E ae galera!!!!!!!! Tudo blz?
Bom esse é o meu primeiro How To por aqui, então, se houver alguma falha me desculpem ok!
Bom, faz muito tempo que eu estava afim de refazer o meu chicote da bateria, e aproveitando que a 3 semanas comprei uma bateria nova, decidi fazer o chicote posteriormente. Deu muita diferença no giro do motor de arranque após a troca do chicote...
Porque? bom, provavelmente alem dos contatos já estarem muito oxidados, os cabos da GM parecem ser subdmencionados para um alternador de 120amp, isso faz com que o alternador demore mais para carregar a bateria (teoricamente cria-se uma resistencia maior)... os cabos do Gol 1000 bola do meu pai tem bitola aparentemente maior do que os que estão no meu carro!
Primeiramente vamos a bateria:
Depois de pesquisar, optei pela bateria HELIAR RACING, com 75AMP e maior reserva de carga comparada a outras com 75amp (inclusive as bateria Moura)
A moura comum estava com o mesmo preço... porem a HELIAR vem com a vantagem de ter garantia de 18 meses e seguro contra pane elétrica nesse periodo. Ela é indicada para quem tem muito som e acessórios no carro...

Paguei nela R$320,00 + 35,00 pela entrega... total R$ 355,00 (em outro locais, tanto a moura de 75Amp quanto a Heliar comum de 75Amp chegavam a custar praticamente 500 reais com a entrega!) então saiu barato... no Carrefour proximo a minha casa estava saindo R$470,00 a moura de 75amp...
Comprei nessa loja http://www.bateriaautomotiva.com.br/eco ... e-Garantia
Bom, depois fui as compras...
Terminais dourados para a bateria: R$50,00 + frete pelo mercado livre

(esses terminais tem lado especifico e tem inclusive os desenhos dos polos (+ e -) e não usam conectores nos cabos, os cabos são encaixados e seguros com parafusos allen fixos no terminal)
Capacidade:
- 1 entrada para cabo até 54mm²
- 1 entrada para cabo até 35mm²
- 2 entradas para cabos até 9mm²
03 metros de cabo com 35mm² (+ ou - R$30,00) (que deve ter 10mm de espessura externa)

04 conectores para cabos de 35mm² + 01 para cabos de 120mm² (+ ou - R$15,00)

Conduite para o cabo positivo

01 metro de Espaguetti termo retratil de para cabos de 8mm para isolar os conectores (o vendedor me cedeu gentilmente 10cm de uma medida com 12mm) Esse eu usei especificamente para vedar as pontas do conduite e isolar o conector de 120mm² (UM DETALHE IMPORTANTE MAIS A FRENTE SOBRE ISSO)

Ferramentas:
Uma morsa
Um alicate comum
Um estilete para desemcapar o cabo e ecaixar os conectores
Chave de boca ou estrela 13
Bom, o ideal seria ter alicates para cortes dos fios nessa bitola (35mm² )e um alicate para desemcapar / crimpar os conectores, porem eu não tinha nada disso, então usei um alicate comum para cortar os fios (prensando com a morsa) e para crimpar, usei o mesmo alicate (tambem fechando com a morsa) e para desemcapar usei um estilete, o resultado, bom achei bem aceitavel...
iniciando o trabalho...
Retirei os cabos (positivo e negativo) para servir como referencia na hora de construir os novos...
POSITIVO:

NEGATIVO da massa do motor até o polo negativo:

(faltou tirar uma foto do cabo NEGATIVO que vai da massa da lataria até o polo negativo da bateria)
O cabo positivo dá um pouquinho de trabalho para retirar, por causa da posição do alternador e do motor de arranque, mas nada de outro mundo tambem... é importante antes, desconectar os polos da bateria para evitar curto circuito, pois é facil dele encostar na massa do motor...
Comecei a construção do chicote pelo cabo NEGATIVO, pois é mais simples...
A ponta do fio deve ser descascada tendo como base o tamanho que irá entrar no conector, então, sobras não é uma coisa muito boa...
Após descascado o tamanho ideal, o conector foi encaixado, então vamos crimpar usando o alicate comum e a morsa:

Aquí, o conector crimpado:

Para isolar a sobra do conector, usei o espaguetti termo retratil, porque? ele não vai soltar com a temperatura do motor, como as fitas isolantes... O detalhe que citei no inicio do tópico sobre o espaguetti termo-retratil é que não comprei o espaguetti para a bitola do cabo de 35mm² (que deve ter uns 10mm de espessura externa) comprei de 8mm e estiquei ele internamente com uma tesoura...porque? Por que o de 10mm era mais caro!
Alargando o bendito:

Depois de encaixado no conector, e aquecido (usei o fogão mesmo a uma distancia de 15cm) ficou assim:

Fiz uma alteração na ligação do cabo negativo!
O cabo negativo original são dois, como já citado anteriormente (NO VECTRA_A pelo menos), um vai da lata ao lado da bateria até o polo negativo e ou outro vai do polo negativo até a massa do motor...
Ao invés de fazer da mesma forma, decidi fzer um cabo que fosse da massa do motor até a massa da lataria e do mesmo ponto até o polo negativo... assim não iria congestionar a saída do polo negativo com esses cabos, que são grossos...
Então, o primeiro cabo pronto:

Esse eu liguei da massa do motor até o ponto de massa da lataria, no mesmo ponto que é ligado até o polo da bateria...

E o outro cabo negativo, já tambem pronto, ligado da massa da lataria do carro até o polo da bateria, alí onde nota-se o parafuso na lataria é onde está o cabo da foto anterior agora...

Optei em não colocar o conduite no negativo, apenas no positivo, mas podem colocar se quiserem... talvês eu até coloque depois...rs
Com isso, o lado NEGATIVO está pronto!
Agora, vamos ao Positivo:
Bom, o cabo positivo tem um ponto de conexão no alternador, motor de arranque e finalmente no polo positivo da bateria.
De inicio, eu pretendia fazer dois chicotes, um do alternador até motor de arranque e outro dalí até o polo positivo da bateria, porem decidi desencapar o cabo e dobra-lo, colocando um conector para uma bitola maior, no caso o de 120mm²... (esse dá e sobra)...
então vamos começar:
fazendo a ponta do cabo positivo que vai no alternador, conector já encaixado + isolante termo-retratil:

Cabo desencapado e dobrado (Não esquecendo de calcular antes o tamanho necessário para entrar no conector)

Encaixando o conector de 120mm²

Depois de crimpado na morsa com o alicate comum, comparando com o cabo anterior:

Aqui o cabo pronto, comparando com o anterior:

Aqui, o mesmo, já com o conduite

O detalhe, a ponta dos dois cabos para comparação: Notem que eu coloquei o isolante termo retratil para vedar a ponta do conduite:

Com o cabo pronto, vamos encaixa-lo:
Primeiro no alternador:

Depois no motor de arranque: (Não conseguir tirar uma foto da conexão...sorry)

Depois, com o conector positivo, já na bateria! junto com os outros cabos

Resultado final:

como dito, esse trampo melhorou muito o giro do motor de arranque, então, creio que tenha melhorado muito o sistema de recarga da bateria.
Abs a todos.
postado pelo nosso amigo Jucelio em outro site