O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1115 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 30 Nov 2023, 10:31

VAZANDO AGUA PELO CEBOLÃO, vidio difícil de ser feito pelo espaço apertado, mas foi o que consegui mostrar na troca deste oring (original seria uma junta), mas meu cebolão usa oring.

https://www.youtube.com/watch?v=6UUGip6AAaM
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 30 Nov 2023, 13:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pode ser outro problema como filtro (mas nunca vi um filtro deste entupir só quem vende que diz) e pode ser a válvula de espanção la no evaporador (também nunca vi uma estragar

o filtro so estraga sedar cargas de gas sem facer vacuo por causa da humidade , a valvula tore se estragar acusa no manifold mostrando preçoes baixas na linha de alta , mai o medo de deixar o carro em oficina e muito , não me confio imagina se algum personagem tem que desmontar parte do painel ele vai quebrar todas as travas e montar com a metade dos parafusos kakkakakak
mais o ar esta bem raro ao ligar da para escutar um barulho no painel da linha enchendo um barulho tipo psssssssssssssssssssssssss e o mais raro é que não sai agua pelo dreno mesmo deixando ele ligado uma hora ou mais , sei la ja vou achar uma solução mais o carro é muito quente sem o ar condicionado tem muito plastico .
sem o ar tem oleo e se o painel não estever quente ate esfria mais se o carro etsber quente dentro dele ja não esfria bem .
a ultima carga foi colocado gas com tinta para achar vazamento mais não da para ver nada poriso desconfio do evaporador o condensador esta limpo e não esta curvado troque o radiador ano pasado por iso falo que esta ok o carro nçao roda em estrada de terra .
a portinhola que separa o ar quente do frio funciona ok tambem .

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 30 Nov 2023, 13:38

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje VAZANDO AGUA PELO CEBOLÃO

eses oring pode falar o que vc quiser mais em algum momento vai vazar , no meu carro monte o cebolão com uma junta de fibra daquelas antigas do monza com um pouco de graxa , o que me incomoda muito é o tampão do carter com aquele oring nunca fica bom troco o oring a cada troca de oleo mais sempre mela um pouco com o tempo , cuando achar um tapão de carter com arruela de aluminio vou comprar e colocar la , acho que o do fusca poderia funcionar .

Willsf2021
GL Member
GL Member
Mensagens: 107
Registrado em: 13 Fev 2023, 21:31
Nome Completo: WILSON GERALDO DONIZETI PEREIRA JUNIOR
Cidade: Araras
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 28

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Willsf2021 » 30 Nov 2023, 15:05

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal!
Meu carro não estava com o ar gelando. Estava sem gás, quando acionava o compressor a temperatura do carro até baixava, fui colocar gás no ac pra gelar e funcionou muito bem, só que o carro tá esquentando um pouco mais, em transito livre fica entre o ponteiro no 90 e um pouco abaixo, trânsito intenso sobe um pouco, liga o segundo estagio algumas vezes mas baixa muito rápido, não chega no ponteiro do 100, acham normal? Detalhe, moro em Salvador e aqui tá muito quente..kkkk


Qual o ano do carro? Ele usa termostática? Tem ainda o ar quente?

Ar quente isolado com Tampão e com termostatica 82°

Willsf2021
GL Member
GL Member
Mensagens: 107
Registrado em: 13 Fev 2023, 21:31
Nome Completo: WILSON GERALDO DONIZETI PEREIRA JUNIOR
Cidade: Araras
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 28

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Willsf2021 » 30 Nov 2023, 16:03

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal!
Meu carro não estava com o ar gelando. Estava sem gás, quando acionava o compressor a temperatura do carro até baixava, fui colocar gás no ac pra gelar e funcionou muito bem, só que o carro tá esquentando um pouco mais, em transito livre fica entre o ponteiro no 90 e um pouco abaixo, trânsito intenso sobe um pouco, liga o segundo estagio algumas vezes mas baixa muito rápido, não chega no ponteiro do 100, acham normal? Detalhe, moro em Salvador e aqui tá muito quente..kkkk


Qual o ano do carro? Ele usa termostática? Tem ainda o ar quente?

Ar quente isolado com Tampão e com termostatica 82°

Enfim tá normal ou não? Kkkk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 30 Nov 2023, 17:39

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje VAZANDO AGUA PELO CEBOLÃO

eses oring pode falar o que vc quiser mais em algum momento vai vazar , no meu carro monte o cebolão com uma junta de fibra daquelas antigas do monza com um pouco de graxa , o que me incomoda muito é o tampão do carter com aquele oring nunca fica bom troco o oring a cada troca de oleo mais sempre mela um pouco com o tempo , cuando achar um tapão de carter com arruela de aluminio vou comprar e colocar la , acho que o do fusca poderia funcionar .


Se deu azar então no carte, ali uso oring e troco 4 óleo pra trocar ele kakakkaka.
Sim, no radiador é possivel, mas comprei oring de silicone que resiste mais e devo mudar ele.

Sobre o Evaporador, não tem jeito, concordo contigo, melhor é tirar antes de levar para alguem ver, ou trocar ele e colocar etc.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 30 Nov 2023, 21:01

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal!
Meu carro não estava com o ar gelando. Estava sem gás, quando acionava o compressor a temperatura do carro até baixava, fui colocar gás no ac pra gelar e funcionou muito bem, só que o carro tá esquentando um pouco mais, em transito livre fica entre o ponteiro no 90 e um pouco abaixo, trânsito intenso sobe um pouco, liga o segundo estagio algumas vezes mas baixa muito rápido, não chega no ponteiro do 100, acham normal? Detalhe, moro em Salvador e aqui tá muito quente..kkkk


Qual o ano do carro? Ele usa termostática? Tem ainda o ar quente?

Ar quente isolado com Tampão e com termostatica 82°

Enfim tá normal ou não? Kkkk


Quase, ar quente isolado com tampão. Não é mangueira em U ok? o ar quente sai de tras do motor na frente do alternador, ali são duas saida, a de cima é ar quente a debaixo retorna para o tubo de agua com uma mangueira curta igual uma foice. Você está certo que tampou o tubo de cima com tampão e não o debaixo? La no tubo de agua outro tampão ok?

Se você isolou o tubo de baixo na frente do alternador, ali seria o erro, estes dois tubos são independentes apesar que pareça que não. Para isolar o ar quene tem que ser o de cima e se fizer ao contrário o carro esquentará.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 01 Dez 2023, 18:20

ALERTA DE GOLPE, PERDI AQUI NESTE PIX, R$ 21,14, no mercado Livre e como é peça para Vectra, achei melhor alertar a todos que compram nesta plataforma, e eles teimam que não paguei na plataforma deles. Hoje se eu tiver que tirar, gastarei uns 15 minutos.

https://www.youtube.com/shorts/dRw4jEmDxjQ
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 02 Dez 2023, 12:04

USANDO LEDS NO FAROL VOCÊ ECONOMIZA BATERIA, com certeza isto é real porque os leds consomem pouco, mas não economiza dinheiro

https://www.youtube.com/shorts/_RPZM9L3gp0
Imagem

Willsf2021
GL Member
GL Member
Mensagens: 107
Registrado em: 13 Fev 2023, 21:31
Nome Completo: WILSON GERALDO DONIZETI PEREIRA JUNIOR
Cidade: Araras
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 28

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Willsf2021 » 03 Dez 2023, 18:06

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Qual o ano do carro? Ele usa termostática? Tem ainda o ar quente?

Ar quente isolado com Tampão e com termostatica 82°

Enfim tá normal ou não? Kkkk


Quase, ar quente isolado com tampão. Não é mangueira em U ok? o ar quente sai de tras do motor na frente do alternador, ali são duas saida, a de cima é ar quente a debaixo retorna para o tubo de agua com uma mangueira curta igual uma foice. Você está certo que tampou o tubo de cima com tampão e não o debaixo? La no tubo de agua outro tampão ok?

Se você isolou o tubo de baixo na frente do alternador, ali seria o erro, estes dois tubos são independentes apesar que pareça que não. Para isolar o ar quene tem que ser o de cima e se fizer ao contrário o carro esquentará.

Parece que está trabalhando com a temperatura mais baixa agora, e sim, foi o tubo de cima que isolei

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 04 Dez 2023, 09:05

TIRAR O EVAPORADOR DO VECTRA SEM TIRAR O PAINEL. eu fiz uma vez e passo para vocês como foi feito, e garanto que a maior dificuldade foi colocar um dos parafusos na válvula de expação, isto porque fiz sozinho, logo eu pensei um pouco e usei um parafuso longo e consegui com facilidade. Hoje se tiver que tirar outa vez, tiro ele com 30 minutos.

https://www.youtube.com/watch?v=GiWhOTQWbDY
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 04 Dez 2023, 15:52

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje TIRAR O EVAPORADOR DO VECTRA SEM TIRAR O PAINEL.

obrigado vou dar uma oçhada no video , vi que no brasil eles vendeno evaporador ja com uma tampa lateral para colocar no lugar depois de cortar a caixa de ventilação , aqui não vi para vender esa tampa mais e uma boa opção se tem que cortar a lateral da caixa , se eu for trocar acho que colocaria cola de parabrisas ou algum silicone da locktite para vedar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 04 Dez 2023, 19:49

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje TIRAR O EVAPORADOR DO VECTRA SEM TIRAR O PAINEL.

obrigado vou dar uma oçhada no video , vi que no brasil eles vendeno evaporador ja com uma tampa lateral para colocar no lugar depois de cortar a caixa de ventilação , aqui não vi para vender esa tampa mais e uma boa opção se tem que cortar a lateral da caixa , se eu for trocar acho que colocaria cola de parabrisas ou algum silicone da locktite para vedar


Ei ví a tampa no mercado livrte e não achei interessante, mas eu vi hoje, com certeza eu compraria se existisse antes, porem hoje depois que eu fiz eu prefiro voltar com a que cortei. podes usar cola tecbond ou superbond e deixar secar por uns 30 a 40 minutos e depois passar o silicone black ou cola de parabrisas que dará super certo.

Detalhe esta cola superbond ou tecbond que é mais barata todas tem que deixar secar por uns 40 minutos a uma hora, elas secam muito rápido só nos dedos kakakak
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 05 Dez 2023, 11:04

Alguem relatou no meu canal que esta bucha estava ao contrário no carro dele, não custa nada alertar este pessoal a forma correta de colocar esta peça.

https://www.youtube.com/shorts/s1J4Wb3IuJ4
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 07 Dez 2023, 11:34

DESLIGUEI O VECTRA E AS VETOINHAS SEGUEM FUNCIONANDO, existem muitas duvidas ainda sobre isto e é bem simples entender este funcionamento e não tem nada a ver com o motor.

https://www.youtube.com/watch?v=3XVg2Jq ... jBh4AaABAg
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 08 Dez 2023, 08:12

MUDANÇA FEITA NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO VECTRA, esta mudança é para melhorar um sistema que esteja perfeito, um sistema que foi mau cuidado, nada dá jeito. Para este carro com cebolão tem 3 tipos de opções e todos são ótimas, esta é uma delas e vou expôr todas as 3. Os carros que usam sensores existe uma, mas será preciso colocar um cebolão para nçao alterar o sistema original.

https://www.youtube.com/watch?v=mW4kAy8VLJ4
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 10 Dez 2023, 10:54

VECTRA SEM AR CONDICIONADO, só tem uma ventoinha e por não ter o gás para baixar a pressão, ele não mantem esta unica ventoinha ligada do desligar o carro.
Já comentei várias vezes que no carro com ar elas se mantem ligadas por um certo tempo quando quente e NÃO É PARA REFRIGERAR O MOTOR, embora muitos pensam que sim.

https://www.youtube.com/shorts/08xwZBuhg-A
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 11 Dez 2023, 17:26

FIM DE CURSO DA ANTENA ELÉTRICA, sempre surge perguntas nos videos e veio esta. O que eu fiz com o fim de curso depois que cortei a antena?

https://www.youtube.com/shorts/65SwJfmJ_hA
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 12 Dez 2023, 08:52

TEMPERATURA DO MEU VECTRA, na cidade com o ar desligado.
Tem outros mais sobre temperatura e o que se pode mudar para melhorar, mas o povão precisa entender que todos os videos são para melhorar mesmo, não serve para salvar um sistema comprometido e este aqui somente demonstrando como ficou e logo mostrarei o video de como foi feito.

https://www.youtube.com/watch?v=PnCPvSIJ6pg
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 13 Dez 2023, 17:16

COMPRAS POR INTERNET, pessoal este video não tem nada a ver com o Vectra, apesar que descobri isto tentando comprar peças para o Vectra e acho que eu devo pelo menos tentar ajudar uns a não cair neste golpe, aliás o problema era meu computador e bastou eu passar um anti vírus e tudo voltou ao normal.
Então venho aqui retratar que o problema nao era Mercado Livre e nem Aliexpress.
Consegui descobrir isto usando outro computador aqui na mesma rede e espero que todos tomem os cuidados necessário ao comprar.

https://www.youtube.com/shorts/MUPXHS3FVPA

Coloquei o Mercado Livre no reclame aqui, eu achei que eles não estavam dando importancia no problema, mas já estou me retratando lá também, afinal aprendi desde cêdo que devemos fazer o máximo para não errar, e se errar ser humilde o suficiente para pedir desculpas.
Imagem

1115 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 319 visitantes