José Leal escreveu:Kahn, o meu era um 98/99.
No seu caso, pode ser que o ventilador esteja emperrado ou a resistência dele esteja queimada. Só que no AC analógico, a resistência é diferente, mas provavelmente deve ficar no mesmo lugar.
Rafael Gouveia escreveu:Alguem sabe exatamente qual é o fusivel desse ventilador? Quais os reles responsáveis por ele?
Diego Perroni escreveu:Já faz dias que desmontei a resistencia conforme orientações do Jose Leal. Sem saber como testá-la, chamei um amigo que manja de eletronica.
Munido de um multimetro, ele já notou que os transístores da placa estão em curto.
O mais interessante foi o teste no local. Conforme voce aumenta ou diminui a velocidade do ventilador, a central envia os dados corretamente para a placa.
No momento desse teste, foi possível ver a solda do transistor em ponto de fusão na placa. Esse meu amigo, disse que aposta em 95% de chances de ser ela.
A troca do transistor, é praticamente impossível. Ela foi fabricada de forma "blindada" com rebites. Ou seja, queimou qualquer componente, troque a placa completa...
Preço nas CSS's ultrapassam a casa dos R$850,00.
Com um pouco de paciencia, procurei em demais auto-peças da cidade e encontrei na PACCINI em Americana/SP. Auto-peças especializada em refrigeração automotiva. Obs.: Peça original da Valeo!!!
Valor: R$220,00 em 2x no cartão.
Troquei a peça e o problema está resolvido!
Obrigado Leal!
luizhbh escreveu:eu lembro de já ter visto um how-to ensinando a trocar esses transistores e justamente prendê-los de volta com rebite.
Rafael Gouveia escreveu:Pessoal, resolvido! Nem acredito rsrsrs era só mau contato ou zica mesmo rsrsrs
Primeiro passo é tirar a peça do local (apanhei), depois desliguei os fios do ventilador, testei o ventilador ligando ele direto no 12v, funcionou normal, quando liguei novamente na resistência eletrônica, liguei o ar e o ventilador funcionou as 4 velocidades rsrsrs
Da raiva, mas pelo menos não vou precisar comprar outra peça...
Meio ruim tirar essa resistência, pouco espaço e tem umas travas que seguram ela, mas consegui o/
Agora está funcionando novamente hehehe... valeu...
Ta ai as fotos...
Os fios vermelho e preto são do ventilador e o outro é o chicote, o fio mais fino do conector é oque vem do controle do ar digital, quando mudamos a velocidade esse fio muda a tenção entre 0 e 5 volts, assim sabemos se o problema é no comando do ar ou na resistência...
O dissipador de alumínio fica para dentro do duto de ar, para o próprio ventilador refrigera-lo, pois essa peça esquenta muito...
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