Ontem foi um dia de folga no serviço, porém ao invés de descansar acordei 6:40 da manhã e fui levar meu pretão a oficina para realizar os trabalhos. Fiquei de 7:00 da manhã até as 17:45 da tarde na oficina o tempo todo em pé, acompanhando o serviço de perto e o bom que meu mecânico nem esquenta a cabeça batemos altos papos e trocamos muitas experiências inclusive sobre meu Vectra
Esse mecânico já é de confiança da minha família toda e sempre levo o carro nele, as vezes a oficina dele está tão cheia que tenho que acabar levando em outro lugar mas não gosto muito não
Ele ficou o dia todo no meu carro achei muito bacana me deu toda atenção, estou satisfeito.
Os problemas para resolver ontem foram os seguintes:
*Vazamento de óleo
*Troca de discos e pastilhas
*Troca fluído de freio
Para começar foram desmontadas as rodas e fui acompanhando tudo de perto, as vezes dava um clarão na oficina era eu tirando foto com a máquina para ficar bem nítido hahahahahahahahha
Aqui meu disco dianteiro, estava em bom estado de conservação porém passando o relógio comparador já era os discos, todos os dois empenados sendo que o do lado esquerdo estava mais empenado que o direito:

Aqui o bendito sensor que eu não estava entendendo nada o pessoal me explicar mas aí finalmente o Arquiteto veio e me deu uma luz e compreendi sobre o mesmo:

Obs: Utilizei o mesmo pois as pastilhas estavam em bom estado de uso e não acusou a informação de desgaste no MID, portanto o sensor não foi ''destruído'' hahahahahhaa
Aqui o lado esquerdo que estava bem mais empenado e também com o cubo bem mais enferrujado:

Aqui a maior tristeza disco totalmente riscado com espessuras bem grossas e cubo bem enferrujado também

Reparem bem disco original de fabrica, porém acho que a dona do carro não trocou a pastilha traseira e o disco foi pro espaço não sei explicar o que ouve:

Estado do cubo meu Deus a primeira dona só queria andar no carro não é possível:

Pastilhas traseiras:

Já as dianteiras estavam bem conservadas:

Disco traseiro no lugar:

Para finalizar eu tirei o restinho de ferrugem ali dentro do cubo mas já tinha batido a foto e depois não bati outra com tudo limpo
Disco dianteiro no lugar:

Depois da troca dos discos e pastilhas, começou a parte da solução do problema de vazamento de óleo:
Aqui ele já me deu o diagnóstico, troca das juntas do carter e su bcarter.

Já aqui o famoso vazamento no Oring do sensor de nível de óleo:

Aqui o sub carter já desmontado:

Infelizmente não tenho foto do retirada do carter por inteiro fiquei prestando bem atenção e esqueci de tirar foto nessa hora, para retirar o carter ele precisou erguer meu motor um kadim o lado esquerdo.
Carter lavadinho:

Também não tenho fotos dele montando pois acompanhei com muita atenção e ele montou tudo bem rápido, também não ia ficar pedindo para ele parar para eu tirar foto né hahahahahahha
Por enfim usou cola de alta temperatura Whurtt e finalizou colocando as juntas.
*Junta do carter original GM: R$ 66,81
*Junta do sub carter original GM: R$ 56,00
*Oring do sensor de óleo: R$ 4,50
*Cola de alta temperatura Whurtt: R$ 28,00
*Fluído de freio: R$ 16,90
Olha o bedinto Oring aqui: Achei ele em uma loja que vende muita borracha de vários tipos qualquer borracha que você imaginar tem nessa loja hahahahahaha
.png)

Então para finalizar limpou tudo direitinho montou tudo e fui da uma volta com o mecânico. Nossa outro carro acabou com o barulho chato que tinha na roda dianteira, acabou com a trepidação no volante graças a Deus não era cubo e nem roda empenada.
Fiquei muito feliz de frear e não escutar nada e não trepidar volante.
Quanto ao vazamento só acompanhando agora de perto para ver, tomará que tenha resolvido também vou acompanhar
Para final o valor gasto de mão de obra foi R$ 489,00 sendo:
*Mão de obra troca do fluído de freio = R$ 25,00
*Mão de obra troca do discos e pastilhas = R$ 200,00
*Mão de obra vazamento de óleo motor/carter/sensor = R$ 220,00
Não achei caro pelo fato dele ter ficado o dia todo só me dando atenção e mexendo no meu carro e ter me entregado no final da tarde.
.png)
Como eu gosto de ter controle sobre as coisas fiz essa tabelinha básica de manutenção preventiva bom que assim eu fico mais ligado nas coisas que estou trocando no carro: