O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisReparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

21 mensagens
  • 1
  • 2
achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por achagas » 01 Jan 2023, 10:02

Saudações a todos. Todos aqui viam minhas postagens sobre os up’s que vinha fazendo no veca para a modernização e maior conforto, mas, em 2019, uma louca sob efeito de drogas arrumou uma briga de trânsito comigo na Av. Presidente Vargas, Rio, onde ela simplesmente jogou o Yaris dela contra o veca, 5X em cima do viaduto dos marinheiros. Simplesmente, destruiu toda a lateral esquerda do meu carro, a coisa foi bem feia. Com o amor que tinha por ele, fiquei extremamente desgostoso e abandonei o carro na garagem porque simplesmente não conseguia olhar. Passados esses 3 anos finalmente me animei a consertar o carro devagar, e, já que está parado, resolvi implementar outros up’s de modernização que pelo meu entender, ainda gerará economia de combustível.

Como ele na época estava apresentando aquele famoso “tuc,tuc,tuc” irritante na coluna de direção, eu a tirei para reparar achando que era a bucha do escamoteável, mas, quando tirei, vi que não tinha folga ali. Então, parti para o dr. Youtube e encontrei um vídeo que mostrou exatamente o problema que estava provocando o barulho e que pode ser o problema de muitos vocês. A barra de direção é seccionada em duas partes fixadas com pinos de abs, ela é feita assim para que em casos de acidente os pinos quebrem e o volante não seja projetado para dentro do carro acertando o motorista. Com o tempo, esses pinos desgastam e provocam folga causando aquele barulho infernal. O reparo consiste em desmontar a coluna, retirar a barra e substituir os pinos por rebites de alumínio. Estou colocando o link do vídeo que ensina o reparo (copiem o link para assistir pq esqueci como reproduzir aqui). https://youtu.be/HR_sWCJ17pY

descoberto e resolvido o problema do tuc,tuc, já que a coluna estava fora do lugar, por que não aloprar de vez? E foi o que fiz, comprei uma coluna elétrica do i30! E estou projetando a instalação no veca… já digo, é trabalho pra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! arrumar espaço pra ela tá difícil mas tirei o painel e estou fazendo devagar.



Manterei o post aberto para atualização.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por chirola » 01 Jan 2023, 19:06

achagas escreveu:Fuente del Mensaje já digo, é trabalho pra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! arrumar espaço pra ela tá difícil mas tirei o painel e estou fazendo devagar.

Chateo com o acontecido com o seu carro, mais bola pra frente .
Direção elétrica é uma boa já VC comento em economizar combustivel , achar espaço com o painel desmontado fica mais fi para ter edaptaçao.
Tudo o que VC TIR de carga do motor economiza eu tinha pensado em uma bomba de direção elétrica como as utilizadas nos VW pólo ho que também seria uma opção viável conseguiria colocar em alguma parte do cofre , comparte o lik do video ,

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por achagas » 01 Jan 2023, 21:58

olha, na direção elétrica vc tem de considerar o peso do carro, tamanho e largura dos pneus para que não tenha problemas futuros com o motor da direção elétrica. Procure a de um carro que tenha o mesmo peso aproximado ou acima do vectra. O I30 tem o mesmo peso e suporta pneus 225, então, como eu uso 205 não terei problemas qto a desgaste forçado do motor elétrico. já projetei no papel e estou providenciando outros UP's que tiram a carga do motor, por isso mencionei sobre a economia de combustível, mas prefiro ver na prática. o link do vídeo está funcional na mensagem anterior.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por achagas » 01 Jan 2023, 22:15

e ah, sim, acabei esquecendo: o tamanho da criança Imagem

Imagem

a do veca ao lado: Imagem
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por chirola » 02 Jan 2023, 01:19

achagas escreveu:Fuente del Mensaje estou providenciando outros UP's que tiram a carga do motor, por isso mencionei sobre a economia de combustível, mas prefiro ver na prática. o link do vídeo está funcional na mensagem anterior.

A economia de combustível é algo que as montadoras procuram a tempo e vem evoluindo, com os carros elétricos muita coisa esta ficando mais comum uma é a duração elétrica e outra é o compressor do ar condicionado elétrico que já se sabe que rouba potencia e aumenta o consumo ao ser ligado, vou d uma olhada no video

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por achagas » 02 Jan 2023, 07:40

sim Chirola, Como eu disse, estou desenvolvendo outros projetos e entre eles está uma forma elétrica de acionar o compressor de ar condicionado. Estou modificando um motor de arranque de um hb20 para uso continuo. Ele tem potência e velocidade e por ser de campo fixo, o consumo energético é menor do que aqueles que só tem campo magnético quando acionados. finalizando as modificações para prevenir aquecimento, desgaste do motor e controlar velocidade de giro, parto para a melhor forma de alimentação para que ele não acabe com a bateria. Mas agora o foco é fixar a coluna elétrica, eliminar a hidráulica fazendo um bypass na caixa de direção com eliminador de pressão para possível aquecimento do óleo que deixarei nela.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por achagas » 04 Jan 2023, 19:12

Boas pessoal! Bem, a questão de espaço no cofre é bem mais simples do que eu imaginava, sem muita transformação, somente na coluna. o motor ficará virado para a caixa de fusíveis, há espaço suficiente lá. A tubulação de ar condicionado para os pés do motorista deverá ser removida e sua saída isolada. O chicote deverá ser retirado do suporte e movimentado até o encaixe do motor e fixação da coluna:
Imagem
Imagem
Os pedais de freio e embreagem deverá ser soltos até o final do procedimento.
Imagem
Quanto a coluna elétrica, sofrerá as seguintes modificações: o tubo protetor da barra de direção será substituído pelo o da coluna do Vectra assim como a seção superior da barra para que se mantenha a originalidade do sistema escamoteável e e acabamentos internos. A parte posterior terá substituída o eixo de encaixe na caixa de direção se, não for a mesma estria q a do original. Por isso, a aquisição da coluna elétrica deve ser completa.
Imagem
conforme for fazendo vou postando.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por Almeidão » 04 Jan 2023, 19:36

Vai ficar é muito bom. Gostei da ideia, não dá para encarar senão meu carro logo sairá voando por ai kakakkakka
Sobre a elétrica ela também rouba do motor, afinal o alternador trava bem quando usada e não podemos esquecer que é uma polia grande girando uma menor e mecanicamente sabemos que isto gera esforço, mas com certeza independente disto tudo só de tirar este monte de mangueira, bomba e óleo e ainda ganhando espaço seria um sonho fazer isto.
A mesma coisa sobre o ar elétrico por mais que ele fique preso pelo alternador, ainda eu acho ele viável, não acredito que ganhem cavalos com ele, mas aumentaria muito a vida útil dos mancais do virabrequim que sofre bem mais com a polia tocando o compressor e ainda alternador que atracam ao mesmo tempo.
Imagem

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por achagas » 04 Jan 2023, 21:58

acho inevitável ganhar potência eliminando esses dois acessórios que pesam no motor, principalmente na arrancada, mas como sou um cara tranquilo isso se converterá em economia, acredito. Ainda estou planejando a elétrica dos dois componentes, formas de ligação e carga, mas, uma coisa eu já sei: não precisarei de um motor de 3cc girando o compressor do ar o tempo todo, na vdd, preciso apenas que ele gire com força e velocidade suficientes para o funcionamento do ar, então, estou desenhando uma placa de controle para controlar a velocidade do motor, onde além de usar duas escovas ao invés das quatro, eu possa diminuir o fornecimento de carga energética retirando direto da bateria, já terei de modificar todo o corpo do motor mesmo...
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por Almeidão » 05 Jan 2023, 17:40

achagas escreveu:Fuente del Mensaje acho inevitável ganhar potência eliminando esses dois acessórios que pesam no motor, principalmente na arrancada, mas como sou um cara tranquilo isso se converterá em economia, acredito. Ainda estou planejando a elétrica dos dois componentes, formas de ligação e carga, mas, uma coisa eu já sei: não precisarei de um motor de 3cc girando o compressor do ar o tempo todo, na vdd, preciso apenas que ele gire com força e velocidade suficientes para o funcionamento do ar, então, estou desenhando uma placa de controle para controlar a velocidade do motor, onde além de usar duas escovas ao invés das quatro, eu possa diminuir o fornecimento de carga energética retirando direto da bateria, já terei de modificar todo o corpo do motor mesmo...


Então fica bem claro que você já sabe que o alternador pesará o motor e muito, eu gosto de expor isto para que um leigo leia e entenda que algo elétrico ligado no carro vai tirar uns cavalinhos do motor. Concordo que o fabricante vai usar esta opção na propaganda que o motor vai rodar livre etc, e isto não é verdade. Mas que vai eliminar um monte de peso do carro, isto é 100% real. Eu adoro a eletricidade kakakkakka
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por chirola » 05 Jan 2023, 18:21

lo del alternador es verdad y como ele gera energia sempre y a maioria de esa energia não é utilizada , aproveitar ela seria muito bom , e tirando carga do motor ja que a bomba hidraulica tambem ela gera preção sempre seria bastante la carga que se tira do motor .
tem gente que acha que o alternador é inteligente e que carrega so cuando baixa a bateria kakakkakakka

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por chirola » 05 Jan 2023, 18:50

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje eu gosto de expor isto para que um leigo leia e entenda que algo elétrico ligado no carro vai tirar uns cavalinhos do motor.

falando en expor almeidão eu teve muito tempo vw refrigerado por ar e uma coisa que não muitos sabem é que o alternador junto com a ventoinha dos fusca pode consumir entre 5 a 10cavalos dese motor , a diferemça pode variar por causa da ventoinha estar balanceamento da ventoinha e a bibração causada caso esteja desbalanceada, mis sim tiraria arrasto do motor mesmo desligado o compressor do ar vai estar tocando o eixo e a bomba hidraulica vai estar constantemente mandandopreção , é energia desperdiciada , e ao ter eletricidade sobrando no alternador acho otimo disminuir de um lado e aproveitar o sobrante do outro .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por Almeidão » 05 Jan 2023, 20:17

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje eu gosto de expor isto para que um leigo leia e entenda que algo elétrico ligado no carro vai tirar uns cavalinhos do motor.

falando en expor almeidão eu teve muito tempo vw refrigerado por ar e uma coisa que não muitos sabem é que o alternador junto com a ventoinha dos fusca pode consumir entre 5 a 10cavalos dese motor , a diferemça pode variar por causa da ventoinha estar balanceamento da ventoinha e a bibração causada caso esteja desbalanceada, mis sim tiraria arrasto do motor mesmo desligado o compressor do ar vai estar tocando o eixo e a bomba hidraulica vai estar constantemente mandandopreção , é energia desperdiciada , e ao ter eletricidade sobrando no alternador acho otimo disminuir de um lado e aproveitar o sobrante do outro .


Sem duvida nenhuma, se tudo for elétrico seria muito melhor. Uma observação que passo e vocês podem conferir, em um 8V eu confiro assim por cima do eixo do comando lado da polia entre o mancal e a tampa, tipo um pescocinho, coloca uma chave de fendas ali e o cabo no ouvido, depois faça do lado oposto. O ruído é totalmente diferente, isto porque tem o peso da polia girando de uma lado e faz o outro lado sofrer ao contrário, para o lado mais fraco que seria pra cima, do lado da polia a força é para baixo. Comentei antes isto, quanto menor o peso nas polias, más vai durar este motor.
Imagem

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por achagas » 07 Jan 2023, 06:18

Bom dia! Almeidão, toda informação técnica da qual tenhamos conhecimento tem um valor muito grande aqui, não só pra leigos mas também pra quem entende dos paranauê pq, um projeto que muda a forma de acionamento e alimentação de um acessório envolve muita coisa, principalmente elétrico, então, essa troca de informações pode nos atentar a coisas que estamos esquecendo ou não observando e dessa forma, graças a um comentário, o projeto acaba 100%. Fora o que aqueles que estão acompanhando e que não conhecem, aprendem, então, toda a informação é importante. Eu estou tentando tomar muito cuidado com a questão de energia porque não quero estar dirigindo em uma estrada e de repente o carro morrer pq a bateria descarregou, dentre outras coisas é claro. finalizando a parte física de todo o projeto, aí eu paro pra tentar aprimorá-lo caso aja uma perda significativa de potência, mas e realmente necessário ver o desempenho do carro após, até porque, todos os projetos que planejei envolvem consumo de energia, a coluna elétrica, o ar, a instalação do novo sistema de alarme cardot startstop que liga o motor e o ar a distância, os bancos elétricos... então eu tenho que planejar tudo muito bem. pelos cálculos que fiz, nossos carros consomem uma média de 80 a 95 amperes com tudo ligado, sendo o alternador de 120, temos uma folga, pequena, pra trabalhar. Por isso eu imagino que caso seja necessário, eu coloque um segundo alternador de menor capacidade no local da bomba hidráulica para complementar a carga da bateria. Mas isso é mais pra frente.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por chirola » 07 Jan 2023, 14:32

se não to enganado o alternador do ford fusion com compressor de ar eletrico, caixa automatica , e direção eletrica é de 150 amper , não e tanta a diferença , levando em conta que o vectra tem caixa manual , não sei o consumo eletrico do modulo do cambio solenoides etc ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por Almeidão » 07 Jan 2023, 18:32

Eu acho que o original 120 dá conta, isto porque não vai usar 100% dele e será muito raro usar 100% dos aparelhos ao mesmo tempo por muito tempo.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por chirola » 07 Jan 2023, 21:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu acho que o original 120 dá conta,

Também acho e mais levando em conta que o vectra foi perdendo itens elétricos com onpasar do tempo.
Teto solar , desembaçador de espelhos , espelho foto sensível e muitos mais.
Um detalhe é que o ar condicionado com compressor elétrico eu acho que teria que ser ar digital e explico o motivo, no ar analógico o compressor fica logado direto diferente do digital que liga e desliga só para manter a temperatura igual a um splot de casa .
Mais concordo que o de 120 ah da conta meu carro em uma viagem com farol ,farol de milha ,limpador de parabrisas , e o som ligado em volumes médio alto com o modulo que tem um pequeno fusível de 40ah um e de 10ah o outro fico mais de 5 horas rodando asim e a carga da bateria não mexeu nem baixo a tenção em momento algum da viagem .

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por achagas » 08 Jan 2023, 08:04

Bom dia Srs! Pelos cálculos que estou fazendo dá, mas é aquilo que eu citei: projeto novo que muda mta coisa temos de ver o comportamento do carro e ir adaptando. Meu veca tem retrovisores com desembaçador, central multimídia, módulo, retrovisor OnStar fotocrômico, o ar condicionado é digital, farol de milha... aí vai entrar: a coluna elétrica que consome bem e o tempo todo, o motor de acionamento do ar que consome o tempo todo enquanto ligado e eu não consigo dirigir sem, o cardot que tb consome o tempo... mta coisa... e vcs conhecem Murph, o problema sempre acontece nas piores horas rsrsrsr..... estou terminando as modificações nas colunas e essa semana já posto o resultado antes da fixação.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por achagas » 09 Jan 2023, 17:57

Boa tarde! Bem, dando continuidade ao trabalho, desmontei por completo a coluna de direção do veca onde só serão reaproveitados o cano de suporte e a parte superior da barra com o escamoteável. vou ver se consigo encontrar a bucha azul para colocar nova embora a minha não tivesse folga.
Imagem
O canote guia é dividido em duas seções presas por uma bucha de nilon. Para soltar é só apoiar o canto do cano exterior e com um chave de fenda grande, bater na aba do menor por dentro que ele se soltará.

Srs., bom dia! estou precisando de uma ajuda: estou procurando a bucha do escamoteavel, a azul para substituir mas não estou encontrando em lugar nenhum. Se vcs por acaso encontrarem, por favor me avisem, quero trocar logo...
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Reparo do barulho na coluna de direção e UP elétrico

por achagas » 11 Jan 2023, 07:38

Bom dia Srs! Nada como férias para fazermos projetos pessoais gds... então vamos lá as atualizações.
duas observações: 1 - medição e corte = meça 20x e corte 1; 2 - esse aviso é extremamente importante = solda - só faça soldagem de peças se vc tiver o material adequado e realmente souber o que está fazendo! Estamos soldando barra de coluna de direção, uma solda mal feita ou errada pode te deixar em sérios apuros, então, se não souber, peça a um profissional. Tenho inversora MIG e todas as soldas foram feitas com ela.

como vcs veem na foto, ponteei o canote do vectra na tampa da coluna do I30 para conferir no veca se a posição está correta, estando certo, farei a solda completa. a seção superior do canote deve ser cortada com 14,5cm para soldagem e ela entra diretamente sobre o canote da coluna do I30. cortei sem medidas a ponta da barra de direção do I30 para ficar mais fácil trabalhar com ela.
Imagem
tire 2,5cm da ponta da barra de direção estriada do I30. Corte a garra da coluna do vectra com 1/2cm abaixo da garra. a seção superior da barra do I30 deve ser cortada com 14cm. pronto, esses são os cortes a serem feitos.
soldas: solde a garra da coluna do vectra na coluna do I30 e usine para ver se ficou falhas.
Imagem
Imagem
não havendo falhas, pinte a parte soldada para proteger contra corrosão.
Imagem
Imagem
a parte superior da coluna do I30 encaixa na inferior sem problemas o que facilita manutenções futuras, bastando para tal apenas soltar a tampa do motor que toda a seção superior se solta.
Imagem
depois, é só montar. Foi mto mais fácil do que imaginei...
Imagem
Imagem
Imagem
agora tenho de levar no veca para ver o modo de adaptação do suporte posterior.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

21 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 380 visitantes