por Ju_Bueno »
20 Set 2017, 12:25
E aí pessoal, blz?
Venho postar hoje uma notícia que vai mudar o rumo deste tópico, notícia essa que me traz um mix de tristeza e alegria - e desde já aviso que o texto é enooooorme! Vamos lá então:
VENDI O GLS!! - Decidimos (eu e a patroa) há algum tempinho anunciá-lo e cá estou eu comunicando que o martelo foi batido.
Bem, a parte que me traz tristeza é muito fácil explicar e ser entendida por nós vectreiros e entusiastas. O Vectra não foi meu primeiro carro - apenas o segundo, mas foi o que mais deixou lembranças. Foram vários momentos de alegria ao volante dele e alguns passeios e viagens (alguns que vocês puderam acompanhar aqui na minha garagem) que me deixaram bastante satisfeito com esse carro. Como expliquei na primeira postagem desse tópico, o Monza SL/E 89 comprado pelo meu pai me despertou a paixão pelos sedãs GM (eu tinha apenas 13 anos na época) e mais de uma década depois o Vectra A saciou essa minha “vontade”. O carro é realmente muito bom e correspondeu bem às minhas expectativas. Que eu me lembre, por apenas três vezes me deixou na mão, que foi qdo as baterias deram tchau (uma de cada vez, é claro rsrs) e um probleminha no cilindro da ignição – se é que posso dizer na mão, pois em todas elas o carro estava na garagem de casa. Ah... teve mais uma qdo deu um problema na polia da bomba d’água e nesse dia sim ele foi rebocado. Mas quando alguém andava comigo de carona e dizia: “Nossa que carro macio!”, “que carro confortável!”, aí o peito enchia de orgulho. E não é por menos né! Antigo, mas ainda um carro de luxo; ele já foi um dia carro de patrão hehe...Independentemente de qual for meu próximo carro, este Vectra com certeza nunca será esquecido!
Pra quem leu minhas postagens não será nenhuma novidade eu dizer que este meu (agora ex) Vectra foi um carro bastante judiado antes de chegar até mim, e o coitado ficou com as cicatrizes dos maus tratos; umas eu consegui resolver, algumas apenas amenizar e ainda outras simplesmente não tive como dar um jeito. Quando o examinei, mecanicamente estava bom, e o que me impulsionou a comprá-lo era o fato de ainda estar exibindo seu visual original. Porém, com a ajuda do fórum fui aprendendo a cuidar de verdade de um carro - não que eu tenha tirado 10 nesta lição, mas fui ficando mais enjoado e exigente e me dei conta de que teria pela frente muito mais trabalho do que tinha imaginado. Dentre as manutenções corretivas que o carro necessitava fui aplicando algumas preventivas também. Mas a grana que nunca foi abundante acabou extinta por eu ter que investir na construção da minha casa e com isso o carro perdeu o posto de prioridade. Algumas coisas se acumularam e levou tempo pra eu poder voltar a gastar uns trocos com ele a fim de tentar deixá-lo mais próximo (ou menos longe rsrs) de como eu gostaria que ele estivesse. Mencionei em algumas postagens atrás que o ponto fraco dele estava na estética. Até fui ver que tipo de “intervenção” poderia fazer nele com não muito dinheiro, mas nada me agradou. Pra ficar do meu jeito eu teria que mandar pintá-lo inteiro. Nessa brincadeira, também trocar algumas peças de acabamento internas – as famosas de todo Vectra A e com mais alguns outros detalhes que exigiriam atenção para uma boa reforma, a soma já passava fácil dos 50% do valor do carro. Eu sinceramente não me mostrei disposto a investir todo esse dinheiro, mesmo praticamente já o tendo em mãos.
Decisão tomada levando em conta também a opinião de minha esposa, postei o anúncio no OLX e Mercado Livre com essas últimas fotos do tópico pra ver o que ia dar e achei muito interessante que as pessoas que vieram vê-lo pessoalmente gostaram muito do estado de conservação, mesmo tendo a pintura queimada em cima. Após apenas 6 dias de ter anunciado, a 1ª pessoa veio e sem cerimônias já quis fechar a venda. Ela só precisava dar entrada num financiamento pois não tinha todo o dinheiro em mãos. Deu que pelo ano do carro nenhuma financeira aprovou e a moça ficou chateada por não levar meu Vectra. O segundo fez contato por telefone e veio ver o carro sem mesmo me pedir mais informações sobre o estado da mecânica dele e também gostou muito do que viu. Disse que realmente estava interessado e antes de ir embora ele disse que precisaria de umas duas semanas para arranjar o pouco que faltava para chegar ao valor negociado. No entanto, à noite do mesmo dia me retornou dizendo que já estava ajeitando as coisas para na semana seguinte vir buscar o carro. Porém, com a estratosférica alta que teve o preço do diesel ele acabou desistindo do negócio por ser um caminhoneiro autônomo. E o terceiro que veio ver pessoalmente ficou com o Vectra. Mas muito antes disso tudo eu já vinha chateado ao olhar para o carro na garagem e ver os defeitinhos nele. O perfeccionismo como que os aumentava a ponto de ficar agoniante. Essa minha exigência com a estética vem lá de trás qdo eu tinha minha bike com quadro de alumínio – polia-a com Silvo e ai de quem colocasse a mão deixando as digitais kkk... Depois vieram minhas motos que eu tb procurava deixá-las sempre um brinco! No entanto, quando eu dirigia esse velho Vectra, todo o prazer que ele me proporcionava com suas virtudes fazia esquecer-me desses problemas estéticos – esse foi um dos fatores que me fez ficar com ele por mais de seis anos.
Enfim, eu tive a satisfação de ter um Vectra A, mas o lado negativo da experiência era o que o meu exemplar trazia com sua história, e eu com as emoções a mil ter ignorado isso na hora da compra. Por esse motivo foi uma alegria vendê-lo visto que eu não conseguiria corrigir todos os defeitos causados pela falta de zelo dos donos, aliás, usuários anteriores. Mas confesso que durante cada negociação me embrulhava o estômago ao imaginá-lo deixando minha garagem pra não mais voltar. Pior ainda quando ele realmente se foi.
E então, o que agora vai ocupar o lugar do meu querido VA? Um Vectra mais novo?
Olha, a vontade de entrar na garagem com um Vectra B está enorme. Mas o fato de o Vectra ser um carro grande, pra minha esposa isso não é bem uma virtude (coisas de algumas mulheres rs) – ela diz que o carro é muito grande e que não dirigia o nosso porque eu era muito dodói com ele, pois se acontecesse alguma coisa o estresse seria muito grande. Então precisaremos entrar num acordo, afinal o carro não é só pra mim. Pelo menos a gente concorda (eu acho) em não querer um popularzinho pé-de-boi. O que já está decidido é que dessa vez me empenharei em deixar de lado a empolgação de estar comprando um novo carro e ser criterioso em adquirir um que esteja realmente bom, acima da média se possível. Levando em conta o fato de que não con$eguirei adquirir um carro seminovo por não querer entrar em dívida, precisarei de bastante paciência e, se eu limitar as opções a um Vectra o negócio vai ser bem trabalhoso. Vou sim considerar outros modelos que possam me agradar, mas vai ser difícil. Tudo culpa do Vectra, pois ele tem conforto de sobra e acabamos nos acostumando com isso. O que vou conseguir comprar com pouco dinheiro que possa oferecer o que o velho Vectra oferecia? Pelo menos posso dizer que comecei da forma certa – eu o vendi ao invés de “dá-lo” a preço de banana pra algum garagista! Tive a paciência de esperar um comprador disposto a pagar o valor que anunciei. Apesar de não ter sido o negócio que tencionei no início, achei que foi justo. Agora vou com calma para não repetir os mesmos erros do passado.
Então, é isso amigos foreiros! O negócio aqui acabou virando uma página de diário... Quanto chororô por causa de um carro kkkkk ... Mas falando sério, pra mim o carro é (ou pelo menos foi até esse) mais do que um meio de transporte, é como se fosse uma extensão da minha pessoa e personalidade. Dentro das minhas possibilidades dei muito carinho a este velho Vectra!
Deixem agora suas despedidas para um integrante que deixa o Clube – que não sou eu, apenas o carro tá!!! Eu continuo nessa família com ou sem Vectra!