Boa noite pessoal, me chamo Granada.
Minha história com carros começou quando eu ainda era adolescente, graças a minha família que teve loja de acessórios automotivos (aqui no Nordeste conhecida como Equipadora). Ela foi por muitos anos considerada a melhor da região entre a década de 1990 e de 2000 (Vencemos alguns campeonatos norte-nordeste, inclusive) . Faziamos desde trabalhos mais simples como instalação de kit original de som a até preparação de motores pra competição. A loja fechou faz uns poucos anos, mas cresci respirando carros, som, velocidade, etc.
Bom, indo agora ao que interessa, no segundo semestre do ano passado eu vinha com a ideia fixa de comprar um carro para não me desfazer mais dele, mas não tinha certeza ainda qual seria o escolhido! A ideia era: O próximo carro vai reformado SEM PENA, pois vai ficar comigo pra sempre!!
Pensei em fusca, em chevette tubarão, em gol GTI, saveiro, golf GTI e em vectra CD, porque todos esses modelos, de alguma forma, já tinha alguma história no meu passado.
Como não estava com pressa, pesquisei com calma até achar um carro que tivesse "linha", ou seja, potencial para uma reforma completa, com um preço atrativo que justificasse a compra. Bem, cheguei a olhar pessoalmente mais de 20 carros e nenhum deles se encaixava no perfil que eu queria. O curioso é que depois que comprei o carro, deletei mais de 30 telefones só de vectra na minha agenda.
Enfim (voltando a história), havia um vectra feio nas fotos de um anúncio do OLX que eu menosprezei e sequer liguei pra saber sobre o carro. O anuncio dele aparecia pra mim no OLX todas as vezes que eu procurava por carro. Foram mais de 3 meses pesquisando calmamente por uma lata velha que tivesse potencial pra reforma com preço acessivel. Acreditem, os carros nos anuncios as vezes estavam caro demais, as vezes estavam muito lixo, a maioria das vezes estavam caro e lixo.
Um determinado dia, no meio da habitual procura, resolvi ligar para o anuncio do tal vectra branco. Marcamos na oficina de um amigo e fui ver o estado do carro. Quando o carro chegou vi que era um vectra CD 2.2 16v e isso já me alegrou (é dificil achar um pra venda por aqui). Por outro lado, o carro estava com a metade dele adesivada/envelopada de preto fosco. Percebi logo de cara que era para esconder defeitos na lataria dele. Estava bastante descuidado, haviam pontos de ferrugem nas portas e nas longarinas, a tampa da mala estava podre, tinha amassado na lateral direita (tipo ralada por moto), as lanternas traseiras quebradas e desgastadas, os farois dianteiros também, a grade frontal quebrada, os dois parachoques presos por parafusos por fora do plastico, a suspensão parecia uma escola de samba (batia TUDO), até o estepe estava careca, faltava a espuma do estepe, faltava o break light, faltavam os 3 encostos de cabeça traseiro, o couro das portas e das laterais dos bancos tinha descascado, o som nao funcionava direito, a parte elétrica tinham luzes queimadas, as luzes internas com problema, a central do alarme sem controle, a trava traseira esquerda sem funcioar, o vidro traseiro direito sem funcionar, os tapetes eram vermelho anodizado (kkkkk), a manopla do câmbio desgastada, algumas pecinhas de plastico faltando e outras rachadas, MAS o ar condicionado gelava MUITOOOO e o MID funcionava!!
O que eu poderia enxergar de bom no carro se fosse um leigo? NADA.
Levantei o carro e vi que ele estava totalmente impecável por baixo (com exceção de um amassado pequeno no local do estepe que indicava que o carro tinha pegado algum toco ou meio fio dando ré).
Além disso, o carro tinha apenas 130mil km rodados (o que acho pouco pra um carro 1998), o motor estava com um funcionamento impecável (mas apresentava um vazamento na tampa - o que é besteira, pois é normal dos 16v e pode ser corrigido). O câmbio e a embreagem estavam em ordem, e a direção hidraulica também funcionando perfeitamente.
Olhando de frente e de lado, ele estava com todas as linhas perfeitas, embora a pintura queimada do sol e o envelopamento preto fosco na metade dele. O carro não tinha nada que afetasse sua estrutura.
Além disso o dono me mostrou todo o histórico do carro e todos os DUT dele, desde zero, inclusive a nota fiscal.
O carro pedia um dono!!
Eu ainda fiquei pensativo, agradeci o cara por me mostrar o carro e fui pra casa sem nem fazer uma oferta. Continuei procurando carro. Poucos dias depois lembrei do vectra branco e pensei "Poxa, já que minha ideia é ajeitar um carro que eu gosto, por que não fazer isso com um que de fato esteja precisando de uma reforma?". "Vou dar vida pra aquele vectra de novo!!".
Então peguei o telefone e pedi pra ver o carro novamente, o cara achou ruim (pq dentre todos os problemas do vectra, a suspensão parecia o pior de todos) e ele não queria ter que se deslocar mais de 20km de distancia com o carro e arriscar ficar no prego. Eu disse que me responsabilizava por qualquer coisa. Assim, ele foi se encontrar comigo pela segunda vez. Olhei, dei uma volta novamente no carro, etc. Fiz uma proposta e depois de 2 dias de negociação comprei o vectra branco por um preço que me deixou confortável, considerando que eu estava ciente de todos os serviços que precisavam ser feitos.
O carro tava assim quando comprei (fotos ainda na casa do antigo dono):
Depois que foi pra minha casa, arranquei os adesivos, lavei e confirmei o que já suspeitava, a lataria com pontos de ferrugem e alguns reparos para fazer. Eis o real estado do carro quando comprei ele:
O carro vai passar por uma reforma geral pessoal e futuramente vai ganhar uns up na estética e na mecânica.
Já comprei algumas peças, e já fiz alguns serviços nele (Depois faço uma lista detalhada).
MAS, O QUE JÁ FOI TROCADO:
Suspensão tá toda feita: buchas/borrachas novas (todas da suspensão), bieletas novas, pivos novos, terminais de direção novos, 04 amortecedores novos, 04 molas novas, 04 peneus novos (aproveitei e pintei as rodas), alinhamento e balanceamento. Troquei até o agregado.
O reparo da direção hidraulica foi trocado preventivamente já que a coifa estava rasgada, então fiz logo tudo.
Fiz também: Correia dentada + polia + rolamento novos (a bomba tava nova), óleo de motor, filtros novos (todos), velas novas (iridium), cabos de vela novos, espoletas novas, limpeza de bicos, limpeza no sistema de arrefecimento + agua destilada e aditivo, reparo novo da bomba de combustível, sensor de nível de combustível novo, um filtro que fica perto do peneu traseiro esquerdo novo, revisão no sistema de freio e troca pastilhas.
Que eu me lembre até agora só.
Enquanto fui fazendo esses serviços, fui comprando outras peças que já estão guardadas aqui em casa esperando a hora certa de ir pro carro.
Já se passaram alguns meses que tou com ele e não rodei nem 2mil km ainda. O plano agora é descer o motor e a caixa de marcha pra fora do carro e começar tudo do zero, ou seja, sanar qualquer defeito que por ventura exista e esteve mascarado até agora. A ideia é já ir mexendo agora, pensando futuramente na preparação do motor pra receber uma turbina. Mas antes vou deixar a estrutura do carro toda pronta, desde suspensão, embreagem, freios, cambio (tou pensando até num F23), etc. Atualmente, estou esperando a relação de peças novas que meu preparador vai passar pra começar a comprar, etc.
Depois disso vai ser feita a funilaria e a pintura... A propósito, qual cor pinto o carro? Ele vai receber o up dos modelos 2000 em diante, como parachoques, farois, tampa, lanternas, etc.
Os comentários de vocês serão muito bem vindo!!
Valeu pessoal, obrigado pelo espaço no forum!