Bom, vamos lá.... a lista é longa, mas vamos ver se consigo cobrir todos os detalhes envolvendo os trabalhos das últimas semanas no VCD:
18/03 eu havia tomado coragem para encarar os trampos de interior do VA... De início, os planos eram apenas trocar o tabelier, "ajeitar" uns chicotes, e montar umas peças novas no lugar.... porém na prática, a coisa acabou sendo um pouco diferente.
Quando removi o tabelier original do carro, a primeira coisa com que me deparei foi muita sujeira, muita mesmo. Além disso, todo o isolamento dos chicotes do painel estavam em estado lastimável, se desfazendo só de olhar, várias áreas do chicote encapadas com fita isolante de baixa qualidade, descolando e melando tudo que estava no caminho.... além dos chicotes de acessórios estarem passando feito um "varal" de baixo do tabelier, sem o mínimo de isolação anti ruído sequer.
Embora antes de tirar o painel tudo no carro funcionasse perfeitamente e sem barulhos.. não tinha como eu deixar aquele filme de horror por de baixo do Tabelier novo... seria como varrer a sujeira pra de baixo do tapete, rs
Sendo assim, a primeira coisa que fiz foi comprar (muita) fita espumada, (muita) fita isolante, e (muito) termoretrátil para limpar e re-organizar todos os chicotes. Solda de estanho eu tenho o bastante estocada em casa.. e praticamente acabei com um tubo inteiro só no chicote do alarme, rs
Um detalhe importante, e um diferencial legal do que era original para o que fiz.. é quanto à isolação anti ruído. Originalmente a GM usou fita espumada comum no chicote, mas eu encontrei uma melhorzinha (e não muito mais cara), que são as espumadas com revestimento em PVC, o que o atendente na loja elétrica garantiu ser muito mais duradoura.. e pelo aspecto da fita, não tive como duvidar:
No total o trabalho consumiu 15 metros desta fita, mesmo assim espaçando bastante nas áreas onde o chicote era mais bem preso ao painel... senão teria gasto facilmente uns 25 metros.. e considerando R$ 19,00 a cada rolo de 5 metros, isso foi uma economia necessária, rs...
Sobre os chicotes "como estavam" e "como ficaram"... tenta imaginar esta mesma cena, repetida umas 50 vezes (Pra mais):
Tira fita isolante, passa termoretrátil, solda, isola com o termo, faz o mesmo nos fios próximos, e depois isola todos juntos com fita isolante... no fim das contas a largura destes chicotes passaram a consumir metade da largura / volume que antes ocupavam!
Isso se repetiu ao longo de vários finais de tardes e noites, durante quase uma semana inteira. Foi feito, literalmente, todos os chicotes internos do Tabelier, dos acessórios (Alarme Pósitron, chave de limpador com Temporizador e comandos do CB na chave do limpador), e a fiação do módulo de som e caixinha de graves que ficam no porta malas.... pra ter uma visão bem básica da coisa:
Antes:
E durante... (Ainda estava terminando de fazer o lado do passageiro nesta foto, rs):
Quando havia terminado o chicote do painel, desmontei tudo mais o que deu pra desmontar pra fazer uma "faxina" no interior. Saiu carpete de assoalho, espumas do assoalho, churrasqueira externa, tampa da caixa de ar externa, algumas molduras da caixa de ar interna, e todos os dutos de ar interno (4 do tabelier e 2 do assoalho).
Foi feita uma lavagem em tanque de tudo o que foi possível, com esfregão e sabão em pó... inclusive as partes presas à carroceria do carro, rs
O ventilador foi limpo só com pincel e ar comprimido.. fora o banho de limpa contato. Fiquei com medo de usar algo mais agressivo e acabar danificando a peça..
Não ficou "limpo a ponto de lamber", mas pelo menos não sujava mais a mão ao pegar e o cheiro estava "neutralizado" rs
.. bom, o carro sem todo o isolamento do assoalho estava de dar medo:
Reparem os locais onde havia entrado sujeira.. aconteceu pois os tampão estavam ressecados e deixando água entrar. Na frente a situação era pior, pois apoiaram macaco no assoalho do carro logo em cima do tampão (Lado motorista), onde as latas estavam bem amassadas (dos dois lados), e no lado do motorista entrava tanta água, que chegou a mofar a espuma que fica por baixo do carpete.
Eu desamassei o assoalho usando um toco de madeira e marreta, fiz uma mega lavagem... tirei as espumas, lavei e deixei 2 dias no sol, lavei os carpetes e troquei os tampão... novamente, até o cheiro do carro mudou depois disso.
Finalizando a geral interna relacionada ao assoalho, comecei a montar tudo de volta no lugar, pelo menos o básico. Colocar o Tabelier no lugar não foi tão difícil quando eu imaginava que fosse ser!...
Nesse ponto eu também já havia instalado os novos tweeters do kit NAR e a central de rádio Clarion GM, dos Astra / Meriva:
Os falantes das portas ficaram pra mais adiante, pois precisei comprar os aros das portas.. mas a instalação foi bem direta, e fiz usando os conectores dos falantes originais GM, soldados nos NAR's, e depois conectado à fiação original das portas. Zero fios emendados nesse trampo! rs
Bom, aí neste ponto minhas atenções começaram a se voltar mais para aquela churrasqueira externa, que ainda estava toda desmontada.
A primeira coisa, e a mais óbvia delas... era o quão desesperadamente a cobertura precisava de um Up no visual:
Algumas trincas que abriram nos cantos da peça foram seladas e reforçadas com cola de resina epóxi, e depois de uma boa limpeza e descontaminação, as pintei usando tinta nitrocelulose preto fosco acetinado.. procedimento que foi repetido para os componentes dos limpadores de parabrisa, dando um acabamento nada mais nada menos que original e renovado para as velhas peças:
Porém, antes de montar tudo no carro... eu decidi colocar um fim à fonte de tanta sujeira no sistema de ventilação interna do meu bom e velho Vectra A... depois de gastar dias limpando e tirando baldes de sujeira, eu não poderia desconsiderar os esforços para colocar um filtro de cabine no carro.
Isso começou partindo de uma caixa de filtro de cabine dos Calibra / Astra Belga:
Aqui a comparação entre a "caixa" original do Vectra A, que é apenas um defletor / isolador de água, e a caixa de filtro do Calibra:
O que impede o Vectra A de ter filtro de cabine, é nada mais nada menos, que um "defeito" preguiçoso de engenharia (Na minha leiga opinião). A caixa do Calibra pode até parafusar na parede corta fogo e na Caixa de Ar do Vectra, porém os limpadores de parabrisa do Vectra são muito mais baixos e rentes à caixa que no Calibra. Eu tentei usar o mecanismo de limpador do Calibra, porém a peça é mais alta, o que faz com que os limpadores peguem no capô do Vectra.... então passei para o plano B, de redesenhar a caixa do filtro de ar.
O ideal aqui, seria criar uma extensão para a caixa e montar o filtro completo deslocado para o lado do passageiro.. Porém isso me tomaria dias e dias de planejamento e trabalho, qual eu não disponho, então tive que partir para uma solução mais simples e que resolvesse o problema.... assim:
"Antes 60% de filtro, que 100% de nada";
Medições feitas..... Dremel na caixa de ar:
Este foi o máximo de espaço para o filtro que consegui manter, sem que interfira no mecanismo do limpador:
E depois, pra "vedar" a caixa e fazer o novo box para o filtro.. fiz um template provisório com MDF de 3mm e clay:
Após testar no carro, e conferir que tudo estava "ok", repliquei o template provisório em fibra de vidro, criando a tampa definitiva para a caixa do filtro:
Aqui depois de selar a caixa por dentro com fibra, e fazer os "dutos" para a passagem dos parafusos de fixação:
(A ideia não era ficar linda maravilhosa... mas pelo menos funcional, rs)
A caixa montada definitivamente no carro.... e com um filtro Mahle 0km, "carinhosamente cortado quase ao meio", instalado:
Trabalho fora do carro concluído (Ao menos momentaneamente), hoje, 02/04, finalmente terminei de lavar e montar mais algumas molduras e peças no interior do carro:
O painel de instrumentos ainda está fora pois estou fazendo uma montagem com Leds separada do sistema de iluminação original...:
Pretendo fazer isso para o restante da iluminação do interior, tipo que mantendo o original, e colando um secundário em LED se possível... pois aí crio um sisteminha com dimmer's de intensidade. No painel de instrumentos tem espaço e é fácil, quero ver no restante se vai dar.... caso o espaço não permitir, aí sim, terei que tirar as lâmpadas halógenas de dentro do carro e trocar tudo por uma fiação com esquema elétrico separado e leds, mantendo a tonalidade "Branco Quente" original. Onde é Led, mantenho os originais... onde é lâmpada, coloco LED, rs ..
Mas isso aí é pra outro capítulo, no momento não é prioridade!....
Próximo trabalho é finalizar de vez os forros de porta. Vou tentar tirar umas horas / dia desta semana pra terminar ao menos os dianteiros, pois já passou da hora!
Ufffa.... desculpa o post longo, mas acho que cobri tudo nisso aí e coloquei o tópico em dia, rs ...
Abraços pessoal, até mais!