O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Vectra Challenge 2001 Prata Escuna By Rodrigo Souza
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

27 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra Challenge 2001 Prata Escuna By Rodrigo Souza

por chirola » 11 Nov 2023, 18:34

Rodrigo Souza escreveu:Fuente del Mensaje só retificando eu passei no dinamômetro ontem depois da instalação do coletor 4x1 e tivemos mudança no gráfico, onde tivemos uma leve perda em baixa e media rotação porem um ganho de 300rpm no pico de potencia máxima. Antes era 129whp @5200rpm e agora temos 131whp @ 5500rpm. ganhamos 2whp de potencia

eu cho bem interesantes esas informaçoes e mais cuando comentam da curva e não so do pico de potencia , asim as pessoas conseguem entender como funciona tem gente que ve o numero de pico e faz a mudanza mais na vida real não se aplica para o uso da pessoa , por exemplo meu carro em quinta a 120 km\h mal chega a 3000 giros que é rotação media aonde se perdeu potencia com o coletor 4x1 e ganho a mais de 5mil giros rotação a cual dificilmente meu carro vai rodar (so em alguma puxada para brincar um pouco) mais no dia a dia a potencia em baixa e media vai fecer falta e mais em um 16v que ja e meio manquinho de baixa .
a leitura da sonda modifico ou continua com a mesma leitura ? foi pasado em 3ra marcha?
para chegar na potencia da fabrica acho que ficaria mais perto de tirar a correção do dyno ,
mais seria uma mentira ja que a potencia que realmente o motorista aproveita é na roda.

Avatar do usuário
Rodrigo Souza
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Nov 2016, 17:54
Nome Completo: Rodrigo Santos de Souza
Cidade: Telêmaco Borba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 36

Vectra Challenge 2001 Prata Escuna By Rodrigo Souza

por Rodrigo Souza » 12 Nov 2023, 00:41

Gráfico do dinamometroImagem

Enviado de meu motorola edge 30 ultra usando o Tapatalk
Att Rodrigo Souza

Atual Vectra Challenge 2.4 16V (130whp) 2001 Prata Escuna
Ex Kadett GLS 2.0 MPFI 1998 Branco Mahler

Apresentação: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=14803
Garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=15103

Avatar do usuário
Rodrigo Souza
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Nov 2016, 17:54
Nome Completo: Rodrigo Santos de Souza
Cidade: Telêmaco Borba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 36

Vectra Challenge 2001 Prata Escuna By Rodrigo Souza

por Rodrigo Souza » 12 Nov 2023, 01:00

chirola escreveu:
Rodrigo Souza escreveu:Fuente del Mensaje só retificando eu passei no dinamômetro ontem depois da instalação do coletor 4x1 e tivemos mudança no gráfico, onde tivemos uma leve perda em baixa e media rotação porem um ganho de 300rpm no pico de potencia máxima. Antes era 129whp @5200rpm e agora temos 131whp @ 5500rpm. ganhamos 2whp de potencia

eu cho bem interesantes esas informaçoes e mais cuando comentam da curva e não so do pico de potencia , asim as pessoas conseguem entender como funciona tem gente que ve o numero de pico e faz a mudanza mais na vida real não se aplica para o uso da pessoa , por exemplo meu carro em quinta a 120 km\h mal chega a 3000 giros que é rotação media aonde se perdeu potencia com o coletor 4x1 e ganho a mais de 5mil giros rotação a cual dificilmente meu carro vai rodar (so em alguma puxada para brincar um pouco) mais no dia a dia a potencia em baixa e media vai fecer falta e mais em um 16v que ja e meio manquinho de baixa .
a leitura da sonda modifico ou continua com a mesma leitura ? foi pasado em 3ra marcha?
para chegar na potencia da fabrica acho que ficaria mais perto de tirar a correção do dyno ,
mais seria uma mentira ja que a potencia que realmente o motorista aproveita é na roda.
Buenas Chilora obg pelo comentário aí.

Eu só descobri a perca em média por causa do gráfico do dinamometro. Mas foi bem pouco 1cv de diferença vc não consegue sentir no pé então foi por isso que descobri q perdeu heheh. Mas o ganho em alta foi notável. Acho que consigo reverter essa perca com um acerto fino. Lembrando eu tô com motor 2.4 16v mas na injeção original do 2.2 16v bico e bomba de padrão original dos 2.2. De upgrade além do motor tenho Filtro Imbox e coletor 4x1 e o famoso CATDELETE (#ENZO). A Gretha que me perdoe mas estamos sim sem catalizador. Sobre os 16v serem Manquinhos eh vdd mas no 2.4 muda a conversa pq como eh um motor muito torcudo ele fica esperto de baixa. De acordo com o gráfico acima vieram quase 21 kgfm de pico de torque a 2600rpm. E olha que o cabeçote tbm tá original somente na medida mínima. E Sim o teste do dino foi feito em 3a marcha.

Mais informações da receita tá no Instagram @Vectra.Challenge.

Enviado de meu motorola edge 30 ultra usando o Tapatalk
Att Rodrigo Souza

Atual Vectra Challenge 2.4 16V (130whp) 2001 Prata Escuna
Ex Kadett GLS 2.0 MPFI 1998 Branco Mahler

Apresentação: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=14803
Garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=15103

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra Challenge 2001 Prata Escuna By Rodrigo Souza

por chirola » 13 Nov 2023, 13:33

Rodrigo Souza escreveu:Fuente del Mensaje Sobre os 16v serem Manquinhos eh vdd mas no 2.4 muda a conversa pq como eh um motor muito torcudo ele fica esperto de baixa.

obrigado por compartir o grafico realmente acho bem interesante o asunto e mais cuando é feito por pessoas que tem ideia do que falam .
o torque do carro é do tipo ON \ OFF nos 2mil giros iso acontece igual ,meu carro não tem catalizador a muuuuito tempo .
a curva de potencia é bem progresiva com pouco investimento da para tirar uma boa performance do motor gm , aqui no motor original so com escapamento filtro e reprogramação conseguem tirar entre 16 \ 20 whp roda sem chegar no limite e sem comprometer muito o consumo se o consumo não é problema colocam polias regulaveis nos comandos e mudam os bicos e conseguem algo mais de HP mais eu acho que para o dia a dia ja fica meio ruim porque perde mais umm pouco em baixa e ganha mais em alta so que para o dia a dia dificilmente o carro roda a mais de 3mil giros .
se for facer mais alguma modificação e puder compartir seria bem legal para ver a pregreção
vlw

Avatar do usuário
Rodrigo Souza
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Nov 2016, 17:54
Nome Completo: Rodrigo Santos de Souza
Cidade: Telêmaco Borba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 36

Vectra Challenge 2001 Prata Escuna By Rodrigo Souza

por Rodrigo Souza » 29 Nov 2023, 07:09

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Rodrigo Souza escreveu:Fuente del Mensaje Sobre os 16v serem Manquinhos eh vdd mas no 2.4 muda a conversa pq como eh um motor muito torcudo ele fica esperto de baixa.

obrigado por compartir o grafico realmente acho bem interesante o asunto e mais cuando é feito por pessoas que tem ideia do que falam .
o torque do carro é do tipo ON \ OFF nos 2mil giros iso acontece igual ,meu carro não tem catalizador a muuuuito tempo .
a curva de potencia é bem progresiva com pouco investimento da para tirar uma boa performance do motor gm , aqui no motor original so com escapamento filtro e reprogramação conseguem tirar entre 16 \ 20 whp roda sem chegar no limite e sem comprometer muito o consumo se o consumo não é problema colocam polias regulaveis nos comandos e mudam os bicos e conseguem algo mais de HP mais eu acho que para o dia a dia ja fica meio ruim porque perde mais umm pouco em baixa e ganha mais em alta so que para o dia a dia dificilmente o carro roda a mais de 3mil giros .
se for facer mais alguma modificação e puder compartir seria bem legal para ver a pregreção
vlw


Bom dia tudo certo:

Então o assunto performance sempre me atraiu e eu leio bastante sobre isso justamente pra não falar besteira, tanto que preparação de GM no Brasil é meio recente ou pq era caro (comparado ao VW AP) ou por falta de peças (exemplo, antes comandos pra 16v vinham da Europa), ou de e preparadores experientes.
Uma coisa que estou sofrendo é achar alguém que faça um remap descente nos Vectra B (aquelas que funcionam e não que só te levam seu dinheiro), pra Vectra C e Astra já tem mas VB não, por isso ainda não mexi nessa parte.
Depois do remap com os injetores que eu tenho creio que chego nuns 140 a 145 whp (de roda). pra atingir mais que isso teria que mexer em injetores e cabeçote. Mas ai pode ser que me comprometa o consumo que pra mim é importante pq como eu uso o carro direto (em viagens) não seria legal fazer menos que 12km/L andando de boa na estrada na gasosa comum.

Mas por enquanto vamos pausar a parte de performance, encerrar a parte 1 do projeto pq to precisando dar um UP na estética do carro. Se deixar eu gasto tudo em performance e depois fico reclamando da estética hehehe, ainda mais que estou com umas ideias doidas mas isso é a longo prazo.

te convido a seguir o Instagram @vectra.challenge. La eu atualizo o projeto com mais frequência

abraços.
Att Rodrigo Souza

Atual Vectra Challenge 2.4 16V (130whp) 2001 Prata Escuna
Ex Kadett GLS 2.0 MPFI 1998 Branco Mahler

Apresentação: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=14803
Garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=15103

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra Challenge 2001 Prata Escuna By Rodrigo Souza

por chirola » 29 Nov 2023, 14:44

Rodrigo Souza escreveu:Fuente del Mensaje Depois do remap com os injetores que eu tenho creio que chego nuns 140 a 145 whp (de roda)

acho que pode tirar mais um pouco dos 16v aqui é ate comum os corsa 2.2 e 2.4 16v no geral com um bom 4x1 e filtro conseguem tirar algo proximo dos 160whp de roda com os comandos original , mais eu tenho ate medo das bielas originais , não se o limite real delas mias acredito que perto dos 200cv ja estçao no limite delas com risco de quebra , meu carro ele declara 141 cvc motor no documento dele e gira bem mais o 2.0 16v nãotem egr e eixo balanceador do bira o que facilita a subida de giro com um ramap basico so mudando o coletor de escape consegue tirar algo perto de 10% de potencia do motor sem risco é a media que vejo por aqui nos gm familia 2 uns 14\16 cv de roda
bem legal o seu projeto .

Avatar do usuário
Rodrigo Souza
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Nov 2016, 17:54
Nome Completo: Rodrigo Santos de Souza
Cidade: Telêmaco Borba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 36

Vectra Challenge 2001 Prata Escuna By Rodrigo Souza

por Rodrigo Souza » 29 Nov 2023, 19:28

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Rodrigo Souza escreveu:Fuente del Mensaje Depois do remap com os injetores que eu tenho creio que chego nuns 140 a 145 whp (de roda)

acho que pode tirar mais um pouco dos 16v aqui é ate comum os corsa 2.2 e 2.4 16v no geral com um bom 4x1 e filtro conseguem tirar algo proximo dos 160whp de roda com os comandos original , mais eu tenho ate medo das bielas originais , não se o limite real delas mias acredito que perto dos 200cv ja estçao no limite delas com risco de quebra , meu carro ele declara 141 cvc motor no documento dele e gira bem mais o 2.0 16v nãotem egr e eixo balanceador do bira o que facilita a subida de giro com um ramap basico so mudando o coletor de escape consegue tirar algo perto de 10% de potencia do motor sem risco é a media que vejo por aqui nos gm familia 2 uns 14\16 cv de roda
bem legal o seu projeto .


Então sobre o eixo balanceador e egr e catalizador já não tenho nenhum deles mais. Exceto a EGR que tá isolada pra admissão. Ela lê os gases mas não manda pra admissão. Se ela não lê da falha na injeção e acende a luz. Pra evitar isso apenas isolei ela.
Att Rodrigo Souza

Atual Vectra Challenge 2.4 16V (130whp) 2001 Prata Escuna
Ex Kadett GLS 2.0 MPFI 1998 Branco Mahler

Apresentação: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=14803
Garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=15103

27 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 476 visitantes

Bem-vindo: 27 Abr 2024, 13:49