O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 11 Dez 2022, 09:50

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del MensajeSó não podem esquecer o peso do carro, eu não posso entrar muito em detalhes neste ponto porque eu uso pneus 185 x 65 x 14 e com rodas mais largas, acho que 8 polegadas e isto fazem eles serem bem menores que a roda original finas com 185 x 70 x 14 e melhora muito nas freadas.
Carros com rodas e pneus maiores ainda complica mais apesar que os discos são maiores, mas as vezes nem tanto maior.
Pois é, eu comparo os freios dos meus dois, mas os dois tem algumas características bem distintas como ser Automático x Manual, ter e não ter ABS e o tamanho das rodas sendo o Opel 195/65 R15 contra 185/70 R14 do meu GLS, tudo isso mudando a característica de frenagem dos carros.

Eu estou praticamente comprando um servofreio do Vectra a partir de 2002 para testar, a vantagem desse ano é que eles unificaram os servofreio de com e sem ABS e o cilindro mestre é igual ao meu, portanto isso evitaria que eu tenha que trocar o cilindro mestre e fazer mudança na tubulação de freio para adaptar o sistema do B1 com sistema ATE e servofreio duplo, devo fazer essa tentativa, vamos ver!

:88:


Eu realmente não sei muito sobre este servo freio. Mas será que é este o problema? ou o problema seria no que está no seu carro? E tarefa dificil esta deste freio kakkakakakka, mas vai dar certo.
Por falar em ATE estou em busca de um cilindro mestre novo desa marca ou repara desta marca para o meu vectra 97 sem ABS, se alguem souber de um fornecedor, me avisa por favor. Só serve novo, porque o meu está bom ainda.
Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 20 Dez 2022, 22:07

É meu amigo, não é fácil não, mas, porém, contudo, entretanto eu acho que tenho novidades, mas vamos por partes, igual Jack o estripador...

Recentemente eu encomendei um servofreio usado do modelo 2002 em diante que parece que é um pouco mais eficiente, inclusive serve para os carros com e sem ABS.

Imagem

Essa compra meio que foi a título de testes, pois eu acreditava que o maior problema poderia estar no servofreio do carro, apesar de que eu mesmo substituí não muito depois de ter comprado ele, porém tinha mantido o cilindro mestre. Quando retiramos o servo anterior ele aparentemente estava em boas condições, porém não tinha como avaliar o estado da membrana interna.

Nesse meio tempo aconteceu algo estranho, o carro começou a acelerar, muito, muitas vezes chegando a chegar na rotação de corte e o freio do carro ficou totalmente sem assistência e bem duro.

Eu estava andando nesse momento e tive que ir dirigindo com bastante cuidado. Obviamente era uma (grande) entrada falsa de ar, a princípio pensei em problemas no próprio servo, mas depois pensando bem eu lembrei que quando eu tive o problema de vazamento do arrefecimento recentemente após eu mesmo ter efetuado a troca eu acabei levando o carro em uma oficina e o mecânico retirou (sem necessidade) o coletor de admissão e é claro que ao remontar ele deixou a mangueira entre o TBI e o coletor forçando o que fez ela acabar estragando.

Pior que eu lembro perfeitamente em chegar essa mangueira e ela estava perfeita, só que para reinstalar e apertar a abraçadeira o coletor já quem que estar posicionado e apertado senão ele muda de posição o que faz a mangueira ficar forçando. Bom,não tendo jeito e am não encontrando a peça original em loja eu encomendei no Mercado Livre e estou aguardando a chegada entra amanhã e depois.

Como hoje chegaria o servofreio usado que eu encomendei eu resolvi começar a desmontagem para quando a peça chegasse era só colocar ela no lugar. Eu cheguei a procurar oficinas para fazer esse serviço mas resolvi arriscar eu mesmo, afinal eu estaria potencialmente economizando 300,00 de mão de obra fora Uber para ir e voltar de lá.

Imagem
Não aguento mais desmontar e montar esse carro!


Não é difícil mas é um pouco trabalhoso, só que ao retirar o servo freio veio a surpresa que pode ser que explique sua baixa eficiência: ele estava até a borda de fluido de freio!

Imagem

Mas qual é o problema disso? Como o fluido ocupa espaço dentro do servo, pouco espaço sobrou para o "vácuo" (na verdade "depressão") poder atuar e com isso ele perdeu grande parte de sua eficiência!

Imagem
Esse é o que estava no carro.


Porém a intenção seria realmente substituir ele pelo outro "provavelmente mais eficiente" (comparando lado a lado ele realmente é um pouco maior), porém o problema apareceu quando fui tentar colocar o cilindro mestre do meu nele e, pasmem, não encaixam! E o pior é que a saída dos canos dos freios são do lado oposto (muito obrigado General Motors!) então eu teria que conseguir fazer uma nova tubulação para ele o que, honestamente, eu estou achando difícil...

Imagem
Comparação entre os cilindros mestres cada um com saída para um lado!


Estou avaliando bem a possibilidade de testar o servofreio que já estava nele para ver se eu consigo reutilizar o mesmo, já que um novo está na faixa de 600,00 e eu gostaria de não ter que gastar esse dinheiro agora.. vamos ver!

Valeu!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 21 Dez 2022, 17:28

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje ao retirar o servo freio veio a surpresa que pode ser que explique sua baixa eficiência: ele estava até a borda de fluido de freio!

pensando como chega o fluido ao servo , e so pode chegar la pelo cilindro mestre com o retentor ruim , ele perde vedação e o vacuo acaba puxando fluido para dentro do sevo , iso explicaria a baixa eficiencia do freio ao inves de mandar toda a preção para as rodas perde preção e o freio fica fraco .
não tem outro lugar para pasar fluido ao servo .
se montar o mesmo acho que vai ter que desmontar outra vez .
cagada meu amigo mais acho que vc acho o defeito , o cilindro perdendo preção

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 21 Dez 2022, 20:33

Exatamente isto, problema não é o servo freio e sim o cilindro mestre e acho que falamos ai pra trás sobre isto, e 90% dos problemas do cilindro mestre é exatamente este, ele perde a pressão por não ter a vedação perfeita e pior ainda manda óleo pra trás. Aqui há muito tempo troquei o meu, na hora da compra veio um deste grandão e eu recusei na hora porque não dava para encaixar o cilindro mestre, eu só não sabia que ele tem as saidas ao contrário.
Eu acho, mas não com certeza que quando muito óleo e furado ele vazaria no pé. não estou certo. E como é óleo de freio, fácil pra limpar com água e, eu daria um banho de agua pura interno, talves tentaria fazer uma instação por fora com o vácuo pra ver se altera a lenta e colocaria ele mesmo com o cilindro reparado. Dá pra testar tampando tudo, ou se você já notou com certeza que não alterou nada antes, é possivel que ele não tenha estragado, se der errado ai sim colocaria um novo, mas depende da avaliação dele antes e só você sabe disto com ele nãs mãos.

Sim, é péssimo mexer nesta peça, mas aqui um dia eu tirei a bomba do hidráulico do meu umas 5 vezes para acertar, na terceira vez já estava fácil kakakka.
Se voce colocar um novo não esqueça de regular a haste do freio antes olhando como está a haste do seu usado
Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 23 Dez 2022, 22:18

chirola escreveu:Fuente del Mensajepensando como chega o fluido ao servo , e so pode chegar la pelo cilindro mestre com o retentor ruim , ele perde vedação e o vacuo acaba puxando fluido para dentro do sevo [...]

Exatamente isso meu amigo!

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Exatamente isto, problema não é o servo freio e sim o cilindro mestre e acho que falamos ai pra trás sobre isto, e 90% dos problemas do cilindro mestre é exatamente este, ele perde a pressão por não ter a vedação perfeita e pior ainda manda óleo pra trás.[...]

Então, o problema foi que eu troquei primeiro o servofreio, mantendo o cilindro mestre até porque na época o servo que saiu não tinha óleo e eu achei que o problema seria o servo. Já o cilindro mestre eu troquei há poucos meses atrás e não reparei que o servo estava cheio de fluido de freio e esse fluido era proveniente do cilindro antigo, até porque o fluido tinha cor escura e recentemente eu estava só usando fluidos ATE que é transparente. Agora o estranho foi que eu não me lembro de baixar nível do freionesse carro.

Almeidão escreveu:Fuente del MensajeEu acho, mas não com certeza que quando muito óleo e furado ele vazaria no pé. não estou certo[...]

O vazamento provavelmente seria no cofre do motor pois o servo se encontra lá, mas ele não estava vazando, o cilindro que havia vazado para dentro dele..

Almeidão escreveu:Fuente del MensajeE como é óleo de freio, fácil pra limpar com água e, eu daria um banho de agua pura interno.[...]

Eu limpei ele com spray de limpar freios que limpa sem deixar resíduos. Água poderia levar a corrosão interna também, apesar de que eu acabei comprando uma peça nova eu acho que essa não está ruim....

Almeidão escreveu:Fuente del MensajeSim, é péssimo mexer nesta peça, mas aqui um dia eu tirei a bomba do hidráulico do meu umas 5 vezes para acertar, na terceira vez já estava fácil kakakka.
Se voce colocar um novo não esqueça de regular a haste do freio antes olhando como está a haste do seu usado

Eu consegui trocar, realmente dá bastante trabalho e acho que os 300,00 cobrados são bem pagos, porém eles não teriam o cuidado que eu tive, inclusive cobri a peça nova com plástico para evitar que arranhasse (muito).

ImagemImagemImagemImagem

Em relação aos ajustes são dois, o tamanho da haste entre o pedal e o servo e o pino de ataque entre o servo e o cilindro mestre, deve haver uma pequena folga entre as três peças para que o freio não fique sendo acionado quando o pedal não for pressionado e eu não confiei nos ajustes feitos na instalação anterior e eu segui a instalação seguindo a informação do manual Haynes e até aonde eu vi ficou perfeito e sim consegui colocar o servo sem praticamente nenhuma marca!

Porém para poder testar o conjunto eu estou esperando chegar (na verdade chegou mas era tarde e eu só poderei fazer a instalação amanhã) o tubo de admissão que foi mal instalado e acabou rasgando, na foto até dá para ver que o cara colocou até a abraçadeira de forma errada, fazendo que a mangueira ficasse torcida rasgando ela...

Imagem

Outra coisa que eu comprei para testar foi esse aditivo para transmissões automáticas, vamos ver se é bom mesmo como dizem nos vídeos... Na teoria melhora as trocas, vamos ver!

Imagem

Bom, é isso, espero amanhã descobrir se consegui finalmente melhorar os freios desse carro ou se será mais uma decepção, vamos ver...

Estou esperançoso, mas com cautela, espero não me decepcionar (de novo!). Amanhã eu devo falar aqui se ficou melhor ou não.

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Ju_Bueno » 24 Dez 2022, 08:53

Vi esse aditivo num vídeo do Opinião Sincera. De fato, eles teceram muitos elogios para o produto.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 24 Dez 2022, 21:02

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Vi esse aditivo num vídeo do Opinião Sincera. De fato, eles teceram muitos elogios para o produto.

Foi o mesmo vídeo que eu assisti, são dois produtos, esse Instant Shutter Fix e o Lubegard Platinum High Performance. Eu pretendo colocar o outro também, hoje eu rodei uns 80km depois da instalação, eu nunca tive problema com essa transmissão e já estou chegando nos 40 mil km rodados e pretendo em breve trocar o fluido colocando Dexron VI e aí eu coloco esse outro aditivo. O que eu achei? Olha, pode ser efeito placebo, mas eu acho que as trocas ficaram um pouco mais suaves sim, mas ainda nada que seja muito diferente do que era antes, vamos ver.

E os freios, como ficaram? Melhorou bastante, sem comparação, mas eu acho que ainda pode melhorar um pouco, pelo menos hoje eu sinto uma frenagem positiva sem sentir o pedal ficar duro, mas algumas vezes a sensibilidade fica diferente, algumas vezes a frenagem chega a ser muito boa mas outras eu fico com a impressão de que as pastilhas são novas e isso eu ainda não consegui descobrir o porquê.

Uma coisa que eu percebi, na verdade eu já havia percebido no outro servofreio mas achava que seria um problema dele, é que o servo perde vácuo logo depois de desligar o motor, ou seja, o pedal fica duro logo depois de desligar a chave, diferente do que seria normal que é ter ainda alguma atuação por umas duas a três freiadas (O Civic fica com vácuo por horas!). O engraçado é que não parece ser problema na válvula unidirecional, pelo menos não testando ela. Quando eu desconecto a mangueira do servo faz o barulho do ar entrando, ou seja, pode não perder todo o vácuo, mas perde bastante a ponto de não se perceber atuação do servo com o motor desligado.

Uma coisa que poderia ser seria a haste entre o pedal e o servo se estiver maior que deveria faria com que se perdesse o vácuo aos poucos, mas como eu já falei no post anterior ele está bem ajustado, mas vou verificar novamente. De quanquer forma eu já encomendei outra válvula para testar, hoje realmente eu não pude ficar tão focado no carro, pelo menos consegui trocar a mangueira rasgada que estava me dando problemas de entrada falsa de ar.

Imagem
Mangueira trocada

Imagem
Cofre impecável para o natal, espero não ter que desmontar ele tão cedo!


Grande abraço e feliz natal a todos!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 24 Dez 2022, 21:44

O unico lugar para vazar o ar em um servo freio seria a válvula ou aquele anel de vedação entre o cilindro mestre e o servo freio. O meu já tem uns 11 anos que troquei e ainda guarda o vácuo por muito tempo. Quando novo de um dia para o outro tinha vácuo, hoje com certeza umas duas horas depois ainda tem e faz tempo que não testo de um dia para o outro, vou ver isto kakakka.
Sobre estas peças que alguns mecanicos trocam e estragam por fazer mau feito, é muita sorte quando não estragam outras peças ali por perto. Há muito tempo atrás, lá pelos anos 90 eu paguei para trocar umas buchas das bandejas do Monza Classic que eu tinha, o carro ficou pior com as buchas novas. Hoje eu fazendo este serviço, entendo perfeitamente o motivo de ter ficado pior. E eles são teimosos, só eles sabem e tem o álibi de dizer que a peça é de segunda linha, se fosse original jamais estragariam.

Feliz natal a todos
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 06 Jan 2023, 19:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O ideal realmente ao se recolher o pistão é fazer isso sangrando esse fluido sujo para que ele não retorne a linha... aprendi isso essa semana!

Nas pinsas acumula sugeria e ate ferrugem se voltar o pistão sem abrir o sangrador tem o risco não só de contaminar tudo o fluido mais o perigo e que a sugeria acabe tranças nos solenóides do ABS os furos deles são pequenos e podem entupir fácil .
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Existe uma técnica de "pré assentamento" das pastilhas que as próprias montadoras fazem com carros zero só não vejo muita necessidade de lixar uma pastilha nova,

Pode da uma lixadinha de leve nas novas também , cuando a pastilha supaquece ela cristaliza e cria uma película mais dura e perde eficiência nas novas se VC olha ,dependendo da marca a superfície de contacto e brilhosa se VC lixa fica mais fosca e uma micro película que fica do proseso de fabricação asim acelera o assentamento delas,
O do freio de panela ou disco sei lá cada um tem suas vantagens , freio de carreta na traseira é a tambor , caminhonete grande tipo L200 hiliux que tem caixa PA carregar peso também e de panela , carros esportivos são a disco cada um tem sua aplicação , o freio a disco freia ,esquenta e esfria , o freio de panela e um sistema bem pensado não encosta a lona inteira ela faz pivô em uma extremidade cuando a lona trava na panela o arrasto faz que ela cuntinue tentando abrir e acabe criando mais preçao de forma mecânica , o freio do fusca kakakakak sescarto como exemplo realmente é arcaico e ruim e olha que eu gosto de fusca , ele desrregula as panelas ovalizam fácil uma desgrama.
Vou colocar como exemplo o do honda traseiro o freio e bom e autor regulável ele tem uma catraca dentro que vai ajustando sozinho e ótimo o freio de panela da honda , nos porches antigos a panela tinha dois cilindros de freio em CAD roda mais era PA que as lonas abram as duas no mesmo sentido asim como fale que a lona ao frear e arrastada pelo tambor e tende a continuar expandindo asim as duas zapatas criam mais pressão por arrasto.
Cual e melhor para mim , logico o disco eu Faso manutenção a cada dois anos e arrimo em meia hora ,tem aplicações diferentes como fale caminhão carrega 45 toneladas e freia co tambor e freia bem praças.


Pode ter certeza Chirola, as lonas só freiam nos pontos onde o burrinho comprime, e o lado oposto é exatamene ao contrário, ele abre em cima e a pressão exercida na outra ponta é ao contrario, ou seja abre no lado do burrinho e fecha no lado que não tem burrinho. Este é o freio a tambor e conhecido na Argentinha como panela. Os caminhões na frente já são discos, não demoram e colocam discos nas traseiras. Nos Etados Unidos ou México é raro encontrar uma caminhonete que não seja disco nas 4 rodas e já existem várias com diferencial fixo, bem à frente do Brasil. Pá carregadeira, não sei como voce chama ai tambem ja tem freios a disco nas 4 rodas. Aqui as carretas da empresa todas comfreio a disco na frente e assim começou tudo nos carros pequenos. Detalhe, o Vectra tem regulagem automatica também quando o freio é a tambor (panela)


Olha como é simples entender, veja a terceira foto destes anuncio, o burrinho está do lado de cá, observem que ali ele abre ao pisar no freio, la do outro lado ele será comprimido ao contrário, se afastando do tambor (panela) e ai freia exatamente perto do burrinho onde a lona fará mais pressão, ai voce pergunta: Porque a lona gasta por igual? Almeidão responde kakkaka, olha do lado ao contrário está a regulagem, ao gastar perto do burrinho ali vai regulando quando automático, porem lado oposto e vai gastar mais um pouco e regula outra vez e assim a lona vai gastando mas longe do burrinho e no final de tudo, gasta por inteiro. Se não for regulagem automática, terão que regular na mão e o resultado é o mesmo e muitos olham a lona e pençam que ela pressiona por inteiro. Neste caso era só pensar em pisar já estaria freando kakakkak.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -furos-_JM


Voltando aqui sobre os freios a disco, hoje vi um cavalinho trucado com freios a disco em todas as rodas do cavalo, é um Mercedes 2544, as pinças são com alguns pistões, não deu pra ver bem, mas deve ser 4 cada e são imensas, o eixo do meio estava sem dois pneus internos e lá estavam os discos bem aparente, fiz umas fotos estão comigo, mas sem necessidade. Não deve ter freio a disco na carreta porque na inspeção técnica desta carreta menciona Disco/tambor e como eu só vi o Cavalinho não posso comentar sobre a carreta.

https://m.mercedes-benz.com.br/resource ... -v3-19.pdf
Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 03 Mar 2023, 18:45

Olá pessoal, depois de mais de dois meses venho passar algumas atualizações.

Bom, levei o carro em uma oficina aqui perto para fazer a carga de gás do ar condicionado, que eu já tinha feito em outro lugar mas foi muito meia boca usando compressor de geladeira e dando um vácuo de dois minutos o que obviamente não é a melhor forma de fazer então eu levei nessa outra oficina aqui do lado de casa que tem uma máquina que recolhe o gás, dá um vácuo de 30 minutos, colheta o óleo e depois coloca óleo novo junto com gás na quantidade correta, tudo automaticamente e depois disso o ar está funcionando bem.

Imagem
Imagem
Imagem


Agora em relação aos freios:

Bom, eu deixei o carro na oficina ara verificar o ponto do motor, pois segundo o OPCom o vácuo estava na casa dos 0,55 Bar e até aonde eu saiba o certo seria em torno de 0,30 Bar, ou seja, o servofreio tem pouca atuação para ajudar a deixar o freio leve. Quando eu fui buscar o mecânico disse que tinha um dente fora no comando de admissão mas eu não percebi no freio nenhuma mudança, a pressão na admissão continuava nos 0,55 Bar mas eu percebi uma melhora na resposta do motor mas o carro ficou com um pequeno barulho como se tivesse "um pintinho piando dentro do motor", mas isso eu vou ver depois com calma.

Mas uma coisa me deixava intrigado era que o servo-freio não segurava o vácuo então devia haver algum vazamento por ali, daí eu imaginei que o anel de vedação entre o cilindro mestre e o servo devia estar ruim, pedi um no ML e fui trocar, ao retirar o antigo vi que este estava danificado pois quando eu instalei eu acabei deixando que o O´Ring ficasse torto premitindo que entrasse ar por ali.

Imagem
Anel danificado e o novo


Uma coisa que me deixou triste foi ver dentro do servo-freio tinha fluido de freio, o que me deixou decepcionado pois já tinha acontecido antes mas agora são duas peças novas, o que não faz muito sentido. Na vez anterior eu achava que era o cilindro mestre antigo mas agora eu estou achando que não, acho que esse cilindro mestre que eu comprei que está com problemas de vazamento. Mais para frente vou ver se continua, se sim vou ter que trocar de cilindro mestre de novo.

Ao trocar o anel o freio já deu uma melhorada, mas ao desligar o ar condicionado pude perceber que o freio fica ótimo, o que confirma que o problema mesmo é vácuo, na verdade a falta dele. A teoria que eu tenho é que o vácuo está no "limiar da eficiência", ou seja, basta uma carga maior no motor que a eficiência fica comprometida, apesar de que já percebi que estamos na direção certa!

A última notícia que eu tenho é a que finalmente deixei o Opel na Nascar para arrumar a pintura dele, inicialmente seria feita a pintura dos dois paralamas dianteiros, capô, teto e parachoques dianteiro, pois apesar de as portas não estarem ótimas não estavam ruins também. Porém comecei a avaliar a possibilidade de fazer também elas o que deixaria o carro em condições perfeitas de aparência pois as laterais traseiras, tampa da mala e parachoques traseiro eu já tinha pintado, e fazer isso em uma boa oficina com a possibilidade até de sair um vídeo sobre, o que seria bastante legal, vamos aguardar!

Imagem
Imagem
Deixando o carro na Nascar


E para finalizar uma notícia ruim que eu tenho foi que em uma viagem recente o motor do meu Vectra GLS 1999 "desbielou" e isso na verdade acelerou a decisãoem pintar o Opel pois já seria a terceira vez que eu ia fazer essa intervenção na pintura e o dinheiro vai para arrumar o GLS, então dessa vez ele vai ficar de castigo esperando!

Imagem
Imagem
Imagem
Detalhes eu vou colocar na garagem dele!


Com essa pintura eu acredito que possa definir como encerrada a reforma do Opel, não que não tenha mais nada a fazer, mas a partir de agora passa a ser apenas manutenção normal de carro, o freio eu acredito que consiga resolver em muito breve, o barulho do motor também, aliás provavelmente os dois juntos pois eu pretendo deixar em um lugar aonde o mecânico tem um Tigra que tem praticamente o mesmo motor, então a saga parece que finalmente vai chegar ao fim!

A Nascar ficou de mandar as fotos do processo de pintura, assim que eu receber atualizações eu posto aqui!

Grande abraço a todes!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Ju_Bueno » 04 Mar 2023, 06:27

:9:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 06 Mar 2023, 23:25

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Com essa pintura eu acredito que possa definir como encerrada a reforma do Opel, não que não tenha mais nada a fazer, mas a partir de agora passa a ser apenas manutenção normal de carro,

opa algumas noticias boas outras no tao boas .
vou compartilhar algo que aconteceu conmigo neste final de semana na volta do BR para a argentina e achei muito raro .
nas ferias tire todos os plug e limpe com limpa-contato normal depois de rodar muito (1200km ) pare o carro em um posto e deixe na lenta vi que o consumo instantaneo estaba alto 1,8Litro / Hora , no scaner o map dava leitura de 0,65bar , deligue o map com o carro ligado mesmo e ligue denovo o carro mudo a lenta e no mid o consumo fico em 1,0 litro/hora nao conferi no scaner porque o laptop fico sem bateria kakaka mais nao e a primeira vez que algo do tipo acontece comigo,
desligue o tps de um celta para conferir com o multimetro ligue o plug do tps e a lenta fico muito alta uns 1300rpm com o carro ligado mesmo desligue o plug e ligue denovo e a lenta volto ao normal , nao entendi bem o porque em ambos casos mais resolveu kakakakka
feliz por vc de estar chegando ao fin da novela espero que vc consiga curtir o opel com a familia e se sentir seguro rodando nele abraco meu amigo

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 10 Mar 2023, 06:56

chirola escreveu:[...] espero que vc consiga curtir o opel com a familia e se sentir seguro rodando nele abraco meu amigo

Valeu meu amigo muito obrigado!

Em relação ao sensor eu vou tentar fazer isso quando eu pegar ele de volta, enquanto isso eu vou mostrar as novidades:

Imagem
Mangueira do servo freio nova importada trazida da inglaterra!


Agora segue alguns prints de um pequeno vídeo recebido da Nascar do processo de pintura, isso tem uns 2 dias e eu não recebi mais atualização então é possível que eles já tenham até pintado o carro!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Acaba que os dois painéis traseiros e o parachoques traseiro também estão passando pela pintura, o que não estava no orçamento, o bom é que vai garantir uma pintura uniforme mas essas peças já estavam boas. Só ficou faltando mesmo a tampa traseira que até que é bom que não se mexa por causa dos emblemas, vai que quebre algum...

Bom, é isso, qualquer outra atualização eu posto aqui, grande abraço!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 11 Mar 2023, 11:33

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Bom, é isso, qualquer outra atualização eu posto aqui, grande abraço!

nosa vc tem coragem , eu tinha que deijar meu carro para pintar um parachoque e não pintei para que o carro não fique na oficina kakakkaak.
não sei porque toda vez que meu carro vai para uma oficina algum estupido abre e fecha o teto mexe nos espelhos bancos , apertam todos os botão do painel uma coisa que me incomoda muito , acho que acbei criando trauma de oficina ..

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 15 Mar 2023, 05:56

chirola escreveu:Fuente del Mensaje[...]acho que acbei criando trauma de oficina ..

Eu também, mas fazer o que, o Opel já ficou 1 ano e 3 meses lá no Alan....

Uma novidade é que a Nascar resolveu repintar o carro todo mesmo, ou seja, além do que eu pedi vai inclluir as laterais traseiras, a tampa do porta-malas e o parachoques traseiro. Não sei como vai ser em relação ao orçamento, o que eu autorizei está com o valor fechado e teoricamente qualquer coisa acima seria cortesia, vamos ver...

Já uma outra novidade é que um colega do grupo de Whatsapp ao tentar descobrir algo sobre o outro Opel Vectra 1.6 16V AT descobriu que omeu Opel foi importado pelo Ministério da Fazenda, o que é muito estranho, mas pelo menos aquela história de que ele tinha sido de consulado cai por terra...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Mas é isso, aos poucos a gente vai descobrindo a história...

Grande abraço!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 15 Mar 2023, 20:36

Boa noite! Segue alguns prints de um pequeno vídeo recebido da Nascar hoje, junto com a confirmação de que vão fazer o carro inteiro!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Desculpe pela qualidade das imagens pois são apenas prints da tela, mas servem como referência do trabalho. O que eu não entendi é o porquê o teto está isolado já qu a princípio ele também vai ser pintado.

Já a má notícia é que a pintura deve atrasar devido a problemas na Nascar o que eu não esperava, mas ficando bom tudo bem!

Valeu!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 20 Mar 2023, 19:15

Opa pessoal, tudo bem?

Então, por enquanto nenhuma novidade em relação à pintura mas alguma coisa já começou a aparecer no Instagram da Nascar!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


https://www.instagram.com/p/CpV_bR1OOfr/

https://www.instagram.com/p/Cp5_r0mDywk/

Foram só pequenos Spoilers, mas já apareceu alguma coisa, qualquer novidade eu posto aqui!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 21 Mar 2023, 12:52

Interessante sobre o motor do Vectra, eu vi no Chile ha muito tempo atrás, Vectra 1.9.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Ju_Bueno » 21 Mar 2023, 14:09

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Interessante sobre o motor do Vectra, eu vi no Chile ha muito tempo atrás, Vectra 1.9.

Essa litragem é provavelmente de versão à diesel.
E essa história aí de massa, André?? :13:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 22 Mar 2023, 17:51

Ju_Bueno escreveu:E essa história aí de massa, André?? :13:


Esse não é o Opel, inclusive o teto dele tinha pintura original!!!!! São vários carros lá e ele pegou um pouquinho de cada!

:88:

Imagem
Uma coisa que eu encomendei foi o "Front Lip" do párachoques dianteiro igual esse da foto...
...só não sei quando vai chegar, mas acho que vai ficar bem bacana!


Imagem

Fora isso mandei vir também os emblemas traseiros pois devido a pintura foram retirados e eu não sei se eles fizeram um bom gabarito, mas qualquer coisa eu coloco novo!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

1066 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 468 visitantes

Bem-vindo: 27 Abr 2024, 17:09