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brajao
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Re: COLOCANDO O FLUIDO ARREFECEDOR SIST. ARREFECIMENTO VECTR

por brajao » 26 Jan 2014, 13:47

Valeu Almeidão! Como o meu estava precisando de algumas trocas, já aproveitei o tópico e fiz tudo...

A temperatura do meu estava ficando muito alta dentro da cidade e as ventoinhas demoravam para acionar.

Troca do sensor de temperatura;
Troca da Válvula Termostática;
Troca do Bujão de expansão da água do radiador com sensor;
Inclusão do fluído anti corrosão;

Tudo 100% agora, temperatura acionando as ventoinhas certinho. Show de bola.

Parabéns pelo Post.
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COLOCANDO O FLUIDO ARREFECEDOR SIST. ARREFECIMENTO VECTRA B

por Almeidão » 26 Jan 2014, 15:54

Ok amigão, fico feliz por voce, aliás faço por pura vontade de ajudar e não ganho nada informando estas peças que informo e se eu pudesse pedir algo deles eu pediria para manter a fabricação das mesmas. Por outro lado, fico muito triste em saber que muitos tem problemas e passam por cima deste tópico e insiste em gastar com outra coisa achando que isto não resolverá o problema de temperatura. Não podemos esquecer, que muitas coisas boas estão as vezes muito perto da gente e não acreditamos e por isto não agimos. Aliás eu tenho uma vizinha...
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Bob_Isponja
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Re: COLOCANDO O FLUIDO ARREFECEDOR SIST. ARREFECIMENTO VECTR

por Bob_Isponja » 03 Fev 2015, 20:04

Que tutorial top, chega até animei de fazer a troca!
Fds eu vou fazer seguindo os passos do Almeidão.
Abraço obrigado.
:52:

lms4100
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Re: COLOCANDO O FLUIDO ARREFECEDOR SIST. ARREFECIMENTO VECTR

por lms4100 » 05 Mar 2015, 11:22

Bom dia Pessoal,

Eu tenho uma dúvida, será que existe uma forma de retirar toda a água "velha" do sistema de arrefecimento para que se consiga colocar os 7 litros que constam no manual?

Vou trocar a válvula termostática e o liquido preventivamente que já fazem 02 anos que troquei e das outras vezes que esgotei o liquido do sistema consegui retirar + - 4 litros do sistema. Já tentei na oficina usar aquela bomba de ar para identificar vazamento e mesmo assim não sai todo o liquido.

Fico pensando em opções pra tentar tirar mais água, talvez retirar a válvula termostática e ligar o carro frio para que a bomba d'água "expulse o liquido", não sei, toda vez eu faço a limpeza usando água da rua dentro do reservatório e solto a mangueira grossa que fica conectada na lateral do motor e no radiador.

Eu queria que o sistema ficasse totalmente vazio pra usar os 7 litros de aditivo e água desmineralizada, alguém conseguiu fazer isso?

Um abraço
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Vinicius Sabina
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COLOCANDO O FLUIDO ARREFECEDOR SIST. ARREFECIMENTO VECTRA B

por Vinicius Sabina » 30 Ago 2016, 13:14

Acredito que a proporção de água é diferente nos casos dos aditivos que são prontos para uso.

No caso, comprei o acdelco na concessionária, segundo o vendedor, não é necessário acrescentar água, porém, devo utilizar os 7 litros puros do aditivo que já pronto.
Vinicius.


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COLOCANDO O FLUIDO ARREFECEDOR SIST. ARREFECIMENTO VECTRA B

por Ju_Bueno » 30 Ago 2016, 13:25

Sim Vinicius, mas os 7 litros só vão entrar se o motor tiver sido totalmente desmontado, afinal fica água nas galerias do bloco. Para o procedimento do tópico, acho que não entra nem 5 litros - menos ainda se o radiador não foi completamente drenado. É por isso que pra essa situação, o melhor mesmo é o aditivo concentrado. Depois de conectar todas as mangueiras, manda primeiro os 2,5 / 3 litros do aditivo, e o pouco que precisar completar usa água mesmo.
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COLOCANDO O FLUIDO ARREFECEDOR SIST. ARREFECIMENTO VECTRA B

por leoborgesl » 31 Ago 2016, 13:11

Usar agua de torneira é prejudicial ao sistema mesmo tendo o aditivo?

Se não é possível esgotar todo o líquido "velho" fica a mistura de agua e aditivo antigo, misturado com o novo.

Nesse caso de que adianta fazer essa limpeza com água especifica?


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COLOCANDO O FLUIDO ARREFECEDOR SIST. ARREFECIMENTO VECTRA B

por Sicursiv » 31 Ago 2016, 13:53

Água da torneira ou água mineral é extremamente danoso ao sistema de arrefecimento e aos componentes do motor reduzindo de forma expressiva sua vida útil e danificando o funcionamento dos componentes, o correto é preencher todo o sistema de arrefecimento com água desmineralizada/deionizada juntamente com o aditivo na proporção recomendada pelo fabricante, ou seja, água sem os sais minerais e condutores elétricos..

A inserção de água da torneira ou água mineral no sistema de arrefecimento ocasiona o desgaste precoce das peças móveis do motor e ferrugem, o indício de contaminação e enferrujamento pode ser notado pela coloração âmbar (marrom) da água do reservatório que é confundido muitas vezes com barro ou sujeira, vale a pena ressaltar que o líquido de arrefecimento não tem contato com o ambienta externo, por tanto, mesmo que seja usado em estrada de terra o líquido do reservatório não deve ficar sujo ou com aspecto marrom, para o perfeito funcionamento recomendo o uso de água desmineralizada/deionizada, inclusive posso indicar locais onde comprar, se o reservatório apresenta sinais de ferrugem assim que possível deve-se fazer a limpeza completa do sistema com a devida substituição da água e verificar o funcionamento da bomba de água, recomendando a sua troca o mais rápido possível.

Para algumas pessoas essa medida parece ser exagero, mas destaco que, apesar de não se notar alterações instantaneamente, o dano/prejuízo causado à longo prazo reduz significativamente a vida útil do motor e seus componentes.


H\ Schmeltzer.

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COLOCANDO O FLUIDO ARREFECEDOR SIST. ARREFECIMENTO VECTRA B

por Ju_Bueno » 31 Ago 2016, 15:18

leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje
Se não é possível esgotar todo o líquido "velho" fica a mistura de agua e aditivo antigo, misturado com o novo.
Nesse caso de que adianta fazer essa limpeza com água especifica?

Leo, não é possível esgotar toda a água parada no bloco, mas é possível trocá-la. Como citado pelo Almeidão no primeiro post, o outro vídeo mostra como proceder.

(Vídeos aqui: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 727#p31727)

Em resumo, você enfia a mangueira d'água com a torneira aberta no radiador, ou diretamente no cano de entrada do motor, a água começará a escorrer pela saída, onde vai a termostática. Você pode até funcionar o motor - o que otimiza essa troca, pois a bomba se encarregará de fazer o que está no bloco ser expulso do motor. Pode fazer até ver que a água sai cristalina. Feito isso, vc tem água limpa no bloco, daí é só reconectar as mangueiras, selando o sistema, mandar o aditivo e completar com água novamente.
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COLOCANDO O FLUIDO ARREFECEDOR SIST. ARREFECIMENTO VECTRA B

por leoborgesl » 01 Set 2016, 21:54

Mas a água da mangueira dizem q é prejudicial, então não entendo como fazer essa limpeza/troca só com a água desmineralizada.



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por Ju_Bueno » 02 Set 2016, 07:47

Há quem diga que quando o aditivo é bom de verdade, o efeito do cloro que existe na água de torneira passa a ser neutralizado. Já a água mineral é totalmente contra indicada para sistema de arrefecimento.

Pois é, se misturar água desmineralizada com um pouquinho de água comum, já jogou dinheiro fora - a menos que alguém tenha bolado uma técnica magaiver!! Qdo o motor foi todo aberto, aí sim é garantido usar a desmineralizada.
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por Sicursiv » 02 Set 2016, 07:55

Pode ser usado uma bomba de funcionamento manual (comum em lojas de ferragens e mecânica) para bombear a água desmineralizada e realizar o procedimento indicado pelo amigo do fórum, uma bomba de dreno também deve servir..


H\ Schmeltzer

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por leoborgesl » 02 Set 2016, 11:19

Ju_Bueno escreveu:Há quem diga que quando o aditivo é bom de verdade, o efeito do cloro que existe na água de torneira passa a ser neutralizado. Já a água mineral é totalmente contra indicada para sistema de arrefecimento.

Pois é, se misturar água desmineralizada com um pouquinho de água comum, já jogou dinheiro fora - a menos que alguém tenha bolado uma técnica magaiver!! Qdo o motor foi todo aberto, aí sim é garantido usar a desmineralizada.


Tb acho! Porém vai ficar 100% desmineralizada logo q montar o motor, na próxima troca já complica! rsrs



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por leoborgesl » 02 Set 2016, 11:21

Vou usar agua de torneira mesmo, costumo usar o aditivo da Havoline concentrado (frasco branco e tampa laranja), p mesmo que o Almeidão usou no video.


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por leoborgesl » 02 Set 2016, 11:21

Agora fiquei com uma dúvida: água de torneira tb é mineral?

Para mim é td a mesma coisa!


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por Ju_Bueno » 02 Set 2016, 13:45

Eu entendo por água mineral aquelas de garrafinha ou galão - tipo q vende em supermercado. Água de torneira, dependendo da localidade é considerada potável, mas nunca mineral...
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por Sicursiv » 02 Set 2016, 14:14

Senhores,

Água da torneira não é considerada mineral, mas contém cloro, sais minerais, flúor e outros componentes igualmente danosos, a água desmineralizada/deionizada ou até mesmo a água destilada é isenta dessas substâncias, nos modelos anteriores de vectras que tive era notável o desgaste precoce da bomba d'água e outras partes do motor, (inclusive cabeçote) devido ao enferrujamento, uso essa água à 3 anos e o reservatório se mantém limpo, sem nenhum tipo de coloração âmbar/marrom que possa indicar ferrugem.. destaco que o benefício ou o dano só é percebido à longo prazo, na prática não se nota a diferença de funcionamento do sistema mas é inegável a redução na vida útil do motor e seus componentes, ótima tarde à todos.


H\ Schmeltzer.

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por jailsonalves » 04 Set 2016, 09:04

Galera, eu tenho uma grande dúvida, qual aditivo usar no meu vectra 99< azul ou rosa? orgânico ou químico? qual a diferença entre os 2?
um grande abraço..

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por Ju_Bueno » 05 Set 2016, 07:59

Jailson, esse tópico abaixo vai tirar suas dúvidas:

viewtopic.php?f=39&t=1665&hilit=aditivo+qual+usar%3F
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