por José Leal »
07 Abr 2013, 07:11
Pessoal, certa vez caí em uma cratera e a pancada além de estragar o rolamento superior do amortecedor, descalibrou os instrumentos do painel. Como estava com medo da marcação da temperatura do painel e do nível do combustível estar muito baixo, me atrevi a mexer no painel. E no final, é mais simples do que eu imaginava.
Não tirei fotos, mas quem tiver o mínimo de habilidade em desmontar o painel, conseguirá executar o serviço tranquilamente.
Depois de retirar o painel do console, retire o acrílico frontal, para ter acesso aos ponteiros.
1- Para calibrar o marcador de gasolina e temperatura: existe um "esbarro" para o ponteiro, quando este chega no final da escala. Retire esse esbarro. Será preciso usar um alicate de bico, pois ele é preso firmemente no acrílico. Empurre o ponteiro até o ponto mais alto da escala e solte. Se o ponteiro parar exatamente no fim da escala, remonte tudo, pois provavelmente o problema será em outro lugar. Caso o ponteiro não pare no mínimo da escala, retire primeiramente o acabamento preto sobre a base do ponteiro. Ele é preso por umas travinhas que são derretidas por baixo do ponteiro. Não tem jeito, elas vão quebrar, mas não se desespere. Retirado o acabamento, retire o ponteiro do motorzinho que o movimenta, puxando-o. Pode colocar força, pois ele é bem preso. Feito isso, alinhe o ponteiro com a marca mais baixa da escala. Encaixe levemente o ponteiro, empurre novamente até o máximo da escala e solte. Ele tem que parar justamente no mínimo. Caso não ocorra, se ele ficou levemente alto, basta ajustar o ponteiro sem desencaixa-lo. Se ficou baixo, retire o ponteiro e recoloque novamente. Perfeitamente ajustado, encaixe totalmente o ponteiro. Faça um último teste para confirmar que está tudo regulado. Para recolocar o acabamento, pingue umas gotinhas de super bonder por dentro dele e coloque novamente sobre o ponteiro. Recoloque o esbarro e tá finalizado.
2- Para calibrar o velocímetro e RPM: esse recalibre terá que ser feito com o painel plugado no seu conector. Retire os ponteiros, no mesmo esquema dos marcadores de gasolina/temperatura. Ligue a ignição, na posição II e posicione os ponteiros sobre a marcação zero das escalas, encaixando-os levemente. Desligue a ignição e movimente os ponteiros até o final das respectivas escalas. Ligue novamente a ignição e repare que os ponteiros voltarão automaticamente até a posição zero. Se ficou regulado, basta encaixar firmemente os ponteiros, recolocar o acabamento (pelo menos aqui não precisou pingar super bonder) e tá tudo recalibrado.
Para finalizar, ligue o motor e confira a posição dos ponteiros. Acelere e veja como se comporta o ponteiro do RPM. Nos 16V o corte de giro é acima dos 6500RPM. Nos 8V é exatamente sobre essa marca. Monitore a temperatura do motor. As ventoinhas deverão disparar quando o ponteiro passar dos 90°C, indicando a temperatura de 92°C. Se quiser conferir na hora o marcador de gasolina, desde que o tanque esteja no máximo na metade, abra a escotilha da bomba de combustível e puxe o braço da bóia para cima. O ponteiro deve subir e parar em 57l ou no pontinho acima. Para conferir a velocidade, nos 16V, de 5ª marcha, a velocidade será de 130KM/H quando o RPM estiver exatamente em 3000.
Para remontar tudo, é sem segredo. Quem desmontou consegue remontar facilmente.
Um abraço!
REVISÃO 1: O PAINEL DEVE SER CALIBRADO COM O CHICOTE PLUGADO. ISSO É VÁLIDO PARA TODOS OS INSTRUMENTOS.
REVISÃO 2: TEM-SE QUE CALIBRAR O PONTEIRO DA GASOLINA PREFERENCIALMENTE COM O TANQUE CHEIO. MAS COMO A GASOLINA ESTÁ CARA E O SALÁRIO CURTO, PODE-SE RETIRAR A BÓIA E TRAVA-LA NA POSIÇÃO CHEIO. ASSIM, BASTA POSICIONAR O PONTEIRO NA MARCHA E ELE ESTARÁ CALIBRADO. Fiz esse procedimento no meu carro e quando o ponteiro entrou na primeira marca vermelha, acendeu a luz de reserva.
REVISÃO 3: PARA CALIBRAR O PONTEIRO DA TEMPERATURA, O CHICOTE DO SENSOR DEVE ESTAR DESPLUGADO, PARA GARANTIR QUE NÃO HAJA QUALQUER INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DA ÁGUA.
Editado pela última vez por
José Leal em 14 Abr 2013, 20:02, em um total de 1 vez.