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Alcir Andreoni
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Re: Vectra 2.2 mais desempenho

por Alcir Andreoni » 14 Ago 2015, 16:57

rgapski escreveu:Providencia logo um kit turbo.

O que você vai gastar com preparação de cabeçote e mão de obra e peças para montar/desmontar dá pra comprar um kit básico pra rodar com 0,5kg.
Com trabalho no cabeçote/escape e remapeamento, não vai passar dos 140cv e 20~21kg de torque.
Te garanto que um turbo com 0,5kg é mais legal que um cabeçote preparado.

Com 0,5kg você deve ter pelo menos uns 170cv e uns 29kg de torque, considerando um acerto "marromenos".
E fora que o consumo com turbo é menor do que num motor com preparação aspro.

Eu já gastei os tubos num motor GM com preparação ASPRO.
Com nem 1/5 do valor que gastei no aspro eu coloquei um kit turbo em outro e foi o brinquedo mais legal que já tive.

Preparação aspro é pra carrinho leve, com motor girador, cambio curto, o que definitivamente o vectra não é e não tem.

Abs!

Tem uma matéria na FullPower sobre turbo popular baratinho, que leva um Palio 1.0 aos 140cv's...

Fácil de instalar...
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Isso deixa marcas profundas!

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vectt5
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Re: Vectra 2.2 mais desempenho

por vectt5 » 15 Ago 2015, 07:01

Caros srs. Seria possivel aumentar a cilindrada deste motor? da para chegar a 2.3 ou 2.4? como fazer?
agradeco

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Re: Vectra 2.2 mais desempenho

por Arquiteto » 15 Ago 2015, 08:07

hoje a tendência e aumentar potencia e torque mesmo de diminuindo a cilindrada ...

o que o pessoal ja comentou e muito mais pratico de se fazer do que partir para

aumento de cilindrada


antes de qualquer decisão vc precisa estabelecer o que pretende gastar e o que pretende ganhar

ai ja elimina varias possibilidade e trabalha dentro de um objetivo concreto


em termos de custo x resultado o turbo e sem duvida a melhor opção

mas tenha em mente que antes duas coisas fundamentais antes de partir pra esta opção


1- vc provavelmente não vai conseguir legalizar

2- se não tem um execelente preparador em mente ... nem comece , da dó de ver amigos começarem

um projeto deste com gente despreparada e nunca acabar ou virar uma dor de cabeça eterna

fora o que era pra sair barato sai custando o preço de um motor novo


seja sabio na suas escolhas

:76:

rgapski
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Re: Vectra 2.2 mais desempenho

por rgapski » 16 Ago 2015, 08:13

[quote="Alcir Andreoni"
Tem uma matéria na FullPower sobre turbo popular baratinho, que leva um Palio 1.0 aos 140cv's...

Fácil de instalar...[/quote]

Esse kit é feito pela Biaggio, numa tentativa de "popularizar" o turbo.
Por enquanto, tem apelas para a linha fire 1.0 e 1.4 da fiat.

E um kit "plug'n'play", com turbina, coletor, etc + uma centralina para controle do bico suplementar com um acerto mediano para funcionar em 99,99% dos carros. Coisa bem básica mesmo.
A turbina já vem ajustada para uma pressão determinada, para não afetar o acerto.

Palavra de quem já teve carro turbo: pra rodar com turbo até 0,5kg não tem muito segredo. As chances de quebra são poucas e o acerto é fácil de se fazer, pois a demanda de combustível não é tão absurda. Dá até pra usar bomba original.

O meu kadett montei praticamente sozinho em casa, rodei muito tempo com 1,5kg, por limite da turbina.
Nunca tive quebra de motor, apenas desgaste de embreagem (na época embreagem cerâmica era uma fortuna), freios, etc. Coisa normal em um carro que rodava com pelo menos o dobro da potencia original.
O acerto deu trabalho, mas como isso pra mim era uma diversão, sem problemas...

O que faz quebrar é a pecinha atrás do volante.
Praticamente a maioria que não entende de mecânica e enfia um turbo no carro não sabe usar, fica rodando com o giro lá em cima, fica entrando na rpm de corte, despeja torque em via cheia de buracos, quer tirar racha...
Pode andar com 0,4kg que assim nenhum carro aguenta, alias, nem motor original aguenta abuso excessivo.

Abs!
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Um UP de leve no 2.2 16v!!!

por marcusbatera1 » 06 Set 2015, 09:02

Alcir Andreoni escreveu:
rgapski escreveu:
gyan escreveu:pessoal aos entendidos, meu 2.2 16v esta com filtro esportivo k&N in box, sem catalisador e motor novo com 15 mil km, estou pesquisando até agora só sei que devo fazer ângulos nas válvulas, estou querendo sugestões já testadas para o cabeçote não pretendo trocar comandos nada de que impossibilite de usa-lo no dia a dia e não perder a economia na estrada. vou fazer chip com o overspeed após decidir o que fazer, e fazer toda a parte mecânica que é feita por mim mesmo. alem das dicas do cabeçote queria saber se ficaria bom trocar pistões dele pelos do 2.0 16v de 141 cv, se daria para continuar com gasolina andando normal, olhando no antigo forum vi que ficaria com 11.6 de taxa, mas só comentários por cima.
agradeço a quem puder colaborar.
abraço a todos


Gyan,

Refazer os ângulos das sedes de válvulas não te dará ganho expressivo de potencia, talvez nem dê algum ganho.
O que melhor é a vaporização do combustível.
O ganho obtido com esse trabalho surge justamente em carros com comandos mais bravos, pois essa emulsificação facilita a queima em marcha lenta e baixas rpms, deixando o carro mais gostoso de guiar em baixas rpm.
Eu tive um aspro com comando bem nervoso, o que fazia embaralhar demais até os 2mil rpm, era praticamente impossível de andar em baixa. Depois de retrabalhar as sedes das valvulas, o carro ficou bem mais gostoso de guiar, embora ainda embaralhasse um pouco.
Não notei ganho em números, pois em alta permaneceu praticamente na mesma, mas senti melhoras legais na dirigibilidade, partidas, marcha lenta, etc.

Sobre a troca dos pistões, não sei te dizer, mas me parece que os pistões do 2.2 são maiores que o do 2.0...
Aumentar a taxa vai te dar um ganho legal, mas já que vai mexer em pistões, porque não passa ele para 2.4?
Afinal "there's no replacement for displacement"...
No dia que precisar mexer no meu motor, não penso duas vezes em abrir para 2.4.
Um 2.4, com catalisador, filtro e escape original já da 150 cv, o que seria bem suficiente para mim...

O seu carro do jeito que esta (com filtro e escape), quando fizer o chip, já vai vir pelo menos uns 15% a mais de potencia, chegando na casa dos 150 pocotós, isso sem perder em dirigibilidade e torque em baixa.
Talvez aconsiga mais, mas acho que ultrapassar a relação de 70cv/litro exige maiores aprimoramentos, como taxa, comando, o que vai exigir reescalonamento do cambio, pois o cambio do 16v é loooongo que só.
Tentar tirar muita coisa no aspro exige muito $$$.

Outra coisa que parece interessante, é a retirada da arvore de balanceamento.
Dizem que ela "pesa" no motor.
Não sei até onde isso procede, ai tem que esperar a galera das antigas se manifestar.

Agora, se você almeja ultrapassar a barreira dos 170~180cv, parte prum kit turbo básico. Com 0,5 de pressão você já vai conseguir mais que isso.
Com essa pressão, não há tanta necessidade de intercooler, bastando rodar no álcool e deixar bem acertado para não dar falta.
O vectra tem cambio longo, então dá até pra viajar a 120km/h sem encher a turbina.
E ainda continua na vantagem de ter um carro com dirigibilidade próxima da original...

Abs.

Tinha certeza de que a resposta viria com você!





fala galera bom dia, estou acompanhando aqui o fórum e tentando entender um pouco sobre preparação, pois entendo realmente bulufas sobre, no que eu poderia fazer pra dar um UP na minha viatura que é um Vectra B 2.2 16V MAnual, tb fico louco com a retomada dele e saída, mas conforme explicaram aqui isso tb se dá mt em conta do câmbio meuio que inapropirado, pois bem gostaria da ajuda de vcs no que eu poderia fazer pra dar um UP em potenica e desenvolvimento do meu vectra, o Cabeçote tive q mandar retificar e pus a medida dele dele pra Stand pois não havia medida, ou seja ele esta 0km, e o bloco será todo refeito pois estava queimando óleo e as camisas estavam abrigando o Wolverine então vcs ja sabem o motor esta td desmontado na retifica disseram que colocariam pra medida 0.50 os pistoes, entao queria aproveitar q ele ja esta aberto pra fazer isso entao gostaria da ajuda de vcs ai no que poderia ser feito, nd de exagerado mas algo significativo no que tange as peças que podem colocadas no motor, pra não montar td original e ficar o msm carro.....


dsclp a falta de saber e entender da materia...
dsd já agradeço :13:

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Re: Um UP de leve no 2.2 16v!!!

por marcusbatera1 » 06 Set 2015, 09:04

marcusbatera1 escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
rgapski escreveu:
gyan escreveu:pessoal aos entendidos, meu 2.2 16v esta com filtro esportivo k&N in box, sem catalisador e motor novo com 15 mil km, estou pesquisando até agora só sei que devo fazer ângulos nas válvulas, estou querendo sugestões já testadas para o cabeçote não pretendo trocar comandos nada de que impossibilite de usa-lo no dia a dia e não perder a economia na estrada. vou fazer chip com o overspeed após decidir o que fazer, e fazer toda a parte mecânica que é feita por mim mesmo. alem das dicas do cabeçote queria saber se ficaria bom trocar pistões dele pelos do 2.0 16v de 141 cv, se daria para continuar com gasolina andando normal, olhando no antigo forum vi que ficaria com 11.6 de taxa, mas só comentários por cima.
agradeço a quem puder colaborar.
abraço a todos


Gyan,

Refazer os ângulos das sedes de válvulas não te dará ganho expressivo de potencia, talvez nem dê algum ganho.
O que melhor é a vaporização do combustível.
O ganho obtido com esse trabalho surge justamente em carros com comandos mais bravos, pois essa emulsificação facilita a queima em marcha lenta e baixas rpms, deixando o carro mais gostoso de guiar em baixas rpm.
Eu tive um aspro com comando bem nervoso, o que fazia embaralhar demais até os 2mil rpm, era praticamente impossível de andar em baixa. Depois de retrabalhar as sedes das valvulas, o carro ficou bem mais gostoso de guiar, embora ainda embaralhasse um pouco.
Não notei ganho em números, pois em alta permaneceu praticamente na mesma, mas senti melhoras legais na dirigibilidade, partidas, marcha lenta, etc.

Sobre a troca dos pistões, não sei te dizer, mas me parece que os pistões do 2.2 são maiores que o do 2.0...
Aumentar a taxa vai te dar um ganho legal, mas já que vai mexer em pistões, porque não passa ele para 2.4?
Afinal "there's no replacement for displacement"...
No dia que precisar mexer no meu motor, não penso duas vezes em abrir para 2.4.
Um 2.4, com catalisador, filtro e escape original já da 150 cv, o que seria bem suficiente para mim...

O seu carro do jeito que esta (com filtro e escape), quando fizer o chip, já vai vir pelo menos uns 15% a mais de potencia, chegando na casa dos 150 pocotós, isso sem perder em dirigibilidade e torque em baixa.
Talvez aconsiga mais, mas acho que ultrapassar a relação de 70cv/litro exige maiores aprimoramentos, como taxa, comando, o que vai exigir reescalonamento do cambio, pois o cambio do 16v é loooongo que só.
Tentar tirar muita coisa no aspro exige muito $$$.

Outra coisa que parece interessante, é a retirada da arvore de balanceamento.
Dizem que ela "pesa" no motor.
Não sei até onde isso procede, ai tem que esperar a galera das antigas se manifestar.

Agora, se você almeja ultrapassar a barreira dos 170~180cv, parte prum kit turbo básico. Com 0,5 de pressão você já vai conseguir mais que isso.
Com essa pressão, não há tanta necessidade de intercooler, bastando rodar no álcool e deixar bem acertado para não dar falta.
O vectra tem cambio longo, então dá até pra viajar a 120km/h sem encher a turbina.
E ainda continua na vantagem de ter um carro com dirigibilidade próxima da original...

Abs.

Tinha certeza de que a resposta viria com você!





fala galera bom dia, estou acompanhando aqui o fórum e tentando entender um pouco sobre preparação, pois entendo realmente bulufas sobre, no que eu poderia fazer pra dar um UP na minha viatura que é um Vectra B 2.2 16V MAnual, tb fico louco com a retomada dele e saída, mas conforme explicaram aqui isso tb se dá mt em conta do câmbio meuio que inapropirado, pois bem gostaria da ajuda de vcs no que eu poderia fazer pra dar um UP em potenica e desenvolvimento do meu vectra, o Cabeçote tive q mandar retificar e pus a medida dele dele pra Stand pois não havia medida, ou seja ele esta 0km, e o bloco será todo refeito pois estava queimando óleo e as camisas estavam abrigando o Wolverine então vcs ja sabem o motor esta td desmontado na retifica disseram que colocariam pra medida 0.50 os pistoes, entao queria aproveitar q ele ja esta aberto pra fazer isso entao gostaria da ajuda de vcs ai no que poderia ser feito, nd de exagerado mas algo significativo no que tange as peças que podem colocadas no motor, pra não montar td original e ficar o msm carro.....


dsclp a falta de saber e entender da materia...
dsd já agradeço :13:




em tempo cabeçote não é roletado!!!

charles.oliveira
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por charles.oliveira » 23 Out 2015, 03:41

Tenho um Vectra CD 2.0 16V, comprei recentemente, motor novo com 1.500km/rodados, ainda to andando namoral pra não me causar dores de cabeça, mas pretendo investir em um Filtro Esportivo K&N e em um 4x1 dimensionado e o resto 3" com 1 abafador de 4", haverá resultados expressivos? O barulho do carro fica escandaloso ou fica agradável?

rgapski
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por rgapski » 23 Out 2015, 13:01

charles.oliveira escreveu:Tenho um Vectra CD 2.0 16V, comprei recentemente, motor novo com 1.500km/rodados, ainda to andando namoral pra não me causar dores de cabeça, mas pretendo investir em um Filtro Esportivo K&N e em um 4x1 dimensionado e o resto 3" com 1 abafador de 4", haverá resultados expressivos? O barulho do carro fica escandaloso ou fica agradável?


Haverá resultado expressivo sim!
O barulho vai ser bem expressivo e a perda de torque em baixa também!
Talvez tenha também algum ganho no aumento do consumo e algum erro de leitura da sonda lambda... rs

3" de escape se usa em turbão de mais de 250cv... Não se iluda com isso.

Minha opinião:
Gaste o dinheiro disso com uma revisão em algum item que esteja precisando, um joguinho de pneu legal... Será mais bem proveitoso.
O vectra é um carro que não precisa de "incrementos" pra se destacar.
Golzinho e celta que precisam ter um escape barulhento, algumas firulas "adornando" pro dono poder saber que naquele mar de carro igual, aquele ali é o dele.

Palavra de quem já jogou muito dinheiro fora com essas coisas quando comprou o primeiro carro... rs

Abs!
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Rogério Leitão da Costa Lopes » 20 Jan 2016, 22:42

blue label escreveu:a injeção seja ela qual for, não dá 1cv a mais para o carro

quer torque?
2.4 there's no replacement for displaciment

o meu é um 2.2 16v que logo vai ser 2.4
o que eu estou fazendo

comandos x20xer (260-266° com 10,6 de levante)
coletor antigo do x20xev com geometrica variavel, (ainda não vou usar a geometrica variavel)
coletor do x20xer 4x2x1
escape de inox com 2,5" e somente 1 silencioso traseiro, mas devo colocar um abafador
borboleta de marea turbo retrabalhada para 65mm

potencia? ainda não sei, mas estou tentando utilizar o maximo de peças OEM




boa noite amigão,sou novo no clube tb, mais estou na mesma cituação que vc já se encontra a respeito da parte de baixo do motor.
as minhas duvidas são em relaçao a parte de baixo que vai transformar de 2.2 para 2.4.

e quais seriam as mudanças que preciso fazer pq estou com o meu carro parado e comprei um virabrequim do 2.4 de numeração final 387 .
peço sua ajuda e informações pq os mecanicos daqui do rio parece que tem medo de fazer isso.
obrigado ...

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Opnião de todos sobre melhorar o torque

por valmir » 07 Set 2016, 06:39

bom dia amigos , lendo tds as msg desse topico e tenho que concordar com o amigo que colocou cabeçote roletado no vectra, se colocar só o cabeçote e não fazer mais nada no motor o ganho é minimo pouca coisa mesmo, agora fazendo um novo chip e colocando uma polia regulavel ai sim vc tera um ganho de potencia :88:

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Opnião de todos sobre melhorar o torque

por blue label » 14 Set 2016, 13:08

Rogério Leitão da Costa Lopes escreveu:Fuente del Mensaje
blue label escreveu:a injeção seja ela qual for, não dá 1cv a mais para o carro

quer torque?
2.4 there's no replacement for displaciment

o meu é um 2.2 16v que logo vai ser 2.4
o que eu estou fazendo

comandos x20xer (260-266° com 10,6 de levante)
coletor antigo do x20xev com geometrica variavel, (ainda não vou usar a geometrica variavel)
coletor do x20xer 4x2x1
escape de inox com 2,5" e somente 1 silencioso traseiro, mas devo colocar um abafador
borboleta de marea turbo retrabalhada para 65mm

potencia? ainda não sei, mas estou tentando utilizar o maximo de peças OEM




boa noite amigão,sou novo no clube tb, mais estou na mesma cituação que vc já se encontra a respeito da parte de baixo do motor.
as minhas duvidas são em relaçao a parte de baixo que vai transformar de 2.2 para 2.4.

e quais seriam as mudanças que preciso fazer pq estou com o meu carro parado e comprei um virabrequim do 2.4 de numeração final 387 .
peço sua ajuda e informações pq os mecanicos daqui do rio parece que tem medo de fazer isso.
obrigado ...


o seu é 8v ou 16v?
Coloca uma foto do vira
assim, tem algo parecido com dentes de engrenagem nesse vira?

2.2 para 2.4

precisa abrir o bloco para 87,5

comprar jogo de pistão do 2.4 (8v ou 16v)
comprar o vira do 2.4
biela utiliza a do 2.2 mesmo,

biela do 2.2/2.4 8v tem diferenças da 2.2/2.4 16v

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por blue label » 14 Set 2016, 13:09

valmir escreveu:Fuente del Mensaje bom dia amigos , lendo tds as msg desse topico e tenho que concordar com o amigo que colocou cabeçote roletado no vectra, se colocar só o cabeçote e não fazer mais nada no motor o ganho é minimo pouca coisa mesmo, agora fazendo um novo chip e colocando uma polia regulavel ai sim vc tera um ganho de potencia :88:

vai ter mais 1 cv kkkk

não aguentei, brincadeira amigo

toda a modificação tem que ser estuda

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por valmir » 15 Set 2016, 08:20

tranquilo blue label, eu comentei pq eu uso o cabeçote roletado no meu vectra 2.2 8v e só tive um ganho de potencia legal depois que troquei o chip e coloquei o coletor de admissao de plastico, meu acerto eu fiz na rua mesmo andando e comparando com outros carros, acerto em dinamômetro so qdo fazer a parte de baixo do motor :88:

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por blue label » 16 Set 2016, 15:48

mas e isso mesmo, não tem expectativa de ganho nenhum se vc só trocar cabeçote, afinal, voce deixou um monte de coisas que restringe

conjunto tem que ter harmonia

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Melhorando torque gls 2.0 8v

por deniscar » 14 Out 2016, 20:21

Boa noite turma vectrera estou dando uma melhorada no meu pretao e desde ja gostaria de compartilhar experiencias e resultados com vcs , estou com um projeto em andamento com um motor C20NE o qual estou almentando o diametro do pistao ultilizando peças GM pistoes da S10 2,4 e bielas do vectra 2,2 , tive que dar uma leve torneada na parte superior do pistao pois passou um pouco da altura do bloco , outra coisa que tive que fazer foi os furos da biela pois as do 2.2 nao tinha estou usando uma bomba e o pescador do 2.4 16v e um cabeçote 8v roletado,e bicos injetores do omega alcool. gostaria de saber se alguem ja fez um projeto parecido? se ouve boa melhora de torque?

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Melhorando torque gls 2.0 8v

por Arquiteto » 14 Out 2016, 22:10


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Opnião de todos sobre melhorar o torque

por vectt5 » 18 Out 2016, 13:43

Caro Valmir este coletor de plastico seria de qual modelo vectra? e o chip é de qual empresa?
abracos

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Melhorando torque gls 2.0 8v

por valmir » 19 Out 2016, 06:39

bom dia tenho um vectra 2.2 8v a gasolina e uso cabeçote roletado nele junto com o coletor de admissao de plastico, pra mim o resultado ficou muito bom , tive que fazer um outro chip ai fiz mais um acerto na rua ficou bom gostei do resultado :88:

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Opnião de todos sobre melhorar o torque

por valmir » 19 Out 2016, 06:44

entao o coletor de admissao que eu falo e os de plastico do vectra astra 2011 , o chip eu fiz na empresa chamada vs chip em são paulo

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Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Ju_Bueno » 19 Out 2016, 07:30


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