O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisRemovendo o eixo balanceador 2.2 e 2.4 16v
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

85 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Removendo o eixo balanceador 2.2 e 2.4 16v

por Almeidão » 22 Ago 2023, 09:53

Pedromachado0099 escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite a todos,

A algumas semanas adquiri um Vectra CD 2.2 16v automático. O carro simplesmente é espetacular com todas as revisões em dia. Porém ele contem uma vibração chata que piora em drive,3,2,1. Sinto a vibração mais forte quando esta na faixa dos 2000 giros. E depois de muito ler no fórum e pesquisar vi que o problema pode estar relacionado a arvore balanceadora ou compensador de massa. E sim o carro passou por uma geral e foi trocado TODOS os coxins, todos os itens de suspensão fora a revisão básica. Pois bem estou decidido a retira-la . Ai que começa o problema, aqui na minha cidade Curitiba o PR esta meio complicado de achar algum mecânico bom e justo para tal empreitada. Se alguém souber de um por favor não deixe de me contatar.


Mecânico em geral hoje são fraquíssimos, são muitos modelos de carros e eles foram ficando para trás, não digo modelos novos, são os velhos mesmo, afinal mecanicos mexem em carros velhos, ou para os que se ofendem com a palvra, digamos carros antigos. E os antigos de hoje são os Vectras, Monza, Santana, Tempra etc, antigamente era Fusca, Opala e Corcel e o que mais me perturba é um mecânico antes de dar uma resposta real do problema é dizer que "este problema é crônico neste carro" frase que virou um vício para já ter uma desculpa se o trabalho não der certo.
Por isto fica difícil indicar um mecânico que realmente seja bom.

Eu nunca entendi sobre esta peça, eu nunca mexi em um carro que tem esta peça. Não seria falta de manutenção ela vibrar? Talvês uma limpeza no carte? Bem, fico também com esta dúvida de qual seria a melhor opção, tirar ou não tirar.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Removendo o eixo balanceador 2.2 e 2.4 16v

por chirola » 22 Ago 2023, 14:06

Pedromachado0099 escreveu:Fuente del Mensaje todos os itens de suspensão fora a revisão básica.

o carro so treme rodando ou ele vibra parado tambem ?
se vibra so rodando e ja foi bem checado a suspenção pode checar as rodas e pneus alem dos discos de freio , aroda pode estar empenada ou simplesmente não esta centrada checa o pneu para ver se tem algum ponto na banda de rodagem com algum desgaste irregular ou se tem algum desgaste maior ao longo da banda de rodagem , meu carro tinha uma vibração chata e demorei para achar no fim foi uma barra axial testando ela com a mão não tinha folga mais com 1300 kilos do carro a folga aparecia .
se o carro vibra parado tambem no ponto morto o problema é geralmente na alimentação , pode ser desde bico sujo ate gasolina ruim , meu carro dependendo do posto que coloco gasolina ele treme por causa de detonação os carros ja tem seus anos rodando e pode ser que o cabeçote ja não este na sua medida original se for 16v ele tem mais taxa e sofre mais com detonação e gasolina ruim .
para checar folga na arbore balanceadora so abrindo o carter , mais eu checaria primeiro outros items
pode ser ate algo simples como o map ou o tps
a pouco tempo meu carro tremia na lenta mais tremia mesmo ate a alabanca de marchas tremia e testando diferentes postos descubri que era a gasolina , meu cabeçote deve estar fora da medida original ou a gasolina era muito ruim kakakaka

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não seria falta de manutenção ela vibrar?

os eixos balanceadores so tem 2 problemas
1 - criam folga por desgaste , iso com muita kilometragem
2 - mecanico ruim , os eixos te que estar sincronizados eles tem ponto igual do que a correia para instalar eles se ficar fora de ponto não funcionam e ao inves de balancear eles pioram a situação eles atuam como se fose contrapeso para compensar o birabrequim se estão forade ponto eles aumentam os contrapesos do birabrequim é como uma roda desbalanceada que se coloca chumbo na parte errada ela so vai vibrar mais, se for folga tem que ter barulho a folga no geral da nas engrenagens deles .

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Removendo o eixo balanceador 2.2 e 2.4 16v

por chirola » 22 Ago 2023, 14:07

tem que ver se a vibração é no motor suspenção ou no cambio para depois tentar ver cual é o defeito

Pedromachado0099
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Ago 2023, 17:16
Nome Completo: Pedro Henrique Machado
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 33

Removendo o eixo balanceador 2.2 e 2.4 16v

por Pedromachado0099 » 24 Ago 2023, 20:15

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Pedromachado0099 escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite a todos,

A algumas semanas adquiri um Vectra CD 2.2 16v automático. O carro simplesmente é espetacular com todas as revisões em dia. Porém ele contem uma vibração chata que piora em drive,3,2,1. Sinto a vibração mais forte quando esta na faixa dos 2000 giros. E depois de muito ler no fórum e pesquisar vi que o problema pode estar relacionado a arvore balanceadora ou compensador de massa. E sim o carro passou por uma geral e foi trocado TODOS os coxins, todos os itens de suspensão fora a revisão básica. Pois bem estou decidido a retira-la . Ai que começa o problema, aqui na minha cidade Curitiba o PR esta meio complicado de achar algum mecânico bom e justo para tal empreitada. Se alguém souber de um por favor não deixe de me contatar.


Mecânico em geral hoje são fraquíssimos, são muitos modelos de carros e eles foram ficando para trás, não digo modelos novos, são os velhos mesmo, afinal mecanicos mexem em carros velhos, ou para os que se ofendem com a palvra, digamos carros antigos. E os antigos de hoje são os Vectras, Monza, Santana, Tempra etc, antigamente era Fusca, Opala e Corcel e o que mais me perturba é um mecânico antes de dar uma resposta real do problema é dizer que "este problema é crônico neste carro" frase que virou um vício para já ter uma desculpa se o trabalho não der certo.
Por isto fica difícil indicar um mecânico que realmente seja bom.

Eu nunca entendi sobre esta peça, eu nunca mexi em um carro que tem esta peça. Não seria falta de manutenção ela vibrar? Talvês uma limpeza no carte? Bem, fico também com esta dúvida de qual seria a melhor opção, tirar ou não tirar.


bem vamos lá.

O auto parado em neutro simplesmente é maravilhoso, começou a andar ou até mesmo arrancando de um semáforo passando uma lombada ele vibra. chegou em 2 mil giros ele vibra e vibra com força. Passou dos 2 mil ele para. Antes dos 2 mil ele não vibra quase nada. Estou ficando louco com isso quase desistindo do carro já e anunciando.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Removendo o eixo balanceador 2.2 e 2.4 16v

por Arquiteto » 28 Ago 2023, 20:44

Pedro, no forum tem as dicas de como eliminar a arvore de balanceamento,

ja deu uma olhada na seção howto

85 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 442 visitantes