melk escreveu:Quero saber o necessário para tornar um motor GM F2 2.2 8V em 16V alem de cabeçote, pistões o que mais terei de trocar para ter um motor 16V com funcionamento mais próximo do original. Não estou pensando somente em potencia mais sim em um funcionamento mais suave em qualquer giro, coisa que gosto desse motor.
Eu acho inviável.
Um cabeçote, quando comprado novo, principalmente completo, costuma custar uma pequena fortuna.
Usado, por outro lado, podem até ser barato, mas corre-se o risco de virem com sérios problemas (empenamentos, corrosões, etc).
O cabeçote completo mesmo, com comandos, válvulas molas, tampas, juntas, não creio que custe menos de R$ 2.500 um usado em bom estado.
Vai precisar também do coletor de admissão completo. Acho que poucas peças são intercambiáveis com os 8v.
Parece-me que bicos e sensores são diferentes.
Coletor de escape também é diferente.
Ai vai pistões com ressaltos, que demandarão um trabalho de retífica...
E pra funcionamento mais suave, vai precisar, ainda, da arvore balanceadora.
Contudo, isso é de certa forma dispensável. Tem quem rode sem e não note diferenças.
Como vc quer o motor "liso", talvez seja necessário, principalmente em altos rpm.
Em suma, creio que a brincadeira com peças e mdo ultrapasse, facilmente, os 7.500~8.000...
E na hora de vender ninguém vai te dar um centavo à mais por causa disso, muito pelo contrário... As pessoas (ignorantes) costumam fugir dos 16v...
Vai ter trabalho pra alterar documentação...
Talvez seja negócio tentar achar um 2.4 16v usado e tentar fazer um transplante completo, com IE e tudo mais.
Porém, eu ja vi um motor desse usado (sem IE) por R$ 5.000,00, com nota fiscal e tudo mais.
O sistema de injeção não deve sair por menos de uns R$ 1.500,00....
Ai tem MDO, acerto, tempo perdido, documentação...
Abs!