O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / Tutoriais[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

74 mensagens
nego46daleste
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Dez 2015, 00:43
Nome Completo: Anderson barbosa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por nego46daleste » 03 Fev 2016, 00:16

Olá jovens sou novo no GRUPO E NO RAMO, mas preciso da ajuda de vcs, tenho um 97 gl, mas comprei o volante com comandos,o hard disk e o suporte do hard. ..vi que o volante de três pontas o contato da buzina só funciona com a fita metálica, como irei conseguir para fazer a adaptação para ligar a buzina no minimo?
A parte do som já vi que terei que comprar uma interface, POR FAVOR ME AJUDEM :62: :62:

Avatar do usuário
ABrunoCD
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Dez 2015, 06:07
Nome Completo: Alexandre Bruno Neves de Moura
Cidade: Macaé
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por ABrunoCD » 14 Fev 2016, 19:57

Fiz está conversão está semana, achei muito fácil!
Peguei o fio marrom da buzina e liguei no chicote da fita, só tive que acrescentar ao chicote do Hard Disk um fio terra, e aproveitei puxei um fio do interruptor da lanterna pra ligar as luzes do controle do volante.
Apanhei um pouco pois não achei no fórum, mas também ainda não sei usar direito as ferramentas de busca...kkk
Mas se eu puder ajudar só chamar!

LucianoOliveira78
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Out 2016, 09:47
Nome Completo: Luciano de Oliveira
Cidade: Votuporanga-SP
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer

por LucianoOliveira78 » 28 Out 2016, 18:08

Boa tarde Ives sabe dizer se este trabalho também pode ser feito nos controles de volante do astra?

Rodrigo Quelucci
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 17 Ago 2016, 07:32
Nome Completo: Rodrigo Quelucci de Almeida
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer

por Rodrigo Quelucci » 28 Out 2016, 18:31

LucianoOliveira78 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Ives sabe dizer se este trabalho também pode ser feito nos controles de volante do astra?

Olá Luciano

Sim funciona.
Os Vectras B, Astras, Zafiras e Corsas que possuem este tipo de comando são padrões.
Já para o Vectra C a conexão é muito simples apenas o conetor P2
https://www.youtube.com/watch?v=w56eEoYRHDI

Porem como o Ives disse.
É por sua conta e risco.

Boa sorte amigo

unBond
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 04 Fev 2016, 20:20
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer

por unBond » 29 Out 2016, 23:59

a iniciativa é boa, porem danificar um componente original pra fazer funcionar é dose! Tem que usar interface, mantem o carro original.

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer

por Ives » 30 Out 2016, 18:00

Sim, por isso fica por conta e risco.... No meu caso o rádio não era original mais, então era apenas de "enfeite" os controles, entao o risco valia, pois estragado ou funcionando faria a mesma função.... E fazendo com cuidado ou levando a quem tenha facilidade com solda, não tem erro não, não estraga pois a placa eh feita para sofrer processos de solda.... Acho mais fácil danificar algo instalando interface pois tem q desmontar caixa de fusível ou outras partes, e puxar fiação de alimentação, q se mal feito conexão elétrica pode botar curto e em caso extremo botar fogo no carro :P muitos puxam positivos sem fusíveis na hora de instalar módulos adicionais..... ali na conversao são soh sinais de aterramento, dai um curto pra carcaça não causa nada......
Imagem

Avatar do usuário
lusitania
GL Member
GL Member
Mensagens: 92
Registrado em: 29 Abr 2015, 13:27
Nome Completo: Joaquim Cardoso Braga
Cidade: Compiègne-França
Estado: Exterior
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer

por lusitania » 30 Out 2016, 18:35

Ola Yves

Eu tenho um Pioneer, é o, DEH-3100UB, comprei esta interface e guardei o commando no volante como se fosse o radio de origem, na EBAY UK ainda se encontra, mas não desta marca, não sei se são equivalente au meu, se todos os comandos funcionam como no meu, quando vou a Portugal instalo o Pioneer para ter musica com o USB, em certos lugares em Espanha o radio Opel não capta nada.
Abraço

Imagem

sossirb
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 30 Abr 2016, 17:22
Nome Completo: luis miguel brissos
Cidade: laranjeiro
Estado: Exterior
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer

por sossirb » 02 Nov 2016, 08:30

Ola a todos, troquei o tid pelo mid com sucesso, agora tenho o radio original do carro que comprei e quero montar, tenho o mid e controlo no volante assim como o encaixe triplo do radio, alguém tem um esquema da ligação original do radio com controlo no volante? Obrigado pessoal...

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Avatar do usuário
maicochristmann2
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 26 Ago 2015, 20:25
Nome Completo: maico christmann
Cidade: Mercedes
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer

por maicochristmann2 » 22 Ago 2017, 11:45

Ives escreveu:Bom pessoal..... primeiramente nao me responsabilizo por danos ao controle/player ou acidentes durante o procedimento....fica a descrição do procedimento como uma forma de pesquisa de funcionamento do sistema wired da pioneer....esse procedimento é para o controle de volante do vectra B. Façam por conta e risco. É para funcionar em todos pioneer com entrada "wired remote", desde CD players como DVD players.....o meu custo total foi de R$ 5,00 para ter os controles funcionando

apos trocar o som para um modelo pioneer, vi que ele tinha a entrada "wired remote" fisica na traseira do aparelho.....entao me veio a vontade de botar pra funcionar...... por preguiça de ter que puxar fiação de alimentação para uma interface, pensei "será que nao da pra converter o controle do vectra mesmo??".....bom o resultado é sim....pra quem nao se incomodar em alterar a placa original pode ser uma solução, mas pra outros pode nao atender, e entao soh com interface pra funcionar....

bom, vamos ao que é necessário......voce vai precisar de resistores SMD carcaça 3216 (3,2 x 1,6mm) nos valores da tabela abaixo....use a coluna azul de referencia, e pegue o valor mais proximo de mercado disponivel

Imagem

esses resistores sao beeem pequenos e chatinhos de soldar, é preciso ter pinça boa para poder segurar no local na hora de soldar.....recomendo levar para alguem com habilidades de solda, ou pegar alguns resistores a mais e testar em alguma outra placa eletronica antiga/queimada

o controle do vectra funciona de uma forma beeeem diferente do controle pioneer......o controle do vectra original é composto de 7 resistores em serie (1 para cada função, e 1 extra para indicar controle inativo).....ao vc apertar um botao, ele bota "em curto" com o terra alguns deles, entao a resistencia total muda e o aparelho recebe o comando.....

no controle pionner é diferente, ao vc apertar uma chave, ela liga 1 resistor individual do terra para a entrada SWC, entao cada botao chaveia um valor independente......

por incrivel q pareça, a placa dos dois lados do volante é igual, mudando a qtde de fios q chegam e o fato de um lado ter o resistor extra......mas pra felicidade da torcida, ela tem pontos de solda prontinhos esperando pra mudar a ligação, com o porem de ter q romper 2 trilhas (1 trilha de cada placa) para funcionar corretamente para o pioneer.......avaliei com bastante calma pra ver se teria maneira de nao ter q cortar, porem nao é possivel, deve ser padrao de algum outro modelo de fabricante, similar, porem 1 dos botoes ficaria em curto o resistor se nao cortasse a trilha.....

abaixo tem a imagem mostrando o controle original a esquerda, e a direita o controle alterado para o pioneer com as funções q escolhi

Imagem

em vermelho no lado esquerdo (original) estao circulados os resistores q tem que sair da placa.....em amarelo estao dois q NAO devem ser removidos (sao da iluminação dos botoes), e em azul os pontos para cortar em cada placa.....basta tirar com estilete uma fatia de 1mm ou menos, q interrompa a passagem de corrente ali....

retirados os resistores originais e feito o corte, basta instalar os novos resistores nas posições indicadas no lado direito, de acordo com a função desejada.....solde eles com cautela, para nao botar mto estanho e fazer curto com trilhas proximas......e por fim, solde os dois pontos em laranja juntos, para garantir q todas funções operem.....

pronto, agora é soh pegar um plug de fone de ouvido estereo (ponta com 3 partes), e pegar o fio azul/vermelho q sai do soquete de alavancas, e soldar no plug bem da pontinha (TIP).....basta espetar no player, e pronto!!! vc esta com controle de volante funcionando direto, sem necessidade de interface

um detalhe, quando comprarem o plug P2 stereo, peguem um de boa qualidade....tinha um dando sopa, q ao colocar o som saiu meio louco, mudando coisas sem mexer......ele era mais vagabundinho, meio "arrendondado" os 3 pontos no comprimento do corpo, produto de qualidade bem inferior....ai peguei outro de fone q era bem reto ao longo do corpo, ai foi perfeito....tem q ser tipo esse abaixo

Imagem

ultimo detalhe que nao pude testar o ATT, pois meu controle perdi no passado umas das chapinhas dentro.....se alguem ficar comovido e tiver um controle quebrado com essas chapinhas sobrando, eu aceito doações como agradecimento pelo topico :52:



é isso galera.....quem tiver coragem, é possivel ter os controles funcionando..........se um dia quiser voltar, é soh reinstalar os resistores originais e soldar a trilha cortada para refazer o caminho.....
Nao esta aparece do a foto com a tabela dos resistores

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk

Avatar do usuário
maicochristmann2
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 26 Ago 2015, 20:25
Nome Completo: maico christmann
Cidade: Mercedes
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer

por maicochristmann2 » 22 Ago 2017, 18:59

Ricardo Designer escreveu:Como prometido,

fiz os procedimentos do Ives

Porém não tem o resistores SMD na minha região

A solução foi usar resistores comuns, os quais deram certo igualmente, porém com mudança nas posições deles, veja:

Imagem

SE FOR USAR ESTES RESISTORES DEIXE-OS NESTA POSIÇÃO NAS DUAS PLAQUINHAS, SENÃO VÃO ENROSCAR NOS BOTOES


De resto funcionou perfeitamente, sem avarias, e de primeira

Tá ai o vídeo de prova de que funciona, e mt bem


http://www.youtube.com/watch?v=XePjWUuh6hs


https://www.youtube.com/watch?v=XePjWUuh6hs&feature=youtu.be
Boa noite qual trilha foi interrompida nao abre as fotos aqui

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk

Ricardo Designer
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 31 Jul 2014, 09:12
Nome Completo: Ricardo Legnani
Cidade: Salto Veloso
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer

por Ricardo Designer » 23 Ago 2017, 10:45

maicochristmann2 escreveu:Fuente del Mensaje
Ricardo Designer escreveu:Como prometido,

fiz os procedimentos do Ives

Porém não tem o resistores SMD na minha região

A solução foi usar resistores comuns, os quais deram certo igualmente, porém com mudança nas posições deles, veja:

Imagem

SE FOR USAR ESTES RESISTORES DEIXE-OS NESTA POSIÇÃO NAS DUAS PLAQUINHAS, SENÃO VÃO ENROSCAR NOS BOTOES


De resto funcionou perfeitamente, sem avarias, e de primeira

Tá ai o vídeo de prova de que funciona, e mt bem


http://www.youtube.com/watch?v=XePjWUuh6hs


https://www.youtube.com/watch?v=XePjWUuh6hs&feature=youtu.be
Boa noite qual trilha foi interrompida nao abre as fotos aqui

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk


Mandei pra ti por email... Veja la amigo

att
Challenge 2002 - 2.2 - 16v - 138 cv
Garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=6327

Imagem

Ricardo Designer
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 31 Jul 2014, 09:12
Nome Completo: Ricardo Legnani
Cidade: Salto Veloso
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer

por Ricardo Designer » 23 Ago 2017, 10:46

maicochristmann2 escreveu:Fuente del Mensaje
Ricardo Designer escreveu:Como prometido,

fiz os procedimentos do Ives

Porém não tem o resistores SMD na minha região

A solução foi usar resistores comuns, os quais deram certo igualmente, porém com mudança nas posições deles, veja:

Imagem

SE FOR USAR ESTES RESISTORES DEIXE-OS NESTA POSIÇÃO NAS DUAS PLAQUINHAS, SENÃO VÃO ENROSCAR NOS BOTOES


De resto funcionou perfeitamente, sem avarias, e de primeira

Tá ai o vídeo de prova de que funciona, e mt bem


http://www.youtube.com/watch?v=XePjWUuh6hs


https://www.youtube.com/watch?v=XePjWUuh6hs&feature=youtu.be
Boa noite qual trilha foi interrompida nao abre as fotos aqui

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk


Mandei pra ti por email... Veja la amigo

att
Challenge 2002 - 2.2 - 16v - 138 cv
Garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=6327

Imagem

Avatar do usuário
douglas_mariano
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 21 Mai 2014, 21:43
Nome Completo: Douglas Mariano Leal
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer

por douglas_mariano » 08 Mar 2018, 05:58

Alguém tem o esquema dos fios que saem do Hard disk ?
Sei que vi aqui em algum lugar mas não estou encontrando mais !


Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
Imagem

Douglas Mariano
Garagem: Vectra Gls 1998 2.0 8v
viewtopic.php?f=70&t=14342

Vicenteq costa
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Mai 2019, 21:06
Nome Completo: Vicente Quirino da costa
Cidade: Votuporanga
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2002/2002

[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer

por Vicenteq costa » 01 Set 2019, 21:05

Muito bom, tava procurando um DVD 3" que tenha a entra WR e tropecei nessa maravilha...agora bem mais animado. Eita clube da porra!!!!

74 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 99 visitantes