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Preparaçãoleve ganho de performance vectra B
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vini08
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leve ganho de performance vectra B

por vini08 » 19 Abr 2015, 21:59

Boa noite galera...

Já leio o fórum a aproximadamente 1 mês, mas só hoje resolvi me inscrever.
Vou deixar a apresentação pra amanhã pois não tenho foto da nave comigo agora, mas já quero adiantar uma pergunta.

Tenho um vectra GL 2.0 mpfi 8v 97 e estou com alguma ideia de mexer um pouco no motor.

É um carro de uso pro dia a dia, vou e volto pra faculdade com ele fazendo em torno de 5 km por dia, e umas voltinhas finais de semana. Uma vez por mês também pego a estrada e faço 100 km indo pra casa dos meus velhos

O motor tem originais 110 cv e 17,7 kgmf de torque. E uma aceleração 0-100 em 12,4 segundos.

Não entendo nada de motor. Mas gostaria de dar um upgrade pq gosto de dar umas puxadas as vezes e também pra ter um pouco mais de segurança nas ultrapassagens. Mas gostaria de deixar o motor o mais original possível. Fazer uma coisa bem básica mesmo. Gostaria principalmente de uma melhor performance de início, ou seja, aumentar a velocidade até uns 140km/h de forma mais rápida, sem me importar tanto com a velocidade final.

Penso em algo tipo 0-100 em 8~9 segundos.

Pra atingir meus objetivos, o que precisaria fazer? Teria que chegar a quanto de torque e potência?
E principalmente... quanto isso me custaria?

Jonathan_.
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Re: leve ganho de performance vectra B

por Jonathan_. » 19 Abr 2015, 22:42

Pra ter um 0-100 na casa dos 9 segundos vai precisar de cerca de 160cv.

Uma receitinha basica seria:
Coletor de plastico dos vectra/astra mais novos
cabeçote roletado tambem dos vectra/astra mais novos
Coletor de escape 4x1 ou 4x2x1
comando mais agressivo
rebaixar cabeçote (tem que calcular quanto) e converter pra alcool (vai precisar de bicos maiores e bomba flex)
remap de injeção
trocar o volante do motor para o do monza carburado, que pesa 6,5kg (tem que usar a embreagem do monza também).Não te da mais potencia mas você ganha em aceleração pois diminui a inercia.

custo estimado:
coletor R$ 250
cabeçote R$ 700
coletor escape 4x1 R$ 400
comando R$ 850 (carlini, nao sei que mais fabrica pra roletado)
plaina cabeçote R$ 100
bicos pode ser do astra flex R$ 200 (novos)

preços com base no mercado livre, se procurar em desmanche acha mais barato.
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vini08
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Re: leve ganho de performance vectra B

por vini08 » 21 Abr 2015, 23:21

Sério que só com R$2500 de investimentos já da pra fazer o que eu quero??
Achei que ia bem mais...
E câmbio não precisa trocar também? Li em outro tópico que dependendo das alterações
seria necessário trocar o câmbio também. E o meu é aquele mais fraco (F18)...

mdemarquinho
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Re: leve ganho de performance vectra B

por mdemarquinho » 22 Abr 2015, 08:05

Desconsideraria o cabeçote, creio que o roletado trás mais economia e não mais potência, e uma vez que vai tirar uma fatia e colocar comando, não trocaria.

Jonathan_.
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Re: leve ganho de performance vectra B

por Jonathan_. » 22 Abr 2015, 12:44

vini08 escreveu:Sério que só com R$2500 de investimentos já da pra fazer o que eu quero??
Achei que ia bem mais...
E câmbio não precisa trocar também? Li em outro tópico que dependendo das alterações
seria necessário trocar o câmbio também. E o meu é aquele mais fraco (F18)...


Pra um aspirado com essa potencia da pra fazer bastante coisa com um orçamento razoável. Mas esse preço é um apanhado geral, sem contar mão de obra, jogo de juntas, correias, revisão no cabeçote, parafusos, remap...
Num aspirado o cambio é a ultima coisa que você precisa se preocupar.
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Re: leve ganho de performance vectra B

por Jonathan_. » 22 Abr 2015, 13:11

mdemarquinho escreveu:Desconsideraria o cabeçote, creio que o roletado trás mais economia e não mais potência, e uma vez que vai tirar uma fatia e colocar comando, não trocaria.


Na verdade ele traz sim mais potencia, por ter os dutos de admissão maiores, alem de diminuir a perda de potencia e subida de giro mais rápida por girar mais leve que o convencional. Aguenta girar bem mais e tem melhor lubrificação, o que é primordial dependendo do comando que vai querer usar.

Para um uso normal não é tão significativo e o cabeçote convencional vai mesmo atender bem, mas se quer girar e ter durabilidade o roletado é o indicado.

Abç
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Re: leve ganho de performance vectra B

por vini08 » 22 Abr 2015, 14:12

Jonathan_. escreveu:
vini08 escreveu:Sério que só com R$2500 de investimentos já da pra fazer o que eu quero??
Achei que ia bem mais...
E câmbio não precisa trocar também? Li em outro tópico que dependendo das alterações
seria necessário trocar o câmbio também. E o meu é aquele mais fraco (F18)...


Pra um aspirado com essa potencia da pra fazer bastante coisa com um orçamento razoável. Mas esse preço é um apanhado geral, sem contar mão de obra, jogo de juntas, correias, revisão no cabeçote, parafusos, remap...
Num aspirado o cambio é a ultima coisa que você precisa se preocupar.


Ahh ta. Essa receitinha que me passou é pra aspirar. Achei que era turbo ... pra vc ver o quanto eu entendo ... kkkk

Uma coisa ... oq eh mais agressivo pro motor? Aspirar ou turbo?

Obrigado pelas respostas Jonathan. To tentando ir aprendendo um pouco sobre isso ... mas leva um tempo ... muito nome difícil hehe ... e é interessante o cara entender um pouco de mecânica ... oq não é o meu caso. Mas vamo que vamo rs

Jonathan_.
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Re: leve ganho de performance vectra B

por Jonathan_. » 22 Abr 2015, 16:52

vini08 escreveu:
Jonathan_. escreveu:
vini08 escreveu:Sério que só com R$2500 de investimentos já da pra fazer o que eu quero??
Achei que ia bem mais...
E câmbio não precisa trocar também? Li em outro tópico que dependendo das alterações
seria necessário trocar o câmbio também. E o meu é aquele mais fraco (F18)...


Pra um aspirado com essa potencia da pra fazer bastante coisa com um orçamento razoável. Mas esse preço é um apanhado geral, sem contar mão de obra, jogo de juntas, correias, revisão no cabeçote, parafusos, remap...
Num aspirado o cambio é a ultima coisa que você precisa se preocupar.


Ahh ta. Essa receitinha que me passou é pra aspirar. Achei que era turbo ... pra vc ver o quanto eu entendo ... kkkk

Uma coisa ... oq eh mais agressivo pro motor? Aspirar ou turbo?

Obrigado pelas respostas Jonathan. To tentando ir aprendendo um pouco sobre isso ... mas leva um tempo ... muito nome difícil hehe ... e é interessante o cara entender um pouco de mecânica ... oq não é o meu caso. Mas vamo que vamo rs


Quando disse que queria um leve ganho de potencia mantendo o mais original possível achei que vc queria um aspirado ehauehaueaheuh

Então, turbo seria mais "agressivo" pra essa potencia mas depende do projeto/uso do carro. Um aspirado forte de mais de 200cv é mais agressivo que um turbo basico de mesma potencia, por exemplo.

Se quer um carro mais esperto e com aparência/durabilidade de um carro original seria essa receita que te falei, se quer um carro mais forte e não liga pra um caracol pendurado ali, vai de turbo que não vai gastar tanto a mais.

Com o tempo você aprende. A partir do momento que você sabe o básico vai ver que não é tão difícil assim, só requer paciencia :88:
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Re: leve ganho de performance vectra B

por Mantenedor » 23 Abr 2015, 01:14

O Jonathan , eu não sabia que o volante e embreagem do monza serviam mo vectra B ! Sabe me dizer se casa com o 2.0 16 V. E se teria algum ganho em menos peso. O meu motor ainda está com volante original porém com embreagem de 6 pastilhas de cerâmica.

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Re: leve ganho de performance vectra B

por Jonathan_. » 23 Abr 2015, 12:19

Mantenedor escreveu:O Jonathan , eu não sabia que o volante e embreagem do monza serviam mo vectra B ! Sabe me dizer se casa com o 2.0 16 V. E se teria algum ganho em menos peso. O meu motor ainda está com volante original porém com embreagem de 6 pastilhas de cerâmica.

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Serve sim. Só a embreagem do vectra não da certo nesse volante.
O volante mais pesado armazena mais energia portanto ele precisa de mais força do motor para ganhar giro e tende mais a continuar girando quando parar de acelerar.
Ganho de torque em si não há nenhum mas ganha em subida de giro e freio a motor. Para melhorar o 0-100 como no caso dele é um ótimo up.
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Re: leve ganho de performance vectra B

por Mantenedor » 23 Abr 2015, 13:17

Entendi ! E para meu caso será que o meu motor ganharia alguma melhoria com estas substituições , lembro que não abro mão da embreagem de cerâmica.

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Re: leve ganho de performance vectra B

por Jonathan_. » 23 Abr 2015, 14:15

Seu carro é turbo né? Melhorias vai trazer sim. No turbo não tanto mas na fase aspirada vai te ajudar a migrar pra fase turbo mais rápido. Vai sentir uma diferença principalmente em arrancadas. Se seu uso for mais urbano e pega bastante transito, pelo fato do vectra ser um carro pesado ele pode apagar mais fácil. Não que o volante seja extremamente leve mas, uma diferença vai sentir.

Embreagem de cerâmica nunca procurei mas deve ter pra monza antigo. Vou dar uma olhada depois.
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Re: leve ganho de performance vectra B

por rgapski » 23 Abr 2015, 15:00

Por R$ 2.500 dá pra começar a pensar num kit turbo básico rodando @ 0,5...
Eu não recomendo preparação aspro pra carros com mais de 1.000kg. Preparação aspro é pra carro peso pena e cambio curto, coisa que definitivamente o vectra não é.

Tive um kadett (que é mais leve que o vectra) com motor 2.2 e preparação aspro que era uma titica em baixa rpm e bebia feito o Zeca Pagodinho. Em alta era forte, blz... Mas, pra uso normal, eu tinha quase um 1.0.

Depois migrei para um Kadett 1.8. Coloquei um kit turbo do mais baratinho, com turbina master power apl 240 (coisa bem básica mesmo), e bico suplementar + dosador hpi.
Esse era 1.000x mais divertido que o anterior, mais ágil em qualquer faixa de rpm e pelo menos uns 4x mais econômico...
Fora que não gastei 1/5 do que gastei no outro.

Pra você que só quer um "incremento" pra ultrapassagem, eu iria de turbo, pois até os 2.500/3.000 rpm teu carro continua praticamente inalterado, com boa força em baixa rpm e economia mantida praticamente igual.

E outra: o trabalho pra montar um aspro é muito maior do que instalar um turbo.

Abs!
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Re: leve ganho de performance vectra B

por Mantenedor » 27 Abr 2015, 08:10

Eu tenho o meu nestas condições , as respostas começa entre 2500 rpm para cima ! Nunca tive a curiosidade em saber quanto faz dentro ou fora da cidade. Até por que estou sem CB. Para ficar monitorando , sei que existe outros métodos para se calcular, mas confesso não é Gastão como dizem!!!!

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Re: leve ganho de performance vectra B

por José Leal » 27 Abr 2015, 16:03

Deixando uma idéia que eu fiz no antigo Vectra:

Motor 2.2 16V;
Pistões do Monza álcool com cava para as válvulas:
Bicos e bomba de combustível do motor 2.4 16V flexpower.
Admissão e coletor de escape originais. Como o catalisador já estava oco, retirei a casca e coloquei um abafador turbão, com saída em 2,5 pol. Dele até o final, tinha tubos de 2,5 pol, com curvas prontas de 3 pol. No final, um abafador inox.

Meu motor já tinha potência original de 138CV. Não cheguei a passar no dinamômetro, mas garanto que era bem divertido.

http://www.youtube.com/watch?v=apciTGVpkMA

Para o amigo que criou o tópico, se seu motor não precisa de retífica, faz o brunimento das camisas, coloca os pistões do Monza álcool e cabeçote roletado. Os bicos, devem ser dos motores 2.0 flexpower, juntamente com a bomba de combustível. O volante do motor do Monza carburado é uma boa pedida, mas não mandatório. Casaria bem com o cabeçote roletado. Neste caso, diminuiria as perdas devido ao motor girar tanta massa.

Ah, sim, esqueça gasolina.
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Re: leve ganho de performance vectra B

por Mantenedor » 27 Abr 2015, 19:00

O Jonathan legal seu parecer , vou copiar esta sugestão . É justamente esta deficiência que me fez pensar em preparar o urubu. Outra coisa se ele vai ter um desempenho em baixa , o que deve acontecer quando eu atingir os 5000 giros ? Tem idéia ?

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Re: leve ganho de performance vectra B

por Jonathan_. » 28 Abr 2015, 19:32

Mantenedor escreveu:O Jonathan legal seu parecer , vou copiar esta sugestão . É justamente esta deficiência que me fez pensar em preparar o urubu. Outra coisa se ele vai ter um desempenho em baixa , o que deve acontecer quando eu atingir os 5000 giros ? Tem idéia ?

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Você ganha em todas as faixas de rotação. O único contra é que o giro vai cair mais rápido quando tirar o pé.



José, eu lembro do seu carro lá do vectra clube, era bem fortinho. Que comandos usava? C20XE?
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Re: leve ganho de performance vectra B

por Mantenedor » 28 Abr 2015, 23:36

Jonathan eu era de lá sim ! Eu nunca mexi em comando ! Não sei se seria legal ter que acender o motor toda vez que precisar .

Valeu

Abs



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Re: leve ganho de performance vectra B

por osiel elegance » 10 Mai 2015, 11:36

oi galera to precisando de ajuda tenho um vectra gl 97 8v ficaria muito satisfeito em ganha 15 a 20 cv só que moro no interior não tem quem mecha com preparação ship ou turbo pois os mecanicos só sabem trocar peças oque poso fazer para ter essa melhora? :13:

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Re: leve ganho de performance vectra B

por Mantenedor » 10 Mai 2015, 12:03

Para qual finalidade você quer ganhar estes HPS?

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