O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1119 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 03 Nov 2023, 08:19

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS BUCHAS HIDRÁULICA

as peças de rposição e um drama as medidas originais ja não se repeitam , as buchas cuando são do tamanho certo da um bom trabalho para entrar no local delas e tem outra coisa que ja comentei mais pra mim tem sentido, as peças sofrem desgaste e pasam por retificas aoo longo da sua vida as peças de reposição deveriam prencher ese desgaste ate porque é muito mais facil tirar 1 centecimo em uma bucha do que agregar material a ela , o mesmo com as juntas e mais facil ter uma junta de cabeçote de 0,5 mm a mais do que agregar material ao cabeçote .
pelo que vi tem muitos carros que utilizam buchas hidrauilicas no eixo traseiro se não achar peças de vectra boas teriamos que procurar equivalente em outra marca de caros , seja bmw , kia , peugeot dodge utilizam buchas hidraulicas no seus carros e caminhonetes


Eu estou plenamente de acordo contigo Chirola, sem contar que nenhum dos eixos vão ter 100% as mesmas medidas de fabrica, existem uma tolerância seguida na fabricação é impossivel que sejam 100% iguais, é impossivel colocar um paquímetro em um local com a mesma precisão 2 vezes, basta pôr um pouco mais de força nele e a medida altera alguns décimos. O certo é que uma marca que tem fama, porém só fama porque com 20 dias estavam fazendo ruídos, mede 45,3 e entra justinha, digo justinha, não justa, mas sem a possibilidade de sair mesmo tendo no meu carro medidas diferentes nos eixos e não foi provocado com trocas de buchas e na parte debaixo direito mais folgada que esquerda. Muito complicado tirar original super justa e outra passar direto. Um Detalhe as originais vem com muita graxa, cheia de graxa, as nacionais nem aparece graxa ali do lado.

Pior de tudo que sem elas nas mãos, fica impossivel ter a medida correta por inernet, um vendedor no Mercado Livre eu perguntei a medida da Nakata e ele disse - "medidas padrões originais" Péssima respósta de um péssimo vendedor kakakakak

Verá o próximo video, não vás acreditar, estou terminando ele para a próxima semana, quem me salvou foi uma lata de Coca Cola kakakaka
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 06 Nov 2023, 08:25

BUCHAS MENORES QUE O EIXO. Assim estou enfrentando este problema com buchas nacionais foi só tirar as originais que estavam lá e começarom os problemas e para este local ai não tive outra opção a nçao ser colocar este calço e do outro lado usei a metade da bucha para envolver o calço. Nas de cima, para um próximo video deu para colocar cola, porem esta ai vaza de um lado a outro sem ferramentas e sem fazer esforço.
Dois detalhes simples sobre estas buchas, a original tem muita graxa, sobra graxa e pode ser constatada ao desmontar, enquanto as nacionais qualquer uma tem pouquíssima graxa, mal aparece na lateral dela. As coifas das nacionais, tem uma durabilidade minima, com menos de um ano elas estouram, ainda não testei todas, mas é isto que estou vendo e não tem esta que Axios é a boa porque não é mesmo, a única vantagem dela é o diâmetro com 45,3 e entra quase apertada e mais nada.

https://www.youtube.com/watch?v=747bT9ySY8U
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 07 Nov 2023, 15:18

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje BUCHAS MENORES QUE O EIXO.

gostei da expilcação que vc deu das buchas internas traseiras , por serem buchas de torção elas sempre puxam a balança para a posição que foram apertadas top .
das buchas de reposição não vou comentar nada kakakakakak

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 07 Nov 2023, 16:00

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje BUCHAS MENORES QUE O EIXO.

gostei da expilcação que vc deu das buchas internas traseiras , por serem buchas de torção elas sempre puxam a balança para a posição que foram apertadas top .
das buchas de reposição não vou comentar nada kakakakakak


Tem as de cimas, postarei esta semana, ali deu para colocar cola, são da mesma marca. As de cimas são bem mais fáceis, mas tem o cuidado especial para não estragar as buchas de dentro, não precisa afrouxar las e tem como conferir se estão boas também.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 09 Nov 2023, 08:54

TROCA DAS BUCHAS HIDRÁULICAS SUPERIORES DO VECTRA, estas são fáceis demais para trocar, mas foi preciso usar cola e poderia usar o calço de alumínio (lata de refrigerante), e até acho ser melhor que a cola, mas neste caso ela estava com pouca folga, seria 1/4 de aluminio em volta dela. (ver video colocar buchas inferiores) Não precisa nem entrar embaixo do carro e nem afrouxar as buchas internas da outra ponta da haste, mas tem que tomar o cuidado em não forçar estas buchas levantando bem pouco e movimentar o minimo possivel e será preciso apertar com as rodas no chão ou levantar o eixo até a medida certa entre o penu e para lamas que deve ser feita antes de mexer. A bucha gira e não tem problemas, mas se não fizerem isto, estragarão as coifas antes de usar las.

Isto não é problema no eixo, são problemas das buchas que não tem a medida correta de uma original e original são Alemãs.

https://www.youtube.com/watch?v=y-BiDSdhrto
Imagem

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Renan Perez » 10 Nov 2023, 18:47

Fala pessoal. Por favor uma informação. O meu vectra 97 2.0 16V tá com uma bobina de 4 pinos, porém no chicote só chega 3 fios. Vi em alguns vídeos que tem mesmo esse modelo, porém o carro tá fraco e o mecânico insiste que está errado. Alguém tem o esquema de ligação dessa bobina e se ela realmente está correta? Outra coisa, sempre que passa o scanner acusa sensor de rotação, porém o carro pega de boa, mâ tá com luz de injeção acesa e tá fraco... já foi acertado os bicos, trocado velas e cabos, sonda lambda, sensor de temperatura e sensor de rotação e TPS. Alguém já teve um BO desses? To endoidando já com isso...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 11 Nov 2023, 20:55

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Fala pessoal. Por favor uma informação. O meu vectra 97 2.0 16V tá com uma bobina de 4 pinos, porém no chicote só chega 3 fios. Vi em alguns vídeos que tem mesmo esse modelo, porém o carro tá fraco e o mecânico insiste que está errado. Alguém tem o esquema de ligação dessa bobina e se ela realmente está correta? Outra coisa, sempre que passa o scanner acusa sensor de rotação, porém o carro pega de boa, mâ tá com luz de injeção acesa e tá fraco... já foi acertado os bicos, trocado velas e cabos, sonda lambda, sensor de temperatura e sensor de rotação e TPS. Alguém já teve um BO desses? To endoidando já com isso...


Se é este o problema, fica dificil confirmar, mas que está errado está e se a luz da injeção acende e você acha que o carro esteja funcionando certo, engano seu. Pra quem teve ou ainda tem carros antigos carburado qualquer problema que existe no carro ele morre e te deixa a pé, a injeção nem sempre, ela busca acertar alguma coisa para você não ficar parado e perder a viagem, mas é para salvar você de uma situação chata e depois resolver o problema e se não for resolvido ele só vai piorando. Se o seu carro tem um chicote da bobina com 3 fios e assim ele é de fábrica, a bobina tem que ser a de 3 fios para ele. Vamos dar outro exemplo que aliás já comentei aqui, eu tinha 4 bicos plásticos amarelo do Vectra mais novo e eu coloquei no carro, o funcionamento era 100% perfeito, porém a luz de injeção acendia a cada 30 segundos e apagava, este funcionamento estava perfeito, mas com certeza o consumo não, ou seja não existe BONUS SEM ONUS.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 12 Nov 2023, 14:29

TRAVA ELÉTRICA DIANTEIRA DIREITA VECTRA 96 A 05, não considero trabalho trocar esta peça desta específica porta, para mim não passa de uma diversão. Fácil demais fazer isto.

https://www.youtube.com/watch?v=ovIy_REgmdI
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 13 Nov 2023, 13:31

Cuidar do sistema de arrefecimento, é ter a certeza que o sistema vai sobreviver a uma temperatura como a de hoje aqui, 46 graus.

https://www.youtube.com/shorts/mOoR8pkrHQM
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 14 Nov 2023, 14:56

Vocês acham mesmo que eu posso dar o luxo de acreditar que a temperatura do carro acima de 95 é normal!!!
Veja este video feito hoje aqui njo centro da cidade onde eu moro.

https://www.youtube.com/watch?v=wrwolV_2gpo
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 16 Nov 2023, 08:09

TROCAR BIELETAS do Vectra, bem fácil fazer isto, mas este parafuso embaixo complica um pouco por falta de espaço e ajuda muito com as ferramentas certas.

https://www.youtube.com/watch?v=rldRyv-_R9Q
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 17 Nov 2023, 13:33

TEMPERATURA NO PAINEL DO VECTRA EM RODOVIAS AR DESLIGADO - Todos os anos eu faço um video e farei até eu não ter mais este Vectra e mostro como anda a temperatra dele, não adianta falar em aditivos e outros cuidados, sem mostrar como ele se mantem. Este ano farei outros mais, tem um com este percurso com ar ligado e outro com ar ligado dentro da cidade e em momento nenhum ele chega nos 90 graus, bom lembrar que segundo estágio ligando entre 91 a 93 é perfeitamente normal, porém o meu é mais que normal porque não existe no meu carro 2 temperaturas diferente, elas são iguais com ar ligado e desligado porque o segundo estagio quando ele liga é no mesmo grau que liga o primeiro. Jamais concordo que ligar em 95 seja normal.

https://www.youtube.com/watch?v=Rgprfown95s
Imagem

Avatar do usuário
Pauloddos
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Nov 2023, 09:15
Nome Completo: Paulo Ancelmo da Silva Junior
Cidade: dourados
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Idade: 31

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Pauloddos » 17 Nov 2023, 16:38

Almeidão, primeiramente obrigado pelas varias dicas suas, que venho seguindo

recentemente fiz a troca do radiador , coloquei visconde brasado , sensor da temperatura mte 4051, valvula termostatica mte 82º

houve uma melhora significativa na temperatura de funcionamento, porem , 1º estagio liga a 88 , 2º estagio somente la pelos 93
isto com ar ligado, seja rodovia ou transito cidade

esses 93 eu acho alta, o sistema esta rodando com 3lt de paraflu restante agua de torneira, meu carro não tem cebolão, alguma dica a mais ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 17 Nov 2023, 21:29

Pauloddos escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão, primeiramente obrigado pelas varias dicas suas, que venho seguindo

recentemente fiz a troca do radiador , coloquei visconde brasado , sensor da temperatura mte 4051, valvula termostatica mte 82º

houve uma melhora significativa na temperatura de funcionamento, porem , 1º estagio liga a 88 , 2º estagio somente la pelos 93
isto com ar ligado, seja rodovia ou transito cidade

esses 93 eu acho alta, o sistema esta rodando com 3lt de paraflu restante agua de torneira, meu carro não tem cebolão, alguma dica a mais ?


Eu não uso este Paraflu nem a pau, aliás eu não uso nenhum que se vende em auto peças, ele vai estragando lentamente e tapando as passagens e lá no reservatório fica limpinho, porém a temperatura do seu carro está normal, aliás eu fiz outros videos e comento sobre esta temperatura que o meu não passa de 90, porem eu fiz uma mudança pra isto enquanto até 93 é normal mas já está no limite e recisa ser vigiado e pode ser o aditivo o problema

Sobre o Paraflu, eu fiz este video abaixo e este cabeçote que mostro é do meu amigo Wallison que usava partaflu e mandou as fotos e mostro o meu. Eu só uso Havoline xtended life concentrado, o dia que acabar eu tentarei ver qual que eu usarei, mas te digo, os bons custam próximo de 50 a 60 reais por litro.

Veja o video, eu usaria um bardhal 7 dias para limpar e mudaria ele aproveitando que a temperatura ai está normal.

https://www.youtube.com/watch?v=SJKgZR0ta0I
Imagem

Avatar do usuário
Pauloddos
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Nov 2023, 09:15
Nome Completo: Paulo Ancelmo da Silva Junior
Cidade: dourados
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Idade: 31

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Pauloddos » 18 Nov 2023, 10:05

esqueci de mencionar , fiz o teste que o sr ensinou , retirar a termostatica rodei uma semana, porem a unica diferença é que demora um pouco mais para esquentar, depois que esquenta o comportamento é o mesmo, vou fazer isso mesmo do bardaL, este paraflu todo mundo indica aqui na minha cidade ele esta 33,00 / lt vou me livrar dele, vou tentar achar o havoline ... afinal 1.000 R$ no visconde pra estragar não da não! esta temperatura de 93º me incomoda muito , fico com a sensação que vai dar ruim a qualquer momento, ja tive outros carros nunca vi passar de 90º, nem meu ex vectra 98, acredito que pelos ceboloes dele o antigo proprietario tenha colocado para acionar antes, pq nao passava nem a pau, com excessao de uma viagem que estourou a mangueira , e perdi meu cabeçote, ferveu do nada encostei e tava la o temido cafe com leite ! tirando o sensor 4051, teria algum outro pro carro trabalhar um pouco mais frio ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 18 Nov 2023, 12:18

Pauloddos escreveu:Fuente del Mensaje esqueci de mencionar , fiz o teste que o sr ensinou , retirar a termostatica rodei uma semana, porem a unica diferença é que demora um pouco mais para esquentar, depois que esquenta o comportamento é o mesmo, vou fazer isso mesmo do bardaL, este paraflu todo mundo indica aqui na minha cidade ele esta 33,00 / lt vou me livrar dele, vou tentar achar o havoline ... afinal 1.000 R$ no visconde pra estragar não da não! esta temperatura de 93º me incomoda muito , fico com a sensação que vai dar ruim a qualquer momento, ja tive outros carros nunca vi passar de 90º, nem meu ex vectra 98, acredito que pelos ceboloes dele o antigo proprietario tenha colocado para acionar antes, pq nao passava nem a pau, com excessao de uma viagem que estourou a mangueira , e perdi meu cabeçote, ferveu do nada encostei e tava la o temido cafe com leite ! tirando o sensor 4051, teria algum outro pro carro trabalhar um pouco mais frio ?


O problema de tirar a termostática é que passei o teste errado, não é só tirar a termostática, tem que tapar o retorno atrás, saida de agua na frente do alternador tubo de baixo e é um teste super difícil de fazer, isto porque sem fazer isto, vai 60% de agua para o radiador e 40% retorna, é mais ou menos como se fosse um radiador entupido. Aliás vocè pode conferir isto, o tubo debaixo vai para o tubo plático de água e o de cima vai para o ar quente, se inverter ali a temperatura fica bem alta apesar que estou achando o seu normal.
Sim, usar um bardhal 7 dias vai dar uma limpeza no que o aditivo deixou, o Ju_Bueno usa o Delphi, eu nunca usei e pelo o que ele mostrou aqui parece ser bom, eu uso o havoline desde o ano 2003 e um radiador estraou a caixa sem furar, por isto que troquei ele mas com quase 15 anos de uso. Mas, seria o próximo aditivo que eu usaria caso o havoline acabasse. O maior probelmas destes muitos vendidos, é a falsificação.

Ainda sobre a termostática, não é simples eliminar ela, tem gente que não sabe sobre este retornoe confesso que errei ao pedir para fazer este teste sem tapar o retorno e ainda farei um video melhor sobre isto este ano assim que eu trocar a minha. E este video a seguir mostro alguma coisa em fotos, quero mostrar filmando a minha.

https://www.youtube.com/watch?v=ThN2rTFamAo
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 18 Nov 2023, 14:21

falar em temperatura do motor sempre é interesante .
eu comparto a minha opinhão , não te m que concordar
eu acho que o carro tem que manter a temperatura so com o primeiro estagio , hojeem dia é dificil ver carro sem ar condicionado mais antigamente (vou colocar o corsa como exemplo) o acarro sem ar so tinha um estagio de ventoinha e trabalhaba na esma temperatura do carro com ar .
e carro sem ar desliga a ventoinha ao desligar o carro , no carro com ar fica ligada se o sistema de ar tem preção no circuito .
na verdade o segundo estagio tem a função de aliviar a preção do sistema de ar condicionado por iso eu acho que o carro tem que manter a temperatura com o primeiro estagio .
cual é a temperatura ideal ? acredito que o o ideal é oscilar entre 80 e 90 graus no painel com o primeiro estagio
85\90 na cidade com trafego mais pesado , e perto dos 80 na estrada libre a velocidade constante seria o normal do vectra , nos modelos sem cebolçao geralmente as ventoinhas ligam perto dos 91\93 graus do painel e mantem entre 87 e 92 .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 18 Nov 2023, 16:03

chirola escreveu:Fuente del Mensaje falar em temperatura do motor sempre é interesante .
eu comparto a minha opinhão , não te m que concordar
eu acho que o carro tem que manter a temperatura so com o primeiro estagio , hojeem dia é dificil ver carro sem ar condicionado mais antigamente (vou colocar o corsa como exemplo) o acarro sem ar so tinha um estagio de ventoinha e trabalhaba na esma temperatura do carro com ar .
e carro sem ar desliga a ventoinha ao desligar o carro , no carro com ar fica ligada se o sistema de ar tem preção no circuito .
na verdade o segundo estagio tem a função de aliviar a preção do sistema de ar condicionado por iso eu acho que o carro tem que manter a temperatura com o primeiro estagio .
cual é a temperatura ideal ? acredito que o o ideal é oscilar entre 80 e 90 graus no painel com o primeiro estagio
85\90 na cidade com trafego mais pesado , e perto dos 80 na estrada libre a velocidade constante seria o normal do vectra , nos modelos sem cebolçao geralmente as ventoinhas ligam perto dos 91\93 graus do painel e mantem entre 87 e 92 .


É isto mesmo Chirola, e completo algo mais, antigamente logo nas primeiras ventoinhas elas não eram lentas tinham somente uma velocidade e quando armavam elas baixavam as temperaturas bem rápido, porem ao ligar o ar tinha a mesma velocidade e não desligavam e assim mantinha o carro mais frio que o necessário e sem contar que estas ventoinhas tinham poucas durabilidades por funcionar direto na alta quando ligavam o ar e isto é mecanicamente óbvio por girar sempre na alta o desgaste aumenta muito. Ai surgiu a ideia de ventoinhas lentas porque descobriram que elas lentam não prejudicava o sistema e mantinha o arrefecimento perfeito, porém ao ligar o ar nestas ventoinhas foi percebido que a temperatura ia só subindo até estourar alguma coisa, e ai surgiu o segundo estágio e tão violento que funciona entre 45 segundos a um minuto e se o sistema tiver perfeito a temperatura vai lá embaixo. Para isto tiverom que ver qual seria o extremo da temperatura ali no painél que seria 95 graus. Este segundo estágio surgiu com uma temperatura mais alta e pra isto usando um cebolão duplo, mas devemos lembrar que 95 é o extremo da temperatura mas não se manter em 95, é chegar e se refrescar e eu nunca soube que 100 graus é nomal no painel, a não ser por mecanicos malucos. Ficou resumido então que o segundo estagio armaria entre 91 a 93 graus no painel.
Tem um detalhe, se os engenheiros tivessem pensado um pouco mais, eles fariam igual eu fiz, usando um cebolão somente para o primeiro e segundo estágio atravéz de relês, assim elas não chegariam ao extremo sempre que ligar o ar condicionado e nunca passa de 90 graus. Sinceramente eu achei até um pouco fácil fazer isto e logo mostrarei em outro video andando na cidade com o ar ligado e com temperatura externa em 43 graus.

Comento tudo isto olhando o painel, temperatura de motor é algo assustador pricipalmnte com o ar ligado.

A seguir mostrarei como funciona um cebolão, e verão que ele duplo é uma peça que confiamos porque temos que confiar, mas assusta akakkakak
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 18 Nov 2023, 16:05

CEBOLÃO. SABEM COMO FUNCIONA? mostro ai no video a simplicidade desta peça que é muito confiável quando simples, mas tenho minhas duvidas quando duplo.

https://www.youtube.com/watch?v=WS5NFpb7aAw
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 20 Nov 2023, 10:17

TEMPERATURA DO MEU VECTRA EM CIDADES COM O AR LIGADO, fica ali zanzando entre 83 e 89 graus no máximo, o celular foi mau colocado, dá a impressão que as ventoinhas ligam bem menos que 89, na verdade elas ligam com 89 graus ali no painel. Outro detalhe e comentei no video, um Vectra normal arma o segundo estagio entre 91 a 93 e não pode ser diferente disto, no meu caso eu mudei algo no carro e também comentei no video que com ar desligado as ventoinhas ligam com 89 graus no primeiro estágio e quando eu ligo o ar, as ventoinhas ligam com 89 no segundo estágio, resumo geral: Eu uso um cebolão somente para os dois estagios e são comandados por relês para obter a mesma temperatura sempre.

https://www.youtube.com/watch?v=aIIfR4gcUqo
Imagem

1119 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 121 visitantes