Resolvi criar este tópico para relatar o dia-a-dia de como é ter um vectra, o que é útil para quem está pensando em comprar um e ainda está na dúvida, e até mesmo os custos para quem pensa em comprar um carro. Vou procurar, no possível, descrever sobre as manutenções, custos, problemas e aventuras com o meu vectra.
Beeeem, nome é Rafael e sou ex-proprietário de um Fiat Siena Celebration, não aguentando mais falta de potência e conforto de um 1.0, resolvi trocar de carro. Usei muitos sites de pesquisas de opiniões do dono, como
http://www.carrosnaweb.com.br/, forums e opiniões dos mecânicos, lá também tem um comentário meu sobre o vectra. Eu Queria um carro que fosse completo, AT, perfeito para viajar e após 1 ano pesquisando acabei achando sem querer um Vectra Elite 2.4, o carro tinha aparecido no mesmo dia na revenda em que o dono colocou para venda.
No dia seguinte peguei o carro e levei em 1 oficina e na concessionária, para puxar a ficha e ver se foi comprado aqui. O carro estava 111mil km, até os 90mik havia carimbo e histórico de manutenção na Concessionária, até final de 2012.
Na oficina foi detectado apenas um pequeno vazamento de óleo em baixo, fácil de resolver.
Resolvi comprar, no dia 04/01/2014, o valor pedido era de R$29.500, aqui no SUL os carros são bem mais caros, pelo menos, eu sabia a procedência e havia sido tirado Zero da concessionária daqui.
O Antigo proprietário ainda me deu com o IPVA 2014 pago e sistema de som bravox avaliado em R$1000,00 e correias trocadas.
O carro havia um descascado no parachoques para fazer, como eu iria pintar mesmo assim devido aos "piques", só que perdi a foto para upar, e o LCD do CB estava com algumas linhas apagadas.
Mas o interior, estava perfeito, sem nenhum arranhado nos controles das portas, o banco estava firme ainda sem quebras.
Outro grande motivo que me fez ficar com o carro, é que o antigo dono havia os comprovantes das antigas revisões, sem isso eu nem compraria.
Me assustei quando eu vi que o óleo foi colocado errado, ainda bem que andou pouco até eu comprar.
Aqui no Sul é caro para se comprar um carro usado, olha só os custos que tive:
No dia 08/01/2014 - Gastei R$400,00 para pintar os 2 parachoeques, mas perdi a nota, só estou com certificado de garantia.
Dia 10/01/2014 - Só consegui oficinal para esse dia para fazer a "minha parte" e trocar o óleo errado que ele estava usando, 15w40.
No dia 16/01/2014 Tive uma infelicidade de descobrir que a Tampa do renovador de AR estava com problemas, mesmo fechado, entrava cheiro do lado de fora para o habitáculo. Acredito que já estava danificada, mas era tanta coisa para ver que isso passou batido.
Dia 17/01/2014 - Troca parcial do Óleo de transmissão, na verdade é o Dexron 6.
Dia 17/01/2014 - foi comprado 1 par de peneus, Goodyear Excelence 215/45/R17, hoje me arrependo até não poder mais, podia ter pego pelo mesmo preço o Eagle 225/45/R17. Junto foi feito alinhamento de 2 rodas e geometria.
Dia 20/01/2014 - Densentortar as rodas devido nossas boas estradas[/b]
Imagine a agonia de comprar um carro e poder andar nele só depois de quase 3 semanas...
Quando o carro finalmente foi pra garagem de casa, já comecei a dar um trato nos plásticos que estavam ressecados com o tempo, uma boa dica é a graxa de sapato em pasta, da Nugget, já faz 6 meses que apliquei e ainda está pretinho.
Dia 21/01/2014 - nesse meio tempo percebia que o carro parecia sofrer para girar o motor de arranque, e algumas vezes zerava o odômetro. Levei no meu eletricista e detectamos fuga de energia e suspeitei do módulo secundário que havia no carro, que o antigo dono havia colocado e deixado pra mim. Levei o carro para uma loja de AutoSom e pedi que removesse todas as gambiarras que haviam no carro.
Removemos o módulo, e ativamos o original que estava desligado. Atrás do SOM havia adaptadores e trasmissores FM para colocar o celular e transmitir para um canal de rádio, removemos tudo e resolveu o problema da fuga.
O som do carro até melhorou quando ativamos o módulo original, pois não estavam ligados os 2 sub da tampa, e deixei os 2 kits 2 vias que o antigo proprietário havia me deixado.
O custo foi de R$100,00, apenas mão de obra, perdi a nota, mas tirei mais vendendo o módulo por fora.
Dia 22/01/2014 - Apesar do problema de fuga ter resolvido, o consumo deve estar entre 0,3 á 0,6, a bateria já estava fraca e comprei outra de 60Ah. O carro pegou até melhor.Dia 31/01/2014 - Após feito a pintura do parachoque dianteiro, as guias com o passar do tempo cedem e tive que comprar 2 guias novas, R$35,00 o par da original. Enviei para a garantia da pintura, pois era algo que teria sido substituído na hora do serviço.
Dia 03/02/2014 - Finalmente fui aproveitar o carro, viajei para praia do cassino, aonde fiquei mais de 1 mês.
Como é bom poder viajar sem problemas, sem se preocupar que pode estragar o carro.
Mas chegando lá, infelizmente vejo que começou a lambuzar de óleo na tampa do comando, nada grave.Dia 09/04/2014 - Resolvi arrumar o problema da lambança de óleo na tampa do comando, comprei a Junta Sabó.
Dia 12/04/2014 - Comprei os anéis vedadores dos parafusos da tampa e uma tampa do tanque de combustível nova, originais.
Dia 14/04/2014 - Comprei uma Tampa de óleo nova, original.
Dia 14/04/2014 - Baixei o vectroso pra resolver a babação.
Dia 18/04/2014 - Instalei 1 par de novos Sub de 6pol na tampa traseira, Selenium de 120w.
Dia 08/05/2014 - Comprei uma mangueira da saída do radiador para a válvula termostática, que estava estufada e causando vazamento d'água, junto duas abraçadeiras novas e filtro de óleo, originais.Dia 08/05/2014 - Chegando aos 5mil kilometros rodados, efetuei a troca do óleo, junto com a troca dos coxins dianteiros e novo alinhamento de rodas. também detectei um vazamento na transmissão, possívelmente o retentor do conversor de torqueDia 03/06/2014 - O sensor de temperatura ambiente pifou, comprei outro original.Dia 04/06/2014 - Devido ao vazamento de fluido da transmissão, comprei este litro para ir completando aos poucos, até poder ter grana pra arrumar, confesso que me desesperei no dia que descobri isso.Dia 04/06/2014 - Devido a trepidação na direção em velocidades acima de 110km/h, mandei alinhas e desentortar 3 rodas, devido a nossas belíssimas estradas, e ainda mais morando na capital dos Buracos do RS.Dia 04/06/2014 - Achei um vectra 2010 recém chegado em uma sucata daqui pois estava atrás do LCD do CB, peguei o volante zerado dele e o jogo das pestanas das janelas, com cromado, custo R$200,00 do volante com os controles e R$150,00 das pestanas.Daqui em Diante, inciei um projeto de deixar "zero" o motor desse carro, pois a troca da junta da tampa não resolveu o problema de vazamento, indicando um possível empeno da tampa, que é de plástico, vai entender. ainda pretendo ficar mais uns 3 anos com ele no mínimo.Dia 03/07/2014 - comprei 600ml de Militec 1, para ajudar a proteger o motor. Custo R$215,00 com freteDia 04/07/2014 - Comprei um aerfolio em fibra. Custo R$255,00 com freteDia 05/07/2014 - O botão de acionamento do porta malas parou de funcionar, na Concessionária, custa R$160,00, um absurdo, vou comprar usado por R$35,00 na internet.Dia 07/07/2014 - Comprei 1 jogo de velas NGK Iridium Bkr7eix, Custo R$201,36 com FreteDia 07/07/2014 - Comprei 1 Bujão de cárter magnético da Nefroil, Custo R$50,00 + R$22,70 de Frete.Dia 09/07/2014 - Comprei 1 Filtro de óleo, Reservatório de expansão e Tampa de reservatório, originais.Dia 12/07/2014 - Comprei 5 Litros de óleo Castrol Magnatec 5w40 SN e 5 litros de água desmineralizada radiex, faltando 1500km para próxima troca. Custo R$234,50 do óleo e R$25,00 da água.Dia 15/07/2014 - Comprei a tampa do comando de válvulas com juntas, junta do cabeçote, 10 parafusos do cabeçote, junta do coletor de adimissão e coletor de escape e junta da emenda do coletor de escape.Apesar de tudo, ainda sim compensa comprar carro usado, pelo menos aqui no Brasil, aonde somos estuprados pelas montadoras. Somando o que foi gasto, que carro zero eu compraria por este valor? Claro que eu exagero um pouco, sou muito perfeccionista, mas ainda vale.
Minhas conclusões até agora: Vale a pena, o carro é forte, as peças não são caras comparadas aos dos concorrentes e são fáceis de achar, mas o mais importante, Estude! conheça seu carro, principalmente para não ser passado para traz por vendedores e mecânicos. Também, compre um arquivo para ir guardando todas suas notas, esses detalhes demonstram que você é um dono cuidadoso, e eu, não compraria um carro sem histórico de manutenções.
Vou postando mais coisas no decorrer do tempo.