Vamos lá... últimas atualizações quanto a alguns trampos no VCD:
Na semana passada eu fiz a substituição do painel de instrumentos... consegui um de Vectra GSi numa negociação que foi muito interessante, na qual esse painel entrou praticamente de brinde. Diferenças: Conta giros até 8 mil rpm, contra 7 mil do VCD .. e Velocímetro até 250 km/h, contra 220 km/h do VCD.
O meu painel original estava marcando 180.502 km no dia da troca, contra 132.610 do "novo" painel.
Eu salvei todos estes números pois em breve, irei 'adiantar' o hodômetro do painel de GSi pra igualar com a real km do meu Vectra, mas isso merece um detalhamento a mais:
> A km marcada no painel antigo é totalmente fora do real... explico:
Desde que comprei o carro, em 2013... o velocímetro dele sempre marcou muito além do que deveria. Painel marcando 100 km/h, GPS marcando 89 km/h.. Sim, essa diferença toda!
Olhando por isso aí... meu painel a anos pelo menos, sempre marcou 11% a mais que o real. Se considerarmos isso 'pela vida toda do carro', o que não seria difícil, já que sempre usou a mesma proporção de raio roda / pneu, teríamos que a km real do carro é de "apenas" 160.647 km. Uma bagunça né?
Bom, o painel de GSi pelo que percebi, marca um pouco menos 'fora' do real.. ainda não cheguei a calcular, mas percebi que a diferença é praticamente a metade do painel original, o que seria, marcando em torno de 5% "mais" que realmente é. Diferença facilmente corrigida numa troca do jogo de rodas e pneus: É só colocar um conjunto com o raio total 5% maior que o original, que o painel passará a marcar bem bem bem próximo do que realmente deveria.
Assim sendo.... já que estão nos planos trocar rodas e pneus ao decorrer de 2017, no dia que isso ocorrer, eu farei todas as continhas da real km do carro, pra ajustar no painel, daí montar o novo conjunto de rodas que vai "estabilizar" tudo isso aí.
Pequenos detalhes, mas que me deixaram sempre numa vontade enorme de acertar.. e que ainda deixam, rs
No mais, uma outra coisinha que eu fiz no carro hoje, foi algo que demandava uma solução definitiva também desde que o havia comprado: As partes "foscas" dos parachoques já estavam com a pintura pra lá de bombardeada. Nos últimos anos eu até fiz algumas intervenções pouco eficientes pra tentar minimizar o problema, usando tinta spray, porém hoje, eu parti pra algo mais 'hardcore'. Como estavam:
Dianteiro:
Traseiro:
Estranho como as fotos não mostram em detalhes.. mas explicando, a qualidade da tinta que cobriam as partes estava bem pobre, tinham manchas e partes do fundo - um plástico amarelado - aparente em diversas áreas... o que me incomodava. Outro detalhe, somente no parachoque traseiro, é a ausência de textura nas partes foscas.. provavelmente já correram lixa pesada ali, pois é praticamente lisa. Eu consegui fazer a pintura texturizada, porém pra ficar "original", só trocando mesmo. Eu tenho outro parachoque traseiro aqui, porém como é de outra cor e o trampo será bem maior, preferi deixá-lo pra próxima oportunidade, rs
Então vamos ao reparo... comecei tirando os parachoques do carro. Meu carro pode estar sujo, mas isso não quer dizer que eu iria correr o risco de pulverizá-lo, obviamente:
Uma visão mais detalhada do parachoque dianteiro... que está bem bombardeado na parte inferior. Aqui um dos motivos de eu estar me segurando tanto quanto a rebaixar mais o Vectra... a dianteira desse carro é baixa de mais, qualquer descuido e o parachoque pega mesmo!
Eu preciso pintar umas peças, inclusive já até fiz a tinta do meu carro (Preto Liszt 94'), porém estou sem verniz e primer no momento.. então o reparo mais extenso nesse parachoque (E em outras peças aqui), fica pra outro dia.
Minhas humildes instalações:
Um compressor "ar direto" que me quebra o galho pra pintura das peças que produzo, e a minha "rainha", uma pistola de pintura americana Anest Iwata W-100 HVLP profissional. Aqui ela fica desperdiçada, pois só uso em pequenos reparos, mas literalmente, é equipamento pra qualquer trabalho de grande escala. Se eu tivesse um compressor e uma cabine, daria pra pintar o carro inteiro com ela!
Eu misturei um pouco das tintas Laca / Nitrocelulose que uso pras minhas peças, pra chegar na tonalidade cinza grafitte original dos parachoques... e mandei bala aproveitando o sol deste sábado:
Já cheguei a montar o carro novamente.... porém não tive tempo de lavá-lo, então fotos atualizadas dele ficam pra amanhã, possivelmente durante o encontro em Betim... se tudo correr bem devo dar uma passada por lá, rs
Então é isso.. no momento é só, tenho alguns outros trampos importantíssimos rodando em paralelo e que vão ter influência direta no VCD, porém vou deixar pra detalhar quando estiverem mais próximos de serem montados... 2017 vai ser um ano cheio pra esse BUM, se tudo correr bem!
Abraço pessoal,
P.S.: Será que o carro velho anda econômico? rs ... foto depois de estacionar no meu destino, em um trecho de 34 km que tive que percorrer na Sexta Feira... era por volta das 13:50, o tráfego estava pesado, porém fluindo, fui indo na média de uns 60 km/h:
16 km/l ... em trajeto misto (Via Expressa e avenidas, poucas ruas) .... Vectra 1.0? kkkk