Srs, bom dia. Me afastei do clube fazendo acessos esporádicos devido a problemas pessoais que me fizeram até largar o veca de mão sem fazer manutenções chegando a negociar e efetivar sua venda para um amigo.
Ele veio, olhou, fez a transferência do valor, mas, quando entrou no carro e começou a sair com ele da garagem
, desisti da venda!!!
Não consegui deixa-lo ir...
desfiz o negócio e ainda consegui manter o amigo.
Com isso ví que tinha me tornado bígamo, casei com o veca e ai tomei algumas decisões e encostei ele até resolver tudo: terminei minha especialização, passei a instaladora de gnv pra frente entre outras coisas e finalmente nesse mês voltei minha atenção pro veca.
Resolvi todos os problemas dele e ai, parti para os melhoramentos. Ele estava deixando passar oléo pelo retentor de valvulas, toda vez que eu o ligava depois de frio, soltava aquela fumacinha sem vergonha,
parei e pensei: "18 anos de uso........ vamos pra mais 18!!!!!!", e então resolvi: já que vai abrir pra trocar retentor, VOU FAZER TUDO!!!!!
O resultado é esse nas fotos (tirei mts mas meu cel ta com problema e não armazenou todas):
o motor estava bem sujo e cheio de marcas de vazamentos antigos
descarga removida, fui olhar as valvulas e ví que o problema estava nos retentores do quarto cilindro
a valvula tava tão carbonizada que tava dificil de identificar onde terminava o carvão e começava o metal
aqui já sem o cabeçote, vi que o problema era mais grave no quarto cilindro mas que o primeiro também tava começando a dar passagem por desgaste nos anéis
retirada do volante do motor, original sem calosidades
aqui o bloco já sendo limpo antes de manda-lo pra retifica para verificações dos cilindros e jateamento de areia para melhor acabamento para pintura
já na retifica, o dono me permitiu acompanhar todo o procedimento, pena que perdi as fotos do jateamento de areia em todas as peças, suportes e bloco mas restou essa da verificação da superficie do cabeçote, passou um mínimo na faceadora para garantir qq empenamento, resultado: nenhum, tava perfeito
o bloco passou por todas as verificações e foi constatado que os cilindros não tiveram desgaste significativo, permanecendo com a medida std nos anéis
então, parti pras compras td STD, bronzinas de biela, anéis, tudo original só as de mancal é que tive que comprar metal leve pq não achei GM em lugar nenhum, mas que substituem bem.
bomba de óleo nova e volante do motor novo, todos GM (perdi a foto da colocação do volante)
e pras pinturas
troca das pastihas de agua após a pintura do bloco
pistões depois de jateados
coletor de descarga (estou usando a tinta de 600º que usei pras outras peças, se descascar passo pra de 800º)
iniciando a montagem
bronzina fixa, perdi as fotos da de biela
virabrequim no lugar com bases polidas
recolocando o motor (perdi as fotos das montagens da gaiola inferior, do pescador e da colocação das tampas.
remontagem do cabeçote com a admissão
ja no bloco, com tuchos, pastilhas e balancins GM novos
gaiola no lugar
montagem final
não limpei a caixa de marcha por falta de tempo, mas, como o veca vai passar por restauração da pintura e funilaria no ano q vem, deixo pra nova retirada do motor que ai o cofre vai estar pronto tb. Esse final de semana vou trocar a iluminação do painel colocando leds nos ponteiros tb e estou colocando neblina, mas estou com problemas na instalação elétrica qto a pinagem do multitimer uma vez que estou puxando a fiação que não existe. já vi o tópico do joão mas não adiantou (
viewtopic.php?f=49&t=6819), estou tendo retorno continuo em três pinos diferentes no multitimer, então resolvi parar e dar um tempo para estudar um pouco mais pra não ter um prejuizo, vou postar lá as fotos e o que descobri.
fico por aqui.