O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoChips de Potência e Consumo
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

79 mensagens
Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Chips de Potência e Consumo

por larussosan » 28 Nov 2014, 16:33

Mas isso não vale, os motores GM 16v originais a gasolina são mais eficientes que os 2.0 8v Flex. Todos sabemos que o motor flex não é eficiente na gasosa e nem no alcool.

Os 2.0 16v 150cv do VEctra A também faz brincando 8-10 na cidade, claro que bem regulado, exemplo de nosso amigo Ricardo.

Se pudéssemos escolher a motorização (combústivel) dos nossos carros ai seria uma boa. Mas pensando bem logo logo nossa gasolina vai virar alcool anidro. :62: :62:

Por falar em Cruze, tenho um amigo do trabalho que comprou ano passado um Cruze LT automático e ele anda reclamando muito também do consumo, isso que é outro motor Ecotec 1.8 16V...
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Chips de Potência e Consumo

por serginho_vectra A » 24 Dez 2014, 15:58

Só complementando o A 2.0 8v tbm faz 8 a 9,5 10 na cidade

Vectra A de Tapatalk tbm haha
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Chips de Potência e Consumo

por larussosan » 24 Dez 2014, 16:40

serginho_vectra A escreveu:Só complementando o A 2.0 8v tbm faz 8 a 9,5 10 na cidade

Vectra A de Tapatalk tbm haha



Ta vendo.... motor original a Gasolina é bem mais eficiente que flex :47:

Abs!! :88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Chips de Potência e Consumo

por Arquiteto » 24 Dez 2014, 18:02

Alcir Andreoni escreveu:Vamos lá galera!

Cadê os carros de 140cv, 2.0 automático que fazem mais de 7 km/l? :47:


faço ja fiz 8,6 km/l em BH desde que o transito esteja razoavel ..

na gasosa né

:76:

Rafael HRibeiro
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 01 Jan 2014, 22:25
Nome Completo: Rafael Henrique Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Chips de Potência e Consumo

por Rafael HRibeiro » 30 Dez 2014, 16:53

Esse ecochip é lorota, ja mudaram de novo e estou aplicando o golpe com um outro nome, o efeito dele pode ser placebo.

Com o meu vectra C no transito bom na região metropolitana de BH eu faço 8.5/9km por litro com gasolina, quase sempre uso aditivada da shell.

Mas estou com uma teoria sobre reduzir o consumo do vectra, reduzir pouco, mas reduzir nem que seja 0.5km/l, mas posso estar errado, porem vou aplicar no meu carro, explicações abaixo:

Conceito básico é vela iridium, ja comprei 4 para o meu vectra C a do ano 2006 é :

http://www.mrcentelha.com.br/bpr6eix.html

E para Vectra C NE 140 CV é :

http://www.mrcentelha.com.br/bpr7eix.html

A grande vantagem da vela iridium é a melhor queima de combustível, ela não faz milagre, nem nada, mas com a melhor queima de combustível a eficiência será maior, mesmo que pouca coisa.

Segundo passo é um filtro esportivo inbox (Inflow ou K&N), ao vocês me pergunta, "um filtro esportivo vai deixar o carro mais beberrão?", sim !

A sonda lambda efetua a leitura do que sai no escape e corrige a mistura, logo se entra mais ar a mistura fica pobre e sonda pede para injetar mais combustível e o carro vai beber mais, claro e evidente, porem com a vela iridium a queima deste combustível será mais eficiente o giro do motor subirá mais rápido o motor enche mais rápido a ponto de parecer que a aceleração esta melhor e o motor mais forte.

Mas, até agora falei sobre ganhar um aparente desempenho, motor ficar mais esperto, mas sobre economia não falei.

A economia virá do pisar no acelerador, com um motor com respostas mais rápidas e enchendo mais rápido será preciso menos aceleração para alcançar os mesmo 60km/h para rodar dentro da cidade, sendo assim é esperado uma redução de 0.5km/l. Porém se o motorista for pé pesado e entrar na onda que o motor esta respondendo melhor e sentar o pé no acelerador o carro pode vir até a beber mais.

Este conceito é o mesmo que levou o Civic a mudar de 1.8 para 2.0, civic 1.8 fazia 6km/l, pq o motor era muito fraco para o tamanho do carro, o motorista precisava acelerar mais para vencer a inércia e colocar o carro em movimento, o civic 2.0 ninguém reclama do consumo. O Cruze foi no mesmo caminho 1.8, motor pequeno em carro pesado, resultado precisa de mais pé no acelerador pra colocar o carro andando.


Outro fator que pode levar o vectra a beber 0.1 a 0.5km/l menos é o óleo de motor, Vectra C aceita segundo o manual de 20w50 a 5w30, ele sai de fabrica com 5w30, quando o óleo é mais grosso o motor precisa efetuar mais força para bombear, assim perde eficiência efetuando muito trabalho para bombear o óleo, com um óleo mais fino e de preferência um de boa qualidade (Castro Magnatec 5w30) o motor exerce menos trabalho para bombear o óleo e fica mais livre para impulsionar o carro.

Peguei o meu Vectra 2006 C, com óleo 20w50 na primeira troca coloquei 20w50 e fiquei pensativo, "um carro com quase 20 anos a frete do meu Voyage Ap e usa o mesmo óleo", ai fui olhar o manual e estava la que poderia ser de 20w50 a 5w30, na próxima troca(depois 3mil pq estava ansioso) abri o carter estava tudo limpo pedi para colocar Mobil 5w30 semi-sintetico, o carro ficou solto, lenta ficou muito mais suave, a aceleração mudou e etc, tudo com um óleo e consumo melhorou uns 0.3km/l, depois desta troca com mais 3mil km pedi para abrir o carter de novo e olhar como estava o motor e pecador, tudo limpo e sem borra, então passei para um 100% sintético, que é o Castrol 5w30, melhor óleo que já usei.

Castrol 5w30 é em torno de R$32.00 vale a pena, é um senhor.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Chips de Potência e Consumo

por Arquiteto » 30 Dez 2014, 17:31

outros coisas simples para reduzir o consumo ...

calibrar semanalmente os pneus e usar a calibragem correta (2 libras a mais que indica o manual)

manter o carro alinhado

regulagem do freio de mão

pneus eco eficientes

rolamentos em boas condiçoes

pe leve no acelerador ...

Rafael HRibeiro
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 01 Jan 2014, 22:25
Nome Completo: Rafael Henrique Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Chips de Potência e Consumo

por Rafael HRibeiro » 30 Dez 2014, 21:58

Arquiteto escreveu:outros coisas simples para reduzir o consumo ...

calibrar semanalmente os pneus e usar a calibragem correta (2 libras a mais que indica o manual)

manter o carro alinhado

regulagem do freio de mão

pneus eco eficientes

rolamentos em boas condiçoes

pe leve no acelerador ...


Com certeza, calibrar o pneu toda semana é fundamental.

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Chips de Potência e Consumo

por larussosan » 31 Dez 2014, 11:17

Quanto a calibração já deixo de 1 a 2 á mais, no manual diz:
Frente: 30
Traseira: 27

Como a GM teve muitos problemas no passado com os Pneus P7 (talvez a GM queria que o carro tivesse rodas esportivas e ao mesmo tempo pneus macios), e como não quero perder de novo meus quatro pneus, eu já calibro para:
Frente: 31 á 32
Traseira: 28 á 29.

Os fabricantes não se comprometem em repassar a calibragem correta para seus pneus, mas na realidade nenhum deles aceitam o que a GM recomenda no manual.

Apenas a Continental passou que seria recomendado até 10% para cima (de acordo com nosso amigo Alcir).

Com a calibragem correta reduz a resistência do carro (arrasto).

Lembrando que tenho ferramenta para conferir a calibragem e até hoje achei apenas um posto que estava com o compressor regulado.

Outra questão para economia de combustível é deixar a rotação subir gradativamente, e ainda mais como o Vectra que é um veiculo muito pesado, e quando embalar deixar seu próprio peso leva-lo, usando cut off o tempo todo.

As vezes nos semáforos o pessoal buzina para mim mas eu nem ligo, deixa os apressadinhos pra lá... :38:

Abs!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Chips de Potência e Consumo

por larussosan » 02 Jan 2015, 13:27

larussosan escreveu:Quanto a calibração já deixo de 1 a 2 á mais, no manual diz:
Frente: 30
Traseira: 27

Como a GM teve muitos problemas no passado com os Pneus P7 (talvez a GM queria que o carro tivesse rodas esportivas e ao mesmo tempo pneus macios), e como não quero perder de novo meus quatro pneus, eu já calibro para:
Frente: 31 á 32
Traseira: 28 á 29.

Os fabricantes não se comprometem em repassar a calibragem correta para seus pneus, mas na realidade nenhum deles aceitam o que a GM recomenda no manual.

Apenas a Continental passou que seria recomendado até 10% para cima (de acordo com nosso amigo Alcir).

Com a calibragem correta reduz a resistência do carro (arrasto).

Lembrando que tenho ferramenta para conferir a calibragem e até hoje achei apenas um posto que estava com o compressor regulado.

Outra questão para economia de combustível é deixar a rotação subir gradativamente, e ainda mais como o Vectra que é um veiculo muito pesado, e quando embalar deixar seu próprio peso leva-lo, usando cut off o tempo todo.

As vezes nos semáforos o pessoal buzina para mim mas eu nem ligo, deixa os apressadinhos pra lá... :38:

Abs!!

:88:



Galera segue o tópico de nosso amigo Alcir ref. o e-mail que recebeu da Continental a respeito das calibragens dos pneus Vectra C:
viewtopic.php?f=46&t=1737&hilit=continental&start=20

Abs!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Rafael HRibeiro
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 01 Jan 2014, 22:25
Nome Completo: Rafael Henrique Ribeiro
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Chips de Potência e Consumo

por Rafael HRibeiro » 04 Jan 2015, 19:40

larussosan escreveu:
larussosan escreveu:Quanto a calibração já deixo de 1 a 2 á mais, no manual diz:
Frente: 30
Traseira: 27

Como a GM teve muitos problemas no passado com os Pneus P7 (talvez a GM queria que o carro tivesse rodas esportivas e ao mesmo tempo pneus macios), e como não quero perder de novo meus quatro pneus, eu já calibro para:
Frente: 31 á 32
Traseira: 28 á 29.

Os fabricantes não se comprometem em repassar a calibragem correta para seus pneus, mas na realidade nenhum deles aceitam o que a GM recomenda no manual.

Apenas a Continental passou que seria recomendado até 10% para cima (de acordo com nosso amigo Alcir).

Com a calibragem correta reduz a resistência do carro (arrasto).

Lembrando que tenho ferramenta para conferir a calibragem e até hoje achei apenas um posto que estava com o compressor regulado.

Outra questão para economia de combustível é deixar a rotação subir gradativamente, e ainda mais como o Vectra que é um veiculo muito pesado, e quando embalar deixar seu próprio peso leva-lo, usando cut off o tempo todo.

As vezes nos semáforos o pessoal buzina para mim mas eu nem ligo, deixa os apressadinhos pra lá... :38:

Abs!!

:88:



Galera segue o tópico de nosso amigo Alcir ref. o e-mail que recebeu da Continental a respeito das calibragens dos pneus Vectra C:
viewtopic.php?f=46&t=1737&hilit=continental&start=20

Abs!!

:88:



Sabe eu gosto de conforto e mudei a medida dos meus pneus, devo ser o único a usar 225/55 R17 no Vectra C, raspa muito pouco, mas ja que comprei os pneus vou usar, da próxima vou comprar 225/50.

Com o 225/45 tive 4 rodas empenadas, com o perfil 10% maior o carro ficou mais confortável que o aro 16.

Claro ficou mais pesado, porem continuou a beber os 8.5km/l.

A minha calibração e 34 ou 36psi na frente e 32psi atras.

Calibro toda semana, estava conversando sobre calibração com um amigo e ele estava me falando que no manual da New Fiesta recomenda 36psi na roda aro 15, achei muito.

Mas 30psi para um aro 17 eu acho pouco d+.

Coloquei Inflow e Iridium, gostei carro ficou solto, se alguém quiser impressões completas é só falar pq vai ser um texto longo.

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Chips de Potência e Consumo

por larussosan » 04 Jan 2015, 20:39

Rafael HRibeiro escreveu:

Sabe eu gosto de conforto e mudei a medida dos meus pneus, devo ser o único a usar 225/55 R17 no Vectra C, raspa muito pouco, mas ja que comprei os pneus vou usar, da próxima vou comprar 225/50.

Com o 225/45 tive 4 rodas empenadas, com o perfil 10% maior o carro ficou mais confortável que o aro 16.

Claro ficou mais pesado, porem continuou a beber os 8.5km/l.

A minha calibração e 34 ou 36psi na frente e 32psi atras.

Calibro toda semana, estava conversando sobre calibração com um amigo e ele estava me falando que no manual da New Fiesta recomenda 36psi na roda aro 15, achei muito.

Mas 30psi para um aro 17 eu acho pouco d+.

Coloquei Inflow e Iridium, gostei carro ficou solto, se alguém quiser impressões completas é só falar pq vai ser um texto longo.



Olá amigo!!!

Esta medida que você está usando está totalmente fora do diâmetro original do carro... Uma outra alternativa para conseguir conforto sem sair do diâmetro original (bem pouco) é o 215/50, nosso amigo Edcezar possui essa medida no GT(X) dele e ficou bem macio o Vectrão...

Em outros tópicos você consegue visualizar melhor esta questão... :9:

Realmente a calibração dos pneus devemos seguir o que o fabricante recomenda mesmo, isto influi dezenas de fatores, mas 30PSI de calibragem nos pneus dianteiros para o nosso Vectra realmente não coloco, até 10% a mais não tem problema algum...

Temos outros tópicos abertos a respeito de velas de ignição e filtros esportivos, relate sua experiência, é sempre bem vindo mais informações para a galera!! :105:

Abs!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Chips de Potência e Chips de Consumo

por larussosan » 15 Mai 2015, 10:58

Ressuscitando o tópico...

Algum amigo do clube tem experiência prática e testes de comprovação a respeito dos Chips de Potência da Nascar, Reiko ou de outras fabricantes? Como fica a potência gerada em detrimento do consumo, curva de torque etc em nossos Vectras...

Vamos lá pessoal!!!
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Chips de Potência e Chips de Consumo

por rgapski » 15 Mai 2015, 11:47

larussosan escreveu:Ressuscitando o tópico...

Algum amigo do clube tem experiência prática e testes de comprovação a respeito dos Chips de Potência da Nascar, Reiko ou de outras fabricantes? Como fica a potência gerada em detrimento do consumo, curva de torque etc em nossos Vectras...

Vamos lá pessoal!!!


Do chip da Nascar posso falar.

Um amigo meu colocou no 206 1.6 16v que era meu. Pagou na época por volta de R$ 400,00.
Um dia antes de colocar o chip, eu havia andado com o carro original. No dia seguinte dei uma volta com o chip novo.

Não foi feito nada além do chip. Filtro e escape original.
O Chip não é feito sob medida. Eles tem uma biblioteca com chips já feito. Gravam os dados e colocam no seu carro e ponto.

O resultado foi o seguinte:

- Baixas rotações (até 2.000 rpm):
* Positivos:
Diminuiu o "lag" do acelerador (que é eletrônico).
Logo que vc encosta, o carro responde mais rápido. É nítido que há maior abertura da borboleta em relação ao programa original, pois o carro até dá uma roncada maior até os 1.500 rpm.
* Negativos:
Contudo, notei umas engazopadas em determinadas situações (carro no álcool). Deu pra sentir que houve uma engorda na mistura. Isso não ocorria com a programação original.

- Médias rotações (de 2.000 até 4.000 rpm)
* Positivos:
Melhora na resposta do acelerador. Ao minimo toque ele responde mais, dando impressão de um motor mais "cheio".
Na estrada, segura melhor as velocidades (Dito pelo meu amigo. Não testei na estrada), o que determinaria uma vantagem na re-programação. Eu particularmente não senti alterações significativas em potência e torque, somente notei maior abertura da borboleta.
* Negativos:
Quando se aperta o acelerador de 3/4 ao final, parece que não há ação. Novamente, trabalhou-se a abertura da borboleta mais que o previsto pela programação. Com o programa original, o acelerador funcionava com maior controle, com abertura total somente com o pé no fundo.
Não vejo como algo tão negativo, pois normalmente se usa o acelerador até a metade, mas, fica a sensação de que algo faltou ali no pedal (meu punto é assim também com a programação original)... rs

- Altas rotações (de 4.000 até 6.800 rpm).
* Positivos:
Melhorou nitidamente. O ponteiro dos 4 ou 6k despencava. Dava pra ver que tinha ficado mais valente e o beliscão do corte vinha bem mais rápido.
Novamente, acho que trabalhou a abertura da borboleta nessa faixa, pois na programação original dava pra perceber que a borboleta levava quase 2s pra dar WOT (abertura total).
* Negativos:
Nada.

- Consumo em cidade.
Em qualquer combustível, o consumo aumentou um pouco. Algo próximo de 0,5km/l.
Acredito que seja por causa da maior abertura da borboleta mais cedo, ou seja, você pisa pouquinho e a central entende (pisou mais).

- Consumo em estrada.
Inalterado.

Minha opinião: eu não pago R$ 400,00 pra fazer isso no meu carro. Aliás, nem me dando R$ 400,00 eu deixo fazer isso no carro... kkkkk

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Chips de Potência e Chips de Consumo

por larussosan » 15 Mai 2015, 12:31

rgapski escreveu:
larussosan escreveu:Ressuscitando o tópico...

Algum amigo do clube tem experiência prática e testes de comprovação a respeito dos Chips de Potência da Nascar, Reiko ou de outras fabricantes? Como fica a potência gerada em detrimento do consumo, curva de torque etc em nossos Vectras...

Vamos lá pessoal!!!


Do chip da Nascar posso falar.

Um amigo meu colocou no 206 1.6 16v que era meu. Pagou na época por volta de R$ 400,00.
Um dia antes de colocar o chip, eu havia andado com o carro original. No dia seguinte dei uma volta com o chip novo.

Não foi feito nada além do chip. Filtro e escape original.
O Chip não é feito sob medida. Eles tem uma biblioteca com chips já feito. Gravam os dados e colocam no seu carro e ponto.

O resultado foi o seguinte:

- Baixas rotações (até 2.000 rpm):
* Positivos:
Diminuiu o "lag" do acelerador (que é eletrônico).
Logo que vc encosta, o carro responde mais rápido. É nítido que há maior abertura da borboleta em relação ao programa original, pois o carro até dá uma roncada maior até os 1.500 rpm.
* Negativos:
Contudo, notei umas engazopadas em determinadas situações (carro no álcool). Deu pra sentir que houve uma engorda na mistura. Isso não ocorria com a programação original.

- Médias rotações (de 2.000 até 4.000 rpm)
* Positivos:
Melhora na resposta do acelerador. Ao minimo toque ele responde mais, dando impressão de um motor mais "cheio".
Na estrada, segura melhor as velocidades (Dito pelo meu amigo. Não testei na estrada), o que determinaria uma vantagem na re-programação. Eu particularmente não senti alterações significativas em potência e torque, somente notei maior abertura da borboleta.
* Negativos:
Quando se aperta o acelerador de 3/4 ao final, parece que não há ação. Novamente, trabalhou-se a abertura da borboleta mais que o previsto pela programação. Com o programa original, o acelerador funcionava com maior controle, com abertura total somente com o pé no fundo.
Não vejo como algo tão negativo, pois normalmente se usa o acelerador até a metade, mas, fica a sensação de que algo faltou ali no pedal (meu punto é assim também com a programação original)... rs

- Altas rotações (de 4.000 até 6.800 rpm).
* Positivos:
Melhorou nitidamente. O ponteiro dos 4 ou 6k despencava. Dava pra ver que tinha ficado mais valente e o beliscão do corte vinha bem mais rápido.
Novamente, acho que trabalhou a abertura da borboleta nessa faixa, pois na programação original dava pra perceber que a borboleta levava quase 2s pra dar WOT (abertura total).
* Negativos:
Nada.

- Consumo em cidade.
Em qualquer combustível, o consumo aumentou um pouco. Algo próximo de 0,5km/l.
Acredito que seja por causa da maior abertura da borboleta mais cedo, ou seja, você pisa pouquinho e a central entende (pisou mais).

- Consumo em estrada.
Inalterado.

Minha opinião: eu não pago R$ 400,00 pra fazer isso no meu carro. Aliás, nem me dando R$ 400,00 eu deixo fazer isso no carro... kkkkk

Abs!



Raphael, realmente pelo seu relato também não vejo o porque de se usar este chip para apenas alterar a abertura da borboleta. Hoje se não me engano, os chips da Nascar estão saindo 600 pilas...

Falando de acelerador eletrônico, engraçado o pessoal associar o LAG do pedal a este sistema. Tenho um Corsa VHC (já tive Prisma 1.4 e já andei com Celta tbm) com acelerador eletrônico e o bixinho não tem nenhum LAG no pedal, ao contrário, levei uma surra para acostumar com o pedal sensível por conta do câmbio curto que ele possui, principalmente a 1ª marcha que serve apenas para tirar o carro do lugar...kkkkkkkkkkk

Voltando, em alguns carros, como os VW, eles trabalham diretamente na ECU do veículo, sem a necessidade de se usar chip, o sistema "APR", que trocam os mapas de injeção. A Nascar divulga alguns números "assustadores" de ganho de potência em alguns carros... :11:

Porém este sistema não está disponível para GM/Chevrolet e não conheço ninguém que fez esta programação (mas conheço um Tiozão que logo vai fazer no Santanão Turbo dele...) :28:

Abs!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Chips de Potência e Chips de Consumo

por rgapski » 15 Mai 2015, 14:23

larussosan escreveu:
Raphael, realmente pelo seu relato também não vejo o porque de se usar este chip para apenas alterar a abertura da borboleta. Hoje se não me engano, os chips da Nascar estão saindo 600 pilas...

Falando de acelerador eletrônico, engraçado o pessoal associar o LAG do pedal a este sistema. Tenho um Corsa VHC (já tive Prisma 1.4 e já andei com Celta tbm) com acelerador eletrônico e o bixinho não tem nenhum LAG no pedal, ao contrário, levei uma surra para acostumar com o pedal sensível por conta do câmbio curto que ele possui, principalmente a 1ª marcha que serve apenas para tirar o carro do lugar...kkkkkkkkkkk

Voltando, em alguns carros, como os VW, eles trabalham diretamente na ECU do veículo, sem a necessidade de se usar chip, o sistema "APR", que trocam os mapas de injeção. A Nascar divulga alguns números "assustadores" de ganho de potência em alguns carros... :11:

Porém este sistema não está disponível para GM/Chevrolet e não conheço ninguém que fez esta programação (mas conheço um Tiozão que logo vai fazer no Santanão Turbo dele...) :28:

Abs!!

:88:


Larusso,

Eu sou um cara bem "prático", e acho que vc tmb! rs
Muita coisa que é "legal" nem sempre "compensa".
Os famosos "chips" são uma dessas coisas que acho "vela boa pra defunto ruim".

Eu estou com um Punto E.torq 1.6, que usa acelerador eletrônico.
Não existe lag e a resposta é instantânea. Pisou, acelerou.
Contudo, acho que isso faz parte da estratégia atual de programação, pois meu punto, depois dos 3/4 de acelerador, parece que acabou, ou seja, pisar até o fundo e um pouco mais da metade, dá no mesmo.
Mas isso é coisa minha, que sou "xarope". Na prática, funciona bem demais e não há necessidade de mudar isso.

Sobre a central da VW, é por ai mesmo.
Em alguns carros, a programação parece que é feita nela mesmo...
Não precisa tirar chip, soldar soquete e blá, blá, blá...
Pluga o computador, altera o mapa e pronto. Quase uma fueltech... rs

Quanto aos números "assustadores" de potência, observe que eles só vem para os carros que são TURBO OEM.
Mas em turbo, até eu faço vir potência!
É muito fácil pegar um carro que tem 200cv com turbo de fábrica @ 0,5kg e subir a pressão pra 1,0kg e compensar o aumento de pressão com maior tempo de injeção.
Fazendo isso, se consegue ultrapassar, em tese, a faixa dos 280 pocotós.
Aí vem a propaganda: "40% de potencia só com chip".

Nos ASPRO, pode fazer o que for no chip que não vem muita potência. Em Aspro o chip não é nada mais que uma adequação daquele motor à configuração de comando, taxa, combustível, etc.

Num motor aspro, só se consegue potencia aumentando essas coisas:

- Aumento na admissão de ar e combustível.
O chip, no máximo, aumenta a injeção de combustível, não a de ar.
"Ahh, mas o filtro esportivo aumenta o ar." Aumenta, mas não o suficiente pra ganhar mais que 3% de potencia.
"Ahh, mas meu escape é aberto." Ok, pode até melhorar o fluxo (facilitar a subida de rpm), mas ainda assim, não vai fazer o milagre da multiplicação dos cavalos como se promete por ai. Talvez se consiga uns 5% na melhor das hipóteses.

- Aumento da energia resultante da explosão.
Isso se consegue com taxa ou utilização de combustível com maior capacidade energética.
O chip também não faz isso.
No máximo o chip avança ou atrasa o ponto da ignição. O atraso, tira potência. O avanço exagerado, aumenta a temperatura na câmara, aumentando desgaste e podendo causar quebras em casos extremos.
Os carros atuais trabalham a regulagem de ponto de ignição através de sensores de detonação, não exigindo grandes alterações nessa parte.

- Capacidade de giro.
Basicamente, potencia é uma resultante de torque x rotação.
Quanto mais rpm, mais potência se extrai no mesmo espaço de tempo. Mas isso depende do fluxo que se obtêm em determinadas rotações. Não adianta girar a 10.000 rpm se nessa rpm o fluxo de ar não é suficiente para o aumento a admissão da mistura ar/comb.
O chip no máximo vai fazer o corte ir mais pra cima, e não mudar o fluxo ou capacidade de admissão em faixa mais alta de rotação.

E ainda assim, o aumento de potencia em um motor naturalmente aspirado implica em diversos pontos negativos, como deslocamento da faixa de torque/potencia, entre outros que deixam o carro ruim de dirigir.

Já vi nego vendendo chip pra dono de gol power dizendo que, com a instalação, o carro passa a ficar com 130cv ou mais... :52:
E pior que isso, é que o dono comprou... :95:

Abs
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Chips de Potência e Consumo

por larussosan » 15 Mai 2015, 15:58

Realmente não tinha me apegado a este "detalhe"... :47:

Os números estrondosos são para os carros Turbo equipados de fábrica... :55:

Em falar em motores turbo saiu alguns dias atrás novidades a respeito do novo 1.0 turbo VW...segue link:

http://www.flatout.com.br/1-0-turbo-272 ... olkswagen/

Parece que o futuro é baixa cilindrada com sobrealimentação... :11:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Chips de Potência e Consumo

por rgapski » 15 Mai 2015, 16:27

larussosan escreveu:Realmente não tinha me apegado a este "detalhe"... :47:

Os números estrondosos são para os carros Turbo equipados de fábrica... :55:

Em falar em motores turbo saiu alguns dias atrás novidades a respeito do novo 1.0 turbo VW...segue link:

http://www.flatout.com.br/1-0-turbo-272 ... olkswagen/

Parece que o futuro é baixa cilindrada com sobrealimentação... :11:


Larusso,

O downsizing veio mesmo pra ficar...
Também, não é pra menos! Um motor com menor massa móvel, e com capacidade de admissão de um respeitável big-block, tem tudo pra ser mais eficiente e até mesmo barato.

A tecnologia evoluiu muito de 50 anos pra cá. Os projetos, materiais, técnicas de montagem...

Lembro bem do ano de 2001, quando eu fui com um amigo na VW, pois ele tava tarado pra comprar um Passat.
Como todo bom ex-opaleiro, ele foi o caminho inteiro falando "Vou pegar o 6 caneco... Que na minha vida é só 6 caneco"

Na VW, a conversa foi assim:

- Boa Tarde! Quero comprar um Passat 2.8.
- Boa tarde. Pois não... Mas o senhor não prefere levar o 1.8T? Ta bem mais barato, vende mais, consigo uns acessórios à mais também...
- Não... Eu quero o 6 caneco... Motorzinho num carrão desse?
- Bom, o senhor já andou no 1.8?
- Não... Mas é que 4 cil....
- Façamos assim então: O senhor faz um TD nos dois...
- Ele andou, e fechou num 1.8T manual. Mesmo com uns 40cv a menos. Com a diferença de preço pro 6 caneco, mandou equipar com tudo o que era possível (couro, etc.).

Eu andei bastante no carro. Fazia 10km/l na cidade e facilmente fazia 14km/l na estrada. Duvido que o 6caneco faria igual. Aliás, duvido até que faria a metade da km/l.. rs
O turbo não tinha o ronco dos 6 canecos, mas espirrava (com algumas adaptações)! rs

Ele gostou tanto que, em 2010, acabou trocando o passat num A4. Desde então, apaixonou nos turbinados.

Eu tive um e fiquei fã. E olha que o meu era um kadett 1.8 Efi, com um kit de padaria, motor STD, só com HPI e bico suplementar... Era impressionante o quanto andava. Não gastava muito e quebrava pouco.

Pretendo pegar um Jetta ou Golf TSi no final do ano. Há tempos que estou querendo voltar pro mundo dos caracóis...

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Paulo Colpi
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Jun 2015, 11:42
Nome Completo: Paulo Colpi
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por Paulo Colpi » 23 Jun 2015, 11:49

Bem vamos falar um pouco sobre o sobrenatural "CARCHIP".
Na verdade o que ocorre é você pagar para passar por uma pequena lavagem cerebral. O produto na verdade, funciona como um medicamento falso.
Eu como curioso, paguei pra ver.
Fui até à casa do responsável pelo equipamento, onde em menos de 10 minutos foi instalado.
Agora que vem a melhor parte. O test drive.
Assim que saimos com o carro, ele já começou... está sentindo a diferença? Viu como o motor está mais redondo? Como se ele tivesse andado no carro antes.
Realmente muda. O pedal do acelerador fica mais duro, com bem menos sensibilidade e só.
Instalei no Domingo e retirei na segunda.
Motivos:
Realizado diagnostico com o scaner, fica bem claro que o motor perde todas as suas características de fábrica.
O "remapeamento" da injeção não acontece, o que acontece e que o carro passa a trabalhar em modo de malha aberta. O chip só serve pra "enganar" a sonda lambida. Tanto que em funcionamento, você percebe que a exaustão emiti gases totalmente diferentes. O odor é notável e principalmente incomum para um carro com 30.000 Km.
Outro fator preocupante é o da luz de injeção acendendo, dando o alerta que algo está errado.
Desliguei a bateria afim de dar um reset no módulo.
A luz da injeção apagou, porém aí que a coisa ficou feia. Motor falhando, estourando no escapamento, sem marcha lenta e às vezes até chegando a morrer.
Removi o equipamento e o carro voltou ao normal.
Resumindo: Não funciona, todos os vídeos postados no youtube são falsos ou de pessoas que não sabem nem que um veículo possui motor.
Segundo dados revelados pelo scaner, tal produto pode reduzir em até 46% a vida útil de seu motor.
O teste foi feito em um corsa SS 1.8 - 2008 com 48.000 km e um Vectra GT-X 2011 com 30.000 Km.
Ambos apresentaram os mesmos problemas. Realmente o produto não funciona e somente se o seu fator psicológico falar mais alto, compre ou continue com ele.
O pós venda é péssimo, pra comprar o cara atende ao telefone a qualquer hora, para reclamar, e ter meu dinheiro de volta, já se passaram 10 dias e nada.
O produto é tão bom que ele depositou o valor em minha conta e nem mencionou o fato de retirar o produto.
Enfim... esse é o relato de minha experiência, agora se mesmo assim você estiver disposto a pagar pra ver... 171 autentico e caracterizado.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Duvida sobre Um tipo de velas

por rgapski » 23 Jun 2015, 15:36

Paulo Colpi escreveu:Bem vamos falar um pouco sobre o sobrenatural "CARCHIP".
Na verdade o que ocorre é você pagar para passar por uma pequena lavagem cerebral. O produto na verdade, funciona como um medicamento falso.
Eu como curioso, paguei pra ver.
Fui até à casa do responsável pelo equipamento, onde em menos de 10 minutos foi instalado.
Agora que vem a melhor parte. O test drive.
Assim que saimos com o carro, ele já começou... está sentindo a diferença? Viu como o motor está mais redondo? Como se ele tivesse andado no carro antes.
Realmente muda. O pedal do acelerador fica mais duro, com bem menos sensibilidade e só.
Instalei no Domingo e retirei na segunda.
Motivos:
Realizado diagnostico com o scaner, fica bem claro que o motor perde todas as suas características de fábrica.
O "remapeamento" da injeção não acontece, o que acontece e que o carro passa a trabalhar em modo de malha aberta. O chip só serve pra "enganar" a sonda lambida. Tanto que em funcionamento, você percebe que a exaustão emiti gases totalmente diferentes. O odor é notável e principalmente incomum para um carro com 30.000 Km.
Outro fator preocupante é o da luz de injeção acendendo, dando o alerta que algo está errado.
Desliguei a bateria afim de dar um reset no módulo.
A luz da injeção apagou, porém aí que a coisa ficou feia. Motor falhando, estourando no escapamento, sem marcha lenta e às vezes até chegando a morrer.
Removi o equipamento e o carro voltou ao normal.
Resumindo: Não funciona, todos os vídeos postados no youtube são falsos ou de pessoas que não sabem nem que um veículo possui motor.
Segundo dados revelados pelo scaner, tal produto pode reduzir em até 46% a vida útil de seu motor.
O teste foi feito em um corsa SS 1.8 - 2008 com 48.000 km e um Vectra GT-X 2011 com 30.000 Km.
Ambos apresentaram os mesmos problemas. Realmente o produto não funciona e somente se o seu fator psicológico falar mais alto, compre ou continue com ele.
O pós venda é péssimo, pra comprar o cara atende ao telefone a qualquer hora, para reclamar, e ter meu dinheiro de volta, já se passaram 10 dias e nada.
O produto é tão bom que ele depositou o valor em minha conta e nem mencionou o fato de retirar o produto.
Enfim... esse é o relato de minha experiência, agora se mesmo assim você estiver disposto a pagar pra ver... 171 autentico e caracterizado.


Se tivesse dado uma pesquisada por aqui, ou até mesmo aberto um tópico, certamente iriam te dizer para não gastar o seu dinheiro com isso. Eu mesmo já fiz questão de escrever textos enormes e bem fundamentados a respeitos desses "milagres da N. Senhora da Rebimboca da Parafuseta".
Você não perderia seu dinheiro e não teria arrumado dor de cabeça.

A verdade é uma só: carro com motor grande precisa de combustível.
Quer economia? Procure um carro leve com motor pequeno.
Por esse motivo que as motos gastam menos que os carros....

Esses produtos "milagrosos", que não passam de tremendos "171", só vendem por um motivo: todo mundo quer levar vantagem.
Quem não gostaria de andar de vectra e ter consumo de honda biz? Todo mundo...
Mas isso não existe, e nunca vai existir. Mas tem gente que custa acreditar, ou não faz questão de enxergar a verdade.
E isso é uma ótima fonte para os golpistas de plantão.
Já ouviu dizer que só existe o malandro porque existe um mané? A realidade é essa.

O estelionatário não enfia um revolver na cabeça de ninguém pra enganá-lo.
Ele simplesmente usa o desejo do próximo em obter uma vantagem exorbitante e se usa desse artifício pra aplicar o golpe.
Quem nunca viu o "golpe do jogo da bolinha", o "golpe da venda da correntinha de ouro baratinha pra poder voltar pra terra natal", entre tantos outros?

O estelionato só é crime porque quem cai acha que tá sendo esperto, mas quando viu que o esperto era o outro, fica doido e quer de qualquer forma punir o sujeito... rs

Se um carro esta com o motor com as medidas dentro das recomendadas pela fábrica, injeção funcionando direito, cabos e velas com boa ignibilidade, linha de combustível desobstruída e circulando combustível dentro das especificações, o consumo é aquele e pronto.

"Ahh, mas meu carro faz 5 km/l e ta com tudo em dia..."
Realmente tudo em dia? Sim!
Solução: troca o carro, compra uma moto, ou anda de transporte público.
Se ta tudo em dia, não tem milagre. O consumo é esse.
Carro é assim: ame-o ou deixe-o.

Vejo que é sua primeira postagem aqui.
Aproveite e dê uma lida nas regras do fórum e faça um tópico de apresentação, pois esta mensagem encontra-se fora dos padrões e será movida para uma área ou fundida a um tópico mais adequado.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

marciomayer
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 31 Out 2014, 21:38
Nome Completo: Márcio Mayer
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Remapeamento Injeção

por marciomayer » 09 Jul 2015, 09:27

Pessoal, depois de muito sofrer com meu vectra gt 2009 nas arrancadas e até apanhar para carros de menor potencia, resolvi mandar remapear injeção.
Estou totalmente satisfeito com carro, é perceptível as melhoras como aumento de torque em baixa rotação, melhoramento no consumo do e motor mais solto nas retomadas.
Valor investido R$ 650,00

Segue a empresa onde realizei o serviço.
http://www.pradopowerchips.com.br/

Em Porto Alegre voce pode procurar a empresa que representa eles.
http://www.spaautomotiva.com.br/

Fica a dica.
Vale apena o investimento

79 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 83 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 06:24