O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisHOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO F23
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

47 mensagens
Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por leoborgesl » 08 Dez 2015, 20:00

corsa turbo escreveu:
leoborgesl escreveu:Essa bucha ainda encontra original GM?


A GM não vende apenas bucha, apenas a alavanca inteira.
att,


Então me resta achar uma de boa qualidade! :/
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

kleybarroso
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 13 Jan 2015, 19:08
Nome Completo: cleison c. dos santos barroso
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por kleybarroso » 17 Dez 2015, 13:31

Fiz esse procedimento na coragem...nem sabia que tinha esse how-to ...
parabéns pelo tópico !!!!!!!!!!

NA net vende as buchas...tem uns dois anos que n comprei mais.... mas se não encontrarem, dirija-se ao torneiro mecânico e leve a peça antiga que eles fazem uma similar !!!

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por leoborgesl » 17 Dez 2015, 16:30

No meu caso tem uma folga excessiva mesmo estando engatado, em qquer marcha, além do fato de que a 1 e 2 marcha são difíceis de engatar. A 3 marcha na maioria das vezes raspa.

Para resolver seria essa solução do tópico ou seria necessário trocar as buchas/retentores que vão no câmbio (cofre do motor)?

Vectra GLS 2.2 8v (ré para trás)
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

kleybarroso
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 13 Jan 2015, 19:08
Nome Completo: cleison c. dos santos barroso
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por kleybarroso » 17 Dez 2015, 16:53

leoborgesl escreveu:No meu caso tem uma folga excessiva mesmo estando engatado, em qquer marcha, além do fato de que a 1 e 2 marcha são difíceis de engatar. A 3 marcha na maioria das vezes raspa.

Para resolver seria essa solução do tópico ou seria necessário trocar as buchas/retentores que vão no câmbio (cofre do motor)?

Vectra GLS 2.2 8v (ré para trás)


Parceiro...nesta situação foi parecido com a minha...regulagem dos cabos e possivelmente troca da bucha.
vc primeiro troca a bucha e depois de instalada vc parte para regulagem dos cabos

ai vc terá que soltar uma presilha e ir testando as posições... até ser mais cabível a entrada das marchas...e da mesma forma vc faz no segundo cabo...solta a travinha de plastico e vai testando até perceber que as marchas entram suaves...!!! :2: :88:

Alexsandro araujo
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Dez 2015, 15:33
Nome Completo: ALEXSSANDRO DE OLIVEIRA ARAUJO
Cidade: manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Alexsandro araujo » 17 Dez 2015, 17:10

Parabéns auto explicativo top.
show :88:

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por leoborgesl » 17 Dez 2015, 19:12

kleybarroso escreveu:
leoborgesl escreveu:No meu caso tem uma folga excessiva mesmo estando engatado, em qquer marcha, além do fato de que a 1 e 2 marcha são difíceis de engatar. A 3 marcha na maioria das vezes raspa.

Para resolver seria essa solução do tópico ou seria necessário trocar as buchas/retentores que vão no câmbio (cofre do motor)?

Vectra GLS 2.2 8v (ré para trás)


Parceiro...nesta situação foi parecido com a minha...regulagem dos cabos e possivelmente troca da bucha.
vc primeiro troca a bucha e depois de instalada vc parte para regulagem dos cabos

ai vc terá que soltar uma presilha e ir testando as posições... até ser mais cabível a entrada das marchas...e da mesma forma vc faz no segundo cabo...solta a travinha de plastico e vai testando até perceber que as marchas entram suaves...!!! :2: :88:


A questão da regulagem que vc falou eu não entendi bem, pelo que li nesse post entendi que a regulagem é feita de uma única forma, por aquela trava que vai atrás da alavanca.
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

kleybarroso
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 13 Jan 2015, 19:08
Nome Completo: cleison c. dos santos barroso
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por kleybarroso » 17 Dez 2015, 19:49

leoBorges na minha situação quando comprei a bucha... ela n Véio com a marcação dos furos corretos na bucha nova...para o encaixe da trava... ela tava meio fora do padrão... isso, por motivo de ser difícil encontrar a peça original, quando comprei essa bucha ela n era original, daí quando tentei fazer o procedimento correto conforme o tópico, a regulagem n ficou a contento... ai tive que achar o ponto certo do Cabo 1 e 2... deu trabalho mas com paciencia consegui achar uma regulagem filé que atendesse todas as marchas.

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
Editado pela última vez por kleybarroso em 17 Dez 2015, 20:07, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por leoborgesl » 17 Dez 2015, 20:07

kleybarroso escreveu:leoBorges na minha situação quando comprei a bucha... ela n Véio com a marcação dos furos corretos na bucha nova...para o encaixe da trava... ela tava meio fora do padrão... então quando conectei os cabos e fiz o procedimento correto conforme o tópico, a regulagem n ficou a contento... ai tive que achar o ponto certo do Cabo 1 e 2... deu trabalho mas conseguir achar uma regulagem filé que atendesse todas as marchas.

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk


Entendi.. aí é zicaa hein!!
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por leoborgesl » 18 Dez 2015, 12:42

Tive olhando... pelo jeito a troca da bucha vai melhorar bem a questão do engate da marcha, porém notei tb que tem uma folga na articulação que fica acima do câmbio, onde ficam os cabos que vem da alavanca.

Essa folga tem alguma regulagem ou ajuste externo ou nesse caso o problema é dentro do câmbio?
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por leoborgesl » 21 Dez 2015, 09:37

Pô ninguém para tirar minha dúvida acima? :47:

Outra dúvida que tenho, com o que posso retirar a graxa velha? Tipo, algum produto ou de usa apenas um pano...
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Gilmar Martins
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:50
Nome Completo: Gilmar Martins
Cidade: Pirajuí
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Gilmar Martins » 21 Dez 2015, 21:40

leoborgesl escreveu:Pô ninguém para tirar minha dúvida acima? :47:

Outra dúvida que tenho, com o que posso retirar a graxa velha? Tipo, algum produto ou de usa apenas um pano...
k

Mas rapaz! Hoje paguei um mico lascado. Troquei as bchas da gaiola do trambulador e quando estava quase tudo montado no lugar descobri que havia montado a alavanca invertida. Tive que refazer todo o trabalho. Bem pelo menos aprendi.

Mas aquelas buchinhas que vao na parte em cima do cambio que voce mencionou tambem ppdem dar problema de engate nas marchas e quando isso acontece tambem precisam ser trocadas. mas o ponto mais critico, onde pode dar mais problemas eh no piino da junta bem acima da caixa, se ti er muita folga torna muito dificil o engate das marchas. Parece que tem topico aqui no forum que mostra como trocar.

Quanto a limpeza, evite produtos com base de petrolio, limpe o maximo que puder com um trapo ou estopa sem deixae fiapos, depois pode completar a limpeza com um pano ou estopa embebida com aolcool. Acho que eh o melhor, bem eh o que eu faria.

Qanto ao lubrificante, procure usar graxa a base de silicone, nunca graxa comum, pois tem solvente de petroleo e destroi o material do trambulador.

Espero ter ajudado, talvez outos vectrados tem ideias melhores. :47:

Abracos

Gilmar
Papai e mamãe eram felizes

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por corsa turbo » 22 Dez 2015, 21:22

leoborgesl escreveu:Tive olhando... pelo jeito a troca da bucha vai melhorar bem a questão do engate da marcha, porém notei tb que tem uma folga na articulação que fica acima do câmbio, onde ficam os cabos que vem da alavanca.

Essa folga tem alguma regulagem ou ajuste externo ou nesse caso o problema é dentro do câmbio?


Ba noite. não tive tempo de pesquisar, mas eu sei que vendem as buchas/encaixes dos cabos no cambio tb... mas isso não descarga a posibilidade de ter folga interna.
att
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por leoborgesl » 23 Dez 2015, 09:41

Gilmar Martins escreveu:
leoborgesl escreveu:Pô ninguém para tirar minha dúvida acima? :47:

Outra dúvida que tenho, com o que posso retirar a graxa velha? Tipo, algum produto ou de usa apenas um pano...
k

Mas rapaz! Hoje paguei um mico lascado. Troquei as bchas da gaiola do trambulador e quando estava quase tudo montado no lugar descobri que havia montado a alavanca invertida. Tive que refazer todo o trabalho. Bem pelo menos aprendi.

Mas aquelas buchinhas que vao na parte em cima do cambio que voce mencionou tambem ppdem dar problema de engate nas marchas e quando isso acontece tambem precisam ser trocadas. mas o ponto mais critico, onde pode dar mais problemas eh no piino da junta bem acima da caixa, se ti er muita folga torna muito dificil o engate das marchas. Parece que tem topico aqui no forum que mostra como trocar.

Quanto a limpeza, evite produtos com base de petrolio, limpe o maximo que puder com um trapo ou estopa sem deixae fiapos, depois pode completar a limpeza com um pano ou estopa embebida com aolcool. Acho que eh o melhor, bem eh o que eu faria.

Qanto ao lubrificante, procure usar graxa a base de silicone, nunca graxa comum, pois tem solvente de petroleo e destroi o material do trambulador.

Espero ter ajudado, talvez outos vectrados tem ideias melhores. :47:

Abracos

Gilmar


Ajudou bastante!

A princípio iria usar graxa branca, mas vou procurar uma de silicone, ou talvez até usar vaselina.
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por leoborgesl » 23 Dez 2015, 09:44

corsa turbo escreveu:
leoborgesl escreveu:Tive olhando... pelo jeito a troca da bucha vai melhorar bem a questão do engate da marcha, porém notei tb que tem uma folga na articulação que fica acima do câmbio, onde ficam os cabos que vem da alavanca.

Essa folga tem alguma regulagem ou ajuste externo ou nesse caso o problema é dentro do câmbio?


Ba noite. não tive tempo de pesquisar, mas eu sei que vendem as buchas/encaixes dos cabos no cambio tb... mas isso não descarga a posibilidade de ter folga interna.
att


Pelo que vi acho q nas buchas da ponta do cabo não tem folga, pode ser interna mesmo! :/

Se for interna, só desmontando o câmbio para resolver?
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Gilmar Martins
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:50
Nome Completo: Gilmar Martins
Cidade: Pirajuí
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Gilmar Martins » 25 Dez 2015, 06:52

Pois então, o meu Vectra é 97 e não tem cabos mas é um varão que vem da alavanca do câmbio e depois da parede corta fogo tem várias conexões até chegar a caixa. Antes de chegar na caixa há uma junta com um pino, semelhante à do Monza. Esse pino (da junta) costuma gastar devido ao uso e pode dar folga dificultando o engate. Não sei se no seu Vectra é semelhante. Pode acontecer, mas não é comum dar problema de desgaste interno. Para falar a verdade, eu tive 5 Monzas, atualmente possuo um com 25 anos e 200.000 km e não há folga interna, o meu Vectra está com 135.000 km e não apresenta nenhuma folga interna. Portanto é quase certo que sejam as conexões externas.

Abraços,

Gilmar
Papai e mamãe eram felizes

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por leoborgesl » 25 Dez 2015, 09:10

Gilmar Martins escreveu:Pois então, o meu Vectra é 97 e não tem cabos mas é um varão que vem da alavanca do câmbio e depois da parede corta fogo tem várias conexões até chegar a caixa. Antes de chegar na caixa há uma junta com um pino, semelhante à do Monza. Esse pino (da junta) costuma gastar devido ao uso e pode dar folga dificultando o engate. Não sei se no seu Vectra é semelhante. Pode acontecer, mas não é comum dar problema de desgaste interno. Para falar a verdade, eu tive 5 Monzas, atualmente possuo um com 25 anos e 200.000 km e não há folga interna, o meu Vectra está com 135.000 km e não apresenta nenhuma folga interna. Portanto é quase certo que sejam as conexões externas.

Abraços,

Gilmar


Tomara viu, a princípio vou fazer os procedimentos desse how-to e ver o resultado.
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por leoborgesl » 30 Dez 2015, 13:55

Fiz o procedimento e esse tópico ajudou bastante!

A dificuldade de engatar 1 e 2 marcha foi resolvido, porém ainda ficou uma pequena folga, tanto ponto morto quanto a marcha engatada, a folga é qdo mexe a alavanca para os lados.
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Gilmar Martins
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:50
Nome Completo: Gilmar Martins
Cidade: Pirajuí
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Gilmar Martins » 31 Dez 2015, 06:44

leoborgesl escreveu:Fiz o procedimento e esse tópico ajudou bastante!

A dificuldade de engatar 1 e 2 marcha foi resolvido, porém ainda ficou uma pequena folga, tanto ponto morto quanto a marcha engatada, a folga é qdo mexe a alavanca para os lados.


No meu caso tambem ficou pequena folga que ao meu ver eh normal.

abracos,

Gilmar
Papai e mamãe eram felizes

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por corsa turbo » 01 Jan 2016, 07:18

BOm dia.
Bom 2016 para todos.
Como Gilmar falou acima, uma folga é normal, tem que haver, se não tiver o sistema não funciona. basta avaliar se é o padrão ou se realmente está alem do que é preciso.
att,
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por leoborgesl » 01 Jan 2016, 10:59

corsa turbo escreveu:BOm dia.
Bom 2016 para todos.
Como Gilmar falou acima, uma folga é normal, tem que haver, se não tiver o sistema não funciona. basta avaliar se é o padrão ou se realmente está alem do que é preciso.
att,


Como posso avaliar se está normal?
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

47 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 462 visitantes