O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

453 mensagens
Avatar do usuário
ninao1504
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 17 Abr 2013, 23:47
Nome Completo: kleiton gabriel canova
Cidade: limeira
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Oleo Sintetico ou não?

por ninao1504 » 30 Jul 2013, 15:12

boa tarde meu vectra 2000 ta rodado 123 km quero troca oleo queria ponha 5w30 levei no mecanico ele falo q pode ponha sem problema nenhum to usando 15w40 sou de limeira sp o q vcs acha

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Almeidão » 31 Jul 2013, 14:17

Ricardo Crispim escreveu:
Almeidão escreveu:Eu não sei como você troca ou se é você que troca. Eu faço tudo no meu carro menos pintura isto porque odeio pintura kakkak.

Segredo para não deixar óleo no fundo do carter na troca. Compre uma seringa com 20ML, eu comprei uma de 50, mas é tão raro este tamanho que nem indico. Arranje uma mangueira de borracha para a ponta dela e na ponta da mangueira arranje um tubo de metal, pode se de óleo de freio, faça uma curva nele tipo um anzol. Deixe o óleo escorrer a vontade, depois com a seringa você coloca o anzol por dentro onde estava o parafuso do carter e puxa, repita isto enquanto tiver óleo, assim você terá a certeza que tirou o fuligem todo do fundo com o óleo que ali estava. É a parte mais suja do óleo é este resto.
Nunca troque óleo sem trocar filtro, isto de 2 para 1 é furada. Seu motor vai agradecer.

Nota, a primeira vez que fiz isto, me lambuzei todo, hoje uso luva cirúrgica que comprada por 12 a caixa de 50 pares, fica por 24 centavos o par.



Almeidão, eu troco o óleo do meu vectra no meu mecãnico. Peimeiro ele faz do jeito normal, por gravidade, depois ele pesca o resto com aquela máquina de vácuo e sai bastante. Você acredita que mesmo após utilizar aquela máquina ainda sobra muito óleo no cárter?

forte abraço!!!!!!!!


Esta máquina de vácuo é ótima se o cara for bom, porem para tirar o final e o certo é isto mesmo deixar escorrer e terminar com ela, não gosto da troca feita tirando tudo por ela. A vantage é que quando alguém faz isto que você comenta já se nota de cara que é alguém que tem um certo cuidado com o seu carro, enquanto em alguns postos os caras querem se livrar de ti e mal liberam o óleo e já mete o parafuso para tampar e quando não estragam o parafuso por falta de ferramentas adequada. O óleo deve ser escoado com o motor aquecido e deve esperar pelo menos 30 minutos para que baixe totalmente até o fundo para completar o restante do trabalho e tampar.
Outra coisa que fazem mas não adianta nada que é colocar mangueira de ar em cima para assoprar isto porque vai espalhar o que está no fundo e uma pequena porcentagem que acha a saída vai conseguir se livrar e a maior parte fica espalhado.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Adriano cruz » 31 Jul 2013, 19:35

Almeidão escreveu:Isso ai Adriano, voce foi o mais real em todas opiniões. O motor em seu uso correto ele não acumula borra com óleo mineral e nem está salvo de não ter borras com o óleo sintético. Limpar motor é necessário quando abrir para fazer ele, porque com o acúmulo que ele teve devido ao maus tratos, certamente se estiver acumulo de borra é porque o motor já está condenado. Colocar qualquer produto dentro dele é um risco de voce ter um motor batendo e que ainda anda, por um que vai estar batido e não andar mais.
Os carros de hoje tem o pafaruso do carter para dentro, então por mais que voce faça a coisa certa ele ainda fica no fundo do carter sem poder sair mais de 300 ML de pura sujeira misturada com o resto do óleo que não saiu. BEM, ISTO É NA MAIORIA DOS CARROS, NÃO NO MEU PORQUE EU SEMPRE TIRO ESTE RESTO.

Óleo de freio é um excelente produto de limpeza e sai com agua, mas é para ser usado em peças desmontadas e logo meter agua em cima e que seja peças, não partes pintada. Um exemplo é a TBI que limpa fácil com óleo de freio.

Imaginamos agora sobre o que escrevi que fica 300ML no fundo e estes 300ML não sei do que, pode ser querosente, óleo de freio ou qualquer outro produto e certamente vai ferrar o resto que tinha do motor. E se voce abrir o carter, ok já ajuda muito mas se voce mandar o mecanico abrir fica de olho pra ver se ele abriu mesmo.

Os 300 ML do óleo velho já contamina o motor com o novo óleo. Sem palavras para esta limpeza

Eu ainda afirmo que o óleo sintético por ser muito fino voce precisa andar todos os dias com o carro, para aqueles que saem nos fins de semana vão ouvir muitos tuchos descarregados e batendo quando neste espaço de tempo sem ligar. Falo naqueles 5W30.

Sds


É eu estou rodando todos os dias com o carro e ele funciona tão macio e silencioso não bate nada parece carro ZERO. O importante pra galera saber é que o motor sempre precisa estar lubrificado, pra isso tem que usar. Quem não anda nada com o carro a dica que eu dou é funcionar o motor pelo menos 2 vezes por semana pra manter as paredes dos cilindros e o cabeçote lubrificados.

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Rafael Gouveia » 31 Jul 2013, 21:00

rgapski escreveu:O certo é fazer o seguinte:
1) Esgotar o óleo velho e remover o filtro.
2) Tirar o cárter e tampa de válvulas para serem lavados e verificar a existência ou não de incrustações.
3) Depois de lavados os componentes, verificadas as condições das demais peças, como defletor, eixo do vira, etc.
4) Se tudo estiver sem borra, pode montar os componentes, colocar um filtro novo, um pouco do óleo que será utilizado (3L do sintético) e adicionar um "flush" de boa qualidade (pode ser STP ou Bardhal) para limpar as galerias e tuchos.
5) Deixar o motor funcionar uns 15~20 minutos na lenta para aquecer o óleo e lavar as galerias.
6) Desligar o carro e esgotar o óleo imediatamente.
7) Deixar o óleo descer até não pingar mais nenhuma gota.
8) Feito isso, trocar o filtro de óleo e encher com o óleo sintético.


Pessoal,

Comprei o STP Engine Flushing e estou fazendo o procedimento acima, mas eu tirei o carter ANTES de fazer o flushing para limpar, para que a sujeira não rode o motor todo, ai vou montar o carter com a junta usada só para fazer o flushing e tirar o carter novamente para tirar a sujeira derretida pelo flushing e o óleo sujo do fundo e colocar a junta nova, óleo e filtro de óleo novo...

Agora tenho umas dúvidas....consigo tirar o defletor para limpar só com a tampa do carter aberta? Como faço para limpar a bomba de óleo, é possível?

valeuuu
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Arquiteto » 31 Jul 2013, 21:12

sapo mode on ...

se vai funcionar o motor com o produto dentro ele ja vai passar pela bomba não ?

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Rafael Gouveia » 31 Jul 2013, 22:20

Arquiteto escreveu:sapo mode on ...

se vai funcionar o motor com o produto dentro ele ja vai passar pela bomba não ?

Mas não vai deixar sujeira por la? não sei como é por dentro da bomba rsrs
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Arquiteto » 31 Jul 2013, 23:13

acho que não ...

afinal a mistura vai ser bombeada junto,

alias acho que o local onde a sujeira que se desprender sera melhor removida

pela maior velocidade e pressão do fluxo com que a mistura e submetida dentro da bomba ...

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Adriano cruz » 01 Ago 2013, 03:44

Rafael Gouveia escreveu:
rgapski escreveu:O certo é fazer o seguinte:
1) Esgotar o óleo velho e remover o filtro.
2) Tirar o cárter e tampa de válvulas para serem lavados e verificar a existência ou não de incrustações.
3) Depois de lavados os componentes, verificadas as condições das demais peças, como defletor, eixo do vira, etc.
4) Se tudo estiver sem borra, pode montar os componentes, colocar um filtro novo, um pouco do óleo que será utilizado (3L do sintético) e adicionar um "flush" de boa qualidade (pode ser STP ou Bardhal) para limpar as galerias e tuchos.
5) Deixar o motor funcionar uns 15~20 minutos na lenta para aquecer o óleo e lavar as galerias.
6) Desligar o carro e esgotar o óleo imediatamente.
7) Deixar o óleo descer até não pingar mais nenhuma gota.
8) Feito isso, trocar o filtro de óleo e encher com o óleo sintético.


Pessoal,

Comprei o STP Engine Flushing e estou fazendo o procedimento acima, mas eu tirei o carter ANTES de fazer o flushing para limpar, para que a sujeira não rode o motor todo, ai vou montar o carter com a junta usada só para fazer o flushing e tirar o carter novamente para tirar a sujeira derretida pelo flushing e o óleo sujo do fundo e colocar a junta nova, óleo e filtro de óleo novo...

Agora tenho umas dúvidas....consigo tirar o defletor para limpar só com a tampa do carter aberta? Como faço para limpar a bomba de óleo, é possível?

valeuuu



Boa sorte com o "Flushing", espero que ele não agrida(resseque) todos os retentores do motor.

Avatar do usuário
Fernando Henrique
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 18 Jul 2013, 17:01
Nome Completo: FERNANDO HENRIQUE
Cidade: ARARAQUARA
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Qual óleo devo usar?

por Fernando Henrique » 02 Ago 2013, 11:06

Qual oleo devo usar no meu vectra 98?
(Atual) New Civic EXS 1.8 16V 2008
(Ex) Vectra GL 2.0 8V 1998
(Ex) Monza SLE 2.0 8V 1988

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Qual óleo devo usar?

por Almeidão » 02 Ago 2013, 11:53

O correto é usar o que está no seu manual. Eu uso o Mobil 20W50 e o meu é deste ano, embora o motor seja mais novo. Mas o mais importante que o próprio óleo é a frequência correta nas trocas e seguir a risca, trocar óleo, trocar filtro e tentar tirar o que sempre fica no fundo do carter que não sai somente por gravidade. Fazendo isto o motor ficará limpo e até acredito que um motor sujo possa vir a limpar seguindo isto mesmo depois que ele esteja sujo.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Qual óleo devo usar?

por Arquiteto » 02 Ago 2013, 11:54

mineral

15w40/15w50/20w40/20w50

SJ ou superior ...

esta e a recomendação do manual para o modelo 02, acredito que são as mesmas para o seu carro

:88:

Avatar do usuário
QuackMastter
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jul 2013, 09:39
Nome Completo: Maicon Miglioranza
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Qual óleo devo usar?

por QuackMastter » 02 Ago 2013, 13:05

o meu estou usando 20w50 normal...
cada troca de oleo vai o filtro junto..

como dissem:
de que adianta tomar banho e vestir novamente a roupa suja? rsrs

williansapz
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 239
Registrado em: 07 Mai 2013, 18:02
Nome Completo: willians zanirato
Cidade: SANTO ANDRE
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Qual óleo devo usar?

por williansapz » 02 Ago 2013, 14:23

no meu vectra cd 98 :88: eu coloquei Mobil 20W50 mais a troca de filtro de óleo ,ar, e ar condicionado esta uma beleza
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Henrique
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 18 Jul 2013, 17:01
Nome Completo: FERNANDO HENRIQUE
Cidade: ARARAQUARA
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Qual óleo devo usar?

por Fernando Henrique » 02 Ago 2013, 15:24

Eu acabei de trocar

Foi 4,5 L

Achei muito kkk Mas estava no programa deles... Será q é isso mesmo? kkk
(Atual) New Civic EXS 1.8 16V 2008
(Ex) Vectra GL 2.0 8V 1998
(Ex) Monza SLE 2.0 8V 1988

Reginaldo Oliveira
GLS member
GLS member
Mensagens: 659
Registrado em: 16 Abr 2013, 17:06
Nome Completo: Reginaldo de Oliveira Lopes
Cidade: Americo Brasiliense
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Qual óleo devo usar?

por Reginaldo Oliveira » 02 Ago 2013, 15:35

Fernando Henrique escreveu:Eu acabei de trocar

Foi 4,5 L

Achei muito kkk Mas estava no programa deles... Será q é isso mesmo? kkk


é isso mesmo 4,5 l com o filtro , eu coloco no meu o 15w40 da elaion e pago r$ 65,00 óleo mais o filtro + ou-
Editado pela última vez por Reginaldo Oliveira em 02 Ago 2013, 17:33, em um total de 1 vez.
Como arroz e ovo frito só pra ter o vectra bonito
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Qual óleo devo usar?

por Almeidão » 02 Ago 2013, 17:32

Eu coloco 4,3 e mesmo assim tiro antes de colocar os 150 a 200 ML do fundo que não sai por gravidade. O correto é 4,5 mas é melhor ter menos que mais. Óbvio que não seria menos de 1 litro quem não tire esta sobra que comento, melhor não colocar os 4,5. 4.3 estaria já com 4,5.
Imagem

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Rafael Gouveia » 03 Ago 2013, 00:20

Flushing realizado com óleo novo/limpo e a principio aprovado... óleo apenas 20min no motor:
Imagem

Junta nova original, 3 parafusos do carter que espanou na hora de tirar, vareta nova pois a minha estava com anel puxador quebrado, carter limpinho, óleo de câmbio, eu troco pelo bujão 1 vez por ano mesmo após a troca completa, não rodo mais que 15mil km por ano, necessário ou não, prefiro prevenir.
Imagem

Sobre o flushing, abri a tampa de válvulas e vi o principio de borra no motor, fiquei muito preocupado e decidi fazer a limpeza...
Óleo usado escorrido no bujão, carter e tampa de válvulas retirados, pescador estava limpinho, dentro da gaiola tinha um pouco de sujeira, limpei tudo, montei carter e tampa de válvulas com as juntas velhas, 3ltr de óleo novo + STP engine flush colocados no motor, 20min com motor ligado, óleo com a sujeira escorrido, tampa e carter removidos novamente, tudo muito limpo o produto realmente funciona... Tampa de válvulas e carter montados com juntas novas, filtro de óleo trocado, 4,5ltr de óleo novo + Militec-1... motor zero...
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

MarceloOliveira

Re: Oleo Sintetico ou não?

por MarceloOliveira » 03 Ago 2013, 06:09

Show héin Rafael.

Não lembro de ter visto uma palheta tão grande dos carros que tive.

:88:

Avatar do usuário
GeorgesNjr
GL Member
GL Member
Mensagens: 75
Registrado em: 05 Mai 2013, 02:16
Nome Completo: Georges Abou Nabhan Junior
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Qual óleo devo usar?

por GeorgesNjr » 03 Ago 2013, 14:13

Sempre o que está no manual.
Imagem

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Rafael Gouveia » 03 Ago 2013, 19:20

Adriano cruz escreveu:Boa sorte com o "Flushing", espero que ele não agrida(resseque) todos os retentores do motor.


Existem alguns que defendem a idéia que os solvente do produto irá danificar retentores de borracha do motor.Esta é mais uma opnião que discordo pois se os retentores(originais e de boa qualidade) suportam altas temperaturas, suportam contato constante com óleo e outros residuos quimicos que o óleo do motor usado contém, não será um solvente destes misturado a óleo por alguns minutos que irá danificar os retentores, acredito que não iriam colocar no mercado produtos que gerariam responsabilidade por danos desta natureza. Se alguem souber de algum caso comprovado de flushing que danificou retentores me avisem pois ainda não ouvi falar nisso apenas opniões de quem acha e não sabe.
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

453 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 141 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.