Compadres, esses dias eu tive que trocar a bomba de água do meu carro. Aí aproveitei pra mexer numa coisa que me incomoda faz tempo, que eram as duas engrenagens dos comandos de válvula.
Em praticamente todas as fotos que vejo por aí, a engrenagem de admissão é uma simples com furinhos redondos e a de escape é uma mais trabalhada com uma espécie de contrapeso e furos ovalizados, sendo que o contrapeso deve ser pra disparar o sensor ESS(ou Hall) posicionado na frente do cabeçote.
Desse jeito, ó:
Enfim eu era cismado de ter dois contrapesos passando pelo sensor e resolvi trocar pra ver se melhora alguma coisa. Arrumei uma engrenagem original da GM com o código certo e instalei.
Só que me deparei com um problema relacionado à sincronia dos comandos o qual TENTAREI passar na imagem abaixo.
A fim de não desviar o foco da discussão, peço que desconsiderem a escala ou a precisão da imagem e atentem ao que vou escrever, ok?? Obrigado.
A imagem acima é bastante explicativa e simples, tento demonstrar a vista de frente dos comandos com as marcas na tampa de válvulas e as marcas nas engrenagens.
Acontece que tomando por base o alinhamento da marca do comando de escape, o comando de admissão está ficando SEMPRE meio dente pra direita(imagem laranja) ou pra esquerda(imagem verde) tentei com o mecanico de tudo que foi jeito acertar isso, mas nao teve jeito, a marca gravada na engrenagem da admissão está posicionada meio que entre dois dentes. Então não há jeito de deixar as duas alinhadas com a tampa ao mesmo tempo. A da admissão está ficando quse que meio dente pra um lado ou pra outro.
AGORA vem a informação que me interessa. Sob o ponto de vista dessa situação e buscando melhor desempenho e economia qual lado seria melhor? Ela ficar como a laranja, pendente pro lado direito ou como a verde, pro lado esquerdo? De acordo com ele, pro lado direito ele fica com a admissão um pouquinho atrasada...
Valeu ! !