O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisCalibrando os ponteiros do painel (revisado 3)
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

33 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por JoãodoValle » 28 Out 2015, 07:26

Boa amigo! !!! Mas é Clube do Vectra hehe.

Abraço

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

marcospaulovs
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Out 2015, 20:26
Nome Completo: Marcos Paulo Vivano Silverio
Cidade: Bela Vista
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por marcospaulovs » 29 Out 2015, 19:53

Boa noite, troquei a boia de combustível do meu carro, porem com o tanque vazio já esta marcando 20L, como procedo ?

Tercyo Maia
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 192
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:33
Nome Completo: Tercyo Alves Maia
Cidade: Crato
Estado: Ceará
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por Tercyo Maia » 31 Out 2015, 00:59

marcospaulovs escreveu:Boa noite, troquei a boia de combustível do meu carro, porem com o tanque vazio já esta marcando 20L, como procedo ?

Amigo, vc tem q subir a bóia completamente e acertar o ponteiro no ponto acima de 57L, para isso deverá abrir o painel.

leandro.rodrigues-correia
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Nov 2015, 10:38
Nome Completo: Leandro Rodrigues Correia
Cidade: Sumaré
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por leandro.rodrigues-correia » 19 Nov 2015, 10:49

Desmontei o painel pra troca as lâmpadas quando mo
ntei de volta rpm ficou travado balançando oque fazer

leandro.rodrigues-correia
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Nov 2015, 10:38
Nome Completo: Leandro Rodrigues Correia
Cidade: Sumaré
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por leandro.rodrigues-correia » 20 Nov 2015, 15:39

leandro.rodrigues-correia escreveu:Desmontei o painel pra troca as lâmpadas quando mo
ntei de volta rpm ficou travado balançando oque fazer

leandro.rodrigues-correia
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Nov 2015, 10:38
Nome Completo: Leandro Rodrigues Correia
Cidade: Sumaré
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por leandro.rodrigues-correia » 23 Nov 2015, 19:59

Alguém pode me ajudar

Avatar do usuário
MatheusMattosRp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:20
Nome Completo: matheus mattos da silva
Cidade: ribeirao preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por MatheusMattosRp » 03 Dez 2015, 12:04

Bom Dia! Então no meu caso eu acredito que possa ser a calibração, pois foram trocados os seguintes itens

boia de combustível e sensor de temperatura painel.

Mas a temperatura no painel não passa dos 80 as vezes chega nos 85..

a gasolina quando tem bastante gasolina marca normalmente, porém quando vai chegando perto da reserva o ponteirinho cola duma vez lá em baixo e depois de um tempo que ascende a reserva.


porém, as vezes o ponteiro da gasolina marca normal e desce gradativamente.. por isso quero saber se tem algum outro problema além da calibração ? o que mais pode ser ?


obrigado
ImagemImagem
Vectra GLS 97 2.0 8v - Atual
Vectra Elite NE 2010 2.0 8v + chip = 153cv - VENDIDO
Vectra GLS 94 2.0 8v - Ex

viewtopic.php?f=70&t=10594

Avatar do usuário
vcezar
GL Member
GL Member
Mensagens: 64
Registrado em: 25 Out 2014, 06:50
Nome Completo: Vinícius Cezar Oliveira dos Santos
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por vcezar » 10 Fev 2016, 12:13

https://vimeo.com/154862660

Pessoal todas as vezes que desligo a chave o ponteiro de temperatura desce cada vez mais. Será que quebrei o esbarro do ponteiro?
O mesmo faz com que esse ponteiro não desça abaixo da marca mínima (azul)!
Me ajudem!!!
Vectra Expression 2.2 8V 2002
Ex-Astra GSi16V 2.0 2003 (Branco)
Ex-Kadett GL 2.0 MPFI 1998 (Grafite)
Ex-Kadett SL 1.8 1991 (Prata)
Ex-Kadett SLE 1.8 1989 (Prata)

phsilveira
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Jan 2015, 17:26
Nome Completo: Paulo Silveira
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por phsilveira » 05 Abr 2016, 12:24

Esse procedimento funciona no vectra GTX 2010???

Maninho1308
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 23 Jul 2016, 16:27
Nome Completo: Anderson Alessi
Cidade: chapeco
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por Maninho1308 » 29 Mar 2017, 18:52

Boa noite gostaria de saber se esse procedimento pode ser realizado no vectra A tbm?

Vlw

Maninho1308
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 23 Jul 2016, 16:27
Nome Completo: Anderson Alessi
Cidade: chapeco
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por Maninho1308 » 31 Mar 2017, 17:50

Alguem???

leandro.casarolli-m.-de-souza
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 07 Out 2015, 17:55
Nome Completo: Leandro Machado de Souza
Cidade: Corbélia
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por leandro.casarolli-m.-de-souza » 09 Nov 2017, 16:15

Olá pessoal...

Retirei o painel para trocar o motorzinho do conta-giros.

Segui todos os passos descritos neste tópico:

viewtopic.php?t=79

Todos os ponteiros ficaram perfeitos, exceto o marcador de combustível, que teima em apontar para o máximo.

Quando desligo a chave, o ponteiro volta exatamente para o início da escala.

E agora, alguém aqui já passou por isso?

É um vectra CD ano 2000 :)

Obrigado pessoal.

Edit.

Já consegui pessoal. Era um dos fios do motorzinho do marcador de combustível que havia quebrado. Eu não faço ideia de como isso aconteceu, pois nem cheguei a mexer nele. Deve ter sido com toda a movimentação na hora de remover os ponteiros e a parte frontal do painel.

Por sorte consegui soldar o fiozinho e tudo voltou a funcionar perfeitamente.

Obrigado. :)

copas22
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Dez 2015, 08:35
Nome Completo: emanoel fabricio kreuz
Cidade: jaragua do sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Calibrando os ponteiros do painel (revisado 3)

por copas22 » 11 Fev 2018, 23:13

José Leal escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, certa vez caí em uma cratera e a pancada além de estragar o rolamento superior do amortecedor, descalibrou os instrumentos do painel. Como estava com medo da marcação da temperatura do painel e do nível do combustível estar muito baixo, me atrevi a mexer no painel. E no final, é mais simples do que eu imaginava.

Não tirei fotos, mas quem tiver o mínimo de habilidade em desmontar o painel, conseguirá executar o serviço tranquilamente.

Depois de retirar o painel do console, retire o acrílico frontal, para ter acesso aos ponteiros.

1- Para calibrar o marcador de gasolina e temperatura: existe um "esbarro" para o ponteiro, quando este chega no final da escala. Retire esse esbarro. Será preciso usar um alicate de bico, pois ele é preso firmemente no acrílico. Empurre o ponteiro até o ponto mais alto da escala e solte. Se o ponteiro parar exatamente no fim da escala, remonte tudo, pois provavelmente o problema será em outro lugar. Caso o ponteiro não pare no mínimo da escala, retire primeiramente o acabamento preto sobre a base do ponteiro. Ele é preso por umas travinhas que são derretidas por baixo do ponteiro. Não tem jeito, elas vão quebrar, mas não se desespere. Retirado o acabamento, retire o ponteiro do motorzinho que o movimenta, puxando-o. Pode colocar força, pois ele é bem preso. Feito isso, alinhe o ponteiro com a marca mais baixa da escala. Encaixe levemente o ponteiro, empurre novamente até o máximo da escala e solte. Ele tem que parar justamente no mínimo. Caso não ocorra, se ele ficou levemente alto, basta ajustar o ponteiro sem desencaixa-lo. Se ficou baixo, retire o ponteiro e recoloque novamente. Perfeitamente ajustado, encaixe totalmente o ponteiro. Faça um último teste para confirmar que está tudo regulado. Para recolocar o acabamento, pingue umas gotinhas de super bonder por dentro dele e coloque novamente sobre o ponteiro. Recoloque o esbarro e tá finalizado.

2- Para calibrar o velocímetro e RPM: esse recalibre terá que ser feito com o painel plugado no seu conector. Retire os ponteiros, no mesmo esquema dos marcadores de gasolina/temperatura. Ligue a ignição, na posição II e posicione os ponteiros sobre a marcação zero das escalas, encaixando-os levemente. Desligue a ignição e movimente os ponteiros até o final das respectivas escalas. Ligue novamente a ignição e repare que os ponteiros voltarão automaticamente até a posição zero. Se ficou regulado, basta encaixar firmemente os ponteiros, recolocar o acabamento (pelo menos aqui não precisou pingar super bonder) e tá tudo recalibrado.

Para finalizar, ligue o motor e confira a posição dos ponteiros. Acelere e veja como se comporta o ponteiro do RPM. Nos 16V o corte de giro é acima dos 6500RPM. Nos 8V é exatamente sobre essa marca. Monitore a temperatura do motor. As ventoinhas deverão disparar quando o ponteiro passar dos 90°C, indicando a temperatura de 92°C. Se quiser conferir na hora o marcador de gasolina, desde que o tanque esteja no máximo na metade, abra a escotilha da bomba de combustível e puxe o braço da bóia para cima. O ponteiro deve subir e parar em 57l ou no pontinho acima. Para conferir a velocidade, nos 16V, de 5ª marcha, a velocidade será de 130KM/H quando o RPM estiver exatamente em 3000.

Para remontar tudo, é sem segredo. Quem desmontou consegue remontar facilmente.

Um abraço!

REVISÃO 1: O PAINEL DEVE SER CALIBRADO COM O CHICOTE PLUGADO. ISSO É VÁLIDO PARA TODOS OS INSTRUMENTOS.
REVISÃO 2: TEM-SE QUE CALIBRAR O PONTEIRO DA GASOLINA PREFERENCIALMENTE COM O TANQUE CHEIO. MAS COMO A GASOLINA ESTÁ CARA E O SALÁRIO CURTO, PODE-SE RETIRAR A BÓIA E TRAVA-LA NA POSIÇÃO CHEIO. ASSIM, BASTA POSICIONAR O PONTEIRO NA MARCHA E ELE ESTARÁ CALIBRADO. Fiz esse procedimento no meu carro e quando o ponteiro entrou na primeira marca vermelha, acendeu a luz de reserva.
REVISÃO 3: PARA CALIBRAR O PONTEIRO DA TEMPERATURA, O CHICOTE DO SENSOR DEVE ESTAR DESPLUGADO, PARA GARANTIR QUE NÃO HAJA QUALQUER INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DA ÁGUA.

ta mas quando for calibrar o ponteiro da temperatura deve esta com a ingniçao ligada ou nao ? e ali na primeira parte vc diz que tem que empurrar o ponteiro a te a parte mais alta, mas o ponteiro tem que estar encaixado no painel ou encaixar o ponteiro na parte mais alta, pois estou com dificuldades de calibrar os meus ponteiros de combustível e de temperatura. ja estou ficando louco com isso e nao quero levar a uma auto eletrica para os cara fazer a regulagem pois sei que eles metem a faca e mais eu mesmo quero arrumar esse problema, desde ja agradeço pela atençao de todos voces.

33 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot], sergio carrion e 98 visitantes