fabio cesar escreveu:Fuente del Mensaje
Acesse o tópico desse link que pode lhe ajudar: viewtopic.php?f=45&t=9159&p=185632&hilit=program#p185632
fabio cesar escreveu:Fuente del Mensaje
danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Os computadores do Omega, se estiverem sem a memória de parâmetros ou se esta estiver danificada, fica escrito Prog.
Só que pelo que já vi do MID ele não tem eeprom removível. Talvez esteja corrompida, e se for isso com o Tech2 é possível reprograma-lo.
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
jefersonnaztick escreveu:Fuente del Mensaje
Boa noite!
Estava vendo esse tutorial e me deparei com esse MID e essa mensagem " LUZ BAIXA LANT. TRAZEIRA", o meu fica aparecendo essa mensagem, o que é essa mensagem vocês poderiam me ajudar a resolver isso, desde já obrigado pela atenção!!!!!
Arquiteto escreveu:Finalmente consegui um tempinho para montar este how to
muito solicitado ...obs o material não e de minha autoria ...
"Vou descrever aqui como fiz para consertar o MID do meu Vectra CD 96/97 que estava com o problema de falha nas linhas e colunas dos caracteres.
Já havia feito o procedimento quando comprei o carro a 3 anos atrás, mas não tive tempo para fazer o How-to; mas dessa vez vamos lá!
Na primeira vez, o MID ficou 100%; minha falha foi ter colocado lâmpadas de 2W, ao invés das de 1,2W (Originais) que aumentou a temperatura da placa onde a lâmpada fica e danificou a extremidade do Flat do LCD.
Dessa vez, para acabar com o problema de aquecimento, coloquei LEDS branca de 20mA, que além de não aquecerem, quase não consomem energia.
A dica aqui e se observar as polaridades ...na hora de colocar os leds
Para realizar o conserto, pesquisei muito aqui no fórum, na Internet em geral, fui em eletrônicas... e cheguei a conclusão que o negócio não é um bicho de 7 cabeças, basta ter cuidado e capricho. Mas se você não mexe muito com eletrônica, não aconselho desmontar o MID .
Algumas ferramentas necessárias:
- Chave philips para desmontar o painel do carro,
- Soldador comum de 40 watts,
- Sugador de solda bom, mais bom mesmo,
- Chave de fenda pequena,
- Alicate de bico, para montagem das LEDS no soquete,
- Fita crepe, termo-retrátil, espuma anti-ruido, tinta condutiva, estilete, agulha fina, alcool para limpeza, pincel...
MID com falhas ainda instalado no carro:
1° Passo: Desmontar o painel do carro e retirar o MID
Não tem segredo, tem esse tutorial aqui do forum; e o video do Youtube:
VIDEO
http://www.youtube.com/watch?v=_h8UDxRxyVo
2° Passo: Ligando o MID em bancada
Pesquisei muito aqui no fórum, e encontre este tópico que explica a equivalência entre os pinos do MID de conector amarelo e cinza, e também o TID. Utilizei ele como referencia, ligando:
Pino 1 e 5 - POSITIVO 12 V
Pino 2 - NEGATIVO
Ligando dessa maneira o MID liga e mostra todas as falhas do Check, sendo possível verificar os caracteres defeituosos.
Utilizei uma fonte de 12 Volts comum. Confira a voltagem de saída da fonte para ver se ela não esta muito elevada, a minha estava com 14.3 V, pois algumas fontes chegam até 20 Volts sem carga.
Adaptei um conector comum de sucatas de placa eletrônica. Qualquer um com no mínimo 5 pinos serve. Isole os demais e ligue os 3 terminais indicados acima.
Veja o conector adaptado e a fonte utilizada:
MID em bancada alimentado pela fonte:
3° Passo: Desmontando o MID
Retire a capa plastica branca que tampa a parte traseira do equipamento. Não é necessário retirar as lampadas, elas não atrapalham...
Vejam a parte traseira do meu MID de conector amarelo, da marca Siemens com numeração GM 90 464 728:
Para soltar a tampa branca, aperte essas 4 travas mostradas com o circulo vermelho:
Agora, com o soldador e o sugador de solda em mãos, você terá que dessoldar os 3 pontos mostrados no circulo vermelho, que são dos ferrinhos dos botões de acertar a hora que ficam localizados no painel.
Sugue toda a solda para ficar facil de sair.
vc vai ter isto :
Agora, na parte traseira existem duas fileiras pequenas de soldas que devem ser dessoldadas para poder abrir o MID e ter acesso ao FLAT. O ponto esta circulado em vermelho.
Agora você deve ter o BOM sugador em mãos, pois sem ele será impossível desmontar o aparelho sem danificar. Veja os pontos de solda:
Após retirar toda a solda, e os buracos estiverem limpos e os pinos soltos dentro dele, você pode deslocar a placa desencaixando dos pinos. Observe que existem 4 travinhas (circulo azul) que devem ser soltas na mesma hora de deslocar a placa, evitando assim que essas travas quebrem.
Depois de retirar a placa maior, retire a placa menor que só tem 2 travas laterais. Cuidado para não rasgar as fitas, pois tanto a placa grande, quanto a placa pequena possuem o FLAT.
Retire o visor de LCD do suporte branco que prende tudo. O visor possui 4 travinhas em suas "quinas". Depois de tudo retirado do suporte branco, ficará assim:
4° Passo: Soltando e consertando O FLAT do LCD
Originalmente, o MID costuma vir com uma fita vermelha que parece durex em cima do flat para ajudar fixa-lo na placa durante a montagem. Como já havia mexido no meu, ele estava com fita crepe (da boa, aquelas de funilaria; não aquelas de prender fraldas... huahuahua).
Descole a fita adesiva e depois descole o FLAT com muito cuidado, e SOMENTE NA PLACA, NÃO DESCOLE NO VISOR DE LCD POIS SE DESCOLAR NO VISOR NÃO TEM MAIS CONSERTO, SOMENTE TROCANDO O FLAT.
Um detalhe, que as eletronicas tem os FLATS em estoque, não gostam de vender... comprovado por mim mesmo após vários minutos de interubano e vários dias de enrrolação...
Depois disso vai estar assim:
Agora com uma agulha fina, limpe todos os contatos da placas; TODOS eles devem estar bem limpos. Você pode usar um pano com alcool e uma borracha escolar para dar acabamento (como é feito em memórias de computador)
Essa foto não é minha, mais serve para ilustar a sujeira (trilhas de carbono do FLAT) que ficam na placa:
Agora é a hora mais importante da manutenção: o FLAT.
Ele é uma fita dupla face com trilhas de carbono que possuem uma cola especial. O que acontece é que o calor das lampadas (vejam as partes queimadas do suporte branco das placas+LCD) estragam a cola, que se solta da placa e ate mesmo pode ressecar FLAT.
O que se deve fazer é cortar cerca de 2 milimetros no máximo da extremidade danificado do flat, e retirar a capa da fita dupla face dele, de modo que seja possivel recoloca-lo nos contatos da placa. Note que no flat menor, deve-se cortar o minimo possivel.
Veja o flat com os contatos danificados:
Essas fotos não são minhas, mas a imagem é melhor... veja:
Você deve deixar 2 milimetros do flat com as trilhas boas, no meu caso que ja havia encurtado uma vez tive que refazer algumas trilhas do flat com uma tinta condutiva, comprada no ML. Utilizei uma agulha bem fina para aplicar a tinta. Veja a tinta:
5° Passo: Montando novamente o MID:
Como a cola do flat estava um pouco ruim, eu utilizei fita crepe para fixa-lo novamente na placa e reforcei aquelas borrachinhas que forçam o flat contra placa. A trilhas do flat e da placa tem que bater exatamente uma em cima da outra.
Para montar, siga o processo inverso, montando primeiro a placa menor, depois o visor e depois a placa maior:
Encaixe bem todas as placas e solde os pinos que juntam as placas. Agora você pode ligar para testar... eu tive que desmontar mais 2 vezes até acertar a posição correta do flat na placa e com as borrachinhas que prensam no lugar correto...
Depois de acertado, coloque o conjunto de placas+visor de volta na capa preta, solde os pinos dos botões de ajuste de hora e na hora de colocar a capa branca, reforce aquele pinos que prensam a placa traseira.
Vejam o resultado: (MID ainda com lampadas normais, mas de 1,2 Watts)"
e isto ai pessoal ...
quem não tem as manhas e aconselhavel pegar este material e passar para
alguem que tenha conhecimento em manutenção em eletronica ...
la se foi minha manha de feriado rsrsr
kelencecilio escreveu:Fuente del Mensaje boa noite
Uma pergunta ,tenhop varios painies de vectra b equi em casa e um computador de bordo do vectra c 2008
os mid estao com falhas nos leds ,o complicado e recolcar o flexivel na placa,algum metodo?
E o mid do vectrac sabe informar a pinagem dele se consigo adaptar no vectra b?
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