O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisHow To! Fechar teto solar com botão auxiliar do alarme no Vectra A
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

5 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
DuM-DuMUV
GL Member
GL Member
Mensagens: 96
Registrado em: 17 Nov 2015, 10:20
Nome Completo: Thiago Steffens
Cidade: Cascavel
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

How To! Fechar teto solar com botão auxiliar do alarme no Vectra A

por DuM-DuMUV » 29 Out 2017, 00:37

Olá pessoal do fórum. Estou restaurando meu Vectra GSi 95 :103: e vou começar a compartilhar alguns Up's que vou fazer no carro. Um que não encontrei aqui no fórum foi o de como fechar o teto solar do VA junto com o alarme. Enfim resolvi fazer meu próprio tutorial. A princípio o motor do teto solar do VA não tem o one touch desativado como no VB, o que iria facilitar a vida.

O que eu fiz foi utilizar a saída auxiliar do alarme (Positron e Stetsom possuem essa saída auxiliar, fora a saída para desligar o som), para fechar "manualmente" o teto segurando o botão auxiliar do alarme. Aprofundando mais o assunto, a saída auxiliar dos alarmes (favor confirmem no manual) é de um pulso NEGATIVO. Como eu acho que colocar essa função para subir ou descer os vidros meio desnecessária, (muitos colocam essa saída para fazer isso), resolvi aproveita-la de um jeito melhor. :23:

Podem se perguntar o porquê de não colocar junto para fechar com os vidros elétricos na hora de acionar o alarme. Simples, pois se fizesse com base nesse esquema, se o teto estivesse aberto totalmente, ele iria fechar normalmente, mas se estivesse somente com a parte de trás aberta não ocorreria nada, e ainda se estivesse fechado, ele abriria a parte de trás, virando uma zona :55:

Ou seja deste modo ele só irá fechar o teto se estiver aberto para dentro do forro (janela aberta), e você se irá fechar ou não com o controle. Achei muito bom desse jeito.

*Ele irá fechar o teto se estiver para dentro do forro (aberto completamente).

*Já adianto que não me responsabilizo por eventuais danos

Chega de papo, vamos ao tutorial:

O que irá precisar:

- Alguns fios

- Fita isolante

- 1 rele comum de 4 terminais de no mínimo 30 Ampéres
Imagem

Opcional: um diodo 1N4007:
Imagem

Recomendo utilizar o diodo em sério nos pinos 85 e 86 conforme esquema.

O tutorial é bem simples. Você precisa puxar uma alimentação 12v (PESSOAL ANTES COLOQUEI PARA PUXAREM O FIO DO MOTOR DO TETO, mas percebi que só no meu carro que este fio é 12v direto pois foi feita uma gambi para variar. geralmente o motor do teto é um sinal pos chave, ou seja, não irá funcionar. O jeito é puxar direto 12v de outro lugar, podendo ser direto da bateria por exemplo) e ligar no terminal 85 do rele. Puxar o fio do pulso auxiliar do alarme (geralmente é o fio Cinza do chicote do alarme), e ligar no terminal 86 do rele. Puxar outro fio do pino 4 do botão do teto e ligar no terminal 87 do rele, e por fim puxar outro fio do pino 1 do teto até o terminal 30 do rele). A ideia é que quando acionado o botão auxiliar do alarme, este irá mandar um pulso negativo para o rele, que ira fechar o circuito entre os terminais 30 e 87 (isso usando o rele da imagem), assim será como se estivesse apertando o botão físico do próprio teto solar:

Imagem

Pinos 1 e 4 fazem fechar o teto quando aberto para dentro do forro
Imagem

Pessoal, não é impossível fazer o funcionamento para fechar em conjunto com o alarme, com o teto aberto em qualquer um dos modos. Entretanto, esse tutorial é muito mais fácil de se fazer e básico, - muita pessoas do fórum podem fazer com conhecimentos básicos em elétrica -, sendo que pelo menos para mim, já resolve o problema de todas vez ter que fechar o teto no botão interno.

Qualquer dúvida estou à disposição, podem mandar MP ou aqui no tópico mesmo. Não é difícil de fazer. O ideal é soldar essa emendas para não soltar e isolar bem com fita isolante.
Editado pela última vez por DuM-DuMUV em 03 Nov 2017, 17:08, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

How To! Fechar teto solar com botão auxiliar do alarme no Vectra A

por Ju_Bueno » 29 Out 2017, 10:06

Show de bola Thiago!
Já adicionei no Índice Geral de How-To.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

How To! Fechar teto solar com botão auxiliar do alarme no Vectra A

por Robson Lott » 03 Nov 2017, 08:31

Caramba! Excepcional how-to! Como nos velhos tempos!!!
Parabéns! Espero fazer isso no meu Vectra em breve, pois na maioria das vezes, deixo basculado como função de exaustor em dias quentes. Mas se forma umas nuvens estranhas no céu: cooooooooooorre!!!!! hehehehe!
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

How To! Fechar teto solar com botão auxiliar do alarme no Vectra A

por Robson Lott » 03 Nov 2017, 08:45

Revisando seu how-to, com um multímetro e um bloco de notas, tentarei identificar os devidos fios pra adotar uma estratégia diferente com meu TS e alarme pósitron:
- Ao ligar o alarme, nada atua no TS
- Mesmo aqui em Curitiba sendo uma cidade que chove frequentemente, em 90% das vezes q saio do carro, largo o TS basculado (levantado na parte de trás) com essa função de exaustão.
- Quando chove e me esqueço do TS basculado, é como na mensagem anterior: saio correndo pra fechar o TS.

Conclusão:
- Vou usar a saída AUX do Pósitron pra fechar o TS (botão de abrir em forma de janela).
- Não vou fazer nada do TS na funçaõ de ativar o alarme, tal como vc (Thiago Steffens!) mencionou! Realmente vira uma salada! hahahaha!!!! Só fechar os vidros já tá bom demais, tal como é!
- Como a função AUX do meu Pósitron somente pode ser usada com o alarme desativado (atualmente tá sendo usada pra abrir o porta-malas, porém posso usar a AUX2 pra isso depois...), se por acaso eu achar que preciso fechar o TS quando a chuva vier, à distância consigo desativar o alarme, segurar o botão AUX e o TS ficará vedadinho!
- E mais!!! Se eu quiser, em dias bem insolarados, abrir o TS (como uma janela) à distância (em um estacionamento, chegando ao carro), posso desativar o alarme, segurar o botão AUX pra "fechar" o TS, e em seguida segurar novamente pra abri-lo (como uma janela)!

Vou projetar isso e lhes informo como ficará!

Abraços!
Robson Lott
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Avatar do usuário
DuM-DuMUV
GL Member
GL Member
Mensagens: 96
Registrado em: 17 Nov 2015, 10:20
Nome Completo: Thiago Steffens
Cidade: Cascavel
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

How To! Fechar teto solar com botão auxiliar do alarme no Vectra A

por DuM-DuMUV » 03 Nov 2017, 17:05

Robson Lott escreveu:Fuente del Mensaje Revisando seu how-to, com um multímetro e um bloco de notas, tentarei identificar os devidos fios pra adotar uma estratégia diferente com meu TS e alarme pósitron:
- Ao ligar o alarme, nada atua no TS
- Mesmo aqui em Curitiba sendo uma cidade que chove frequentemente, em 90% das vezes q saio do carro, largo o TS basculado (levantado na parte de trás) com essa função de exaustão.
- Quando chove e me esqueço do TS basculado, é como na mensagem anterior: saio correndo pra fechar o TS.

Conclusão:
- Vou usar a saída AUX do Pósitron pra fechar o TS (botão de abrir em forma de janela).
- Não vou fazer nada do TS na funçaõ de ativar o alarme, tal como vc (Thiago Steffens!) mencionou! Realmente vira uma salada! hahahaha!!!! Só fechar os vidros já tá bom demais, tal como é!
- Como a função AUX do meu Pósitron somente pode ser usada com o alarme desativado (atualmente tá sendo usada pra abrir o porta-malas, porém posso usar a AUX2 pra isso depois...), se por acaso eu achar que preciso fechar o TS quando a chuva vier, à distância consigo desativar o alarme, segurar o botão AUX e o TS ficará vedadinho!
- E mais!!! Se eu quiser, em dias bem insolarados, abrir o TS (como uma janela) à distância (em um estacionamento, chegando ao carro), posso desativar o alarme, segurar o botão AUX pra "fechar" o TS, e em seguida segurar novamente pra abri-lo (como uma janela)!

Vou projetar isso e lhes informo como ficará!

Abraços!
Robson Lott


Opa vlw! Só percebi um detalhe, no meu carro, o fio vermelho 12v do teto solar está ligado direto da bateria, por isso eu abro e fecho ele mesmo sem estar com a chave ligada. Fui fazer esse tutorial no alarme de um amigo meu e percebi que o dele só funciona o teto com a chave ligada (mais uma gambi que fizeram no meu GSi pra variar". Portanto, onde digo que pode puxar os 12v do motor do teto já não dá certo (no meu deu pois puxaram direto da bateria), no caso deve puxar de outro lugar que seja 12v, e não 12v pós chave como no motor do teto. Vou colocar isso no tópico para o pessoal não quebrar a cabeça vendo porquê não funciona!

Então, a ideia é essa mesmo, gosto de deixar o teto aberto para ventilar também, por isso adotei essa ideia. Se você conseguir fazer para abrir e fechar do dois jeitos como mencionou (pelo menos foi o que eu entendi kkkk) ( - E mais!!! Se eu quiser, em dias bem insolarados, abrir o TS (como uma janela) à distância (em um estacionamento, chegando ao carro), posso desativar o alarme, segurar o botão AUX pra "fechar" o TS, e em seguida segurar novamente pra abri-lo (como uma janela)!), qualquer ajuda é bem vinda! hehe, vai postando aqui o que achar para melhorar o how-to que vou integrando na primeira mensagem.

5 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Almeidão e 140 visitantes