2.0 pro 2.2 ne? a unica diferença estaria no bloco e nas bielas?
:9:



2.0= Diâmetro de 86mm - Curso (virabrequim) de 86mm - Biela de 143mm
2.2= Diâmetro de 86mm - Curso (virabrequim) de 94,6mm - Biela de 148mm
2.4= Diâmtero de 87,5mm - Curso (virabrequim) de 100mm - Biela de 148mm

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por ArnaldoRj » 15 Out 2015, 06:37

GabrielUberti escreveu:
melk escreveu:Teria realmente um consumo melhor o carro passando de 8v para 16v? não seria o cambio longo que faz essa diferença no consumo? :47:



Melk, essa história de ser mais Econômico o 16v, não é tão simples assim. Além de ter o dobro de válvulas, os motores que saíam originais com cabeçote 16v possuíam uma coisinha inédita na época (apesar de não muito lembrado pelo "povão") que era o Sensor de Fase. Esse sensor (não sei se tu conhece seu funcionamento) indica para a central de injeção o PMS do 1º cilindro do motor, e esta com a informação já sabia também o PMS dos outros 3. Com esta informação, a Central pode fazer outra coisinha inédita na época, a injeção sequencial de combustível. Ou seja, "abre" o bico injetor no tempo exato de admissão de cada cilindro. Pode parecer estranho, mas a injeção dos Vectra's 8v injeta de 2 em 2, mas apenas 1 dos 4 cilindros está admitindo em cada volta do virabrequim. No funcionamento, não faz tanta diferença pois o motor gira muito rápido, e essa gasolina quase não pára, sendo admitida logo depois. mas no consumo, principalmente em trechos longos, a diferença se mostra com mais vigor. Agora sim, alie isso com câmbio longo WR, 16 válvulas (gosta da estrada), etc.

Gabrie. São todos os 8V que injetam de 2 em 2? Isso significa que uma injetada então é desnecessária. Então 50% do combustível injetado vai embora? O pensamento é esse mesmo?
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por Last_Warrior » 15 Out 2015, 20:41

Realmente, acho que o maior benefício do roletado vai ser menor consumo.

E não seria possível pegar um roletado e melhorar ainda mais? Tipo rebaixar um pouco?

Sobre adaptação, que eu saiba não é possível nos Vectra A que possuem distribuidor, nos Vectra B em diante, que possuem bobina direta, é possível adaptar sem maior stress.

Lógico que não vai ser tudo 100% "plug and play", mas com um pouco de paciência se arruma tudo.

Estou estudando colocar o roletado no meu omega 2.2 mais por questão de consumo, e manter taxa e tudo mais original...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

diegotwim
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Abr 2014, 14:02
Nome Completo: Diego
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por diegotwim » 01 Nov 2015, 21:08

ArnaldoRj escreveu:
GabrielUberti escreveu:
melk escreveu:Teria realmente um consumo melhor o carro passando de 8v para 16v? não seria o cambio longo que faz essa diferença no consumo? :47:



Melk, essa história de ser mais Econômico o 16v, não é tão simples assim. Além de ter o dobro de válvulas, os motores que saíam originais com cabeçote 16v possuíam uma coisinha inédita na época (apesar de não muito lembrado pelo "povão") que era o Sensor de Fase. Esse sensor (não sei se tu conhece seu funcionamento) indica para a central de injeção o PMS do 1º cilindro do motor, e esta com a informação já sabia também o PMS dos outros 3. Com esta informação, a Central pode fazer outra coisinha inédita na época, a injeção sequencial de combustível. Ou seja, "abre" o bico injetor no tempo exato de admissão de cada cilindro. Pode parecer estranho, mas a injeção dos Vectra's 8v injeta de 2 em 2, mas apenas 1 dos 4 cilindros está admitindo em cada volta do virabrequim. No funcionamento, não faz tanta diferença pois o motor gira muito rápido, e essa gasolina quase não pára, sendo admitida logo depois. mas no consumo, principalmente em trechos longos, a diferença se mostra com mais vigor. Agora sim, alie isso com câmbio longo WR, 16 válvulas (gosta da estrada), etc.

Gabrie. São todos os 8V que injetam de 2 em 2? Isso significa que uma injetada então é desnecessária. Então 50% do combustível injetado vai embora? O pensamento é esse mesmo?


Não se perde não, acaba "acumulando" proximo a valvula e é admitido hora que a valvula abre. A sequencial realmente tras beneficios em acerto e consumo no uso diario, questão de performance não faz tanta diferença pois, como ele disse, o giro é tão rapido que após determinada faixa de giro a injeção é quase que simultanea
-Vectra GT 2.0 Manual: Rodas 19" e som.
-Parati GLS 1.8 1994: restauração exterior: OK|preparação: 80%

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por Tiagomos1 » 01 Nov 2015, 22:37

O consumo de combustível, no caso a redução de consumo vista no motor 16v não está relacionada à injeção. O que faz o carro beber menos é que o motor "respira" mais. Entra mais ar e a exaustão dos gases da queima é feita mais rápido.
Isso que faz o consumo cair. Maior entrada da mistura ar+combustível e maior saída de gases resulta em maior rendimento do motor.
A maior entrada e saída que o 16v proporciona que faz ele ser melhor em estradas. Em altas rotações que o motor 8v sente a "falta de ar" enquanto o 16v tem fôlego para ir mais longe.


Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

diegotwim
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Abr 2014, 14:02
Nome Completo: Diego
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por diegotwim » 03 Nov 2015, 13:14

Não estou falando que voce está totalmente errado, mas voce ta confundindo em partes eficiencia volumetrica com eficiencia termica.
Parte do problema de consumo é o peso e a aerodinamica de um carro. Outra parte é a eficiencia do motor em gerar energia com uma mesma quantidade de combustivel, essa energia se perde em atrito, calor, etc.. Um motor que admite mais mistura, consequentemente vai ter um maior consumo (pois esta entrando mais combustivel). Essa eficiencia varia de acordo com carga no motor, rotação, etc.. então um motor que trabalhe mais na faixa de maior eficiencia vai ser mais economico.
A parte da injeção na qual foi comentada, influencia sim no consumo e muito! Uma injeção sequencial, com maior processamento etc, vai ter uma maior precisão no acerto da estequiometria da mistura. Cada situação exige uma mistura diferente, se a injeção pensa que o motor esta em uma situação e ele esta em outra, ele acaba gastando mais combustivel para não danificar o motor (usando ponto de ignição mais atrasado, usando mistura mais gorda, etc..). Uma injeção que sabe exatamente a situação e tem ferramentas para trabalhar numa situação adequada, vai ser mais economica. Só ver a evolução na injeção direta, que consegue trabalhar com uma mistura muito mais pobre (com menos combustivel) se comparada a uma injeção convencional. Falando de um jeito bem generico para ficar um pouco claro nessa questão.
-Vectra GT 2.0 Manual: Rodas 19" e som.
-Parati GLS 1.8 1994: restauração exterior: OK|preparação: 80%

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por Last_Warrior » 13 Nov 2015, 13:44

De fato, um 16v poderia trazer maior benefício, mas acho que na prática, o custo não vale a pena.

Portanto, o roletado se torna uma opção pra lá de interessante...

Quem a tiver realizado, favor postar detalhes pra dar uma apimentada no tópico!!
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

RafaelGRolim
GL Member
GL Member
Mensagens: 100
Registrado em: 29 Jul 2015, 08:58
Nome Completo: Rafael Gomes de Sousa Rolim
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por RafaelGRolim » 16 Dez 2015, 16:56

Pessoal, meu carro (2.2 8v 2000) foi pra oficina hoje e ficou constatado que preciso de um cabeçote novo. Dai me deparei com a oportunidade de comprar um roletado completo (comando, tuchos, balancins, e etc), minha duvida é, a instalaçao é totalmente plug and play não é?
VECTRA 2.2 8V 00/00
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por Arquiteto » 16 Dez 2015, 20:28

então Rafael pelo que ja foi postado isto não foi confirmado

aconselho vc conversar sobre isto com um mecanico de retifica que tenha boa experiencia

RafaelGRolim
GL Member
GL Member
Mensagens: 100
Registrado em: 29 Jul 2015, 08:58
Nome Completo: Rafael Gomes de Sousa Rolim
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por RafaelGRolim » 17 Dez 2015, 00:06

Fiz a compra de um kit roletado completo para por no meu gls 2.2 2000. Daqui para frente conforme a peça chegue e começe a fazer a adaptação, irei postando aqui.
VECTRA 2.2 8V 00/00
Imagem

Avatar do usuário
valmir
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Abr 2013, 22:55
Nome Completo: valmir lemes
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por valmir » 18 Dez 2015, 06:54

bom dia galera, rafael pode colocar o cabeçote completo do roletado que serve perfeito no vectra 2.2 2000 e tirar o que vc tem e colocar o roletado de boas vai funcionar perfeito, terminei de montar o meu vectra que tb é 2.2 8v eu mesmo montei o roletado nele , carro fica melhor sim , mas ja aviso vc so tera ganho bom mesmo fazendo um chip de potencia e uma polia regulavel ai fica top :88: :88:

Avatar do usuário
valmir
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Abr 2013, 22:55
Nome Completo: valmir lemes
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por valmir » 18 Dez 2015, 06:56

:88:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por Arquiteto » 18 Dez 2015, 09:03

isto sera otimo pro pessoal animar a fazer este up ...

RafaelGRolim
GL Member
GL Member
Mensagens: 100
Registrado em: 29 Jul 2015, 08:58
Nome Completo: Rafael Gomes de Sousa Rolim
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por RafaelGRolim » 18 Dez 2015, 21:08

Que bom saber Valdir que você ja fez essa melhoria no seu carro! Estou ansioso para instalá-lo no meu. Quanto ao chip, você pôs no seu?
Pois é arquiteto, pretendo fazer uma breve comparação e se possível com video dando minhas impressões do antes e depois.
VECTRA 2.2 8V 00/00
Imagem

Avatar do usuário
valmir
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Abr 2013, 22:55
Nome Completo: valmir lemes
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por valmir » 20 Dez 2015, 06:20

então rafael qdo instalei o roletado no meu vectra fui acelerar com meus amigos logo de cara vc percebe que o carro melhorou, mas percebi que poderia melhorar mais , ai fui numa empresa que faz chip de potencia expliquei ao cara o que tinha feito no meu vectra ai ele fez fez um chip baseado no que falei pra ele. ai sim o carro melhorou mais rs :88:

Avatar do usuário
valmir
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Abr 2013, 22:55
Nome Completo: valmir lemes
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por valmir » 20 Dez 2015, 06:27

o coletor de admissao ainda uso o original dele de alumínio , mas em janeiro vou colocar o coletor de plastico e vamos ver se vai mudar alguma coisa no desempenho. :47:

RafaelGRolim
GL Member
GL Member
Mensagens: 100
Registrado em: 29 Jul 2015, 08:58
Nome Completo: Rafael Gomes de Sousa Rolim
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por RafaelGRolim » 20 Jan 2016, 11:05

valmir escreveu:o coletor de admissao ainda uso o original dele de alumínio , mas em janeiro vou colocar o coletor de plastico e vamos ver se vai mudar alguma coisa no desempenho. :47:

E ai Valmir, colocou o coletor plastico? É só o de escape ou tem que ser de admissão também? To pensando em comprar pro meu.
VECTRA 2.2 8V 00/00
Imagem

Avatar do usuário
valmir
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Abr 2013, 22:55
Nome Completo: valmir lemes
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Cabeçote roletado no Vectra 98

por valmir » 25 Jan 2016, 17:00

então amigo o coletor de escape vc pode usar o seu original e de admissão tb, eu cheguei a comprar o coletor de plastico mas como tem que fazer algumas adaptações por enquanto eu adaptei a tbi do 16v que é 61mm ficou bom o resultado :88:

94 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 93 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 09:12