weltinhow escreveu:Basicamente, você tem que comprar um MID, que é o computador de bordo, e o conjunto de alavancas que venha com os botões de acionamento do MID (na alavanca do limpador), e puxar fios do painel de instrumentos e da ECU. Tem que tirar o volante para instalar o conjunto de alavancas (no Astra não precisa).
Falta saber qual é o pino da ECU (módulo da injeção) que manda o sinal de consumo para o MID nos Vectras e Astras de 140CV. Já estou com tudo pronto no meu GT para a instalação, mas ainda não sei qual o pino certo, estou tentando descobrir na concessionária. Se alguém aqui do Clube tiver o diagrama elétrico atualizado desse motor 140CV e puder disponibilizar, aí não vai ter erro.
Segue o procedimento, resumido:
(1) O pino da nova ECU do motor 140CV é a dúvida, o antigo era o pino 52 (motor 127CV flex) mas garanto que o pino é outro. Ou o fio já está lá no chicote e só precisaremos pescar o sinal dele, ou teremos que enfiar um terminal com fio no conector. Só saberemos na hora "H"...
(2) Os sinais que precisamos chupar do chicote do painel de instrumentos:
Sensor de Rotação (Tacômetro) =========== Pino 22
Nível de Combustível===================== Pino 25
Sinal Temp. Alta de Água do Motor ========= Pino 24
(3) Da nova alavanca de comando (a mesma do limpador de pára-brisas) saem 3 fios:
- Fio Vermelho: SET
- Fio Branco: RESET
- Fio Marrom: TERRA
(4) Abaixo estão os pinos do MID com todos os sinais que precisa e os pinos atuais do chicote do display do relógio e do rádio (TID), que deve-se substituir pelo MID e pegar os sinais. Essa pinagem eu peguei com o pessoal do Astra Club, portanto eles têm direito aos royalties. A galera lá é ninja mesmo, show de bola !!!
PINO DO MID / COR DO FIO / FUNÇÃO / ONDE LIGAR (Local-Pino)
01 / Marron / Terra / TID-6
02 / Azul e Branco / Sensor de temperatura externa / TID-5
03 / Azul / Sensor de temperatura externa / TID-7
04 / Preto / Positivo com ignição acionada / TID-1
05 / Vermelho / Positivo Contínuo / TID-3
06 / Verde / Conta-Giros (tacômetro) / PI-22 Painel Instrumentos
07 / Verde e amarelo / Dimmer de controle de luz / TID-4
08 / Vermelho e branco / Rádio (só rádio original GM ou deixar livre) / TID-2
09 / Marrom e vermelho / Rádio (só rádio original GM ou deixar livre) / TID-10 10 / Marrom e cinza / Rádio (só rádio original GM ou deixar livre) / TID-12
11 / Marrom e preto / Rádio (só rádio original GM ou deixar livre) / TID-11
12 / Azul e vermelho / Sinal de velocidade (velocímetro) / TID-9
13 / Marrom e verde / Sensor do nível do óleo / Sensor não disponível, ligar no terra (TID-6)
14 / Marrom e branco / Diagnóstico da injeção / TID-8
15 / Preto e amarelo / Luz de freio / Interruptor pedal do freio ou ligar no positivo com ignição acionada (TID-1)
16 / Preto / Fusível de Luz de freio / Fusível 38 da caixa de fusíveis ou no positivo contínuo (TID-3)
17 / Branco e verde / Controle de luzes queimadas / Não disponível, ligar no terra (TID-6)
18 / Preto e Amarelo / Controle de luzes queimadas / Não disponível, deixar livre
19 / Amarelo e vermelho / Sensor de desgaste das pastilhas de freio / Não disponível, ligar no terra (TID-6) 20 / Marrom e azul / Sensor de nível de água no radiador / Não disponível, ligar no terra (TID-6)
21 / Não utilizado / Sensor da Transmissão automática / Deixar livre
22 / Marrom e amarelo / Sensor do nível de água do limpador de parabrisa / Não disponível, ligar no terra (TID-6)
23 / Marrom e branco / Controle do MID (alavanca limpador parabrisas) / Fio Branco da Alavanca (RESET)
24 / Marrom e vermelho / Controle do MID (alavanca limpador parabrisas) / Fio Vermelho da Alavanca (SET)
25 / Não Utilizado / Deixar livre
26 / Azul e Preto / Nível de combustível / PI-25 Painel Instrumentos
27 / Preto e marrom / Sinal Consumo de combustível / GASOL 115CV=ECU-B16 / FLEX 127CV=ECU-52 / FLEX 140CV=ECU-61
28 / Não Utilizado / Deixar livre
29 / Não Utilizado / Deixar livre
30 / Não Utilizado / Deixar livre
31 / Azul / Aviso de Temperatura Alta da água do radiador / PI-24 Painel Instrumentos
32 / Azul e vermelho / Controle de luzes queimadas / Não disponível, deixar livre
O chicote do TID tem 12 pinos e o do MID tem 32. E eu comprei o chicote do MID também, que não sou bobo nem nada. Assim fica mais fácil fazer as adaptações.
Piloto Automático
Tem um tutorial aqui mesmo de um membro que instalou no Vectra C de 127CV, sugiro procurar esse how-to para se inteirar das dificuldades, mas falta saber quais são os 3 pinos da ECU (módulo da injeção) que recebem os sinais da alavanca de comando para o motor 140CV.
No Vectra C tem um baita complicador, que é a ausência do raio do chicote em alguns modelos do carro. Os Expression e GT certamente não têm, mas o Elegance tem que olhar o carro pra ter certeza se tem ou não.
Resumo do que em geral deve ser feito:
a) Passar um chicote com 3 fios da coluna de direção até perto da Bateria, onde fica a ECU ("centralina"). Dá uns 4m de fio.
b) Comprar o conjunto de alavancas com os interruptores do Cruise Control.
c) Conectar esses 3 fios diretamente aos fios da alavanca nova com o CC, fazendo um by-pass na plaquinha que vem embaixo dela.
d) puxar um fio do pedal da embragem (12V pós-chave).
e) Conectar esses 3 fios à ECU nos pinos correspondentes.
f) Programar a ECU com o Tech2
Considerando-se que não veio o chicote já passado:
- Primeiro: comprar na concessionária (setor de peças) a alavanca
da seta/farol alto do Vectra que tenha os controles do Cruise Control
na ponta, tem vários modelos de peça:
Para Vectra Sedan # 93349589 apenas com Cruise Control
Para Vectra Sedan # 93349590 com Cruise Control e MID
Para Vectra GT # 93356958 apenas com Cruise Control
Para Vectra GT # 93356859 com Cruise Control e MID (====> esse é o meu)
- Segundo: mandar instalarem a nova alavanca. É um conjunto das duas
alavancas, seta e limapdores, não é trocar só uma como nos Astras
e tem que tirar o volante.
- Terceiro: arrancar a placa de circuito impresso da alavanca do cruise
control, pois quem conseguiu aqui no Clube não teve jeito de usá-la.
Se não usar a placa, o controle funciona igual aos do
Astras, ou seja, atua entre 30km/h e 130km/h ao passo que nos
Vectras C o CC atua entre 25km/h e 140 km/h.
Depois é só conectar a alavanca ao rabicho que será passado
para o motor.
- Quarto: passar um rabicho para dentro do cofre do motor, com 3 fios
das seguintes cores, compatíveis com as cores do rabicho da alavanca: Cinza,
Azul e Verde. Precisa 4 m de cada.
Na alavanca, temos o seguinte:
Conector - Função - cor
Pino A - desativa CC - fio cinza
Pino B - entrada de corrente 12 V - fio vermelho
Pino C - recupera velocidade - fio azul
Pino D - ativa CC - fio verde
- Quinto: abrir a fita isolante do chicote do conector do pedal da
embreagem, detectar o fio positivo pós-chave (é o externo em relação
ao conector, mas é bom conferir com o multímetro, descascar um pedaço
desse fio e ligar a ele o fio vermelho da alimentação do conector do
CC.
Primeira conexão feita, basta agora os sinais do motor:
Na ECU, as conexões a fazer são nos fios de 3 pinos, que não sei ainda a pinagem também...
- Sexto: ligar o fio cinza do chicote ao fio do pino ??, aplicar um ponto de
solda e isolar a junção.
repetir o processo ligando o fio verde ao pino ?? e o azul ao pino ??.
Ou seja, em resumo, temos 4 conexões a partir da alavanca nova:
a- Vermelho 2,0 m (alimentação - pedal da embreagem)
b- Verde 4,0 m (acionar CC - pino ?? da centralina)
c- Azul 4,0 m (recuperar velocidade - pino ?? da centralina)
d- Cinza 4,0 m (desativar CC - pino ?? da centralina)
- Sétimo: agora é só levar o carro para gravar a nova programação com o Tech2 na
Concessionária, como nos Astras.
logo em seguida ele postou
Atualizando:
MID instalado no Vectra GT 140cv (remix). :001: :001: :001:
MID positivo e operante !!! Foi um parto, de 10:30h da manhã até as 18:00 sem pausa para almoço para instalar esse MID... Eita painel enjoado de desmontar esse do Vectra C, um saco mesmo. E a moldura do display ainda tem um parafuso por baixo que não aparece no manual de serviços.
É rádio original que não saia, é parafuso que se perde dentro painel, sem contar um tremendo susto que levei. Tinha testado o MID com o rádio original já no carro, mas sem ligar os fios da alavanca, dos sinais do painel e o fio da ECU, e tava OK. Mas, depois de tudo ligado, o bicho ficou mortinho da silva, nem acendia as lâmpadas em hipótese alguma ! Aí pronto, já era 16:00h e lá fomos nós testar o TID, estava OK, vimos as tensões de 12V e terra em pinos do MID, OK também, e por fim fomos verificar as ligações no painel do carro, que já estava no lugar. Depois desse retrabalho todo, após uma breve fase de desespero seguido por depressão, já que botei o TID de novo e funcionou perfeito, lá fui eu desmontar a bagaça do MID, já sem muita esperança de não perder 1 dia inteiro sem almoço em vão e estar com o painel todo espalhado pelo chão.
Não é que achamos uma gota de solda por trás de uma das lâmpadas, fazendo curto na placa de circuito entre +12V e GND ???? Caraca, como esse raio de pingo de solda foi parar lá, se não soldamos nada com o MID perto e o MID estava zero KM ??? Bem, removi a solda com o ferro e sugador e PIMBA ! Funcionou ! LINDO mesmo.
Está tudo lá, inclusive o modelo de MID que o vendedor de ML me mandou ainda tinha o consumo instantâneo. Muito bom, carro parado e motor ligado dá em litros por hora, carro andando muda para km por litro e carro andando sem o pé no acelerador e engrenado dá 999,9 km litro, show de bola. E o rapaz já me mandou programado para as 205/55 R16 e para exibir informações do rádio. Estou até com medo de andar com o carro na rua porque só fico olhando o display, he he he.
E sobre o Cruise Control, como o pino do 140CV para sinal de consumo estava certo (61), logo os do CC devem estar também. E já deixei tudo pronto para o CC, até puxei o 12V pós-chave direto do MID para a alavanca do CC. Agora é levar na GM pra programar e ver no que dá, mas acionando as teclas do CC a ECU não deu fumaça azul. Liguei os fios direto da ECU para a alavanca, como era meu Asta Elegance. Aguardem cenas dos próximos capítulos.
Os Vectras, Astras e Zafiras de 127CV e 140cv todos podem ter CC, mesmo com câmbio mecânico, pois o acelerador é eletrônico. A questão é saber se a programação do 140cv vai funcionar direitinho como funcionou no meu Astra 127cv, mas os 140cv têm modelos mecânicos de fábrica com CC(exemplo, GTX e Elegance).
Ah, e nenhum dos 3 fios para o CC e o fio para o MID estavam no chicote da ECU, tive que fazer tudo.
Fiz as ligações exatamente como descrevi acima, sem tirar nem por.
Para facilitar, comprei um conector de TID para fazer o chicote principal, numa ponta é o conector do TID e na outra o do MID. Dessa forma, encaixo os dois conectores de TID, o do chicote original do carro e o do chicote novo, através de pinos, o que facilita você fazer um teste com o TID se der algum problema, como ocorreu comigo, pois o conector do chicote original não é mexido. Aí só precisa puxar os 3 fios com sinais do painel (temp. água, nível de comb. e conta-giros) do seu próprio chicote, o fio da ECU e mandar 3 fios para a alavanca: terra, reset e set.
Perdi todos os medos que tinha. Já tiro e coloco o airbag do volante sem desligar a bateria, e não há problema algum nisso. Chato é conseguir tirar sem destruir o volante. Quem não tiver muito saco e cautela, pode rasgar o volante por trás. Nesse caso, é melhor comprar a ferramenta da GM. Ah, tem uma molinha no parafuso superior direito do volante, e é ela que faz contato de terra com o airbag para avisar que ele está no volante. Por outro lado, não se deve ligar a chave com o painel desconectado, pois isso dá um erro que só passando o Tech 2 para limpar. Assim que eu tiver tempo eu coloco algumas fotos do procedimento.
Com relação ao Cruise control...
Vejam abaixo uma foto tirada por um membro do Astra Clube, do chicotinho que vem da alavanca e morre numa caixa adaptadora no conjunto de alavancas:
Imagem
Pois bem, o membro Lroberto do Astra Clube, simplesmente tirou esse cabinho da caixa e conectou os fios diretamente, mas o Vectra era do pai dele e o 127CV, no 140cv temos o receio de não dar certo e precisar da caixa. De toda forma, foi o que fiz, ou seja, desse chicotinho eu puxei os 3 fios (verde, azul e cinza) para a ECU e o fio vermelho para o 12V pós-chave que tem no conector do TID no pino 1, não puxei da embreagem como o lroberto. Isso pode ser puxado de qualquer lugar, até do chicote do rádio, desde que só apareçam os 12V quando se girar a chave de ignição para a posição de motor ligado, pois os 12V ficam direto saindo do cabinho cinza, que é a tecla "O", e só são interrompidos quando se aperta essa tecla. O Tech2 usa esse sinal do "O", que vai ao pino 13 da ECU, para reconhecer que o circuito do CC está presente.
Então, em resumo, a ligação ficou assim:
vermelho - 12V alimentação dos interruptores, vem de algum 12V pós-chave
verde Set (botao superior igual ao símbolo alarme de velocidade)- vai para o pino 71 da ecu
azul Recupera (botão inferior) - vai para o pino 52 da ecu
cinza Desliga (botão "O") - vai para o pino 13 da ecu
Agora é ver se vou conseguir programar esse negócio E se vai funcionar depois de programado.
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Depois de feito isso ele levou na css e atualizou a ecu dele e funcionou tudo perfeitamente