Converti meu Vectra CD 1995/96 para álcool através da troca do chip original por um remapeado para álcool.
Depois de alguns ajustes, o próximo passo foi montar um sistema de partida a frio para injetar gasolina nos dias frios. Com 100% de alcool no tanque, sem esse sistema, corre se o risco de ter que sair a pé...
Estou passando a experiência para aqueles que deixaram seus vectras alcóolatras não terem mais dor de cabeça de manhã.
ATENÇÃO: Em caso de dúvidas, consulte um mecânico. Essa adaptação deve ser feita com muito cuidado para não colocar em risco a segurança (em caso de vazamento de gasolina)
Comprei esse kit em uma loja de auto-peças (Chevrolet), mas o kit é universal:

Reservatório de gasolina-R$ 25,00
Bomba - R$ 15,00
Valvula Solenoide - R$ 32,00
Mangueira e abraçadeiras - R$ 10,00
+ fiação
Escolhi um local para fixar o reservatorio, evitando ficar próximo do motor e partes muito quentes, e seguro o bastante em caso de vazamento no reservatório não cai gasolina em cima do escape. deposis, soldei dois fios (um + e outro -) na bombinha, já encaixada no reservatório. Veja as conexões das mangueiras:



A mangueira que vem do reservatório deve entrar na válvula solenoide. essa valvula tem a função de evitar que o vácuo da admissão sugue toda a gasolina do reservatório durante o funcionamento do motor. Também oferece mais segurança pois só libera a passagem da gasolina quando acionada a bombinha.


Depois de passar pela solenoide, a gasolina segue para o local indicado. Como ali já existe uma mangueira, coloca-se um "T" (R$ 10,00), onde entrará a gasolina e em uma extremidade, a outra mangueira que originalmente entrava direto na TBI. A outra ponta do T entra na TBI.

O caminho da gasolina do "T" até a TBI deve ser o mais curto possivel, e a outra extremidade da mangueira, que leva vácuo para outra válvula (lig. original) preferi passar por cima do atuador da lenta, evitando assim que a gasolina entre nessa válvula.

A ligação elétrica da solenoide é similar a da bomba, porém não existe polaridade. Liguei as duas em paralelo, então ao aplicar 12V nos fios + e - a bomba puxa a gasolina ao mesmo tempo que a válvula libera a entrada de gasolina na TBI.
Sistema quase pronto:

Ainda ficou semi-oculto o reservatório. Observe a portinhola

Montei um sistema eletronico que faz o acionamento automático do injetor acordo com a temperatura do motor e ainda ajusta a IE para que não seja necessário aquecer o motor antes de sair (mesmo em dias frios):
Este ainda é um protótipo em avaliação, vou melhorar a fiação com espagetes e abraçadeiras. não reparem, o motor tá sujo

LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

SENSOR DE TEMPERATURA (ESSE FOI O MELHOR LOCAL P/ ADAPTAR):

COMUNICAÇÃO COM A CENTRAL DE INJEÇÃO ELETRÔNICA

PLACA DO MICROCONTROLADOR E RELÊS


O PORTA FUSÍVEL DO SISTEMA, ADICIONADO NA CAIXA DE FUSIVEIS

O sistema está funcionando bem legal no meu VCD A 95/6. Usando somente alcool no tanque, a partida fica fácil com esse sistema pois ele injeta automaticamente a quantidade certa de gasolina, caso necessário (motor frio), além do mais durante os primeiros minutos, ele garante melhor funcionamento, permitindo inclusive dar partida e já sair, mesmo em dias frio.
Abraços Galera!
[quote]Postado pelo usuário Paulo_hod em outro site