por maat »
04 Mai 2020, 18:18
Tenho pronto até aqui.
Ano 2015
01/2015 - Troca de óleo R$ 140,00 (Optei por semissintético)
17/04/15 -
Selos novamente - R$15,00
Junta coletor escape - R$ 35,00
15/05/15
Problemas de vazamento no arrefecimento, barulho suspensão traseira, folga no volante, válvula termostática.
-Junta coletor adm 32,00
-Selos bloco - R$ 18,00
-Tubo dagua traseiro - 59,00
-VT R$136,00
-Aditivo orgânico R$56,00
-MO R$336,00
-O serviço considerando materiais de limpeza, abraçadeiras etc deu R$734,00, a folga da direção era pra ter sido solucionada com o aperto de alguns parafusos da cx de direção segundo o mecânico… (Risos para essa parte), A folga era na coluna de direção, portanto não foi solucionada, mas tudo bem... Ah, sobre o barulho na parte traseira do carro: culparam as buchas do estabilizador, desmontaram e passaram graxa, com certeza nao resolveu rsrs.….. Troquei de mecânico.
Logo após essa manutenção, efetuei a troca da coluna de direção (a parte da junta), coloquei uma original comprada em concessionária,. - R$765,00
06/15
Troca do pivo dianteiro + servicos gerais -R$ 160,00
27/07/15
Troca de oleo + Filtro R$ 115,00
08/10/15
Big 3 R$45,00
Ainda no ano de 2015 sofri a quebra do eixo dianteiro em uma pequena viagem, não encontro mais as imagens. Mas foi feio. Estavamos indo a um enterro de um colega nosso de aula que residia em outro município. Além de tudo era um feriado, com tudo fechado. Troquei os discos de freio no ano anterior e com isso sanou o problema do empeno por algum tempo, mas logo retornou. O mecânico falou que não tinha problema (fiquei com o pé atrás mas fui mesmo assim). Fomos nesse dito enterro com o meu carro e para chegar lá devíamos subir uma serra. Um pouco antes em uma freada brusca, notei que o carro tremeu bastante e fez um ruído metálico, parei e nao notei nada de diferente. Como era só subida, cheguei la sem notar o problema nos freios pois não freei uma vez sequer, chegando no lugar, os freios só funcionavam após bombear algumas vezes. Como não tinha nada aberto, decidimos descer a serra novamente (loucura rsrrrsssrs), e confesso que foi muito tranquilo, poucas vezes precisei frear e quando bombeava o pedal, o carro freava. fui bem devagar. Quero muito encontrar as fotos, pois a roda ficou com uns 15 graus de inclinação parecendo aquele estilo STANCE rsrs, o disco de freio ficou gravemente danificado e fazia bastante barulho metálico. Ao chegar em casa, levantei o carro e a roda estava sendo segurada apenas pelo cavalete de freio (pasmem), a propósito, era o lado direito. Resultado, meu novo mecânico recomendou trocar os cubos, rolamentos, além dos discos e pastilhas dos dois lados e a homocinética/ponta de eixo. Ao desmontar, notamos que o lado não possuía a chaveta, o que segundo ele contribuiu para o ocorrido.
Portanto, eis o custo dessa viagem:
-Cubos dianteiros R$182,00
-Rolamentos dianteiros R$260,00
-Flexíveis de freio (aproveitei a MO) R$120,00
-Homocinética c/ ABS R$310,00
-Discos R$216.00
-Pastilhas R$155.00
-Alinhamento dianteiro R$60,00.
Totalizou R$1303.00
Neste mesmo ano aproveitei para resolver dois problemas do carro. Um deles era o defeito intermitente nas luzes de cortesia que ora acendiam, ora paravam de acender. Ao abrir o módulo de conforto que fica atrás do porta-luvas, me deparei com um rele grandão, e ao desmontá-lo custei até encontrar uma solda que havia dado mal contato (solda fria) e realizei o reparo em seguida. Até hoje se encontra 100%. Outro defeito eu descobri foi que ao ligar o carro com uma roda levantada, acendia a luz do airbag junto com as do abs e TC. Veredito? A luz do airbag havia acendido e o antigo dono fez um jumper com a do ABS para “corrigir o defeito”. Ao passar o scanner, foram acusados dois erros: um da lâmpada em si que estava inutilizada no circuito do painel e o outro do pré-tensionador do banco do passageiro, acredito que pensaram ser algo complexo de resolver e decidiram apagar a luz e esquecer que o problema existia. Realizei o reparo da caixinha que fica embaixo do banco mas não removi o jumper do painel, pois nao consegui mais o scanner pra saber se o reparo teve sucesso ou não e nao queria a luz acesa direto. (spoiler: teve sucesso sim, consegui apagar o erro agora em 2020 com o uso de um OPCOM que adquiri no ML).. O custo nesses reparos na época foi 0.
A propósito, achei bem chatinho usar esse scanner, e se trata da V1.99 (diz-se incompatível com o Vectra b abaixo de 2002. Caso alguém queira, eu posso mostrar como fiz pra parear ele com os módulos do carro, posso criar um novo tópico para auxiliar.
Ainda em 2015 realizei o conserto de algumas coisas no interior (suportes plásticos quebrados e tal) e também melhorei o sistema de absorção acústica em algumas partes. Quando conseguir, postarei as imagens pra quem quiser vê-las.
Por fim, o último gasto com o carro foi com a aquisição da antena elétrica, que na época voltou a ser fabricada pela olimpus por um curto período de tempo. Foi pago R$330,00 + R$60,00 pois na mesma semana que instalei esqueci de abaixar antes de entrar na garagem aí já imaginam o que aconteceu hehe
Custo total do ano: R$2009,00 + R$1303,00 + R$390,00 = R$ 3703,00