Lista de ferramentas necessárias no Vectra A (Conferir nos outros modelos!):
- Chaves de boca ou cachimbo 8, 10, 11, 12, 13, 15 e 17 mm (Na ordem: Defletores, parafusos da capa de correias, parafusos da capa da cremalheira, parafuso do tensor da correia dentada, peito de aço, tensores e por fim, parafuso da polia do virabrequim)
- Chave Allen 7mm (Tensionador da correia dentada)
- Chave Trox T10 (Parafusos auxiliares da polia do virabrequim)
- Torquímetro, Catraca ou Alavanca + Extensões, se necessário
- Macaco manual ou hidráulico e cavaletes
- Cuidado e paciência
Tempo estimado para troca e limpeza dos componentes: Em torno de 3 horas, varia com a experiência de cada um
Vamos lá, desmontagem. Começa liberando o tensor da correia auxiliar.. é só usar uma chave de boca de 15mm e puxar o tensor para o lado da parede corta fogo, que ele libera a correia auxiliar:
Detalhe da pequena 'manobra' necessária para substituição de correia do Vectra A. Eu fiquei um pouco assustado quando vi o esquema pela primeira vez.. é um tanto novidade pra mim, ter que soltar o suporte e abaixar o propulsor para uma simples substituição de correia auxiliar (E consequentemente, a dentada), kkkkk
No VA, esta etapa assusta, mas é simples: Primeiro levante o carro no macaco manual (Será necessária boa sensibilidade na hora de subir e abaixar o carro quando o suporte estiver solto e o motor apoiado no cavalete, por isso não utilizem macaco hidráulico para levantar o carro neste momento!) .. com o carro levantado, coloque o cavalete em posição que fique exatamente abaixo do ponto de fixação do coxim. Vá abaixando o carro de vagarzinho, e quando o suporte do motor tocar o cavalete, afrouxe os dois parafusos de fixação do coxim com a longarina (15mm). Coxim liberado e propulsor apoiado no cavalete, levante o carro no macaco o suficiente para que o motor desça pelo menos 1cm, liberando assim espaço para passar a correia:
Colocando no ponto e conferindo o sincronismo antes de desmontar tudo. É só seguir as marcações na capa de correia e lá em baixo na bomba de óleo, e ir girando o motor com uma chave 17mm apoiada no parafuso da polia do virabrequim até que as marcações fiquem em cima:
Soltando o guarda pó do volante do motor para travar a cremalheira e proceder com a remoção dos parafusos da polia e da engrenagem do vira. Para tirar estes parafusos da polia, deixar o carro DESENGRENADO (N nos AT's), e travar a cremalheira com uma chave de fenda.. não façam isso com o carro engrenado, pois há risco de danificar a caixa de marchas!
Após ter removido a polia do vira / correias auxiliares, é só destravar a capa da correia dentada e removê-la .. são 5 parafusos sextavados de 10mm a prendem, pelo menos no Vectra A. Como podem ver não estava tão contaminado.. provavelmente pois foi exposto a minério por pouco tempo desde que trocada em 2012, e com o motor livre de vazamentos nos retentores, não tinha nada ali pra acumular muita sujeira:
Mas é claro.. não dêem uma de João de Barro na hora desse tipo de manutenção. Gaste mais uns minutinhos pra limpar tudo, resultado vale a pena:
Tudo limpo, motor colocado no ponto, hora de partir pra montagem das correias novas:
Lembrem de liberar o tensionador pra tirar a correia velha e colocar a nova. Solte o parafuso procipal do tensor com uma chave boca 12mm e use a chave allen no local determinado do tensionador para aliviar a pressão. Aqui já com ela montada, mas ainda sem distribuir a tensão:
Quase duas voltas completas no motor.. conferindo tensionamento e travando o tensor. Posicione o marcador do ponteirinho do tensor na posição 'nova' (Entre as marquinhas neste caso), e fixe o tensor usando a chave de boca 12mm:
Tudo ok, pode montar a capa da correia dentada... e antes de torquear a polia do vira, eu recomendo bater um anti oxidante nos parafusos..
Agora passando a correia de acessórios. Muito chato este procedimento no Vectra A, o suporte do motor passa triscando o tensor auxiliar, então para colocá-la de volta no lugar, deve-se alavancar o tensionador para a posição de travamento (Usar uma chave de boca 15mm e puxar tudo para trás - lado do alternador):
Assim que aberto o espaço e passada a correia pelo tensor, pode liberar o tensionador novamente e terminar de passar a correia pelo suporte do motor e pelos demais periféricos:
Correia já passada, faça o processo inverso na fixação do coxim do motor: Abaixe o carro para que o suporte encoste na longarina, parafuse-o, levante o carro e remova o cavalete. Tudo pronto, e aí o resto é só montar o restante das peças. No caso do VA, defletores do parabarro direito, parabarro, peito de aço e caixa do filtro de ar.
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P.S.: Neste procedimento eu apenas conferi o estado dos demais periféricos, como bomba dágua, tensores e retentores. Não foi necessária troca de nenhum deles por em quanto, ainda mais por que no fim do ano, todo este sistema de distribuição passará para o do 16v .. Porém considerem que cada caso demanda certo reparo, nada de economizar em componentes do sistema não heim pessoal... o prejuízo depois pode ser grande.
P.S.2: Os passos aí podem ser seguidos pra qualquer carro da linha 8v dos GM's. 16v segue o mesmo processo, porém existe uma ferramenta da Raven para travamento dos comandos (Super fácil de usar também, e é uma ferramenta que custa em torno dos R$50,00) ... então a dica vale pra galera toda, independente de ano e motor.. basta ter um ferramental simples e cuidado pra trabalhar. Torquímetro, se tiver, melhor ainda, porém até mesmo quem não tem.. é só ir com cuidado e bom senso. Bom senso mesmo pessoal, pois sinceramente, todos os parafusos que tirei no meu sistema para efetuar esta troca parecem ter sido apertados por um ogro usando pneumática... é um absurdo isso, mas infelizmente é a realidade da maioria das oficinas no Brasil.. só tem João Bração por aí! Então peguem leve, com cuidado.. não precisa esmagar parafuso em nada ali.
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