O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisInstalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

41 mensagens
Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: GT-X possui sensor de estacionamento?

por Thiago Menezes » 14 Jan 2015, 11:01

Não vinha de fabrica, isso foi item instalado na CSS na época opcional.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Murillo Pompermayer
Member
Member
Mensagens: 38
Registrado em: 09 Dez 2014, 07:55
Nome Completo: Murillo Pompermayer da Silva
Cidade: Rio Claro
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: GT-X possui sensor de estacionamento?

por Murillo Pompermayer » 14 Jan 2015, 14:13

Suponho, então, que se o meu tivesse, eu já saberia, certo? rsrs

Forster
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 263
Registrado em: 16 Abr 2013, 16:10
Nome Completo: José Rodrigo Forster
Cidade: Rolândia
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: GT-X possui sensor de estacionamento?

por Forster » 14 Jan 2015, 14:38

Uhm...creio que sim, pois toda vez que engrenasse a marcha ré ele biparia próximo de algum obstáculo
Vectra ELITE 2.4 16V 2006
Histórico -Vectra GLS 2000 2.2 8V prata escuna com ABS e AIR-BAG DUPLO, GOL 89 L 1.6, Chevette 93 L 1.6, Gol BOLA 95 CLi 1.8

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: GT-X possui sensor de estacionamento?

por Thiago Menezes » 14 Jan 2015, 14:41

Murillo Pompermayer escreveu:Suponho, então, que se o meu tivesse, eu já saberia, certo? rsrs


É só você olhar o parachoque se tiver sensores tem se não tiver não tem :38:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Murillo Pompermayer
Member
Member
Mensagens: 38
Registrado em: 09 Dez 2014, 07:55
Nome Completo: Murillo Pompermayer da Silva
Cidade: Rio Claro
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: GT-X possui sensor de estacionamento?

por Murillo Pompermayer » 14 Jan 2015, 15:59

Vocês têm ideia de como são esses sensores?

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: GT-X possui sensor de estacionamento?

por Thiago Menezes » 14 Jan 2015, 16:08

Murillo Pompermayer escreveu:Vocês têm ideia de como são esses sensores?


Imagem
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

andrejacia
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 07 Fev 2015, 14:26
Nome Completo: André Luís Jacia
Cidade: Ourinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por andrejacia » 10 Mar 2015, 09:49

Depois de apanhar mais da hospedagem de imagens do que da instalação dos sensores, vamos lá... kkkkkkkk. Tirei algumas fotos pra dá um up no tutorial. Fiz a mesma coisa do tutorial, a única diferença é que coloquei o visor em cima do retrovisor. Não fica bonito, mas fica mais discreto e protegido do sol rsrsrs.

Vou tentar jogar as imagens aqui...

Marcação do para choque com fita pra facilitar... Já furei ali mesmo pra ficar mais fácil e depois pra não ter volta kkkk. Aí tem que terminar de qquer maneira. Que dor no coração furar isso...

Imagem
Solidários seremos união. Separados uns dos outros seremos ponto de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos. Bezerra de Menezes

Imagem

2009 - 2.0 - 8V - Um dia turbo... rs

andrejacia
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 07 Fev 2015, 14:26
Nome Completo: André Luís Jacia
Cidade: Ourinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por andrejacia » 10 Mar 2015, 09:54

A parte que fiquei com raiva e xinguei tudo quanto é engenheiro que já existiu da GM na face da terra foi esses parafusos malditos que estavam travados e sairam com bucha e tudo. Quem nesse mundo me projeta uma porcaria dessas? Onde que uma bucha de metal sei lá de tipo vai conseguir ficar fixada em isolpor???? Resumindo, todos os parafusos sairam com bucha e tudo puxando com um alicate de corte, pq ficaram girando em falso... Depois pra voltar no lugar foi na base da delicadeza.... rsrs. O correto seria encher essas porcarias de araldite, superbonder, sei lá, mas tava escurecendo já. Inventei de começar a mecher com isso as 17:30hs. Horário que o correio entregou. apesar de no site já dizer que estava na cidade desde as 8 da manhã...

Imagem
Solidários seremos união. Separados uns dos outros seremos ponto de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos. Bezerra de Menezes

Imagem

2009 - 2.0 - 8V - Um dia turbo... rs

andrejacia
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 07 Fev 2015, 14:26
Nome Completo: André Luís Jacia
Cidade: Ourinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por andrejacia » 10 Mar 2015, 09:56

Não fiquei tirando foto de tudo quanto é coisa, pq além da pressa que eu tava, tava escurecendo, celular arriando e até pq não tem segredo nenhum retirar e colocar de volta esse para choque rsrs. Vou postar oq tenho.

Imagem

Imagem
Solidários seremos união. Separados uns dos outros seremos ponto de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos. Bezerra de Menezes

Imagem

2009 - 2.0 - 8V - Um dia turbo... rs

andrejacia
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 07 Fev 2015, 14:26
Nome Completo: André Luís Jacia
Cidade: Ourinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por andrejacia » 10 Mar 2015, 10:07

Toda fiação dos sensores joguei pra dentro dos conduítes existentes ali... Ficou meio apertado mas coube tudo sossegado.
opinião pessoal... Saudade dos carros antigos onde tudo era muito mais reforçado, parafusos enormes etc... Sou fã de carro antigo, só tô com um desses devido a viajar demais por causa do trabalho. Quanto mais desmontava, mas desanimava... Tudo de plástico, tudo fraco, tudo coisinha sem vergonha... Tristeza viu....

A parte do estupro da borrachinha comigo não deu certo na base da caneta... Aí fiz o seguinte... Facilitou muito até... Usei um alicate de bico. Aí é só enfiar ele fechado na borrachinha e abrir cada vez de passar cada conector dos sensores... Não tem erro. Pra facilitar mais ainda é puxar o alicate pra fora sem apertar ele... A própria pressão que a borrachinha faz no alicate, faz ele segurar o conector pra puxar pro outro lado...

Depois de tudo passado, mais uma dica... Se por mais que vc tenha marcado a fiação A B C e D, depois viu que puxando os fios as marcações se perderam enroscadas em algum lugar, não se desespere kkkkkkkkk

Fio A vai ser o mais comprido de todos, depois o B mais curto, o C mais curto ainda e o D da até medo de não dar o comprimento de tão curtinho que fica kkkkkkkkkkk. Mas dá sim, sobra muuiiiito fio pra esconder dentro do porta malas...

Imagem
Solidários seremos união. Separados uns dos outros seremos ponto de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos. Bezerra de Menezes

Imagem

2009 - 2.0 - 8V - Um dia turbo... rs

andrejacia
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 07 Fev 2015, 14:26
Nome Completo: André Luís Jacia
Cidade: Ourinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por andrejacia » 10 Mar 2015, 10:10

Fui terminar toda essa bagaceira a noite segurando a lanterna na boca e com uma baita dor nas costas kkkk. Mas compensou. Funciona direitinho, bem confiável msm.
Ta aí as duas ultimas fotos de onde deixei o módulo.
Ligação feita conforme no tutorial msm. Fio branco, fio marrom, etc...

Imagem

Imagem

:88:
Solidários seremos união. Separados uns dos outros seremos ponto de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos. Bezerra de Menezes

Imagem

2009 - 2.0 - 8V - Um dia turbo... rs

andrejacia
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 07 Fev 2015, 14:26
Nome Completo: André Luís Jacia
Cidade: Ourinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por andrejacia » 10 Mar 2015, 10:15

Ah, usei bastante cinta plástica pra prender esses fios td junto... Adoro essa cinta, já tenho uns dois pacotes em casa pra essas gambitecs msm kkkkkkk. Melhor que fita isolantes e qquer coisa parecida.

No fim das contas não tem segredo nenhum tirar e colocar os parachoques. Nesse dia tirei o dianteiro tbm bem cedinho, mas não tirei fotos. Desanimei mais ainda quando ví como são fixados. 3 parafusinhos sem vergonhas de cada lado e o resto tudo essas travinhas vagabundas de plástico que quebrei mais da metade, depois fui comprar novas rsrs. Mais fácil de tirar que o traseiro. É só não ter dó das travas kkkkkkkkkkkk. As duas travas mais chatas são as que ficam atras da grade, bem pertinhas dos farois. E cuidado com a grade. Qquer coisinha quebra fácil alí rs. Separei ela do parachoque com uma chave de fenda, forçando de leve por baixo, até soltar as 6 ou 7 travas....

Tirei pra colocar os farois de milha de volta no lugar... O direito uma lebre tirou e o esquerdo um cachorro tirou... Dois finados kkkkkkkkkkk. Acho que não esqueci de nada rs.
Solidários seremos união. Separados uns dos outros seremos ponto de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos. Bezerra de Menezes

Imagem

2009 - 2.0 - 8V - Um dia turbo... rs

sandrosoares
GL Member
GL Member
Mensagens: 62
Registrado em: 09 Out 2014, 22:47
Nome Completo: Jose Sandro Soares Pereira Junior
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por sandrosoares » 18 Mar 2015, 00:11

andrejacia escreveu:Ah, usei bastante cinta plástica pra prender esses fios td junto... Adoro essa cinta, já tenho uns dois pacotes em casa pra essas gambitecs msm kkkkkkk. Melhor que fita isolantes e qquer coisa parecida.

No fim das contas não tem segredo nenhum tirar e colocar os parachoques. Nesse dia tirei o dianteiro tbm bem cedinho, mas não tirei fotos. Desanimei mais ainda quando ví como são fixados. 3 parafusinhos sem vergonhas de cada lado e o resto tudo essas travinhas vagabundas de plástico que quebrei mais da metade, depois fui comprar novas rsrs. Mais fácil de tirar que o traseiro. É só não ter dó das travas kkkkkkkkkkkk. As duas travas mais chatas são as que ficam atras da grade, bem pertinhas dos farois. E cuidado com a grade. Qquer coisinha quebra fácil alí rs. Separei ela do parachoque com uma chave de fenda, forçando de leve por baixo, até soltar as 6 ou 7 travas....

Tirei pra colocar os farois de milha de volta no lugar... O direito uma lebre tirou e o esquerdo um cachorro tirou... Dois finados kkkkkkkkkkk. Acho que não esqueci de nada rs.


O trabalho ficou muito bom. Morri de rir com essa última postagem kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

andrejacia
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 07 Fev 2015, 14:26
Nome Completo: André Luís Jacia
Cidade: Ourinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por andrejacia » 20 Mar 2015, 10:04

Agora comprando novamente os sensores pra instalar no Astra da dona onça :38: :88:
Solidários seremos união. Separados uns dos outros seremos ponto de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos. Bezerra de Menezes

Imagem

2009 - 2.0 - 8V - Um dia turbo... rs

Vinícius Aseb
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Mar 2016, 16:16
Nome Completo: Vinícius Asen
Cidade: Nazário
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 32

Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por Vinícius Aseb » 10 Mai 2016, 22:52

abineh escreveu:Fuente del Mensaje Fala galera!
Final de semana passado tirei pra instalar o sensor de estacionamento no Vectrão.
Aproveitei e tirei algumas fotos... e agora posto aqui pra vocês que quiserem instalar o sensor no C.

Pra mim foi super fácil a instalação... achei que seria mais complicado mas não foi. Só foi trabalhoso pois envolve paciência mas fazer essas coisas é uma terapia pra aliviar o estresse da semana.

Então vamos começar! Comprei o sensor na net mesmo... paguei R$ 52,00 e achei ele muito bacana pois cumpre muito bem o que promete e ainda é bem bonitinho o visor.

Pra questões de informação, o que eu comprei veio com 4 sensores, um visor e o módulo. O módulo instalei no porta-mala e o visor ao lado da coluna esquerda dianteira.

Pra começar, vamos à parte mais simples: material necessário!

1 - Furadeira
2 - Fita isolante
3 - Estilete
4 - Chaves Torx e chaves de boca 7mm e 10mm
5 - Um pedaço de arame de aprox. 50cm ou qualquer outro material para usarmos de SONDA
6 - Uma caneta (Explico depois) :mrgreen:

Vamos então passar a fiação do sensor lá pra mala pois é lá que vamos deixar o módulo.

1 - Retire a coluna do lado esquerdo. Pode puxar, sem medo, porém com cuidado. Ela é fixada com 3 presilhas de pressão, como mostra a foto abaixo:
Imagem

Eu optei por passar pela coluna para não ter que desmontar nada do assoalho. Por baixo, teria que desencaixar o acabamento do assoalho e acaba sendo mais trabalhoso. Por cima, só precisamos desmontar a coluna da frente pois o resto é só passar o fio com a ajuda do arame (ou de uma sonda)

2 - Defina onde será colocado o visor e comece a passar a fiação pela coluna, até na parte de cima onde está a borracha.
Imagem

3 - Retire a borracha cuidadosamente, para não rasgar. Só retire o necessário, ou seja, somente a parte de cima que fica junto ao forro. É pelo forro que vamos passar o fio até atrás. Passe o fio e vá voltando a borracha pro lugar para o fio não ficar escapando. Faça isso até chegar na coluna do meio. Ao chegar na coluna do meio, pegue o arame!
Imagem

4 - Ao chegar na coluna do meio, retire um pouco a borracha da porta traseira para podermos passar o arame. Feito isso, você vai ver um vão entre o acabamento da coluna e a coluna propriamente dita. Passe o arame de um lado para o outro (sentido da porta traseira para a porta dianteira), prenda no conector do fio e puxe ele pro outro lado.
Imagem

5 - Faça o mesmo procedimento de passar o fio pelo forro até a parte de trás, sempre voltando a borracha pro lugar depois de embutir o fio para que ele fique no lugar. Rebata o banco para facilitar. Passe o arame, prenda o fio e puxe o arame para o porta-mala.
Imagem

Imagem

Imagem

Bom.. feito isso, já temos a fiação do sensor lá no porta-mala.
Vamos agora à parte mais chata...

6 - Retire a presilha e a porca indicados na foto (presilha so puxar e porca so desenroscar com a mão)
Imagem

Imagem

Imagem

Agora vamos partir pra parte mais chata: tirar o parachoque.
Eu levantei o carro, olhei por baixo, pelos lados, por tudo quanto é lado e não consegui um espaço legal pra passar a fiação sem retirar o parachoque... então, optei por tirar mesmo.

7 - Para tirar o parachoque, primeiro retire as duas lanternas. Nas laterais pelo porta mala existem 4 parafusos: 2 de 10mm que prendem a lanterna e 2 de fenda que prendem o acabamento. Retire os de fenda primeiro e retire o acabamento preto. Muito cuidado ao retirar esse acabamento. São 3 presilhas pequenas que encaixam na lanterna. Para solta-los, empurre o acabamento aos poucos para trás a fim de desencaixar as presilhas da lanterna.
Imagem

8 - Depois de retirar o acabamento, retire a lanterna. A lanterna só é presa com os dois parafusos de 10mm, portanto ela vai ficar solta do lado dos parafusos e presa na lateral. O encaixe da lateral é de presilha tbem... é um pininho redondo que encaixa em um suporte de borracha... é só puxar com cuidado para desprender. Soltando o encaixe, a lanterna sai na sua mão. Cuidado com o conector. Retire a lanterna dos dois lados. Do lado direito, não é preciso desencaixar o acabamento de pano. Tem uma espécie de "portinha" que dá acesso aos 2 parafusos de 10mm... você verá!

9 - Depois de retirar a lanterna, vamos começar a retirar o parachoque. No total são 15 parafusos.

São 5 parafusos de 7mm, 8 parafusos Torx (Se não me engano são T10), 2 na placa (aí depende.. no meu caso eram de fenda).

10 - Retire todos os parafusos...
Imagem

11 - Retire o parachoque. Existem algumas travinhas de encaixe perto do paralama. É só puxar com cuidado. Cuidado com a placa e a fiação das luzes da placa. O conector da fiação está do lado esquerdo. Desconecte-o e passe a placa pelo buraco do parachoque.

12 - Agora com o parachoque fora, repare que só existe espaço no parachoque perto do conector da luz da placa... o resto, é onde fica o isopor. Eu preferi não danificar o isopor, portanto fiz o furo nos locais onde não possui isopor.

Infelizmente neste pedaço meu celular acabou a bateria e não tive como tirar mais fotos... mas vamos lá...

13 - Como fiz os furos? Passei 2 fileiras de fita crepe no parachoque para poder fazer a marcação. Medi aprox. 15cm do vinco CENTRAL (imagem abaixo) e fiz a marcação. Depois, a partir do mesmo vinco central, fiz uma marcação de aprox. 55cm. Depois de ter feito a distancia, marquei a altura com base na linha de cintura do proprio parachoque (imagem abaixo). Medi 1CM pra baixo e marquei com a caneta. Essa distancia de 15cm do vinco central + 1cm da linha de cintura foi o meu X,Y para marcar o local certinho para o furo.

PS. Lembrando que o ideal é deixar o sensor no mínimo a 50cm do chão...

14 - Hora de furar. Depois de marcar, verifique as medições para não furar nada desalinhado. Faça o furo com muito cuidado e sem fazer força na furadeira.

15 - Com os furos prontos, encaixe os sensores. Não se esqueça de marcar qual é o sensor que você está colocando pois cada um tem uma letra correta no modulo. O meu módulo era ABCD, portanto o sensor do lado do motorista é sempre o A... seguido do B, C e o D é o ultimo, do lado do passageiro conforme indicação na imagem abaixo.

Imagem

PS. Cada sensor também tem uma marcação escrita UP ou uma seta... E DEVE SER RESPEITADA. Então, quando for encaixar os sensores, verifique qual é o lado PARA CIMA.

Imagem

16 - Hora de passar a fiação. Até aqui meu cel ainda tinha bateria pois fiz toda a fiação antes de furar o parachoque. Continuando... no Vectra C, como a placa é no parachoque, existe uma passagem da fiação para as luzes da placa. Foi por lá que eu passei a fiação dos sensores.
Imagem

17 - Como fiz? Agora é que entra a caneta! :mrgreen: "Estuprei" a borrachinha com a caneta... e depois empurrei a caneta com a ponta do sensor, criando um espaço forçado com a caneta que permitiu passar o conector. Depois de passar o conector, é só puxar o fio e ajustar de acordo com o tamanho. Faça isso com os 4 sensores e ao finalizar, utilize a fita isolante pra deixar tudo bem arrumadinho pra não entrar água ou poeira pela borrachinha estuprada.

Imagem

18 - Ligação do módulo. O módulo é ligado na luz de ré. Ao acionar a ré, o módulo liga e começa a apitar na sua cabeça. Os fios do conector da lanterna são:
Marrom = NEGATIVO
Branco = POSITIVO DA LUZ DE RÉ.
Com o auxilio do estilete, faça um pequeno descascado no fio e faça a ligação com o fio POWER do módulo. O meu módulo veio com fios na cor padrão... preto para negativo e vermelho para positivo. É só ligar, passar a fita isolante e usar a mesma técnica da caneta estupradora para passar o fio do POWER pra dentro do porta-mala.

Imagem

19 - Pronto. Agora é só fazer a ligação, organizar os fios e prender o módulo. Eu utilizei aquelas presilhas plásticas pra organizar os fios e fita dupla face para prender o módulo!

Imagem

20 - Eis o resultado final...

Imagem

Imagem


Abineh, você ou outro alguém ainda possui estas fotos?
Tenho grande interesse em instalar o sensor eu mesmo. Só queria algumas imagens para ilustrar o tamanho da empreitada....
Obrigado!

Avatar do usuário
mvmsodre
Organizador
Organizador
Mensagens: 440
Registrado em: 24 Abr 2014, 16:53
Nome Completo: Marcos Vinicio M. Sodré
Cidade: Leiria
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por mvmsodre » 27 Ago 2016, 22:20

As imagens não estão carregando :(
Vectra CD 1997 Top Full
Imagem
Conheça minha Garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14255

caveari
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 01 Jan 2016, 22:26
Nome Completo: Renato Caveari Pimenta
Cidade: Miracema
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por caveari » 29 Set 2016, 08:59

Desculpem ressuscitar o tópico.

Instalei o "visor" do sensor de estacionamento acima do volante, ficou muito bom.

Queria saber onde vocês colocaram os dos seus carros.

Abraços.

Imagem

CLAUDIO43
GL Member
GL Member
Mensagens: 69
Registrado em: 21 Set 2014, 12:03
Nome Completo: CLAUDIO DIAS
Cidade: DUQUE DE CAXIAS
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por CLAUDIO43 » 01 Out 2016, 20:46

Prezado Amigo,
Gostaria se possível você me enviasse por e-mail as fotos e esse texto da sua instalação do sensor de estacionamento aí de cima, pois, não estou conseguindo visualizar por aqui. estou querendo instalar no meu Vectra Elite 2010.
Segue o e-mail: claudio.fd@hotmail.com.
Grato!
Editado pela última vez por CLAUDIO43 em 01 Out 2016, 20:54, em um total de 1 vez.

Fabio Sklar
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 07 Nov 2016, 14:42
Nome Completo: FABIO ADRIANO SKLAR
Cidade: Campo Bom
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por Fabio Sklar » 18 Nov 2016, 15:02

Pessoal, tem como atualizar as imagens?

Obrigado!

caveari
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 01 Jan 2016, 22:26
Nome Completo: Renato Caveari Pimenta
Cidade: Miracema
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por caveari » 29 Nov 2022, 17:39

Boa tarde. Alguém ainda tem as fotos?
comprei um sensor pro Vectra C de 8 pontos, eu mesmo queria instalar.
Dizem que o mais chato é passar os fios da dianteira até a traseira.
Mas como já instalei em dois carros diferentes (Gol e Peugeot), mas os de 4 pontos, vou arriscar também.
Primeiro o traseiro e dando tudo certo o dianteiro.

41 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 436 visitantes