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Faça você mesmo / Tutoriais[VECTRA B] Ventilador não funciona ou falha/desliga sozinho
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

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Almeidão
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Ventilação interna - problema intermitente

por Almeidão » 21 Mai 2024, 13:24

Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia a todos, tenho um vectra 2.2 8v 2000/2001 e estou com um problema um tanto quanto estranho, nunca vi isso, meu ar condicionado e ventilação funcionam perfeitamente, todas as velocidades e tals, porem em viagens longas depois de um certo tempo simplesmente para de sair ar nos difusores e em qualquer outro lugar, isso com a ventilação no 2, ai ligo ela no 4 e o motor do ventilador gira na velocidade máxima, porem sai pouco ar no interior, mesmo nos pés quanto nos difusores ou nos vidros, e da pra escutar o barulhão do ventilador girando, ai encosto o carro pra almoçar quase uma hora parado quando voltei estava funcionando normal, segui viagem e deu uns 10 minutos andando e o problema voltou, alguém ja pegou um problema parecido?


Nunca aconteceu isto comigo, mas posso supor algo que poderia está acontecendo e seria o congelamento do condensador, neste momento o ventilador está voltado para o condensador e se ele congelar ele vai tapar este vento. Seria uma suposição e se tiver acontecendo isto seria problema do ar condicionado.
Outra hipótese seria a resistencia do ventilador interno indo pro saco e não aguentando o tranco por muito tempo.
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Felipe Jentz
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Ventilação interna - problema intermitente

por Felipe Jentz » 21 Mai 2024, 13:44

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia a todos, tenho um vectra 2.2 8v 2000/2001 e estou com um problema um tanto quanto estranho, nunca vi isso, meu ar condicionado e ventilação funcionam perfeitamente, todas as velocidades e tals, porem em viagens longas depois de um certo tempo simplesmente para de sair ar nos difusores e em qualquer outro lugar, isso com a ventilação no 2, ai ligo ela no 4 e o motor do ventilador gira na velocidade máxima, porem sai pouco ar no interior, mesmo nos pés quanto nos difusores ou nos vidros, e da pra escutar o barulhão do ventilador girando, ai encosto o carro pra almoçar quase uma hora parado quando voltei estava funcionando normal, segui viagem e deu uns 10 minutos andando e o problema voltou, alguém ja pegou um problema parecido?


Nunca aconteceu isto comigo, mas posso supor algo que poderia está acontecendo e seria o congelamento do condensador, neste momento o ventilador está voltado para o condensador e se ele congelar ele vai tapar este vento. Seria uma suposição e se tiver acontecendo isto seria problema do ar condicionado.
Outra hipótese seria a resistencia do ventilador interno indo pro saco e não aguentando o tranco por muito tempo.


Eu vou me obrigar a desmontar tudo pra analisar, pois o motor nunca para de funcionar, apenas o ar não sai, mesmo desligando o ar condicionado

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chirola
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Ventilação interna - problema intermitente

por chirola » 21 Mai 2024, 15:44

Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje Eu vou me obrigar a desmontar tudo pra analisar

antes de desmontar testa se da o mesmo problema sem o ar condicionado ligado , testa so o ventilador ou com o sr quente , prater uma ideia se é problema do ventilador ou do ar condicionado , geralmente se congela o condensador é por ter pouco gass , se faz o mesmo sem o ar ligado pode ser a resistencia , ou alguma das portinholas que fica meio aberta meio fechada dentro da caixa de ventilação restringindo a passagem de ar , ou ate mesmo o motor do ventilado cansado

rahonejm
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[VECTRA B] Ventilador não funciona ou falha/desliga sozinho

por rahonejm » Ontem, 22:09

Vou comentar aqui porque fiquei quebrando a cabeça uma semana com essa resistência, e pode ser que ajude alguém. Resumindo, meu ar digital estava com o mesmo problema do amigo que criou esse tópico (vou comentar lá também, mas estou comentando nesse aqui porque é o que aparece mais no google quando se pesquisa sobre o ventilador interno e a resistência), ou seja, meu ventilador ligava em todas as velocidades, mas parava depois de alguns minutos e só funcionava na 9. Sabendo que era a resistência, segui o tutorial desse tópico e troquei os transistores da minha, mas o problema de desligar depois de alguns minutos continuou. Eu percebi que a resistência estava esquentando demais e acabava desarmando por proteção. Depois de várias manutenções para tentar resolver isso, o problema persistiu, e eu acabei condenando a peça e comprando uma nova na internet. Depois de colocar a nova, para minha tristeza, depois de alguns minutos, o ventilador desligou, e eu vi que a peça estava esquentando do mesmo jeito da original. Estudei todo o sistema elétrico do carro para ver o que podia ser, se era alguma outra peça ou sensor ou como a resistência poderia estar esquentando mais do que deveria (essa resistência esquenta mesmo, mas estava em excesso). No fim, o problema era bastante simples: eu estava testando a resistência fora da caixa de ar (fora do buraco que ela fica). Sendo uma peça de terrível acesso, eu deixei o chicote pendurado do lado do pedal e deixava tudo ali, solto, para testar. Acontece que aquele buraco da peça é da caixa de ar, ou seja, o próprio ventilador resfria a resistência. Encaixei a peça nova no buraco e não desliga mais. Enfim, talvez pareça idiota para alguns, mas fica aí a dica. Eu não encontrei nada nenhum lugar comentando sobre a resistência superaquecendo.

Almeidão
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[VECTRA B] Ventilador não funciona ou falha/desliga sozinho

por Almeidão » 38 minutos atrás

rahonejm escreveu:Fuente del Mensaje Vou comentar aqui porque fiquei quebrando a cabeça uma semana com essa resistência, e pode ser que ajude alguém. Resumindo, meu ar digital estava com o mesmo problema do amigo que criou esse tópico (vou comentar lá também, mas estou comentando nesse aqui porque é o que aparece mais no google quando se pesquisa sobre o ventilador interno e a resistência), ou seja, meu ventilador ligava em todas as velocidades, mas parava depois de alguns minutos e só funcionava na 9. Sabendo que era a resistência, segui o tutorial desse tópico e troquei os transistores da minha, mas o problema de desligar depois de alguns minutos continuou. Eu percebi que a resistência estava esquentando demais e acabava desarmando por proteção. Depois de várias manutenções para tentar resolver isso, o problema persistiu, e eu acabei condenando a peça e comprando uma nova na internet. Depois de colocar a nova, para minha tristeza, depois de alguns minutos, o ventilador desligou, e eu vi que a peça estava esquentando do mesmo jeito da original. Estudei todo o sistema elétrico do carro para ver o que podia ser, se era alguma outra peça ou sensor ou como a resistência poderia estar esquentando mais do que deveria (essa resistência esquenta mesmo, mas estava em excesso). No fim, o problema era bastante simples: eu estava testando a resistência fora da caixa de ar (fora do buraco que ela fica). Sendo uma peça de terrível acesso, eu deixei o chicote pendurado do lado do pedal e deixava tudo ali, solto, para testar. Acontece que aquele buraco da peça é da caixa de ar, ou seja, o próprio ventilador resfria a resistência. Encaixei a peça nova no buraco e não desliga mais. Enfim, talvez pareça idiota para alguns, mas fica aí a dica. Eu não encontrei nada nenhum lugar comentando sobre a resistência superaquecendo.


Não é nada idiota, tem o motivo dela ser ali sim
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