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Manutenção, Mecânica & Elétrica[Duvida] Posicionamento engrenagem comando admissão 2.2-16v
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luizhbh
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[Duvida] Posicionamento engrenagem comando admissão 2.2-16v

por luizhbh » 02 Jun 2015, 00:41

Compadres, esses dias eu tive que trocar a bomba de água do meu carro. Aí aproveitei pra mexer numa coisa que me incomoda faz tempo, que eram as duas engrenagens dos comandos de válvula.

Em praticamente todas as fotos que vejo por aí, a engrenagem de admissão é uma simples com furinhos redondos e a de escape é uma mais trabalhada com uma espécie de contrapeso e furos ovalizados, sendo que o contrapeso deve ser pra disparar o sensor ESS(ou Hall) posicionado na frente do cabeçote.

Desse jeito, ó:

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Enfim eu era cismado de ter dois contrapesos passando pelo sensor e resolvi trocar pra ver se melhora alguma coisa. Arrumei uma engrenagem original da GM com o código certo e instalei.

Só que me deparei com um problema relacionado à sincronia dos comandos o qual TENTAREI passar na imagem abaixo.

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A fim de não desviar o foco da discussão, peço que desconsiderem a escala ou a precisão da imagem e atentem ao que vou escrever, ok?? Obrigado.

A imagem acima é bastante explicativa e simples, tento demonstrar a vista de frente dos comandos com as marcas na tampa de válvulas e as marcas nas engrenagens.

Acontece que tomando por base o alinhamento da marca do comando de escape, o comando de admissão está ficando SEMPRE meio dente pra direita(imagem laranja) ou pra esquerda(imagem verde) tentei com o mecanico de tudo que foi jeito acertar isso, mas nao teve jeito, a marca gravada na engrenagem da admissão está posicionada meio que entre dois dentes. Então não há jeito de deixar as duas alinhadas com a tampa ao mesmo tempo. A da admissão está ficando quse que meio dente pra um lado ou pra outro.

AGORA vem a informação que me interessa. Sob o ponto de vista dessa situação e buscando melhor desempenho e economia qual lado seria melhor? Ela ficar como a laranja, pendente pro lado direito ou como a verde, pro lado esquerdo? De acordo com ele, pro lado direito ele fica com a admissão um pouquinho atrasada...

Valeu ! !
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Almeidão
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Re: [Duvida] Posicionamento engrenagem comando admissão 2.2-

por Almeidão » 02 Jun 2015, 09:58

Exatamenter amigo, para direita ele fica atrasado, o correto seria a verde para esquerda caso não conseguir ficar em cima da marca, ele atrasado ficará brocha e jogando parte do combustível fora.

Bem, isto precisa ser revisto se a alteração atual está errada ou a anterior, caso contrário ficará sempre uma dúvida, mas se o mecanico for aqueles fera, será fácil achar o ponto real do carro que nada mais é que ao chegar o pistão em cima do primeiro cilindro para ele explodir. COMO FAZER ISTO? para mim fácil demais, mas precisa ser sensível nisto.

Peça a ele para fazer isto.
1 - coloque a correia no local com a marca da verde para trás.
2 - tire a vela do primeiro cilindro
3 - coloque uma chave de fendas não muito fina no local da vela que foi tirada, eu prefiro usar algo um pouco mais fino que a vela.
3 - com uma chave na polia inferior, gire ela um pouquinho para direita e esquerda e sinta o pistão chegando em cima, este será o ponto correto.

Não esquecendo que o pistão tem 3 movimentos em cima - CHEGA, PÁRA, E DESCE. O ponto é exatamente quando ele chega.

A sensibilidade está ai, ao fazer o motor girar, se voce olhar a chave colocada dentro da vela e por isto acho que não pode ser muito leve, nem muito fina e nem pequena, vai observar quando ele chega porque empurrará para cima e vai observar a parada antes de começar a descer, eu prefiro fazer isto colocando uma quinta no carro caso ele seja cambio mecanico, levantar a roda direita dianteira e mexer na roda, assim eu mexo e eu vejo.

Se o mecanico for bom ele faz isto com facilidade, vai até rir destas informações, mas o que muitos não sabem que é no momento que chega QUE É O PONTO PERFEITO e não na parada em cima que tem o nome de PONTO MORTO SUPERIOR.

NESTE CASO CONSIDERO QUE A DE ESCAPE ESTEJA CERTO, porque nada adianta acertar admissão, sendo escape errada.
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Almeidão
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Re: [Duvida] Posicionamento engrenagem comando admissão 2.2-

por Almeidão » 02 Jun 2015, 10:53

Voltei outra vez porque ainda há dúvidas na minha explicação, eu mesmo fiquei com uma a qual não é possivel saber se as valvulas estão realmente fechadas ao chegar o pistão em cima como eu comentei sem que tenha uma marca externa para expôr isto e voce tem só que não desiguais. Então amigo só fazendo teste mesmo, tipo colocar a primeira para trás e a segunda em cima e andar com o carro, arrancar com ele, subir umas ruas mais fortes e sentir qual seria o idela ou tirar a tampa das válvulas e checar o momento que as 4 válvulas do primeiro cilindro estão totalmente fechadas e ai sim fazer o que comentei sobre o pistão deste mesmo cilindro. Acho a primeira opção mais fácil que é fazer o teste em um destes 2 possiveis pontos.
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luizhbh
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Re: [Duvida] Posicionamento engrenagem comando admissão 2.2-

por luizhbh » 03 Jun 2015, 21:17

Ô diacho! ! Vim aqui fazer um comentário e acabo de descobrir que a respostona que escrevi ontem não foi enviada... aff...

Mas enfim, resumindo a de ontem, o cara é bom de serviço e a oficina é bem equipada, contando até com um medidor de PMS de ponteiro, que se coloca no furo da primeira vela e ele marca quando o pistao tá no ponto. O diabo é que ele fez isso meio que de quebra galho de amizade, pois o serviço que fiz foi outro... agora pra mexer de novo e fazer esses testes, eu teria que sacar outra mão de obra do bolso, pois é uma ZICA pra desmontar e montar tudo até chegar na correia dentada desse carro. Então vou levando do jeito que tá, até sobrar outra graninha e tempo pros testes.

O outro comentário que eu queria fazer é o seguinte: do jeito que está a ilustração alaranjada, aumenta-se o risco de grilos no motor(batidas de pino) ??? O carro parece ter melhorado com a troca da polia(imagino que o sensor agora esteja trabalhando da forma adequada....) o consumo urbano parece ter melhorado um bocado, mas tá rolando uma batidinha de pino de vez em quando, com o motor em carga, rotaçao baixa e marcha alta. Ou até mesmo quando subo alguns morros suaves usando a segunda com giros em torno de 2000 a 3000 rpm...
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