rgapski escreveu:Alcir Andreoni escreveu:Thiago,
Sei que você é um menino zeloso e que o Pretão merece, mas eu acho que 10.000km para trocar as velas é muito pouco.
Não é melhor somente dar uma conferida?
Thiago,
Ta certo que você usa GNV, mas 10 mil km é muito pouco!
O que recomendo você fazer é retirá-las a cada 10 mil km para fazer uma limpeza e inspeção.
Limpe a vela com auxílio de uma escova de aço e fluido descarbonizante. Pode usar gasolina/querosene também.
Depois de limpa, verifique o GAP (distância do eletrodo).
No seu caso, por usar o GNV, recomendo usar algo entre 0,6 e 0,9.
Eu sempre faço esse "check-up" nas minhas velas a cada 10mil km.
Rodei 30mil km com as velas "tradicionais", sempre limpas e reguladas a cada 10mil km.
Quando coloquei as iridium, nem tive coragem de jogá-las fora, pois ainda estavam novas.
Esse lance de trocar cabo e vela de GNV o tempo todo é um mito que se criou por causa de manutenção insuficiente.
O que acontece com o GNV é o seguinte:
O GNV, por suas caracteristicas fisico-quimicas, provoca um apagão na vela, caso a voltagem ou a abertura do eletrodo sejam excessivas.
Quando esse apagão acontece, a energia flui para outro ponto, normalmente, o bloco do motor.
Esse fenômeno é conhecido como flash-over.
E é justamente o flash over acaba com o cabo de vela!
Para não acontecer esse apagão, mantenha suas velas sempre reguladas, de modo a facilitar a passagem da corrente de um lado para o outro.
Velas reguladas constantemente duram muito mais. Não são raros os casos onde elas duram 40mil km!
Como velas e cabos trabalham juntos, deixe para trocar os cabos sempre junto com as velas.
Resumo da ópera: 1) Se você regular sempre as velas, elas duram mais. 2) Se as velas duram mais, o cabo também vai durar.
Abs!
Raphael
Só troco cabo junto com vela! Com relação ao GAP está em 0,9 mas a própria NGK na sua especificação diz que em suas velas não precisa dessa ''diminuição'' do GAP.
Sobre a troca é complicado, eu coloquei na troca pelo fato de ter lido tópicos aqui no clube dizendo para fazer a troca com 10 mil e inclusive no site da NGK fala sobre o uso severo do GNV e a troca com metade do tempo eu fui por essas informações. Não que meu carro esteja falhando ou com problemas com partida, mas preventivamente.
Estava até pensando em abrir um tópico para ouvir opiniões, o negócio é que eu não sei mexer com isso ''fazer o teste das velas'' e regular as mesmas se preciso, isso é tranquilo de fazer? Qual sua opinião quanto a troca ''preventiva'' das velas com uso no GNV?