O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisManutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

62 mensagens
Avatar do usuário
tadeufer
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Out 2015, 18:32
Nome Completo: fernando tadeu caetano
Cidade: sao jose dos campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por tadeufer » 13 Out 2015, 18:45

amigos meu ventilador parou de vez. testei ligando ele direto funcionou normalmente. tirei a resistencia fora.Gostaria de saber como testa-la ?

Avatar do usuário
Thiago Carvalho
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Out 2015, 13:41
Nome Completo: Thiago Rodrigues de carvalho
Cidade: Angra dos reis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por Thiago Carvalho » 29 Nov 2015, 21:36

Boa noite ,
Pode me mandar as fotos não consigo abrilas.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por Thiago Menezes » 30 Nov 2015, 14:30

Thiago Carvalho escreveu:Boa noite ,
Pode me mandar as fotos não consigo abrilas.


Thiago,

Mandei uma MP para o José Leal pedindo para repostar as fotos :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

LINCON RIBEIRO
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Nov 2015, 19:32
Nome Completo: Lincon Fernando Ribeiro
Cidade: Pontal
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra

por LINCON RIBEIRO » 06 Dez 2015, 15:38

Olá pessoal sou novo aqui , e to com o mesmo problema com essa resistência digital, só que onde moro não encontro pra comprar , nem usada.... Alguém pode me indicar alguns sites que posso encontrar?

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra

por Thiago Menezes » 07 Dez 2015, 07:19

LINCON RIBEIRO escreveu:Olá pessoal sou novo aqui , e to com o mesmo problema com essa resistência digital, só que onde moro não encontro pra comprar , nem usada.... Alguém pode me indicar alguns sites que posso encontrar?


Já deu uma olhada no Mercado Livre? :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
lusitania
GL Member
GL Member
Mensagens: 92
Registrado em: 29 Abr 2015, 13:27
Nome Completo: Joaquim Cardoso Braga
Cidade: Compiègne-França
Estado: Exterior
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra

por lusitania » 07 Dez 2015, 16:01

LINCON RIBEIRO escreveu:Olá pessoal sou novo aqui , e to com o mesmo problema com essa resistência digital, só que onde moro não encontro pra comprar , nem usada.... Alguém pode me indicar alguns sites que posso encontrar?

Ola Lincon

Deite um olho neste Link penso que vai encontrar a solução
Abraço

viewtopic.php?f=49&t=1246

Kaled Rodrigo
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Mar 2016, 17:41
Cidade:

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Kaled Rodrigo » 23 Mar 2016, 16:57

Boa noite meu Vectra e 2008 elegance ar digital .meu ar parou não sai vento dentro do carro quando eu ligo o ar pra gela o cano lá da frente gela mais num sai vento já vi fusíveis já olhei a resistência ela esquenta quando eu ligo alguém sabe me dizer alguma coisa será q queimo o motor do ventilador?

Airton martins
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Set 2015, 14:34
Nome Completo: airton da cruz martins
Cidade: mage
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Airton martins » 08 Jun 2016, 08:05

fala rapaziada, bom tenho um GLS 2.2 v8 1999/1999 ar digital, e estou com problemas , o que ta acontecendo e que o ventilador funcionava normalmente ai ficou desligando e ligando sozinho ate que parou de vez e agora as luzes do painel digital acendem bem pouco quase nem da para ver e quando tento acionar o ar escuto uns barulhos tipo de uns tec tec tec tec , naum sei o que pode ser , mais nem o desenbaçador esta funcionando , fico aqui na espequitativa de alguem ja ter resolvido algo parecido ,, help...

Avatar do usuário
thunderblue
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 15 Set 2014, 20:15
Nome Completo: Daniel de Oliveira Sousa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por thunderblue » 08 Jun 2016, 18:47

Airton martins escreveu:Fuente del Mensaje fala rapaziada, bom tenho um GLS 2.2 v8 1999/1999 ar digital, e estou com problemas , o que ta acontecendo e que o ventilador funcionava normalmente ai ficou desligando e ligando sozinho ate que parou de vez e agora as luzes do painel digital acendem bem pouco quase nem da para ver e quando tento acionar o ar escuto uns barulhos tipo de uns tec tec tec tec , naum sei o que pode ser , mais nem o desenbaçador esta funcionando , fico aqui na espequitativa de alguem ja ter resolvido algo parecido ,, help...



Bom, espero que alguém mais entendido te responda, mas tenta o procedimento do Reset no comando do ar digital.

É só apertar o Off e o Auto ao mesmo tempo, com a ignição ligada, e pressionar até ouvir um barulho tipo das portinholas se ajustando. Ai tentar ver o que acontece.

Flw, boa sorte
Sintam-se em casa... mas não repara a bagunça. rs
Garagem: viewtopic.php?t=12113

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Tiagomos1 » 08 Jun 2016, 19:08

Kaled Rodrigo escreveu:Boa noite meu Vectra e 2008 elegance ar digital .meu ar parou não sai vento dentro do carro quando eu ligo o ar pra gela o cano lá da frente gela mais num sai vento já vi fusíveis já olhei a resistência ela esquenta quando eu ligo alguém sabe me dizer alguma coisa será q queimo o motor do ventilador?

Amigo, um amigo tem um vectra do mesmo modelo do seu e deu isso. No caso do dele foi o comutador da ignição que estava ficando preso entre a posição 3 (partida) e 2 (pós chave). A chave voltava normal, mais lá dentro não voltava. Aí o ar não ligava o ventilador dentro do carro, lá fora gelava mais não ventilava no interior do carro.

Isso ocorre, pq o sistema desliga algumas coisas para dar a partida no carro e assim não pesar a bateria, uma das coisas é o ventilador do ar condicionado, mais na volta para a posição 2, se não voltar tudo, ele não é religado.

Ele abriu o comutador e deu uma limpeza nele e tudo voltou a funcionar normalmente.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Dudurepke
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Mar 2016, 19:49
Cidade:

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Dudurepke » 13 Ago 2016, 01:58

Galera preciso de uma ajuda , tenho um elegance 2006 ar digital, ele deu problema no ventilador interno pois o ar acionava e gelava normal fui olhar ele tinha queimado, troquei o ventilador e agora assim que viro a chave o ventilador liga e não tem como desligar, é só fica na velocidade forte . Se alguém puder me ajudar fico grato

Dudurepke
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Mar 2016, 19:49
Cidade:

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Dudurepke » 14 Ago 2016, 07:24

Onde que fica essa resistência no 2006?

diko
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Set 2013, 04:31
Nome Completo: ederson adriano leopoldo
Cidade: vale do sol
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por diko » 17 Out 2016, 22:14

ola, josé leal, infelismente suas imagens nao abriram no tetorial , tem como enviar outras?

Pedrinhocqc
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Ago 2017, 13:25
Nome Completo: Cleriston Santana
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Pedrinhocqc » 03 Ago 2017, 15:55

Tô com problema na resistência do ventilador do ar Vectra 06 tem como recuperar me enviem fotos ou algum link de ajuda agradeço

Avatar do usuário
claudiocasilva
GL Member
GL Member
Mensagens: 81
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:05
Nome Completo: claudio almeida da silva
Cidade: itapevi
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por claudiocasilva » 13 Set 2017, 16:18

meus amigos fiz os testes no meu vectra cd 97, testei ventilador de cabine no 12v e funcionou perfeito, pegei outros controles do painel pra ver se era problema e nada tb, procurei a resistencia interna e nao achei no local que era num gls que tinha, procurei num gl que estou pegando peças e nada!!!!!

me ajudem por favor

Avatar do usuário
claudiocasilva
GL Member
GL Member
Mensagens: 81
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:05
Nome Completo: claudio almeida da silva
Cidade: itapevi
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por claudiocasilva » 14 Set 2017, 06:34

Ogl não tinha ar por isso não achei a resistência rss

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

JoseEVieira
GL Member
GL Member
Mensagens: 122
Registrado em: 29 Out 2014, 19:52
Nome Completo: José Etelvino Vieira
Cidade: Dois vizinhos
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por JoseEVieira » 21 Nov 2017, 13:23

Achei esse video caso o pessoal não ache o topico
https://youtu.be/NXIM80XMPs0

marciogallas
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Abr 2015, 00:30
Nome Completo: marcio gallas da silva
Cidade: sjm
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por marciogallas » 17 Fev 2018, 23:57

Tenho um elegance 2006 e começou a dar cheiro de queimado quando ligava a ventilação. Abri para dar uma olhada no ventilador mas tava tudo ok. Quando fui dar uma olhada nessa resistência vi que o conector tava torrando . Ate para desconectar foi ruim . Agora fiquei na duvida se o poblema é na resistencia ventilador interno digital ou na fiaçao. Pois quando ligo ta esquentando muito. To com medo de comprar uma resistencia nova que custa 150.00 no mercado livre e nao resolve. Algue ai tem uma sugestão?

JCPB1966
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Ago 2016, 19:22
Nome Completo: JOSE CLOVIS PEREIRA BARBOSA
Cidade: PETRÓPOLIS
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por JCPB1966 » 03 Abr 2018, 11:18

José Leal escreveu:Fuente del Mensaje Amigos, estava com um problema no sistema de AC do meu carro, em especial o ventilador interno estava com mal funcionamento. Ao selecionar a velocidade 9, o ventilador operava normalmente, mas ao selecionar uma velocidade menor, depois de algum tempo ele parava. De posse dessas dicas, parti para a guerra...
Como não tirei muitas fotos, tentarei descrever com o máximo de detalhes como chegar a peça e realizar a manutenção. As fotos não estão 100% nítidas, pois meu celular não tem como controlar corretamente o foco para fotos muito próximas.

A localização da resistência está por trás de um acabamento a direita dos pedais. Retirando o acabamento (é uma continuação do console central), na caixa de ar, vc verá uma etiqueta pregada, com a marca Valeo e alguns números, referente ao "part number" GM e Valeo. Na direção do canto superior esquerdo desse adesivo, exatamente ao lado do suporte do pedal do acelerador, é o alojamento da resistência.
Na verdade, vc verá somenta a parte dos conectores dela. Essa parte é de forma retangular, com a inscrição GM e Valeo:
Imagem
O "restante" da peça fica dentro da cx de ar, para que a própria circulação de ar ajude a resfriar a peça. No teste depois da manutenção, pude comprovar que ela esquenta muito.

Para retirar a peça do alojamento, é preciso retirar 2 parafusos, um em baixo e outro em cima e soltar o cabo do acelerador. O cabo é apenas encaixado no pedal, por uma borracha. Soltando o cabo, deve-se calçar o pedal, para que ele fique todo pressionado, liberando espaço para a movimentação da peça. Como o espaço é bem reduzido, devido ao suporte do acelerador, tem que fazer um malabarismo e um contorcionismo para retirá-la da cx de ar.

Depois da peça retirada, para desconectá-la, o conector possui uma trava no centro, que deve ser pressionada. Tive dificuldades para retirar esse conector, pois ele estava derretido. Aqui, uma foto dele:
Imagem
Repare que aparece um pedaço da etiqueta pregada na cx de ar.

Depois de desconectada, podemos trabalhar melhor na peça. Algumas fotos:
Imagem

Imagem

Imagem
Esse relé é o que escutamos atracar quando selecionamos a velocidade 9

Imagem
Nessa parte protegida devem ser os resistores que fazem o ventilador girar nas velocidades.

Os pinos que estavam com defeito eram do conjunto da direita, o primeiro da direita para a esquerda da coluna de cima e o primeiro da esquerda para a direita, da coluna de baixo.
Imagem

Os pinos estavam com solda fria, o que causou o aquecimento ao ponto de derreter a peça. Eles saíram muito facil da placa, demonstrando que o pingo de solda era pequeno. Resoldei os pinos, dei uma pequena revisada na placa, em busca de outras soldas frias e testei o sistema. Tudo OK, remontei as peças retiradas e agora estou com meu sistema de AC em ordem.

Um abraço e espero ter ajudado.

marlonbenfica escreveu:Fuente del Mensaje Olá!

Estou com praticamente o mesmo problema em meu Vectra 98 com ar digital. Porém, ao invés de somente ligar na velocidade 9, ele não liga o ventilador interno em nenhuma velocidade.

Retirando a peça pude perceber que a solda de três pinos estava quebrada, então chamei um amigo técnico em eletrônica para refazer as soldas. Após a soldagem correta dos pinos e limpeza dos contatos, o ventilador interno voltou a ligar, mas porém apenas até a velocidade 8, pois quando ligo no máximo (9) ele desarma o relé da resistência e fica ligando e desligando o ventilador interno (coisa de segundos mesmo).

Será que para este problema a substituição dos dois Transistors da resistência resolveria o meu problema. Pelo tempo de uso da peça sou mais favorável pela substituição, mas 200 conto ou mais não caiu do céu todo dia!!!

Alguém sabe de algum site que tenha a peça original GM Valeo???
Sou de Ipatinga, na região do Vale do Aço e estou a 220 km de BH, já procurei nos ferros velhos daqui e também na PORTA DA ESPERANÇA e N A D A da peça.

Obrigado a todos! Parabéns pelo post!

Boa tarde estou com problema no ventilador interno que parou, aí comprei nova resistência , limpei todo sistema e voltou a funcionar, depois de dois dias só funciona a 4ª velocidade. Meu vectra é modelo 98 GL com ar não digital, será que se eu trocar o fusível térmico resolve, pois o ar condicionado está funcionando normalmente , porém o ar interno está com esse problema.

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por José Leal » 05 Abr 2018, 11:57

Amigos, peço desculpas pelas fotos, mas não as tenho. Como estou sem Vectra desde 2012, nem para desmontar e tirar novas fotos novamente eu consigo...
Imagem
Imagem
Imagem

62 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 86 visitantes