Essa dica vale pra quem tem Vectra automático e está passando por aquele problema de ligar o carro de manhã, e a transmissão entra em modo de segurança, ou seja, fica manual (Aparece a mensagem no MID: “Transm. Automática” e “Check” fica aceso), ficando parecido com o Windows, precisando reiniciar pra voltar ao normal.
Já procurei muitas vezes aqui no fórum sobre esse problema, e parece que é bem comum, muitos dizem que o problema geralmente é no seletor de marcha, que pode ficar sujo, e por isso não consegue enviar a posição correta para a central. Mas até agora, nunca vi um tópico colocando a mão na massa. Pois bem, criei coragem e fui limpar isso!! E o pior, FUNCIONOU!! Rsrs
Mas já avisando, vai sujar as mãozinhas!
Ingredientes:
- Chave de boca ou L nº 17
- Chave “L” nº 13
- Chave de fenda/phillips
- Desingripante (WD40 ou similar)
- Graxa
- Paciência
- Cuidado
A caixa seletora fica em baixo do suporte da bateria (na primeira vez que comecei a procurar sobre o assunto, achava que a caixa seletora seria onde tem a própria alavanca/manopla do câmbio, grande engano...). O local será de mais fácil acesso se o carro não tiver GNV (não é meu caso), mas não tão difícil.
Primeiramente, usando a chave L de 13 mm, deve-ser remover a bateria (1) e em seguida, remover os parafusos do suporte (2) e depois a caixa do chicote e o conector verde (3), esses dois últimos, simplesmente puxando-os para cima. Se o carro tiver GNV, provavelmente a válvula redutora de pressão estará fixada em alguns dos parafusos do suporte da bateria. Se tiver, remova-os também (só tenha cuidado para não deixar a válvula apoiada somente pelos caninhos do gás).

Feito isso, identifique o seletor de marcha e o cabo.

Desmonte o parafuso que suporta o tubo de verificação do óleo da transmissão (1).
Certifique-se que a alavanca está no “N”.
É importante marcar exatamente a posição em que está o seletor para recolocá-lo no mesmo lugar, para que não haja problemas. Existem dois pontos que podem ocasionar mau posicionamento, sendo a parte da haste (2) e a posição da fixação dos parafusos com relação a carcaça do seletor com a caixa de transmissão (2a e 2b). Olhando antes de desmontar, não dá para ver que nos Parafusos A e B existe um buraco de ajuste (representado pelas setas VERDES). Esse ajuste move-se na direção das setas VERDES.
Portanto, marque com uma chave de fenda, ou tinta, nos pontos indicados pelas setas VERMELHAS (2, 2a e 2b). Nos pontos 2a e 2b marque na carcaça da caixa de transmissão e não na carcaça da caixa seletora.
Pontos marcados, remova a porca da haste (3).

Após remover o suporte do tubo de óleo, e remover a porca da haste, haverá outra porca travada por um tipo de ruela “dentada”. É só usar a chave de fenda para abrir um pouco os dentes e remover a segunda porca, ficando só o eixo seletor (C).
Usando uma chave 17 mm, retire os parafusos A e B.

A caixa está quase solta, mas por causa do chicote do seletor (onde o conector fica embaixo do ABS) fica quase impossível de tirar a peça fora do cofre do motor. Decide fazer o serviço ali mesmo, tomando cuidado para não cair nenhuma pecinha que por ventura pular. Usei um jornal para forrar a base do suporte da bateria.
Em baixo da caixa seletora haverá aprox. 6 parafusos de chave Phillips, solte-os.
Atenção!
Antes de abrir a caixa, use o jornal ou algo do tipo para prevenir que alguma coisa caia e se perca. A caixa não se abre completamente, somente o lado oposto ao chicote abrirá, como se fosse uma concha:

Retire o eixo, tomando os cuidados já ditos, e "vo-i-lá", vejam a danada aí:

Observem como está suja, e nesta foto acima, já tinha colocado o desingripante!!!
Quando tirei, esse dentinhos de cobre nem se mexiam, mas eles são soltos!! Acredito que por isso, enquanto o carro estava frio, esses “condutores” não faziam o seu papel, pois não se mexiam. Depois de limpar esse eixo, tirei as molinhas que ficam dentro, limpei também dentro da caixa seletora, mas com cuidado para não danificar as trilhas. Utilizei uma estopa, e depois de limpo, espalhei um dedo de graxa nas trilhas, mas muito pouco, apenas para não ficar seco.
Depois de limpo, é hora de montar! Nesse momento foi o que perdi mais tempo, pois não conseguia colocar o eixo dentro da caixa seletora, sem que caísse os “dentinhos” ou “condutores” pois ficaram tão inerentes que mal paravam quietos, rs.
Mas resumindo, para montar é só seguir o processo inverso, tomando cuidado para não perder os “condutores” e para fixar a caixa na mesma posição de antes, nos lugares marcados.
Não esqueça que a alavanca deve estar na posição “N”, assim como foi desmontado.
Bom, é isso pessoal.
Abraços,
postado pelo nosso amigo andresaragao em outro site