SR_RANCA_LASCA escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, comprei meu vectra elegance 2007 esses dias, e ele veio com o possivel problema a resolver, quando vou girar a chave ela da uma agarradinha na hora de voltar, mas o carro liga normal (ainda kkkk) queria saber se isso tem solução ? se é dificil a solução ? qual a solução ? e quando custaria mais ou menos para estar resolvendo?
CKlein escreveu:Fuente del Mensaje O meu Elegance 06 aut. aconteceu o mesmo, travava de início e depois girava, porém, um belo de dia ele demorou pra destravar e na hora de destravar, fui sair com o carro e cadê que o volante virava? Um amigo meu, mecânico da GM das antiga, viu que quebrou um componente e a solução mais rapida seria tirar o pino que trava o volante.
Carro desligado ainda gira o volante de vc mexer mas de resto consertou.
Inclusive foi por isso que fiz cadastro aqui no Clube do Vectra foi o unico lugar com informações muito relevantes e casos iguais.
Preciso por a foto do meu falando nisso.
Abs.
Richard Mcmannus escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal,
Sou novo no grupo e já tirei várias dúvidas por aqui, agora também fui contemplado com essa bomba relógio que é a novela comutador/miolo de ignição/cilindro, depois de ler e acompanhar o desenrolar de vários relatos pude observar que ficaram algumas dúvidas à respeito de onde era realmente a origem do problema e se de fato foi resolvido. Gostaria de pedir a ajuda de vocês para montarmos um croqui com a origem ou conjunto dos problemas e o seu respectivo sintoma, apenas a título de resumo que poderia ajudar bastante a eliminarmos falsos diagnósticos e trocarmos peças desnecessariamente além de não nos tornarmos vítimas de chaveiros aproveitadores. No meu caso por exemplo:
*chave entra e sai com facilidade? : SIM
*chave gira com facilidade? : SIM
*chave destrava o volante? : SIM
*chave acende as luzes de pré-ingnição ? :NÃO
*chave liga o carro? : NÃO
*chave libera a tampa do tambor do cilindro da chave? : SIM (acho que é esse o nome daquela tampinha de metal onde fica a fenda para colocarmos a chave)
Depois de ler os vários problemas, acho que o meu é o excêntrico do cilindro e não o comutador, mas se puderem me ajudar pois pelo que pude observar quando o problema é no comutador a chave gira com dificuldade ou trava. Valeu pessoal, se tiverem alguma dica ou informação para acrescentar agradeceria muito abs.
Fabrock escreveu:Fuente del MensajeRichard Mcmannus escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal,
Sou novo no grupo e já tirei várias dúvidas por aqui, agora também fui contemplado com essa bomba relógio que é a novela comutador/miolo de ignição/cilindro, depois de ler e acompanhar o desenrolar de vários relatos pude observar que ficaram algumas dúvidas à respeito de onde era realmente a origem do problema e se de fato foi resolvido. Gostaria de pedir a ajuda de vocês para montarmos um croqui com a origem ou conjunto dos problemas e o seu respectivo sintoma, apenas a título de resumo que poderia ajudar bastante a eliminarmos falsos diagnósticos e trocarmos peças desnecessariamente além de não nos tornarmos vítimas de chaveiros aproveitadores. No meu caso por exemplo:
*chave entra e sai com facilidade? : SIM
*chave gira com facilidade? : SIM
*chave destrava o volante? : SIM
*chave acende as luzes de pré-ingnição ? :NÃO
*chave liga o carro? : NÃO
*chave libera a tampa do tambor do cilindro da chave? : SIM (acho que é esse o nome daquela tampinha de metal onde fica a fenda para colocarmos a chave)
Depois de ler os vários problemas, acho que o meu é o excêntrico do cilindro e não o comutador, mas se puderem me ajudar pois pelo que pude observar quando o problema é no comutador a chave gira com dificuldade ou trava. Valeu pessoal, se tiverem alguma dica ou informação para acrescentar agradeceria muito abs.
Boa Tarde amigo, estou com esse mesmo problema que foi descrito por vc, descobri que a trava de uma peça que faz o excentrico girar o comutador quebrou, porem estou com dificuldade de encontrar essa peça para comprar sem ser no mercado livre, estou com a trava desmontada aguardando encontrar essa peça para comprar, pois nas autorizadas somente vendem a trava completa.
celso siqueira escreveu:Fuente del Mensaje Ola boa noite pessoal, esta é munha primeira vez aqui. Estou com um problema inusitado, troquei o miolo do meio entre a chave e o comutador, pois bem agora quando desligo o carro não destrava as porta o som a o som só liga do botão enfim não sei o que fazer, os eletricista dizem que é a posição do comutador que esta errada o chaveiro diz que não olha não sei o que fazer, e hoje o carro ficou sem bateria e os eletricista disseram que isso uma hora ou outra iria acontecer. Pessoal o que devo fazer... mandar trocar o comutador ou revisar o mesmo para saber se estar mesmo montado errado. Aguardo abraço a todos.
Finotti escreveu:Fuente del Mensaje Galera, quero passar uma experiência que tive ontem.
Tenho um vectra 98, que ainda não completou 50.000 km, e a chave já estava começando a travar quando ligava. Para não ter problemas futuros , resolvi comprar o cilindro/miolo de ignição paralelo (não existia o original na loja) a fim substituir o usado, isto com a intenção de aproveitar as gorjas (linguetas) do antigo e usá-las para para manter a chave velha para funcionamento tanto da ignição, abertura da porta e porta-malas. Pois bem, quando retirei o miolo de dentro do cilindro do conjunto novo, verifiquei que só tinham 7 gorgas ( 4 de um lado e 3 do outro) , enquanto o original têm 10 ( 5 de cada lado). Além deste problema, verifiquei que as dimensões também não batiam, pois até o pino de destravar o miolo não permitia a permuta entre as peças de um conjunto paro o outro.
Com o intento ainda de manter a chave de contato original, após verificar que as gorjas estavam bem gastas no seu interior (o que pode ser feito após virar a chave para a posição de pré-ignição e constatar que as pontas das gorjas ultrapassam a superfície externa do miolo, enquanto que o correto é elas estarem todas no mesmo nível), fui até um chaveiro que as substituíram por gorjas novinhas, de acordo com as medidas dos desgastes das mesmas e do desgaste da chave. Ficou excelente o serviço!!!
Mas o destino me reservou um surpresa quando fui empurrar o pino que libera a trava de direção para a introdução da carcaça do cilindro/miolo no suporte do mesmo. Verifiquei que havia um ganchinho quebrado e por isso não conseguia manter o volante destravado para colocação do cilindro/ miolo.
Então, pensei e descartei a possibilidade de comprar um suporte novo para o cilindro, já que este meu vectra não permitia a retirada do mesmo em virtude de não possuir parafuso rosqueável - possui um pino de cabeça arredondada que foi introduzido mediante pressão considerável, que só poderia sair com fortes marteladas e assim com grandes chances de danificar o painel.
Diante de tal situação, após ver um vídeo estrangeiro (ensinando a fazer furo no suporte com broca e introdução de haste), para reter este pino que mantem o volante destravado e permitir a colocação do cilindro/miolo, além de conselhos de 3 chaveiros diferentes, resolvi a situação de uma maneira muito simples:
1- Retirei uma trava em forma de L de um material super leve (no momento esqueci o nome do material, parecia um plástico) que estava sendo forçada por uma mola no interior do suporte, bem do lado esquerdo;
2 - Retirei a referida mola, que estava também do lado esquerdo e no sentido longitudinal, utilizando um ímã telescópico destes tipo caneta;
3 - Anotei a medida da profundidade onde estava alojada a mola;
4 - Recortei uma haste de metal inoxidável um pouco maior do que 2X a medida anterior, de diâmetro um pouco menor do que a mola retirada;
5 - Dobrei a haste ao meio em forma de "U" com poucos milímetros entre uma perna e outra (distância pequena mesma);
6 - Para segurar o pino que trava a direção, introduzi uma perna da haste "U"no furo em que estava a mola e a outra num vão pequeno que se encontra acima do orifício anterior;
7- Cortei as pernas da haste até que ela não atrapalha-se a introdução do cilindro/miolo no suporte;
8 - Finalmente, coloquei tudo no lugar, perfeitamente.
Bom, a direção não trava mais, porém não gastei com suporte novo, economizei mão-de-obra, evitei estragar painel, consegui uma nova maneira de destravar sem furar o conjunto e espero ter contribuído ao repassar a experiência para o clube.
Grato!!
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