Estou com ele a 2 anos, desde set/2013. Foram 3 meses de pesquisa para achar a especificação que queria e na faixa de preço que eu poderia pagar: tinha que ser um CD, bancos de couro, air bag, teto solar, ar condicionado digital e, principalmente, câmbio manual. Na época só tinha 3 opções nesses quesitos, o primeiro da lista quando liguei já estava vendido, o segundo estava no rio de janeiro e o último da lista foi o que eu comprei (deveria ter esperado mais um pouco).
Negociando com o vendedor, ele me disse que tinha algumas coisas a fazer e me deu um desconto, que hoje vejo que foi muito pouco, mas comprei sabendo o que teria que fazer. Porém ao comprar o carro tive algumas surpresas desagradáveis (falha minha por não ter feito o test drive - juro que não compro carro usado sem fazer o test drive antes). Citarei as primeiras surpresas.
.png)
1- Ao sair com o carro após a compra, ouvi um barulho enorme vindo da frente, causado pelas buchas do radiador, as 4 estavão deploráveis. Toda a suspensão estava gasta, incluindo os amortecedores. Notei também que o carro estava mais baixo: ao levantar o carro, as molas estavam presas, numa alternativa barata e horrível de se rebaixar. Por fim, ao pegar a estrada, a dianteira inteira começou a trepidar muito forte resultado de uma roda chapada que nem balanceamente resolveu, e o velocímetro marcando mas de 20km/h a mais do que o real
.png)
2- O reservatório do arrefecimento estava vazando e ainda por cima o cara fez uma emenda com durepóx, simplesmente uma merda. Comprei um paralelo por R$70 e eu mesmo troquei. Fiquei pensando: foi tão fácil, pq não fizeram isso antes ao invés de meter durepóx. 7 dias depois o sensor do nível travou e nunca mais funcionou, por isso não comprem paralelo!
.png)
3- Na subida da imigrantes o carro começou a falhar e simplesmente apagou. Vocês não sabem o que é desespero tentar chegar ao bolsão de emergência. Não deu para chegar e fiquei parado na faixa de rolamento da esquerda dentro do túnel (para quem conhece a imigrantes pista nova, ali a velocidade é de 100km/h). O potêncial de acontecer alguma tragédia era grande. Por sorte o guincho da ecovias chegou rápido, dessa vez valeu pagar o pedágio, mas eles te deixam em um lugar isolado para você pegar outro guincho até em casa. Resumindo a opéra: cheguei em casa as 4 da manha, depois de 5 horas quando o carro parou. Na mecanica foi constatado que o sensor de rotação foi para o espaço. Menos mal pois eu estava achando que era a correia dentada.
.png)
Nesse momento estava totalmente arrependido da compra que tinha feito. Um desgosto sem descrição além de xingar todos os antigos donos e eu por ter comprado.
4- Uma certa noite parado no farol, uma mulher numa Subaru Forester acelerou e detonou a traseira do Vectra. A sorte da batida é que o seguro cotou um valor alto e como o carro é antigo, depositaram o dinheiro para que eu comprasse as peças, pois nenhuma seguradora compra peças usadas ou paralelas.
5- O sensor do nível do óleo estava jumpeado para não acusar a falta de óleo no MID.
.png)
Com esses acontecimentos, encostei o carro na oficina e mandei fazer as primeiras recuperações. Veja como o carro estava quando comprei:
.png)
Paralamas amassado e retrovisores sem cobertura
Parachoque bem gasto e nessa foto não tinha um furo ao lado da placa
Veja a lista do que foi feito nesse episódio:
- Paralama novo original
- Parachoque dianteiro paralelo (não recomendo pois não dá encaixe perfeito) mas não achei original na época
- Parachoque traseiro original (a peça mais cara R$1.200,00)
- Tampa do porta-malas de uma sucata (também não achei uma peça nova)
- Sensor de rotação Bosch
- Jogo de cabo de velas e velas NGK
- 4 buchas traseiras e 4 buchas dianteiras da suspensão
- 4 amortecedores originais ACDelco
- Bieletas e barra de estabilização dianteira (o carro estava sem por causa do rebaixamento das molas, acredito eu)
- 2 coxins dianteiros do motor
- 4 coxins do radiador
- 2 lanternas traseiras novas (paralelo HT, pois as originais estavam na casa dos R$350, essas são muito boas, recomendo) esqueci de mencionar esse item
E o carro após os reparos e substituíções de peças que não davam para aproveitar:

Dá pra notar quando o carro é bem cuidado

.png)
Era simplesmente outro carro, muito mais macio, sem barulho batendo por todo o carro. Fiquei bem contente, mas sabia que teria mais coisas para fazer e a grana já tava curta, então eu deixei para a 2ª revisão