bom galera....fds passado foi de mto trabalho
tive a infelicidade de há uns 2 meses atras dar uma "encostada" no chao ao sair de uma lombada mais alta q o normal.....e nessa chacoalhada, um cano do ar condicionado acabou batendo na lata e rasgando.....
esse é o cano q sai do filtro secador.....o pior de tudo q nao tinha como soldar no local, e nao era uma peça substituivel.......entao ou trocava o condensador inteiro, ou fazia o reparo com solda....como trabalho em empresa de refrigeração pra transporte, e lá solda em canos de cobre é comum, resolvi apostar em consertar eu mesmo.....porem os carros usam tudo em aluminio....entao consegui uma vareta de aluminio, e um pouco de fluxo de solda (obrigatorio), e fui pra empresa no sabado passado....com ajuda de um parceiro do trabalho, tiramos fora o radiador e fizemos todo o trabalho......o pior de tudo é tirar o parachoque, tem dois parafusos ali na lateral (logo abaixo o farol) que judiam....o resto é bem tranquilo
com a frente toda fora e o condensador na bancada, pudemos fazer a solda....sempre fazendo ao redor "fechando" o buraco....com a vareta adequada e fluxo, foi bem tranquilo e o resultado ficou show
aproveitando o serviço, como estou há 7 anos com o carro, e o compressor roncava um pouquinho (todos dizem ser defeito cronico do compressor do vectra), aproveitei pra trocar o oleo do compressor, e tambem trocar o filtro secador, que mantem o sistema limpo e desidratado, condição ideal dentro do sistema de ar condicionado......pena q o compressor nao sai dali sem tirar o escapamento, entao tivemos q soltar ele, tirar a porca do dreno e girar ele no lugar para drenar o oleo velho, e entao repor......
antes de recolocar o compressor, passamos gas R141B, q é gas de limpeza para sistemas, ele "arranca" qquer sujeira e joga pra fora, tirando oleo velho tbem......entao apos feito esse processo e com tdo novo, recolocamos 300ml de óleo PZ160 (poliolester) da Danfoss, e adicionamos 100ml extra na mangueira para compensar o oleo q é arrastado e depositado no condensador e evaporador, pois o gas R134a se mistura com o oleo, carregando ele pelo sistema para retornar na sucção e sempre manter tudo lubrificado
depois de reposto o compressor no lugar, feito um vacuo caprichado (temos bomba de vacuo com o dobro de capacidade das utilizadas em oficinas automotivas), fizemos a carga de gás R134a da Dupont (nada de gás china
) e botado pra rodar, levei um susto.....ligo o ar condicionado e nada do mesmo ligar....logo vi q o chicote do pressostato duplo tava ruim, jumpeei e fui la ligar, e estranhei q escutei o "clic" da polia, mas nada de roncar...pensei "ja era o compressor", mas q nada, era q agora com oleo novo o bichinho ta trabalhando silencioso
ficou perfeito o serviço, mas ai vem a tristeza, ao retirar o manometro, a valvula ali da conexão de alta vazou com tudo....q azar....
entao ao longo da semana comprei a conexão nova, sugiro se alguem um dia trocar procurar modelo desse tipo abaixo.....sempre achei q era valvula de segurança, mas na verdade é soh valvula pra botar gas mesmo.....as originais sao com uma borrachinha, e toda vez q vc conecta o manometro ela "morde" e vai danificando, entao uma hora ou outra vai estourar.....entao procurem sempre por conexão com valvula schrader de metal, como da foto.....essa sao bem mais robustas, e sempre tenham a tampinha preta de cima bem apertada, para nao haver vazamento.....
reposto a valvula, novo vacuo no capricho, nova carga de gás Dupont, e agora um ar gelando como um monstro
tive pelo menos a sorte de estragar em epoca de bastante frio aqui na regiao, entao deu pra esperar e fazer eu mesmo, q se mandasse fazer fora ia custar o olho da cara, e ainda nao fariam um serviço no capricho e carinho como o dono faz, especialmente pq aproveitei pra colocar o parachoque no lugar bem alinhado, pois nunca conseguiam fechar aquela lacuna entre o farol dos 2000+ com o parachoque do 98....entao agora consegui deixar no lugar o bicho....abaixo tem uma foto em detalhe do bigodinho instalado, melhor angulo pra foto q soh da pra fazer com o parachoque fora do carro mesmo, entao aproveitei a oportunidade
bom, depois de dois fds, consegui deixar o carro novo de novo, aproveitei pra colar com sicaflex o apoio de braço central.....antes tinha ele solto no lugar, pois tinha a interface de controle de som infravermelho la embaixo, mas com a mudança pro pioneer, removi ela e pude fixar no lugar de vez, chega de coisa solta
agora ta tudo alinhado no carro, soh manter o bichinho em dia.....
é isso ai galera, fica o registro do reparo....foi bom pra perder o "medo" de como se desmonta a frente, dá trabalho mas nao é coisa de outro mundo.....e agora é esperar o verao pra curtir o ar condicionado trincando apenas o ar de saida, e nao mais os canos ehehehhe