Recentemente meu vectra começou a marcar abaixo da temperatura normal, o ponteiro passava pouco de 85 apenas, caia repentinamente de 85 graus para a linha logo acima do azul, enfim, com comportamento estranho. Fui no mecanico, e ele comentou q seria o sensor do painel.
Existem dois sensores ali na esquerda do bloco do motor, o de cima (conector azul) é o sensor que informa leitura para a ECU do carro. E do lado, tem um sensor tipo parafuso que manda sinal para a leitura do painel. Entao foi substituido o sensor na lateral, e tudo voltou ao normal, marcações corretas conforme o acionamento das ventuinhas.

Acompanhei o serviço do mecanico, e para substituir o sensor é muito facil, se algum dia precisar noavamente irei fazer em casa. Voce precisa apenas de uma chave de boca 14 (se nao me engano).
Primeiro passo é abrir o reservatorio de água do motor. Com isso elimina a pressão no sistema, e evitará forçar a saida de agua pelo orificio ao retirar o sensor. Retire a tampa ate ouvir soltar a pressão, e coloque novamente a tampa no lugar, apertando normalmente. Feito isso, solte o conector do chicote eletrico do sensor, e use a chave para soltar o sensor, e fique com o outro na mao para rapidamente retirar um e colocar o novo no lugar. Irá vazar quase nada, apenas escorre algumas gotinhas, nem alterou o nivel da agua e nem foi preciso completar. Dai basta apertar o sensor e plugar o chicote novamente.
Pronto! sensor substituido, e a segurança de ter uma medição precisa. O sensor custou R$ 25,00.