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Carros dos Membros (Vectra)Vectra CD 95/96 - Malagoli
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Malagoli
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Vectra CD 95/96 - Malagoli - Manutenção e modernização do interior, Pag 14!

por Malagoli » 29 Out 2016, 10:16

Raaaaapaiz... eu nunca imaginei que a moldura de painel do Vectra A fosse dar tanto trabalho pra terminar! rs .. E sem contar que essa é só a 'primeira versão', pois assim que eu fabricar a minha peça, pretendo trabalhar em mais alguns ajustes e detalhes para o lote seguinte. Eis o resultado 'geral' da Matriz que me levou praticamente o mês inteirinho pra criar:

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Notem que os difusores de ar da peça estão 'vazados', sem aletas... existe um motivo pra isso, estas pecinhas são danadas pra estragar moldes injetados, então no caso desta peça, eu estarei adicionando as aletas manualmente, no acabamento de cada peça. Assim consigo manter todos os ângulos dos difusores originais, sem que cause muito estrago nesse molde que já está me custando uma pequena fortuna, rs

Sinceramente, eu não posso esperar pra ver o painel do meu carro montado de novo. Minha régua de fibra era tão mal feita, que as telinhas não encaixavam com o alinhamento correto nunca. Com essa peça aí.. meus problemas devem acabar!

No mais... o meu VA guerreiro segue sujo sujo sujo .. Eu não tive nem tempo pra olhar pro carro estes dias, tamanha correria. Acho que amanhã consigo esfriar a cabeça e pelo menos dar um banho nele...

:40:

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Vectra CD 95/96 - Malagoli - Manutenção e modernização do interior, Pag 14!

por Lucky Tiger » 31 Out 2016, 06:20

Bacana demais, parabéns pelo empenho!
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Vectra CD 95/96 - Malagoli - Manutenção e modernização do interior, Pag 14!

por FabioBarrosDBA » 31 Out 2016, 08:11

Opa carro lindo demais, infelizmente hoje essas pessoas não tem noção, tudo hoje é mercado para venda, não pensam se estão formando pessoas capazes de conduzir um veículo, tudo pensando na venda para o mercado crescer, agora você era dos Monzeiros?, vi que tem outro aqui também, então somos 3 que eu também era brother. rs, parabéns pelo cuidado e preocupação com peças originais, assim ele dura muito tempo mesmo.
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Vectra CD 95/96 - Malagoli - Manutenção e modernização do interior, Pag 14!

por luizhbh » 02 Nov 2016, 17:29


Fantastico trabalho ! !
Cara... bobeando, voce consegue até vender isso pra fora, pelo Ebay. Não tem uns usuários aqui da Europa?? Portugal e um outro país?? Basta ver com eles a respeito dos clubes de lá!

E olha tambem com o pessoal do Clube do Calibra, já que tenho 95% de certeza que o Calibra usa essa mesma peça, consequentemente com os mesmos problemas.
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Vectra CD 95/96 - Malagoli - Manutenção e modernização do interior, Pag 14!

por Malagoli » 11 Nov 2016, 22:59

Aqui estamos né! ... Depois de ter feito aquela matriz que já estava tomando cara de 'peça final' no fim de Outubro, fiz o molde daquela peça considerando a possibilidade de "vai ser fácil dar acabamento, então posso usá-lo para produção" ..

Bom, na prática não foi tão simples... mas ao menos serviu de base para aprender novos processos, e precisamente hoje, a primeira peça ficou pronta, após nada mais nada menos que quase duas semanas de retrabalhos.

Algumas etapas do processo..

A nova matriz com todo o material do processo ainda exposto, logo após sair do molde provisório:

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Essa parte cinza não é primer, mas funciona como se fosse para peças laminadas... isso é GelCoat, e ele dá proteção contra intempéries à peça, copia exatamente todos os detalhes do molde, e serve como base de pintura. Notem que ele está pela face superior da peça somente... Isso é por que eu tive que fazer laminação manual com fibra de vidro na parte de 'face' da peça, só pra daí fazer o restante injetado (Suportes laterais, dutos, e detalhes da face inferior da peça, como guias e travas)

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Após essa fase de acabamento, notem também nas partes que estão brancas: Aquilo é massa poliéster... realçando as únicas e bem poucas áreas onde a matriz inicial não estava lá 100%. Nada mal heim? rs .. porém reparem o quão lixada a peça ficou nesta etapa do processo.. vixe, foram pelo menos 3 dias correndo lixa nessa peça. Posso ter 'adicionado' pouco material para correção, porém a quantidade que foi retirada, foi absurda.. a peça deve ter 'emagrecido' uns 50 gramas em todo o processo (O que não é mal para um componente que está pesando em torno de 430 gramas atualmente - baita dieta!

Nas fotos acima, a peça já estava com a preparação para pintura executada.. processo que levou basicamente esta semana inteira. Foram muitos detalhes e correções feitas a mão após montar a peça no carro ao menos umas 15 vezes... logo de cara já estava boa, mas 'bom' não é 'perfeito', rs

E aqui... após fazer a pintura 'base' na peça final. Note que ela não tem ainda a textura, cor e brilho finais... isso pois não havia necessidade. Ela pode até ser usada futuramente, mas essa peça ainda não é completa, e só serve de base para o molde final:

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E finalmente, agora a noite, a peça já 'enquadrada' e devidamente fixada na base que servirá para criação do molde final. Uns pontinhos cinza na peça são mais algumas correções com clay que fiz de última hora antes do molde final, isso é só para minimizar a quantidade de acabamento necessária nas peças finais... fazer certo agora, pra economizar precioso tempo mais à frente, rs

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Amanhã este molde deverá estar pronto .. e consequentemente a produção final começa no Domingo ou no começo da semana. A peça definitiva já terá todas as aletas nos dutos de ventilação, assim como textura, cor e brilho seguindo a padronagem original. Trabalho de primeira mesmo, feita com extrema cautela e muito, muito esforço... tudo seguindo o design da peça original, feita pra ser o mais semelhante possível!

Eu estou ansioso pra ver isso montado de forma definitiva no meu carro... já tem mais de dois meses que ele anda 'zoneado' por dentro, kkk

Ah, e segue sujo, sujo, sujo... olha ele aí hoje:

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rs

Abraço pessoal! :88: :102:

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Vectra CD 95/96 - Malagoli - Manutenção e modernização do interior, Pag 14!

por Arquiteto » 12 Nov 2016, 19:16

espetacular ...

so vc mesmo malagoli pra encarar uma tarefa desta e ressuscitar uma peça extinta

e ainda a fazer melhor que a original

:105:

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Vectra CD 95/96 - Malagoli - Manutenção e modernização do interior, Pag 14!

por cledman » 15 Nov 2016, 18:40

Uau!
hahha... Ficou zerinha a peça rapaz!
Mágica hein?
Ontem mesmo, parei pra abastecer e logo do meu lado, tinha um VA 95, mas era do GLS e justamente essa peça tava toda ferrada ali no painel.
Muito bom o trabalho!

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Vectra CD 95/96 - Malagoli

por tlopes » 24 Nov 2016, 15:07

Que dedicação em Malagoli.... Show!

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Vectra CD 95/96 - Malagoli

por tlopes » 24 Nov 2016, 15:59

Malagoli me escreve ai no 6896048719 (whats),vou te passara uma lista, rsrs.... ja tem meu voto pela dedicação e elaboração das peças. Aguardo..

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Vectra CD 95/96 - Malagoli

por Malagoli » 28 Nov 2016, 18:46

Pessoal, antes das atualizações previstas pra semana, bora colocar tudo em pratos limpos, rs .. desculpem a falta de atenção ao tópico e aos amigos apoiadores do meu trabalho, é que andei absurdamente sem tempo nos últimos dias.. agora eu só ando 'sem tempo', mas já é menos pior, kkk

FabioBarrosDBA escreveu:Fuente del Mensaje Opa carro lindo demais, infelizmente hoje essas pessoas não tem noção, tudo hoje é mercado para venda, não pensam se estão formando pessoas capazes de conduzir um veículo, tudo pensando na venda para o mercado crescer, agora você era dos Monzeiros?, vi que tem outro aqui também, então somos 3 que eu também era brother. rs, parabéns pelo cuidado e preocupação com peças originais, assim ele dura muito tempo mesmo.


Fábio, verdade... toda montadora no Brasil tem um descaso sério com o mercado de peças para veículos antigos, mal estocam peças de mecânica, quanto menos acabamento... e não é só questão de não saber conduzir e acabar esbarrando e quebrando algo, também tem a questão dos novatos na área automotiva de não poderem nem sequer tocar em acabamentos internos dos carros para uma eventualidade 'fuçadinha' de fim de semana... se quebrar um acabamento de um carro antigo, como normalmente acontece nesse tipo de situação, ou o cara fica na mão, ou enche as peças de cola pra contornar o problema, rs .. to trabalhando pra tentar mudar essa realidade.

Toda a galera dos Vectra's sofrem com acabamentos internos, dos A's aos C's.. mas acredite, no A o buraco é muito, muito mais em baixo. Pra começo de história, a GM nunca comercializou peças de acabamento para reposição destes carros.. então no nosso caso, não rola nem aquela coisa de "estoque antigo".. a verdade mesmo é que estas peças simplesmente não existem no Brasil. Quando acha algo, sempre é peça que foi importada da Europa.. e que custam um rim.

E sim, ainda sou membro ativo no Monzeiros.. desde que tive meu primeiro carro em 2008, um Monza SL/E 89 rs..

luizhbh escreveu:Fantastico trabalho ! ! Cara... bobeando, voce consegue até vender isso pra fora, pelo Ebay. Não tem uns usuários aqui da Europa?? Portugal e um outro país?? Basta ver com eles a respeito dos clubes de lá!

E olha tambem com o pessoal do Clube do Calibra, já que tenho 95% de certeza que o Calibra usa essa mesma peça, consequentemente com os mesmos problemas.


Luiz, a questão de comércio exterior é um pouco complicada pra mim que faço meus trabalhos como autônomo... não tenho empresa registrada, nem pretendo ter, se os negócios continuarem como estão. Claro que existe a possibilidade, mas não cogito partir pra ela no momento, rs

Sobre a peça do Calibra, é diferente, embora o painel seja igual, a régua parece ser um pouco mais larga pelo que ouvi dizer. Ainda estou analisando isso, quem sabe consigo trabalhar com os dois modelos.. mas é um pouco complicado, pois o grupo do Calibra não é aberto como a maioria dos clubes de carro.. lá, pra entrar, tem que pagar. Sinônimo de panela, rs

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje espetacular ...
so vc mesmo malagoli pra encarar uma tarefa desta e ressuscitar uma peça extinta e ainda a fazer melhor que a original


Nah.... extinta sim Leo, mas melhor que a original, infelizmente não.. só se fosse réplica da peça original mesmo, coisa que não é. A qualidade da peça e resistência é sim muito boa... mas ainda sobram muitos aspectos a serem melhorados, mas fica pro dia que eu colocar as mãos numa régua 0km (Choveriam canivetes se um dia isto acontecesse, kkk)

cledman escreveu:Fuente del Mensaje Uau! hahha... Ficou zerinha a peça rapaz! Mágica hein?
Ontem mesmo, parei pra abastecer e logo do meu lado, tinha um VA 95, mas era do GLS e justamente essa peça tava toda ferrada ali no painel.
Muito bom o trabalho!


Pois é Cledson, 99% dos VA's sofrem com essa peça.. na verdade só conheço de um único caso onde a tal 'régua' sobrevive inteira até hoje, que é o caso do Vectra GSi do Christian Vanicore, de São Paulo (Aquele Vectra que fez parte da matéria de sedans esportivos dos anos 90, no Acelerados) .. Fora isso, não tem exceção, todos os Vectra A sofrem com trincas nestas molduras.

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Vectra CD 95/96 - Malagoli

por Malagoli » 28 Nov 2016, 19:13

Bom, dando começo a uma pequena lista de atividades ao decorrer desta semana.

No que venho trabalhando:

1 - kit de reparo para Brake Light dos Vectra B 96-99
2 - kit de reposição do acabamento das colunas "A" dos Vectra A 93-96

Essa peça para o Brake Light eu já vinha me dedicando a algumas semanas.. o produto final deve sair em breve, não vai demorar.. e partiu de uma junção entre a recuperação de peças quebradas, e design e impressão 3D para a criação de novos pontos de fixação para a moldura:

O problema:

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E a solução:

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Aqui já na impressão 3D:

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Reparem que eu desenhei o ponto de fixação da peça "liso", ao invés do suporte para aquele trilho de metal que vai no vidro traseiro dos VB. Isso é por que, na minha opinião, de nada adianta refazer a peça e copiar o ponto fraco delas.... melhor fazer algo mais duradouro e definitivo, sendo que neste caso, a moldura será colada com fita dupla face ao vigia traseiro, no lugar da presilha.

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Também estou fazendo a presilha lateral usando um novo layout, para maior robustez e durabilidade do componente.



Sobre as molduras da coluna "A" do Vectra 93-96, hoje eu refiz a forração das minhas, que estão servindo de base ao projeto. E vamos a alguns pontos e detalhes interessantes sobre estas peças:

O maior ponto fraco delas é no sistema de fixação. As presilhas são resistentes, mas a área de suporte delas, na moldura, é extremamente frágil.. então estou redesenhando os engates, de forma que sejam mais simples e robustos, preservando a mesma funcionalidade.

Outro ponto fraco, é que elas são forradas pelo exato mesmo material que a forração de teto.. um tecido com espuma na cor "quase" branca (Um pouco amarelada), e que suja, encarde e descola com o tempo.... a solução para essa questão do tecido é simples: Usar um padrão "moderno" na peça de design antigo para os VA's. Não é exatamente igual ao original, mas continua sendo muito bem acabada, tem a mesmíssima função... porém tem facilidade de manutenção e limpeza incomparáveis às originais. Elas vão ter na face externa da peça a mesma textura que a padronagem do couro originais dos forros de porta, e cor à gosto do cliente.. tudo no plástico, nada de forração com tecido não.

Preparando a matriz, a partir das molduras do meu carro:

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As duas peças encapadas:

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E montadas no carro. A cor é a mesma das colunas B e C, mas isso é opção minha... daria pra manter elas brancas, como no original, mas eu não curto muito o visual.:

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Hoje eu já fiz um molde de testes delas, e deu tudo certo... então amanhã eu encaro o projeto definitivo, e começo a produzir as peças seguindo esta padronagem que mencionei. Branco, Cinza, Preto, Rosa, Roxo, Azul, Marrom... o cliente escolhe a cor, e eu só obedeço, rs


Outra novidade... é que finalmente, na Sexta Feira, eu darei "fim" ao restauro do meu forro de porta dianteiro direito, qual havia "despido" da forração original uns meses atrás. Está na hora de tocar o projeto, e como terei um tempo livre, vou usá-lo para tentar finalizar a peça. Se ela der certinho, eu passo para o restante da forração interna.. e acabo de vez com esse problema dos forros de porta que assombra grande parte dos donos de VA também, rs .. (Mas isso é projeto particular, eu não pretendo fazer esse tipo de coisa pra vender, kkkkk)


É isso aí, assim que as coisas forem tomando rumo certo aqui, eu vou atualizando. Até mais!

:88:

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Vectra CD 95/96 - Malagoli

por Caardoso » 28 Nov 2016, 21:51

Sobre as capas do brake light... Estou na fila de espera! HEHEHEHE
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por luizhbh » 28 Nov 2016, 23:36

Cara ! ! PQP pra sua capacidade ! hauahuahua! To na espera das brake light tambem... mas aqui se me permite um pitaco, o meu brake light tambem tá quebrando, mas a parte dele que deu problema é a que fica exposta ao sol direto, que ressecou e rachou, bem como os dois "botoes" laterais usados pra travar a tampinha, que é removida quando precisamos trocar lampadas.

Aquele trilho pra encaixar na presilha de metal no vidro não deu problema aqui. Ele é mais protegido do sol. Acho que na verdade é a mesma questão da regua do painel do Vectra A, o material plastico não foi devidamente formulado pra suportar a alta incidencia de raios solares e calor.

Eu acredito fortemente que se usar fita dupla face ali pra fixar, ela não vai resistir a muito tempo de carro parado em sol forte tipo praia ou cidades mais ao norte do país.

A seguinte historinha vai ilustrar o que estou afirmando...

No meu Vectra A, eu FERREI com minha capada coluna direita tentando remove-la apenas pra fazer uma limpeza mais adequada. Até hoje me arrependo, pois as presilhas são FORTISSIMAS, e a capa não tem muita resistencia no centro... aí fui puxando e cutucando até que descolou a forração. Aí me vi obrigado a remover a capa. Só que a presilha central não relaxou e a estrutura da capa se partiu ao meio! ! Eu quis tocar fogo no carro comigo dentro de tanto ódio! !Hahahahah! !

Mas liguei o modo gambiarra e consegui fazer uma solda meia boca nas duas metades do plastico, que infelizmente não ficou com a mesma resistencia. Entao tirei as travas da coluna, comprei aquela fita de velcro com adesivo, cortei quatro pedaços e mandei ver na fixação da capa. Ficou lindo por um tempo, me senti orgulhoso!

Até que um belo domigão de sol eu fui a um churrasco, onde o carro ficou no sol direto de 10 e meia da manhã até umas 5 da tarde. nem preciso dizer que o interior estava um forno... quando entrei no carro notei que a capa da coluna simplesmente começou a cair! ! ! A COLA da fita velcro simplesmente amoleceu com o calor e o proprio peso da capa foi puxando... e ela ficou com aqueles fios de cola repuxando.

Isso pode acontecer tambem com o brake light no sol, acho que o caminho seria nervuras de reforço na estrutura e algum aditivo no material que seja resistente aos raios UV.


Seguem as fotos do meu brake light do meu vectra B com a gambiarra que tentei fazer com ferro de solda e uns farelos de plastico que arrumei num desmanche...


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Note onde foi que o plastico ficou quebradiço pela exposição ao sol e se partiu em três de forma quase espontanea.

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Amanha eu tento tirar fotos da coluna e da capa do Vectra A.
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por Ju_Bueno » 29 Nov 2016, 07:40


Qdo comprei meu carro ele já veio com o acabamento das colunas dessa forma - devem ter sido feitas junto com o estofamento. Qdo notei que o original era em tecido e de cor clara concluí que o preto em courvin era muito mais prático e condizente com a proposta de todas as outras colunas serem revestidas em preto tb.

*Qdo vc produzir o tabelier, me dá um alô!! rsrsrs...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

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por Malagoli » 29 Nov 2016, 08:00

Caardoso escreveu:Fuente del Mensaje Sobre as capas do brake light... Estou na fila de espera! HEHEHEHE


Opa, legal Rodrigo, eu te chamo assim que estiverem em produção!

luizhbh escreveu:Fuente del Mensaje Cara ! ! PQP pra sua capacidade ! hauahuahua! To na espera das brake light tambem... mas aqui se me permite um pitaco, o meu brake light tambem tá quebrando, mas a parte dele que deu problema é a que fica exposta ao sol direto, que ressecou e rachou, bem como os dois "botoes" laterais usados pra travar a tampinha, que é removida quando precisamos trocar lampadas.

Aquele trilho pra encaixar na presilha de metal no vidro não deu problema aqui. Ele é mais protegido do sol. Acho que na verdade é a mesma questão da regua do painel do Vectra A, o material plastico não foi devidamente formulado pra suportar a alta incidencia de raios solares e calor.

Eu acredito fortemente que se usar fita dupla face ali pra fixar, ela não vai resistir a muito tempo de carro parado em sol forte tipo praia ou cidades mais ao norte do país.

A seguinte historinha vai ilustrar o que estou afirmando...

No meu Vectra A, eu FERREI com minha capada coluna direita tentando remove-la apenas pra fazer uma limpeza mais adequada. Até hoje me arrependo, pois as presilhas são FORTISSIMAS, e a capa não tem muita resistencia no centro... aí fui puxando e cutucando até que descolou a forração. Aí me vi obrigado a remover a capa. Só que a presilha central não relaxou e a estrutura da capa se partiu ao meio! ! Eu quis tocar fogo no carro comigo dentro de tanto ódio! !Hahahahah! !

Mas liguei o modo gambiarra e consegui fazer uma solda meia boca nas duas metades do plastico, que infelizmente não ficou com a mesma resistencia. Entao tirei as travas da coluna, comprei aquela fita de velcro com adesivo, cortei quatro pedaços e mandei ver na fixação da capa. Ficou lindo por um tempo, me senti orgulhoso!

Até que um belo domigão de sol eu fui a um churrasco, onde o carro ficou no sol direto de 10 e meia da manhã até umas 5 da tarde. nem preciso dizer que o interior estava um forno... quando entrei no carro notei que a capa da coluna simplesmente começou a cair! ! ! A COLA da fita velcro simplesmente amoleceu com o calor e o proprio peso da capa foi puxando... e ela ficou com aqueles fios de cola repuxando.

Isso pode acontecer tambem com o brake light no sol, acho que o caminho seria nervuras de reforço na estrutura e algum aditivo no material que seja resistente aos raios UV.


Seguem as fotos do meu brake light do meu vectra B com a gambiarra que tentei fazer com ferro de solda e uns farelos de plastico que arrumei num desmanche...



Luiz, existem diversos tipos de fita dupla face, cada um para determinado tipo de situação. Se quer durabilidade, em qualquer aplicação, seja interior ou exterior, a fita mais recomendada são as siliconadas "VHB". É um rim o preço do rolo daquelas fitas, mas não corre do risco de descolar. É só limpar bem as áreas antes da montagem, passar a fita.. e pronto, esquece! Eu falo sobre elas pois, justamente no ponto de fixação, é onde as molduras que tenho aqui estão mais detonadas. Logo pensei que ali fosse o ponto que mais sofreria pela ação do tempo ... e pudera, é uma parede de plástico com menos de 2mm de espessura, não suporta carga quando ressecada mesmo.

Veremos, como disse, tenho a opção de fazer como na original também... eu só não quero fazer outra porcaria, repara bem na estrutura e no desenho dessa peça como ela é fraca e frágil! Parece que foi feita já pensando no mercado de reposição, rs

O plástico ABS tem proteção UV sim.. acontece que existem diversas marcas e tipos destes plásticos reciclados, uns de melhor qualidade, outros de qualidade ruim. Você não vê peça de ABS esfarelando num Toyota ou Honda por exemplo.. Mas relaxa, todos os materiais que eu trabalho aqui tem proteção também, além de serem mais resistentes por não serem 'reciclados' nem nada, rs


Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Qdo comprei meu carro ele já veio com o acabamento das colunas dessa forma - devem ter sido feitas junto com o estofamento. Qdo notei que o original era em tecido e de cor clara concluí que o preto em courvin era muito mais prático e condizente com a proposta de todas as outras colunas serem revestidas em preto tb.

*Qdo vc produzir o tabelier, me dá um alô!! rsrsrs...


A forração original destas colunas só é bonitinho em quanto está novo e limpo. Depois do tempo vai sujando e encardindo como no forro de teto, porém em 'pior' escala.. sem contar quando solta e fica aquela coisa toda enrugada e ridícula, rs ... vai entender o pq da GM ter feito daquele jeito né! No entanto que no Vectra B em diante, desistiram da ideia, kkkk

Sobre a cor, eu também acho que casando com a tonalidade das colunas B e C fica melhor... ainda mais se olhar o interior do carro de forma meio que "panorâmica", lá de trás até na frente... fica mais uniforme e bonito na minha opinião.

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Vectra CD 95/96 - Malagoli

por Malagoli » 29 Nov 2016, 08:02

Bom, pequena atualizada quanto às capas das colunas A.... Mudei a forração, pra mudar a textura das peças:

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Agora ao invés de ter a textura igual aos forros de porta, estou fazendo com esta aí que é bem bem bem próxima a textura das colunas B e C. Ou seja, fica com um visual mais que ... "de fábrica", imagino (Não que seja igual, afinal, a original não tem nada a ver com nenhuma das opções, kkkkkk)

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Vectra CD 95/96 - Malagoli

por Robson Lott » 29 Nov 2016, 11:10

Malagas y amigos, permitam-me apenas um detalhe:

Eu venho reparando em materiais de época, bem como o acabamento da coluna A do meu Vectra A e as gambiarras que vemos por aí.
Na verdade, Malagas, o veludo original desses acabentos "é igual mas é diferente"! hehehehe!!! Ou seja, há uma sutil diferença. Não sei se pela incidência de sol, não sei se pela fadiga do materia, mas no meu Vectra, como ainda é original, notei isso ao lavar todas as peças do interior do carro. Mas sim, é diferente... Mais brilhante e mais robusto e mais cor-de-gelo.

Mas acho que pelo viso, isso não é mais o caso! hehehehehe!!!

O lance é que concordo contigo. Fica estranho a coluna B e C pretas/grafite e a A somente branca. Como pode ver, dentro de minhas limitadas possibilidades, mandei forrar no Ecuador em veludo preto pra ver como ficaria. E entrou no "pacote" pra trocar o forro frágil original que tinha na coifa da alavanca do freio de mão.

Da forma que vc fez ficou ótimo! Ah! E lembrando que no ômega (modelo que foi desenvolvido +/- na mesma época do Vectra) sim, originalmente é em preto! :) Vai entender......

Parabéns pelo devido empenho!!!

Abração!
Robson Lott
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Vectra CD 95/96 - Malagoli

por Malagoli » 29 Nov 2016, 18:39

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
*Qdo vc produzir o tabelier, me dá um alô!! rsrsrs...


Ahhh Juliano, sobre o tabelier... bom, é o tipo de peça que não vale a pena fazer. O custo seria pra lá de alto, sem contar que é uma peça não muito complicada de achar no mercado de usados.. eu mesmo estou à beira de trocar o tabelier do meu VA, e num giro de 2 dias encontrei 4 painéis em muito melhor estado que o meu, por reles R$250,00! rs

Robson Lott escreveu:Fuente del Mensaje Malagas y amigos, permitam-me apenas um detalhe:

Eu venho reparando em materiais de época, bem como o acabamento da coluna A do meu Vectra A e as gambiarras que vemos por aí.
Na verdade, Malagas, o veludo original desses acabentos "é igual mas é diferente"! hehehehe!!! Ou seja, há uma sutil diferença. Não sei se pela incidência de sol, não sei se pela fadiga do materia, mas no meu Vectra, como ainda é original, notei isso ao lavar todas as peças do interior do carro. Mas sim, é diferente... Mais brilhante e mais robusto e mais cor-de-gelo.

Mas acho que pelo viso, isso não é mais o caso! hehehehehe!!!

O lance é que concordo contigo. Fica estranho a coluna B e C pretas/grafite e a A somente branca. Como pode ver, dentro de minhas limitadas possibilidades, mandei forrar no Ecuador em veludo preto pra ver como ficaria. E entrou no "pacote" pra trocar o forro frágil original que tinha na coifa da alavanca do freio de mão.

Da forma que vc fez ficou ótimo! Ah! E lembrando que no ômega (modelo que foi desenvolvido +/- na mesma época do Vectra) sim, originalmente é em preto! :) Vai entender......

Parabéns pelo devido empenho!!!

Abração!
Robson Lott


Verdades verdades. Mas como disse, agora são águas passadas... mas mesmo assim, o papo de 'forração' continua válido. Veja bem, eu vou vender as molduras na cor que o cliente quiser.... porém depois se ele optar por forrar a peça, pra manter o padrão igual ao original (E aceitar as consequências que isso tem), ele poderá fazê-lo sem problema algum.

Mas eu prefiro na cor das colunas B e C também... E sim, a GM é LOUCA! .. Nos Vectra B é o contrário do Vectra A: As colunas B e C são brancas, em quanto as colunas A são cinza grafite / preto. Vai entender... provavelmente os caras usavam uns tóxicos bem loucos lá no estúdio Opel quando iam definir 'cores para as molduras de coluna' pra estes carros no passado, kkk

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Vectra CD 95/96 - Malagoli

por luizhbh » 29 Nov 2016, 20:03

Malagoli escreveu:Fuente del Mensaje O plástico ABS tem proteção UV sim.. acontece que existem diversas marcas e tipos destes plásticos reciclados, uns de melhor qualidade, outros de qualidade ruim. Você não vê peça de ABS esfarelando num Toyota ou Honda por exemplo.. Mas relaxa, todos os materiais que eu trabalho aqui tem proteção também, além de serem mais resistentes por não serem 'reciclados' nem nada, rs


Sim eu sei que o ABS aguenta a radiação UV, mas foi isso que eu disse. Não sou expert em plasticos, mas imagino que deve haver alguma aditivação na hora de misturar aquela farinha de polimeros pra colocar nas injetoras ou moldadoras que aumente essa resistencia, veja que a tal regua do Vectra A trinca toda, mesmo na Europa onde a incidencia de sol é menor que a daqui, lembra da parte superior do painel, ou tabelier, dos primeiros Tempras e tambem dos Alfas 155 que vieram pra cá? O painel desses carros rachava e trincava pra todo lado.

Eu não sei se tem a ver com produto de baixa qualidade ou se não fizeram um projeto que previsse essa absorção de calor. Mas enfim, eu arriscaria até a dizer que a própria resistência dessa parte do engate que prende no grampo do vidro fica comprometida pelo ressecamento do plástico como um todo, não?
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Vectra CD 95/96 - Malagoli

por Ju_Bueno » 30 Nov 2016, 13:10

Malagoli escreveu:Fuente del Mensaje
Ahhh Juliano, sobre o tabelier... bom, é o tipo de peça que não vale a pena fazer. O custo seria pra lá de alto, sem contar que é uma peça não muito complicada de achar no mercado de usados...

Pois é, suspeitei desde o princípio!
Pra mim acho que o problema maior seria trocá-lo - eu não tenho ferramentas nem os atributos necessários pra eu mesmo fazer. Daí teria que encontrar alguém disposto, não fazer de qualquer jeito, mas com todo o zelo necessário, o que com certeza iria me custar um rim...
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