É pessoal, o vectra me pregou uma na quinta agora. Fui ligar o carro para ir embora do trabalho e nada.
O painel acendia, mais nada de dar a partida. No mexer com a chave, a mesma travou, não ia pra lado nenhum.
Com muito custo eu consegui fazer o carro pegar.
Cheguei em casa e desmontei a cobertura do volante e pude perceber que realmente era o sistema do comutador.
Retirei o miolo da chave e vi que os dentes do excêntrico estão ruins.
Como ia mexer nisso, resolvi trocar o suporte e não fazer reparo do excêntrico. Pois seria adiar o problema e não resolver.
Como já li na Internet, o que causa a quebra do excêntrico é comutador pesado.
Pensei: já que vou trocar, troco tudo kkkk
Peças originais compradas e vamos lá. Montei hoje depois do trabalho. Segue o trabalho:
Primeiro desmontando a capa
Retirar buzina com o volante
A buzina é retirada, sendo destravada por furos na parte de trás do volante. Você enfia uma chave nestes furos e empurra uma trava para o centro do volante.
Depois temos que retirar o Hard disk
Puxar o Hard disk por baixo para liberar as travas de baixo e depois destrava as travinhas que estão por cima, travando na chave de seta
Agora vai a chave de seta, são três parafusos que devem ser retirados.
Para retirar o suporte da ignição, tem que soltar um parafuso que o prende na barra de direção e deixar a chave na ignição de modo a destravar o volante.
Pronto, agora é só retirar o suporte.
Para retirar o cabo do comutador, é só enfiar a chave de fenda no buraco existente no conector para destravar ele do comutador.
Para retirar o comutador do suporte da ignição, temos que retirar dois parafusos e um pino de travamento que é preso por um dos parafusos.
Pino e parafuso que o trava
E parafuso que fica do lado oposto ao pino
Caso queiram tentar arrumar o comutador, ele possui três travas plásticas como está
São flexíveis e fáceis de retirar, só não pode fazer muita força senão quebra.
Retirar a parte clara com cuidado para não desmontar os contador do comutador, que são estes
Da uma limpeza nestes contatos e nas trilhas
Motor novamente e testar com o mecanismo da ignição. Além de quebrar como o meu (dentro, no contato com o miolo). O suporte pode quebrar neste pino
Ah, antes de retirar o comutador, o miolo (cilindro que vai a chave) deve ser retirado.
Para retirar ele, deve se colocar a chave na posição I e enfiar uma chave neste buraco abaixo, para liberar o cilindro
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